Com base nas previsões dos agrometeorologistas hidrometeorologistas, o próximo verão se tornará extraordinariamente quente e ensolarado para a maioria das regiões da Federação Russa.
Portanto, atualmente, prevê-se que, durante os três meses de verão, os agricultores do Distrito Federal do Sul, bem como os agricultores dos territórios do norte da região do Volga, esperem chuvas há muito esperadas. Os agricultores do norte de Yakutia também sofrerão um déficit de precipitação.
Julho será árido para os agricultores na maior parte do território de Krasnoyarsk, bem como nas terras ocidentais de Yakutia e nas extensões de Chukchi. E é nesse momento que os agricultores do Volga e os representantes agrícolas dos Urais do Sul cultivam suas terras em condições de fortes chuvas.Em agosto, a chuva chegará aos territórios do leste do Distrito Federal do Noroeste. Os Urais, assim como os agricultores das terras do sudoeste do Distrito Federal da Sibéria, não ficarão sem a umidade que dá vida. As chuvas de agosto de 2018 parecerão para os agrários dos distritos do Centro e do Sul uma queda insignificante no mar, quando comparadas às previsões para agosto do corrente ano: o final do verão é supostamente marcado por chuvas incomumente pesadas para os camponeses no Distrito Federal.
Mas em Yakutia, especialmente em suas regiões centrais e nos campos do sul, a precipitação mínima está prevista para todo o período de verão de 2019.