No domingo, 24 de março, no Japão, na província de Aichi, a primeira vacinação de javalis contra a peste suína começou pela primeira vez no país. Em alguns lugares da prefeitura, inclusive na floresta de Komaki, funcionários no terreno colocaram alimentos contendo uma vacina especial.
Ocorreram surtos de peste suína em fazendas de suínos principalmente no centro do Japão desde o ano passado. Pensa-se que os javalis sejam portadores desta doença.Na Prefeitura de Aichi, o trabalho será realizado em 60 locais em Komaki, Kasugai e Inuyama.
Segundo representantes das prefeituras, mais cinco rodadas de vacinação serão realizadas até fevereiro de 2020. Na segunda-feira, 25 de março, o governo da Província de Gifu também começou a colocar alimentos contendo vacinas no chão. A liderança da prefeitura planeja sexta-feira instalar ração em 900 assentamentos em regiões montanhosas de 18 municípios.Segundo representantes de Gifu, a segunda rodada de vacinação será realizada no final de abril e mais duas rodadas estão programadas para o verão e o inverno.
No sábado, 23 de março, o Ministério da Agricultura anunciou que um novo caso de doença suína foi confirmado em uma fazenda de suínos em Yamagata, na província de Gifu. A prefeitura destruirá cerca de 2.000 porcos criados na fazenda.