Férias festivas de ovelhas nas pastagens de montanha em Mizhhirya já se tornaram tradicionais.
Para criadores de ovinos, pastores, queijeiros e residentes locais, esse é um evento real que se transformou em festividades. As crianças gostam especialmente do feriado. Este ano, não apenas os moradores da vila se reuniram para guardar os cordeiros, mas também convidados de outras cidades da Ucrânia, além de estrangeiros.
Uma procissão alegre passou pela rua principal da vila e mudou-se para o passo Synevyrsky. Um verdadeiro feriado de Hutsul aguardava os convidados nas montanhas, que começaram com um watra tradicional, projetado para queimar tudo de ruim.
A maioria dos turistas podia ser vista no curral, onde tentavam tirar fotos com animais e acariciá-los.
Entre os admiradores dessas criaturas pacíficas estava o homenageado artista da Ucrânia Ivan Pylypets, que disse estar procurando um modelo para gravar um vídeo.
Mas os próprios cordeiros estavam esperando por seus donos, pois chegara a hora da ordenha. O pastor Peter Furd disse que as ovelhas devem ser ordenhadas três vezes ao dia. 70 ovelhas deram 21 litros de leite e, após 40 minutos, os convidados do festival começaram a preparar queijo feta a partir do leite recebido durante a competição para a preparação mais rápida desse queijo.
Os visitantes dos fios de ovelha podem desfrutar de iguarias tradicionais dos Cárpatos, além de apresentações de músicos e dançarinos.