Atualmente, na Ucrânia, há uma redução nas áreas sob framboesas e uma queda no preço de compra, devido ao excesso de oferta sobre a demanda, informam os analistas da Pro-Consulting.
De acordo com a Associação Ucraniana de Frutas e Legumes (UPOA), este ano a produção de framboesa na Ucrânia poderá diminuir, assim como sua área de cultivo. A razão para esse estado de coisas está na perda de produção de frutas no ano passado.
Durante 2016-2018 mais e mais terras foram alocadas para o cultivo de framboesa. Assim, em 2016, essa cultura ocupou 4,6 mil ha, em 2017 - 4,87 mil ha, em 2018 - 5,14 mil ha.
Os preços no atacado de framboesas nos mercados ucranianos nos últimos 3 anos foram instáveis. Seu pico ocorreu em 2016, quando atingiram 38 UAH / kg, e em 2018 o preço médio das framboesas foi de 25 UAH / kg.
Analistas ucranianos aconselham a não abandonar o cultivo de framboesas, já que agora a exportação de framboesas e bagas congeladas está se desenvolvendo ativamente, sua capacidade de mercado pode chegar a 9,5 mil toneladas em termos físicos até 2020.
Anteriormente, foi relatado que este ano os produtores de framboesa pretendem otimizar as frutas disponíveis devido às perdas e à falta de mão-de-obra. Projetos não rentáveis serão encerrados e os demais serão transferidos para outras tecnologias, a fim de aumentar os lucros.