Analistas do mercado de importação russo estimaram que entre janeiro e março deste ano, um país como o Azerbaijão vendeu pelo menos vinte e um mil toneladas de tomate na Federação Russa.
Vale ressaltar que este indicador é quase oito por cento maior que o volume de compras de tomate que foi entregue do Azerbaijão à Federação da Rússia no mesmo período do ano anterior, 2018.
Não será fora do lugar observar que, desde os primeiros dias deste ano e até o final de março, o Azerbaijão conseguiu ganhar cerca de 25 milhões e meio de dólares pela exportação de tomates, dos quais a Rússia pagou pouco mais de 25,1 milhões (cerca de 99,7% representavam compradores russos). todos os tomates exportados do Azerbaijão).
Também é importante acrescentar que, em 2018, os fornecedores do Azerbaijão enviaram cento e setenta e duas mil toneladas de tomate ao mercado externo. Desses, os compradores russos compraram cento e setenta mil toneladas.
Note-se que os tomates do Azerbaijão têm uma demanda incomumente alta entre os consumidores russos, que observam a alta qualidade e o excelente sabor dos tomates importados, que praticamente não são inferiores a nada no produto doméstico.