Os agrários da região de Vinnitsa planejam aumentar a área semeada de sorgo de 400 hectares no ano passado para 1,3 mil hectares este ano.
A semeadura de sorgo está apenas começando. O sorgo é uma cultura que adora o calor, o momento ideal para a semeadura ainda não passou, disse Vasily Temchenko, vice-diretora do departamento regional de desenvolvimento agroindustrial, ecologia e recursos naturais.
A expansão das áreas semeadas de sorgo é causada pelo aumento da necessidade de alimentos para a avicultura. Segundo Vasily Temchenko, o sorgo é transformado em ração e adicionado à dieta de galinhas poedeiras.O garupa de sorgo aumenta a produção de ovos de galinhas e também afeta positivamente a qualidade biológica e comercial dos ovos de galinha. Uma das maiores fazendas de aves da Ucrânia está operando na região de Vinnitsa.
Por ordem dos avicultores, os agrários também aumentam as colheitas de sorgo. Para informação, este ano o sorgo está se tornando cada vez mais popular entre os agricultores ucranianos. Em escala nacional, são planejados 100 mil hectares de terra para essa cultura.Dada a difícil situação financeira e as mudanças climáticas do país, o sorgo é uma cultura atraente para os agricultores. Ao cultivar sorgo, os custos em dinheiro serão 40% menores do que no cultivo de milho.