No outro dia, representantes dos Centros de Controle de Doenças de Pequim (República Popular da China) divulgaram informações de que um dos residentes do país havia contraído um perigoso vírus da gripe aviária (cepa H5N6).
Estamos falando de uma mulher chinesa de 59 anos que se sentiu mal no início deste mês.
"A mulher começou a ficar doente a partir de 6 de agosto, mas foi hospitalizada apenas cinco dias depois, em 11 de agosto, quando a condição do paciente já estava qualificada como crítica". - anotado na mensagem.
No processo de avaliar a condição do paciente e coletar uma anamnese, descobriu-se que uma mulher visitou uma das granjas de aves domésticas chinesas pouco antes de se sentir mal. Logo, em laboratório, foi possível estabelecer que a mulher estava infectada com o vírus da gripe aviária.
Especialistas em saneamento foram imediatamente à avicultura indicada pelo paciente. Como resultado, análises do biomaterial das aves contidas nas instalações confirmaram que o vírus da gripe aviária com a cepa H5N6 ainda está presente na empresa. Descobriu-se que a ave infectada foi entregue na capital chinesa de outra província, cujo nome não foi especificado.
Observe que a gripe aviária é transmitida de um indivíduo infectado para uma gota saudável no ar. Nesse sentido, o Governo da República Popular da China recomenda enfaticamente evitar qualquer contato com aves (domésticas e selvagens) e, se possível, usar equipamento de proteção individual - por exemplo, máscaras médicas.