No mercado de damasco na Ucrânia, a concorrência entre produtores e importadores nacionais e estrangeiros está se intensificando.
Até o momento, o principal aumento no suprimento dessas frutas se deve principalmente à colheita nas fazendas da região sul e Transcarpathia. Ao mesmo tempo, a Ucrânia não suspende as importações de frutas da Espanha, Grécia, Turquia e Uzbequistão, relatam analistas da Info-Shuvar.
Damascos cultivados na Ucrânia nos shoppings do maior mercado atacadista do oeste da Ucrânia ORUPS Shuvar em Lviv são vendidos a 25-35 UAH / kg, dependendo da qualidade.
O início das vendas de damascos da Ucrânia ocorreu apenas uma semana antes, e seu custo durante esse período já diminuiu uma vez e meia. De acordo com especialistas da Info-Shuvar, em 2018 essas frutas cultivadas localmente custam um quarto a mais.
Damascos do Uzbequistão no mercado acima são vendidos a 50-55 UAH / kg, enquanto frutas de jardineiros europeus são oferecidas a um preço de 45-50 UAH / kg.
Lembre-se que a Ucrânia este ano aumentou significativamente a importação de damascos. Em maio de 2019, o maior volume de frutas de caroço, 1,45 mil toneladas, foi importado para o território do país este mês nos últimos cinco anos, e a compra dessa quantidade custou à Ucrânia US $ 1,72 milhão.