A Associação de Corações Abertos de Direitos e Assistência às Pessoas com Deficiência, que implementa o projeto “Criando condições inclusivas para o emprego de jovens com deficiências graves com base nas estufas das Oficinas Sociais”, como parte do Fundo de Assistência e Desenvolvimento para o Projeto PROMIS, estabeleceu uma estufa no território Oficinas sociais na vila de Dorozhnoe, região de Vinnytsia.
Em consulta com especialistas, a equipe do projeto equipou profissionalmente uma estufa no território das oficinas sociais na vila. Estrada por 20 km. de Vinnitsa.
Uma estufa em arco de 5 x 20 m de tamanho foi instalada aqui com irrigação por gotejamento automática, aquecimento, iluminação e ventilação, com equipamentos para o cultivo integrado de plantas. Em fevereiro-março, as sementes foram semeadas e, em abril, já receberam as primeiras mudas para venda e plantio nas dependências das oficinas sociais.
Hoje, na estufa, existem milhares de arbustos de mudas de pimentão, tomate, pepino, pimenta decorativa e quente, couve de Bruxelas, couve-rábano, ervas picantes - hortelã, erva-cidreira, manjericão, tomilho, orégano, estragão, alecrim, rúcula, alface e também flores - ásteres, malmequeres, etc.
Anna Pryadkina, educadora social, diz: “Entre os clientes da organização, 16 jovens com deficiências graves e 10 pais foram selecionados. Com eles, foi realizado treinamento sobre a formação de habilidades em estufas.
Hoje, temos uma fazenda com efeito de estufa em pleno funcionamento, com a organização de 8 locais de trabalho para jovens com deficiências graves que ajudam nas estufas de acordo com um cronograma individual.
Nós vemos progresso - como nossos filhos estão mudando, trabalhando em estufas. Eles gostam de trabalhar e nem querem voltar para casa (todos os dias esses jovens são trazidos de Vinnitsa para as oficinas sociais da vila de Dorozhnoe). Hoje, nossos funcionários estão colhendo pimenta decorativa - eles estão plantando da estufa no chão ".