O governador da região de Murmansk, no início de 2019, estabeleceu a tarefa dos trabalhadores agrícolas e de pesca da região para aumentar a disponibilidade da pesca.
Dois meses se passaram desde que a tarefa foi formulada e, durante esse período, foram realizadas negociações mais de uma vez com funcionários do setor extrativo e com outros participantes do setor. Como resultado, foi alcançado um entendimento comum da situação e os primeiros passos foram descritos.
A partir de agora, a reconhecida e respeitável empresa de pesca de Murmansk assumiu a autoridade para o fornecimento de bacalhau congelado. Comprometeu-se a fornecer 10 a 20 toneladas de peixe mensalmente, usando recursos próprios - cerca de 20 navios. Vender peixe a preço acessível na região será uma rede comercial popular de importância central. Sabe-se que essa rede possui mais de três dúzias de pontos de venda relacionados às lojas da chamada acessibilidade a pé em áreas densamente povoadas de grandes e médias cidades da região.Segundo especialistas em preços, hoje na região de Murmansk o bacalhau é vendido a um preço médio de 300 rublos. Para tornar o preço mais acessível, as autoridades da região estão tomando medidas concretas e pretendem reduzir o número para 200 rublos no programa "Peixe Acessível". Segundo o Ministério da Agricultura de Murmansk, na região existem oportunidades para a implementação deste projeto e, segundo o chefe do departamento, Andrei Ivanov, a frota fornecerá bacalhau a 175 rublos, incluindo o IVA. Para os moradores da região, não custará mais que 210 rublos. "Esta é uma diferença notável", o ministro está convencido.