A Alemanha anuncia a rápida expansão do lobo na União Europeia. Para os ecologistas, esse é um motivo de alegria, para os pastores - um motivo para abandonar a agricultura.
Em dezembro passado, foi realizada uma entrevista com o biólogo italiano Professor Luigi Boytani em frente à Comissão de Proteção Ambiental do Parlamento Europeu.
Em seguida, o famoso naturalista admitiu que os maiores rebanhos de lobos vivem nos Cárpatos, e o crescimento médio anual desses predadores permanece no nível de 30%. Atualmente, o número de lobos na Europa é estimado em cerca de 14 mil indivíduos.
Segundo o pesquisador italiano, os lobos se adaptam facilmente às condições ambientais e, em busca de comida, caem em áreas onde as pessoas dominavam anteriormente.
Lobos são capazes de experimentar forte apego emocional. Eles escolhem um parceiro de vida uma vez por toda a vida, sendo homens de família ideais. O lobo não briga com a loba, não a trai e leva toda a presa para casa.
Antes, os agricultores eslovenos, liderados por Stanislav Bergant, pediram ao Parlamento Europeu para controlar a população de lobos e ser responsável por seu crescimento.
Eles alertam que a coexistência de um lobo com animais de fazenda em condições de montanha é impossível, e não existem métodos eficazes de proteger o rebanho dos lobos.
A lei estrita de predadores priva os pastores da capacidade de proteger seus rebanhos. Por esse motivo, os criadores recusam outras atividades em áreas montanhosas.
Segundo os agricultores eslovenos, as opiniões dos "amantes da natureza romântica" até agora estão prejudicando os agricultores e em breve prejudicarão o desenvolvimento do turismo nas regiões alpinas.
Os agricultores na Polônia têm problemas semelhantes com os lobos. Relatos de que lobos carregavam ovelhas, cães, cabras e bezerros apareceram repetidamente no ano passado e diziam respeito tanto ao sopé da voivodia da Subcarpácia, da Silésia e da Pequena Polônia, quanto à da voivodia de Podlaskie ou da voivodia da Vármia-Masúria.
Os pedidos de tiros não foram aprovados, mesmo que se tratasse de segurança não apenas para rebanhos de animais de fazenda, mas também para pessoas.
- Duas aldeias da região de Vinnytsia se transformaram em um safari para lobos.
- Os criadores de ações da Vologda estão desesperados.
- ASF, adeus! Os criadores de Kaliningrado deram um suspiro de alívio.
- O colapso do gado? Cientistas finlandeses aprenderam a fazer comida do ar.
- Criadores africanos se adaptam às mudanças climáticas.