O trigo é um dos mais antigos cereais cultivados e um dos mais famosos. A farinha de seus grãos é usada para a fabricação de uma variedade de produtos culinários, mas, acima de tudo, pão, sem o qual muitas pessoas não podem fazer nenhuma refeição. No entanto, nem todo mundo sabe como e de onde veio o trigo, em que variedades ele consiste. Você aprenderá sobre isso e muito mais com este artigo.
O que é trigo?
O gênero Wheat pertence à família Cereal. As características de classificação desta planta são diversas, o gênero inclui cerca de 20 espécies e muitas variedades. Atualmente, em muitos países da Europa, Oriente Médio e América, é um dos principais produtos alimentícios.O trigo é usado tanto na culinária quanto na alimentação de animais e pássaros, na indústria. A partir dos grãos desta planta, é feita farinha, usada para assar produtos de panificação e confeitaria, macarrão, panificação e pratos de peixe. E o trigo é frequentemente usado na fabricação de bebidas alcoólicas (vodka, uísque, cerveja).
História de Origem Vegetal
Desde que o trigo começou a ser consumido naqueles tempos distantes, quando não havia linguagem escrita nem assentamentos permanentes, agora é difícil determinar de onde esse cereal veio e de qual região ele vem. Foi usado para cozinhar por pessoas ainda primitivas que viveram no 9º milênio aC. e Inicialmente, eles usavam trigo em crescimento selvagem, mas com o tempo começaram a domesticar. Esse processo levou cerca de 4.000 anos.
Você sabe Tronco raiz 1 as plantas o trigo é cercado por muitos pêlos: seu número é de 14 bilhões de unidades. e o comprimento total é de 600 km.
Presumivelmente, a história da origem e desenvolvimento do trigo se origina na Turquia moderna. Posteriormente, essa cultura começou a aparecer em outros países próximos ao Egeu, na Índia, Etiópia, China. E no início de nossa era, os cereais eram cultivados em quase todos os lugares da Ásia e da África. Na era do Império Romano, essa planta já era cultivada na Europa. Moradores da América do Norte e do Sul o cultivam desde o século XVI. Nos séculos XVIII-XIX. trigo abundantemente cultivado em terras canadenses e australianas.
Descrição botânica
O cereal considerado é geralmente uma planta anual, mas também são encontradas crianças de dois anos. O caule tem a forma de um canudo reto, cuja cor pode ser do branco ao roxo. A altura pode atingir 150 cm e as folhas da cultura são planas, com duas fileiras. A largura da folha varia de 3 a 20 mm. O rizoma do trigo é fibroso. As flores de cereais são dispostas em forma de orelha, que pode atingir 14 cm.
As espiguetas crescem de 10 a 17 mm de comprimento e estão localizadas em duas filas. O trigo é uma colheita autopolinizante. A maioria das espécies exibe floração fechada. O fruto da planta é um grão que possui um sulco longitudinal e é mantido no ouvido usando escamas de flores. As espiguetas podem ter o mesmo ou diferente número de flores bissexuais.A cor do grão pode ser diferente, não apenas amarela, familiar para nós, variando de branco a vermelho-marrom. A natureza do grão pode ser determinada medindo o peso. O primeiro método ajuda a determinar a massa de grão, pesando um certo volume em balanças especiais. O segundo método é pesar 1.000 peças. grãos. Portanto, o peso de um grão de trigo da primavera é de 35 mg, enquanto no inverno pesa de 40 a 45 mg. Em 1 metro cúbico, aproximadamente 700-800 kg de grãos.
Características
Para obter uma colheita generosa, você deve cumprir os requisitos que contribuem para o cultivo bem-sucedido do trigo. Eles são devidos à fisiologia da planta. Os principais requisitos para as condições de crescimento são a temperatura do solo e do meio ambiente. Para um crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos de cereais, a temperatura deve estar na faixa de +10 ... + 25 ° C. Um modo mais quente ou mais frio afeta negativamente a produtividade. O trigo pode suportar temperaturas abaixo de 0 ° C somente quando foi pré-temperado com frio. Se a temperatura estiver acima de +32 ... + 35 ° C, a planta para de crescer.
Uma temperatura ideal do solo para a germinação das sementes é de + 20 ° C. Como a planta em questão possui um sistema radicular fraco, não é resistente a geadas severas. Se a temperatura estiver abaixo de -18 ...- 24 ° C, o cereal morre. Durante a estação de crescimento, essa cultura exige muita umidade - o motivo é um sistema radicular fraco. Portanto, é preferível semear cereais no solo, que é capaz de acumular e reter umidade. O trigo cresce melhor em solos ricos em limão (solos chernozem, loess, loess-loamy).Este cereal é pouco resistente a doenças. Se você não seguir as recomendações para a semeadura e o crescimento, surgirão infecções de natureza fúngica, bacteriana, viral, nem nematosa - como doenças de ferrugem, oídio, manchas nos septórios, podridão das raízes, etc. Para prevenir doenças, as plantas devem ser tratadas com proteção química (herbicidas Agritox ”,“ Estet ”, fungicidas“ Zantara ”,“ Prozaro ”, etc.), observando os volumes indicados na embalagem ou nas instruções para ela.
Tipos de trigo
É difícil determinar quantas variedades uma planta possui atualmente. Além do fato de mais de mil variedades pertencerem a ele, seu número aumenta a cada ano.
De acordo com suas características, uma cultura famosa é:
- primavera e inverno;
- um ano e dois anos;
- macio e duro.
Um ano e dois anos
Anual é o trigo, que cresce e produz frutos na forma de grãos uma vez. Por conseguinte, é necessário semear todos os anos para obter uma colheita, e isso não é muito conveniente. Mas esse tipo de cereal tem muitas variedades. Uma bienal ou perene é considerada uma que pode produzir uma colheita por 2-3 anos.Mais frequentemente, o trigo anual é cultivado. Isso se deve ao fato de proporcionar maior produtividade que o cereal perene. Além disso, variedades de cultura anual são auto-polinizadoras. E para polinizar variedades de dois anos de idade, são necessários insetos. O trigo anual é trigo de primavera. Um inverno é mais comum em dois anos.
Primavera e inverno
A primavera é chamada trigo, que começa a ser semeada na primavera, para que sua colheita seja colhida no outono. Mas o trigo de inverno adora um clima ameno e o inverno com neve, então você precisa plantá-lo de agosto a outubro. Ela dá a colheita no próximo ano.
Importante! As variedades de inverno produzem altos rendimentos, mas não podem tolerar grandes geadas sem neve. Mas as árvores da primavera não gostam de crescer com ervas daninhas; portanto, você deve monitorar cuidadosamente o campo.
As sementes das culturas de primavera e inverno são facilmente distinguíveis externamente. Duas semanas após o plantio, as variedades de plantas da primavera mudarão a forma do grão - ele se estenderá em comprimento e, nas safras de inverno, os grãos permanecerão arredondados, sem alterações.
Vídeo: Trigo Primavera
Macio e duro
Como segue os nomes acima, estamos falando sobre a força do grão. Especialistas consideram, a este respeito, indicadores como mealy e vítreo. Ao achatar, os grãos de variedades suaves mudam facilmente de forma, seu núcleo parece solto e branco. Eles fazem uma boa farinha macia. As variedades duras têm grãos mais fortes - elas se partem em pedaços translúcidos por dentro, e é por isso que a expressão “vítreo” surgiu.Eles são usados para a fabricação de massas e cereais. As diferenças entre os graus duro e macio são manifestadas em muitos aspectos. Por exemplo, existe um parâmetro como plenitude da espigueta: no trigo duro, a espigueta é densamente compactada e os grãos são difíceis de separar, enquanto no trigo mole, pelo contrário, é fácil. O trigo mole cresce melhor no clima continental temperado e o trigo duro - no continental.
Classes de trigo
Os agrônomos são guiados pela classificação geralmente aceita da qualidade da planta. De acordo com o padrão, o cereal é dividido em 6 classes.
De acordo com esta sistematização, dependendo dos indicadores, o grão é dividido em dois grupos:
- Grupo A (do 1º ao 3º ano inclusive).
- Grupo B (4º, 5º ano).
A cultura da classe VI é usada para a fabricação de alimentos para animais. De acordo com sua adequação nutricional, os cereais são divididos em 5 classes, onde as 4 primeiras são adequadas para consumo humano e a 5ª é adequada para alimentar animais e pássaros.
Os parâmetros que ajudam a determinar a classe de uma planta incluem:
- aparência;
- cor
- vítreo;
- glúten
- o cheiro.
Supremo, primeiro, segundo
Esses tipos de classes incluem variedades valiosas usadas nas indústrias de panificação e moagem de farinha. Grãos dessas classes são exportados. Além disso, a cultura é chamada de "forte", porque as plantas que atendem aos requisitos acima se enquadram nesses grupos. Muitas vezes, eles são usados para melhorar a qualidade dos graus mais baixos de cereais.
Terceiro
A partir de uma planta dessa classe, produza farinha de fermento, frequentemente encontrada nas prateleiras das lojas. Mas o teor de glúten não deve ser inferior a 23%. Esta classe não é usada para melhorar os graus mais baixos de cereais.
Quarto
A cultura considerada dessa classe é fraca e requer o fortalecimento de classes mais altas de trigo. Para obter a farinha padrão para produtos de panificação e massas, grãos de trigo forte são adicionados aos grãos de grau 4. Sem triagem, a farinha estará com baixas características (baixa porcentagem de glúten, odor desagradável, aparência desagradável).
Quinto
A quinta classe inclui variedades desta planta, cujos grãos são utilizados na fabricação de alimentos para aves e animais. Por tradição, essa classe de trigo é chamada forragem. Não é adequado para consumo humano.
Onde é cultivado e produzido
O trigo é cultivado em metade dos países do mundo (cerca de 100). A superioridade no cultivo da safra em questão é a China. Também entre os cinco primeiros estão Índia, EUA, França, Rússia. Para cultivar trigo, você precisa fazer um esforço relativamente grande. Esse recurso se deve ao fato de ter um sistema raiz fraco.
Este cereal cresce melhor se os predecessores forem de tais culturas:
- milho
- legumes;
- colza;
- aveia.
Não é recomendado semear a planta após a cevada. Essas culturas têm a mesma predisposição para doenças, então existe a chance de os rizomas apodrecerem no trigo após a cevada. Antes de semear o cereal, a terra no campo deve ser aproveitada e cultivada.
Depois de algumas semanas, você precisa passar por um arado e somente depois disso poderá plantar a semente. De acordo com os padrões, 35 kg (0,035 toneladas) de cereais de primavera e 40-45 kg (0,040-0,045 toneladas) de culturas de inverno são plantados nas estepes da floresta por 1 ha de terra. O trigo de primavera é melhor plantado na primeira década da primavera e o trigo de inverno na segunda década do outono. Para um crescimento adequado, o solo é fertilizado com turfa, fosfato, esterco, potássio.
Vídeo: como o trigo cresce
Aplicação de trigo
A planta em questão é praticamente livre de desperdício, porque todo o resíduo restante após a extração do grão das orelhas é usado na produção de ração. Além disso, vários produtos tecidos são feitos de palha - cestas, tapetes, chapéus de palha.O amido de trigo é usado na indústria (construção, alimentos, luz, refino de petróleo). Em nosso tempo, tornou-se moda e popular o uso de embriões, mudas deste cereal na medicina, cosméticos e culinária.
Pecuária
Cerca de 90% do grão de trigo cultivado e produzido é usado para alimentar animais domésticos e aves. Também usado é palha, massa verde, haylage. Vale lembrar que é melhor para os animais e as aves não fornecerem grãos recém-colhidos, porque eles contêm um nível elevado de polissacarídeos não amiláceos, o que provoca a ligação de água e nutrientes no organismo.
As gorduras oxidantes também estão presentes no grão fresco.. O grão é colhido no estágio de maturidade técnica e os processos metabólicos do grão são concluídos de 1 a 8 meses após a colheita. Se os animais são alimentados com grãos recém-colhidos, o consumo aumenta.
Culinária
Como mencionado acima, grãos de cultivares moles são usados para produzir farinha, necessária para a fabricação de produtos de confeitaria, pão. Os grãos duros são procurados na produção de massas e massas. Além desses produtos populares, álcool, óleo e cereais (bulgur, sêmola, cuscuz) são feitos a partir de grãos de trigo. Na culinária, mudas e gérmen de trigo ganharam popularidade.
Você sabe O mundialmente famoso artista Salvador Dali disse que "tudo que é belo deve ser comestível". Ele fez uso extensivo de pão em seu trabalho, e em 1971, de acordo com seus esboços, o padeiro parisiense Poilen criou um quarto inteiro com pão.
Alimentos naturais com propriedades medicinais são preparados a partir deles (limpa o corpo de toxinas, melhora o tônus e ajuda a eliminar processos inflamatórios). Este cereal é melhor combinado com carne, cogumelos, tomate, cebola, parmesão, vinho branco, ovos, nozes, milho, mel, canela, noz-moscada, louro, mirtilos, pimenta, ervas, bananas, leite, grão de bico.De grãos integrais, as plantas preparam pratos simples, mas saborosos. O mais popular é o kutia, com a adição de passas, nozes, mel e sementes de papoula. Também faça pilaf, sobremesa com frutas, mingau com cogumelos. Adicione a saladas, molhos, assados como ingrediente principal.
Vídeo: mingau de trigo com carne
Em medicina
A planta em questão é usada na medicina popular e tradicional. Na medicina tradicional, um extrato popular de germe de cereal é usado para tratar queimaduras, úlceras e feridas. A eficácia do medicamento é causada pela capacidade do extrato de aumentar a taxa de divisão celular, o que desencadeia os processos regenerativos do corpo.
Importante! Lembre-se de que a automedicação pode prejudicar sua saúde. Antes de usar medicamentos com esta planta, você deve consultar seu médico.
Na medicina popular, as colheitas de grãos são usadas para aumentar o apetite, melhorar o corpo, aliviar os sintomas de hemorróidas, tratar doenças respiratórias. Drogas deles têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular humano. Pomadas nas quais o trigo está presente ajudam com erupções cutâneas e eczema. Além disso, um caldo feito com esse cereal ajuda na constipação, na obesidade.Máscaras capilares com grãos de trigo na composição ajudam a prevenir a queda de cabelo. Portanto, o trigo é uma cultura única de cereais que é universalmente usada em alimentos, refino de petróleo, produtos farmacêuticos, medicamentos, cosmetologia, indústria leve e construção. Sem exagero, a planta é considerada a rainha dos cereais, o que é comprovado por um aumento no crescimento de seu cultivo e uso.