A primeira pedra do SymBIOnt, o novo centro de pesquisa de insetos e plantas, foi colocada no campus da Geel em KU Leuven. Aqui, serão realizadas pesquisas sobre insetos de criação e processamento de alimentos sustentáveis.
A interação de insetos com bactérias, fungos e plantas também será investigada. A universidade também quer cultivar plantas com maior resistência, o que significa menos produtos fitofarmacêuticos, água e fertilizantes.
K.Yu. Leuven, um dos líderes em pesquisas sobre o uso de insetos para alimentos orgânicos, ração animal e aplicações técnicas, está investindo 3,4 milhões de euros no projeto Geel.
O desenvolvimento sustentável desempenha um papel central na pesquisa de plantas. Portanto, para conduzir este estudo em alto nível, é necessária infraestrutura especializada. O novo edifício de 800 m² para pesquisa de insetos, 4 estufas e 3 salas de cultivo com ar-condicionado, com uma área total de 450 m² para pesquisa de plantas deve estar pronto até o verão de 2020.
Em Gil, o cultivo de vários tipos de insetos, como minhocas, larvas de moscas, grilos e gafanhotos, será investigado e otimizado. Esses insetos podem ser cultivados em fluxos residuais utilizáveis da indústria de alimentos e, portanto, podem formar o elo que falta no sistema alimentar de uma economia circular sustentável.
Também serão realizadas pesquisas de processamento de insetos. Utilizando tecnologias inovadoras, elas podem ser secas e processadas em pós e pastas. Assim, eles podem ser usados em novos produtos alimentícios, ração animal, bem como em aplicações químicas e farmacêuticas.
K.Yu. Leuven também quer explorar a interação de insetos com bactérias, fungos e plantas. Aqui, é feita referência a estudos de plantas, que visam principalmente otimizar métodos de cultivo e controle do clima.
Leitura recomendada:
- Novo vídeo britânico sobre uma carreira em agronomia e o papel da proteção de plantas
- Um organismo de quarentena que danifica mais de 250 espécies de plantas encontradas na região de Poltava
- Em Belgorod organizou a produção de insetos benéficos