A colheita de morangos nas regiões sul do país pode terminar com antecedência devido a chuvas e granizo prolongados. A inundação das plantações de frutas levou os agricultores das regiões de Kherson e Mykolayiv por três dias seguidos a não colher.
Como resultado, a oferta de frutas nos mercados do sul do país diminuiu significativamente, e os produtores acreditam que a retomada do fornecimento permanece em questão, mesmo depois que a água sai.
A região está passando por um período difícil, pois em algumas plantações as bagas receberam danos significativos pelo granizo e, em segundo lugar, e devido ao excesso de umidade, a qualidade das bagas se deteriorou.
A colheita de morangos também parou em algumas regiões centrais da Ucrânia, que também sofreram perdas devido aos caprichos do clima. Ao mesmo tempo, os preços das bagas que já chegaram aos rugidos aumentaram.
Mas mesmo o aumento de preço não agrada aos agricultores, pois a baga úmida não é armazenada e não tolera transporte. Ele não pode mais ser vendido em outras regiões e precisa ser vendido no local o mais rápido possível. E processadores e comerciantes não correm o risco de comprar esse produto.
Os agricultores contratados com plantas de processamento ou supermercados estão especialmente preocupados. Se os termos dos contratos não forem cumpridos, eles enfrentarão pesadas multas.
Ao mesmo tempo, os processadores não conseguem encontrar grandes quantidades de frutas comercializáveis e os preços já estão mais altos do que no ano passado, diz Tatyana Getman, chefe do departamento de análise do Shuvar ORSP.