Madressilva Viola é uma planta de jardim que produz frutos comestíveis. Muitos estão familiarizados com o sabor desse fruto desde a infância, e alguns jardineiros ainda cultivam a planta para comer e para decorar uma casa ou jardim de verão. A madressilva é conhecida não apenas por seus frutos, mas também por seu aroma delicado incomum durante a floração.
Histórico de seleção
Uma cultivar híbrida de madressilva Viola, também conhecida sob um nome diferente - Violet, foi criada em São Petersburgo, na estação experimental Pavlovskaya, pelos cientistas selecionados A.V. Kondrikova e M.N. Plekhanova. Viola - o resultado da criação após o cruzamento das variedades gigante de Leningrado e Sayansk - 322. Desde 1995, os arbustos são cultivados em toda a Rússia e nos países vizinhos para fins decorativos e gastronômicos.
Descrição botânica
Madressilva Viola pertence a variedades precoces. Na enciclopédia botânica, você pode encontrar uma descrição dessa variedade, como uma planta vigorosa com linhas retas estritamente perpendiculares ao solo. Um arbusto é formado grande, a variante mais comum de reprodução é uma muda. De uma planta, você pode obter de 1,9 a 3 kg de frutas. Em forma, os frutos se assemelham a barris oblongos e, na cor, são muito semelhantes aos mirtilos - azul opaco. A massa de uma baga é de 1 a 1,2 g e a altura média do mato é de 2,1 metros. A planta adquire as dimensões máximas no período entre o sexto e o décimo ano de vida.
Você sabe Existem mais de 250 variedades de madressilvas no mundo, mas apenas algumas são adequadas para comê-las. Todas as bagas de variedades comestíveis, sem exceção, são pintadas em azul escuro ou roxo. Os frutos de tons vermelhos e alaranjados são venenosos!
Recurso
Quais são as características da madressilva comestível da viola e como tolera a seca, a geada, como produz frutos e com que rapidez produz culturas. Você também aprenderá sobre as vantagens e desvantagens dos arbustos posteriormente na revisão.
Vídeo: Madressilva Viola
Resistência ao gelo e à seca
A viola é caracterizada por excelente resistência ao gelo. Arbustos jovens e velhos toleram perfeitamente as primeiras geadas, não precisam ser embrulhados em papel alumínio para o inverno. A planta é capaz de sobreviver sem consequências e prolongar o outono com uma temperatura não superior a + 7 ° C e inverno severo da Sibéria. A tolerância à seca de Viola é muito pior: em clima seco, madressilva pode morrer, a umidade insuficiente afeta o rendimento e as condições gerais do arbusto.
Frutificação, rendimento
A madressilva da viola é uma variedade precoce, caracterizada por frutificação "amigável", ou seja, toda a massa de frutos amadurece quase ao mesmo tempo (início de junho). Esta é uma das primeiras plantas no jardim que começa a dar frutos após a primavera. Pode ser comparado pelo amadurecimento precoce, talvez, apenas com morangos de jardim.
Importante! A variedade da madressilva é selecionada com base na região e não na palatabilidade e rendimento. A usina, dividida em zonas pelo clima da zona intermediária, morrerá na parte norte do país.
Vantagens e desvantagens
- As principais vantagens do Viola:
- resistência a baixas temperaturas (até -50 ° C);
- amadurecimento precoce dos frutos;
- armazenamento a longo prazo de bagas (devido à casca densa não se deteriora até a primavera);
- resistência a pragas, doenças;
- decoratividade. Graças às densas folhas e galhos, o arbusto forma uma sebe densa, mesmo sem treliça ou suporte, basta realizar a poda da primavera para torná-la bonita e organizada;
- requer manutenção mínima.
- As desvantagens dessa variedade de madressilvas são as seguintes:
- sabor agridoce (existem mais variedades doces);
- alta necessidade de umidade, em regiões áridas não cria raízes;
- os frutos maduros caem rapidamente, por isso é um hábito comum entre os residentes de verão colocar um filme sob os arbustos, com o qual é conveniente coletar frutas caídas.
Polinizadores
No início de maio, a madressilva da viola começa a florescer, e a polinização da planta ocorre devido aos insetos que chegam a ela - abelhas, moscas, abelhas. Jardineiros com experiência recomendam plantar não um arbusto, mas vários (pelo menos 3-5 plantas) para obter uma colheita mais abundante. A polinização mútua também é incentivada, durante a qual diferentes variedades de madressilva se poluem. É aconselhável plantar próximo a várias espécies comestíveis de madressilva.
Recursos de desembarque
Leia sobre quais recursos de plantio você precisa conhecer para jardineiros iniciantes.
Você sabe A mesma “baga de lobo” que toda criança lembra desde a infância na forma de um arbusto crescendo ao longo da estrada também é uma madressilva, mas venenosa!
O momento
As datas de plantio da madressilva são do início de agosto, quando o processo de vegetação diminui e até meados de novembro. É imperativo plantar a planta para que ela cresça à sombra de plantas mais altas, por exemplo, sob grandes árvores ou apenas na parte sombreada do jardim. As dimensões do poço de aterrissagem não devem ter menos de 1 m de diâmetro, pois as dimensões do sistema radicular da madressilva são de 50 a 60 cm de diâmetro.Se estamos falando de mudas, como o método mais comum de propagação de arbustos, elas apenas plantam por transbordo: o arbusto cultivado é transferido para um buraco previamente cavado com um pedaço de terra nas raízes.
Seleção de locais, preparação de poços
O local para o plantio deve ser sombrio, o solo ideal é o chernozem com um nível de pH médio. O buraco deve ter um tamanho de 40 × 40 × 40 cm, dois baldes de composto deteriorado são derramados no buraco cavado, além de um pote de litro de cinza de madeira e 3 colheres de chá. superfosfato duplo.
Se o arbusto é plantado em solo arenoso, todas as proporções de aditivos permanecem as mesmas, exceto o composto (não um, mas três baldes). Antes de aprofundar as mudas no solo, o poço é bem regado, para que o solo fique o mais úmido possível e somente então a madressilva é plantada.Seleção e preparação de material de plantio
Os arbustos com 2-3 anos de idade são selecionados para o plantio. As raízes das madressilvas são endireitadas, afundam suavemente as mudas no solo, polvilhadas bem com terra. O nível do solo deve ser 5-6 cm mais alto nas raízes, levando em conta que o solo secará e assentará levemente. Após o plantio, adicione imediatamente uma camada de cobertura morta à zona das raízes para que a água não evapore rapidamente. Depois que a terra seca sob o arbusto, ela deve ser regada novamente em abundância.
Importante! Ao plantar arbustos, as variedades de madressilvas Viola não precisam ser encurtadas. Não é recomendado "Perturbe" planta para que possa enraizar-se bem.
Padrão de aterrissagem
As mudas de madressilva de viola são colocadas a uma distância de pelo menos 1,5 m uma da outra. Isso é feito para que as plantas não se entrelaçam com galhos e forme arvoredos intransponíveis à medida que envelhecem - será mais conveniente a colheita. Arbustos muito plantados começam a dar frutos piores e seus frutos são menores. O esquema clássico: plantar pelo menos três e melhor - pelo menos cinco arbustos seguidos, embora devam ser de diferentes variedades comestíveis (para melhor polinização).
Regras de cuidados
Madressilva Viola é uma das plantas de jardim mais fáceis de cuidar. Após o plantio, é melhor deixar o arbusto em paz, criar raízes até a queda. Então, o cuidado será remover os galhos em excesso (quebrados ou secos), bem como os brotos que crescem dentro do mato. O corte é melhor realizado em meados de setembro. Nos primeiros três anos, além da poda, capina o solo das ervas daninhas e rega o mato conforme necessário (em maio, a rega pode ser mais ativa, o que tornará a colheita mais abundante).
A partir do terceiro ano de vida do mato, fertilizantes orgânicos (por exemplo, esterco) começam a ser aplicados. No início de abril, basta derramar um balde desse fertilizante sob cada arbusto e, no final de agosto - 500 g de cinza de madeira. Quando a neve derrete, é necessário fertilizar com fertilizante nitrogenado: 1 colher de sopa. ureia diluída em 10 litros de água e água da planta.
Métodos de criação
A maneira mais eficaz de propagar um arbusto de madressilva é por estacas, camadas ou mudas. As estacas são cortadas de brotos anuais. Entender que a parte aérea é adequada para estacas é muito simples - ela quebra com uma trituração. O corte é feito quando as primeiras bagas verdes aparecem no mato. Faça parte da sessão com duas folhas, plante em uma mistura de areia e turfa (uma parte da turfa, três partes da areia). A temperatura ideal para enraizar a alça é de + 20 ° C. Para a germinação, deve haver alta umidade - pulverizando até sete vezes ao dia. O melhor de tudo é que as raízes estão em estufas de filmes.
Outro método de reprodução, amado por todos os residentes de verão, é a compra de mudas prontas. Eles são considerados arbustos de 2-3 anos de idade. Transplantado no chão por um passe com um pedaço de terra. Assim, o arbusto minimamente "sofre" ao se mover para o campo aberto.
Vídeo: Como propagar estacas de madressilva
Doenças e Pragas
Viola madressilva doenças e sua prevenção.
- Doenças fúngicas (determinado pelo revestimento branco na parte inferior da folha), são eliminados por pulverização de uma solução de sulfato de cobre e água - 100 g de vitríolo é usado para 10 litros de água.
- Fitovírus. Manifestado sob a forma de manchas verdes claras e veias do centro da folha, é extremamente difícil de eliminar. Os arbustos infectados devem ser escavados e queimados, e o solo em um raio de 1,5 metro tratado com cinzas (para escavar 1 kg de cinzas).
Pragas da madressilva Viola e sua prevenção.
- Pulgões. As folhas são dobradas em um canudo. É eliminado pelas preparações "Eleksar" ou "Aktara", que são diluídas em água de acordo com as instruções da embalagem.
- Tick Aparece na forma de crescimentos escuros no fundo da folha. É eliminado por pulverização com os meios "Mauritius" ou "Omight", diluídos de acordo com as instruções.
- Shield. Insetos com uma carapaça na forma de um escudo, geralmente vivem no tronco e galhos, são muito perigosos. Eles são eliminados por pulverização dupla com soluções de Actellik e Rogor diluídas de acordo com as instruções. A pulverização é realizada a partir do final de junho, com um intervalo de 15 dias.
Preparações de inverno
Arbustos com 3 anos de idade são podados, removendo galhos secos antigos, bem como a parte envelhecida (saliente) da coroa, ou seja, os brotos que caem no chão e realmente engrossam a planta. Execute este procedimento após as folhas caírem. Na zona da raiz, você pode derramar cobertura morta de coníferas. Não é necessário embrulhar variedades resistentes ao gelo; elas suportam baixas temperaturas (até -50 ° C).
Colheita e armazenamento
A colheita é realizada no início ou meados de junho. Bagas que caíram são colhidas diretamente do chão ou de um filme pré-revestido. Graças à casca densa, os frutos não se deformam, não explodem. Armazenados em local fresco até a primavera, os frutos congelados podem ser armazenados por 2 anos. É permitido o armazenamento na adega, porão a uma temperatura não superior a + 12 ° C.A madressilva fresca é coletada em cestas ou recipientes de plástico.
A madressilva é uma planta ornamental maravilhosa que produz frutos com alto teor de vitamina C. O arbusto da variedade Viola é despretensioso, floresce lindamente e se encaixa muito bem na paisagem de uma casa de verão.