O número de mulheres chefiando a agricultura familiar é de apenas 10% na Ucrânia, disse a vice-ministra de Política Agrária e Alimentos da Ucrânia, Elena Kovalyova, informou a assessoria de imprensa do departamento.
Um terço da população total do país vive em aldeias, 53% delas são mulheres. O Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia está trabalhando para criar condições iguais para o acesso a todos os programas estaduais de apoio, informações e medidas organizacionais.
Além disso, o ministério inicia a organização de atividades agrícolas, especialmente para as mulheres, observou Kovaleva.
Segundo Elena Kovaleva, eventos especiais voltados para a população feminina das aldeias são projetados para informar e fornecer ferramentas para conduzir uma produção agrícola bem-sucedida, além de promover o produto e sua lucratividade.
Hoje, o envolvimento das mulheres nas atividades das empresas agrícolas não pode ser considerado ótimo. O número de mulheres que chefiam fazendas familiares é de 10%.
Apenas 1/3 das cooperativas agrícolas que receberam apoio do Estado agora são chefiadas por mulheres. O ministério vê muitas tarefas para promover o trabalho das mulheres no complexo agroindustrial do país e incentivar sua participação ativa no empreendedorismo agrícola, disse Elena Kovaleva.