Um surto de um vírus tão perigoso como a febre aftosa foi registrado no distrito de Krasnokamensky, no território de uma das fazendas. Como resultado da auditoria, verificou-se que o patógeno afetou 12 animais. Vale ressaltar que este surto é o primeiro em 2019 entre as terras agrícolas do Território Trans-Baikal.
Funcionários de departamentos relevantes relatam que, durante os primeiros dois meses e meio do ano em curso, também foram registrados focos de insidiosa febre aftosa no território de Khabarovsk e no território de Primorsky Lands.
Os especialistas, analisando a situação, chegaram à conclusão de que o agente causador da febre aftosa chegou às fazendas, para barracas com animais do Território Transbaikal de vizinhos - da China. Note-se que há um ano, no final do inverno de 2018, animais de fazenda infectados com febre aftosa foram encontrados no território da fazenda de gado, perto da vila de Chindant, localizada no distrito de Borzinsky na região.Logo depois, outros 26 focos de infecção foram registrados. Os veterinários concordaram que o vírus deveria ser localizado com medidas drásticas. Como resultado, cerca de duzentos representantes de bovinos com sinais de febre aftosa perigosa foram destruídos.
Lembre-se de que a febre aftosa (febre aftosa, estomatite epizoótica) é uma doença infecciosa aguda de animais, principalmente bovinos, cabras e porcos, expressa em febre e erupção cutânea na forma de bolhas (aftas) na mucosa oral e na pele dos cascos . Os animais jovens são mais suscetíveis à doença, na qual a febre aftosa é grave, com morte em massa.
Esta doença pode ser generalizada entre os animais na forma de epizootias. A doença humana com febre aftosa ocorre apenas em casos isolados e não aceita disseminação epidêmica entre as pessoas, pois a suscetibilidade à febre aftosa é baixa. A febre aftosa não é transmitida de pessoa para pessoa.