A vida sem sacolas plásticas é possível. A idéia de substituir as sacolas plásticas usuais por ecológicas foi apoiada pelas autoridades, mas com antecedência.
Enquanto isso, o público espera medidas concretas, empresas locais já estão sendo oferecidas não apenas para proteger a natureza, mas também para participar de uma ação realmente boa. É sobre polietileno. Ou seja, sobre sua substituição gradual por materiais de embalagem ambiental. Decisões semelhantes já foram tomadas pelas prefeituras de vários centros regionais.
Assim, anteriormente, foi relatado sobre a rejeição de sacolas plásticas em Kakhovka, Vinnitsa e Lviv. Além disso, são iniciativas locais, não da capital. Não há lei no nível legislativo, mas existem dois projetos de lei. Eles têm quase o mesmo nome - "sobre como reduzir o uso de sacolas plásticas" e "sobre como restringir o uso de certos produtos de embalagem".Mas em Rivne, uma decisão legislativa foi decidida para não esperar. Portanto, essas restrições já estão sendo preparadas para consideração pela prefeitura. Eles ainda serão de natureza recomendatória. As lojas oferecem uma alternativa: sacos plásticos biodegradáveis ou sacos de papel reciclado feitos de papel reciclado.
São sacos de papel chamados verdadeiramente ambientais. O fabricante de tais pacotes foi encontrado em Rivne. Eles decidiram apostar neles, embora não o ocultem - o custo do polietileno é um centavo, enquanto os sacos de papel são várias hryvnias.
Representantes de estabelecimentos comerciais não se apressam em expressar sua opinião. Eles dizem que devemos pensar e contar. “Planejamos combinar a iniciativa com empreendedorismo social - para tentar ajudar crianças com câncer por meio de pacotes ecológicos - a arrecadar fundos para um mecanismo de busca venosa. Ainda há uma necessidade urgente disso. Portanto, tentaremos introduzir esse sistema pela primeira vez ”, afirma Alla Losik, autora da petição e representante da organização pública“ Eco project group ”.Para reflexão, representantes do comércio receberam uma semana. É nesse período que aqueles que estão prontos para começar uma transição gradual para a embalagem ambiental devem decidir. Outros ecologistas trabalharão com cada empresário individualmente.