A rápida disseminação da peste suína africana no Vietnã levou ao fato de que mais de 1,7 milhão de porcos infectados já foram abatidos no país. Autoridades alertam que a doença pode entrar em grandes fazendas comerciais.
Cerca de 5% da população total de suínos são abatidos no país, o número de províncias e cidades nas quais a ASF é registrada aumentou para 42, segundo o site do governo. Segundo previsões do Ministério da Agricultura do Vietnã, é provável que a epidemia continue a se espalhar para outros lugares e fazendas maiores.
A estação chuvosa e as subsequentes inundações na parte sudoeste do Delta do Mekong exacerbaram a propagação da doença e afetaram o enterro de animais abatidos. O Governo observou que, mesmo em áreas onde não havia novos casos por pelo menos 30 dias, os surtos podiam ocorrer novamente.
O governo disse que está preparando uma taxa de compensação mais alta para os agricultores afetados. O nível atual de 38.000 dong (US $ 1,62) por quilograma de porcos vivos incentiva os agricultores a esconder ou atrasar os relatos de infecções. Eles também estão tentando vender animais infectados.
O governo vietnamita está incentivando o cultivo de aves, gado e outros animais para compensar uma possível escassez de carne de porco. O ministro da Agricultura, Nguyen Xuan Quong, ordena que grandes e pequenos agricultores cujos porcos foram infectados parem de criar por enquanto.
O ministério está orientando os governos locais para ajudar esses criadores de porcos a encontrar novos meios de subsistência.