Se você decidir plantar cevada como adubo verde no local, isso evitará a constante introdução de fertilizantes orgânicos e minerais. Esta colheita de cereais satura a terra com substâncias e microorganismos úteis que melhoram a qualidade do solo e aumentam sua influência.
É possível semear cevada como siderat
Siderata é popularmente chamado de "fertilizante verde". Essas plantas são ideais para aumentar a fertilidade do solo. O processo de usar essas culturas é chamado de “consideração”. A cevada é uma variedade de cereais que é usada ativamente como siderato. No momento em que a massa verde cresce, uma grande quantidade de substâncias orgânicas e minerais está se acumulando nela, para que a cultura se torne um fertilizante ecológico.
Você sabe Informações sobre cevada cultural são encontradas no livro indiano "Rigveda" por 2 mil anos aC. e
O que posso plantar depois dele
Na maioria dos casos, o adubo verde é plantado para melhorar a condição do solo e melhorar o local. Com a ajuda da cevada, o desenvolvimento de doenças e pragas, como crostas e nematóides, pode ser evitado. Por esse motivo, ele pode ser plantado antes de plantar batatas. Você não pode plantar cereais antes de cultivar outros cereais (aveia, trigo, centeio).
É melhor semear leguminosas ou plantas crucíferas depois:
- ervilhas e feijões;
- repolho e rabanete;
- rabanete e nabo.
Combinações com outras culturas
Agricultores experientes recomendam o cultivo de vários adubos verdes ao mesmo tempo no país. Isso evitará a fadiga do solo. A cevada é muito bem combinada com várias variedades de mostarda. Também é preferível semear com phacelia e amaranto. Os grandes benefícios da consideração são observados se plantados em conjunto com leguminosas (alfafa, melilot, tremoço, etc.). Se você decidir seguir esta recomendação, tente levar em consideração o grau de crescimento do sistema raiz. É melhor manter as proporções corretas ao criar a semente. Misture o feijão e o cereal na proporção de 1: 5.
Você sabe A cevada era considerada um símbolo do Egito Antigo, razão pela qual foi encontrada em muitos túmulos dos faraós.
Qual é o benefício para o jardim
O grande benefício da cevada como adubo verde para o jardim é que uma camada adicional de composto é formada na superfície do solo. Isso cria proteção adicional contra os efeitos negativos do clima.
As raízes das plantas se alimentam de vermes e micróbios benéficos que aumentam a fertilidade do solo. Além disso, no processo de crescimento, cereais e outros sideratos ofuscam o solo, o que atrasa o desenvolvimento de ervas daninhas.
Como semear fertilizantes
Para plantar cevada para fertilizar o local, é necessário determinar o momento ideal, dada a diferença de variedades. Você também precisará usar a quantidade recomendada de sementes. Siga todas as regras de semeadura indicadas nas instruções detalhadas. Você pode plantar a colheita manualmente ou usar acessórios. Tudo depende do tamanho da trama.
Datas de semeadura para as variedades de primavera e inverno
Para determinar o momento ideal da semeadura, deve-se ter em mente que a cevada é primavera e inverno. A primeira colheita é plantada na primavera e a segunda no outono. Recomenda-se plantar variedades de inverno no sul do país, onde prevalece um clima ameno. Baixas temperaturas podem causar congelamento. Para plantar esse adubo verde na primavera, as condições do solo devem ser consideradas. O processo de plantio deve ser iniciado quando a temperatura do solo for de pelo menos + 5 ° C.
Tempo ideal de plantio:
- Variedades de inverno - do final de agosto a meados de setembro.
- Primavera - da segunda quinzena de março a abril.
Consumo de grãos
O consumo ideal de grãos é de 15 a 20 g por 1 m². Este volume será suficiente para nutrir o solo com elementos úteis. Se você deseja suprimir o crescimento de ervas daninhas, pode usar 27-30 g por 1 m². Devido a esse valor, não haverá lugar para o desenvolvimento de plantas no local que atrasem o desenvolvimento das culturas.
Importante! Para que as sementes germinem, é necessário garantir uma rega de alta qualidade. Este é o único estágio de tratamento, pois não há necessidade de alimentar e soltar o solo para adubação verde.
Processo de semeadura
A tecnologia de semeadura é a seguinte:
- Limpe o local de ervas daninhas e objetos estranhos (pedras, vidro, etc.).
- Cave-o sobre uma baioneta de uma pá.
- Nivele o solo com um ancinho.
- Espalhe os grãos uniformemente sobre a superfície do solo, após o que eles precisam ser enterrados com um ancinho.
- Derrame água (cerca de 20 litros por 1 m²).
Regras para esverdear e escavar solos
Alguns agricultores acreditam erroneamente que você precisa escavar constantemente o solo no processo de adubação verde. No entanto, após essas ações, mais de 80% dos benefícios são perdidos. Tais ações violam a estrutura da terra e a simbiose de microorganismos que estão no solo. Como não há processo de decomposição da massa verde no solo, os sideratos começam a apodrecer, aumentando o tamanho de patógenos tóxicos no solo. A fermentação rápida da massa verde e a formação de húmus são alcançadas quando existem condições para isso - uma quantidade suficiente de oxigênio e umidade.
Importante! A cevada da primavera, plantada antes do inverno, não é cortada. Na estação fria, a massa verde se decompõe sob a cobertura de neve, melhorando a fertilidade do solo.
Siga as regras básicas de consideração:
- Corte a cevada sob a raiz com um cortador de avião. O procedimento é realizado no ouvido.
- Espalhe a massa verde uniformemente sobre a superfície. Se necessário, você pode plantá-lo um pouco no solo.
- Regue o terreno em tempo seco.
- Plante as principais culturas 21 dias após cortar a siderata.
Vantagens e desvantagens da cevada como siderat
- Os benefícios da cevada como adubo verde incluem:
- formação de húmus - melhora a respiração, a fotossíntese e a resistência a doenças e pragas;
- estruturação do solo - através de pequenos canais, a água penetra nas camadas interna e superior da terra, tornando-se mais frouxa e favorável ao plantio de culturas subseqüentes;
- desinfecção do solo - a descarga do sistema radicular da cevada destrói a maioria das bactérias e vírus;
- impedir o desenvolvimento de pragas - a planta atrai insetos que destroem nemátodos e pulgões;
- proteção contra erosão;
- aumentar a quantidade e a qualidade da colheita.
Além de suas vantagens, a cultura tem uma desvantagem. A conclusão é que isso provoca o desenvolvimento de uma praga como uma minhoca. É por isso que, depois da cevada, você não pode plantar cabaças, cenouras, beterrabas e outras raízes que esse inseto prejudique, ou melhor, suas larvas
O que é melhor usar: cevada ou aveia
Se você não sabe o que é melhor usar: cevada ou aveia, primeiro você precisa estudar as características de cada uma das culturas. Antes de tudo, você deve levar em consideração as condições climáticas da região em que vive. Em áreas onde a seca prevalece, é necessário plantar cevada, porque é tolerante à seca.
A aveia é ideal para solos ácidos e turfosos. Satura o solo com potássio, o que permite o cultivo de culturas como tomate, pimentão e berinjela nessa área. Isso se deve ao fato de que esses vegetais precisam de muitas substâncias de potássio.
Então, agora você sabe exatamente como a cevada pode ser usada como siderada. Se você deseja aumentar o valor nutricional do solo para contribuir para um melhor rendimento da colheita, esse tipo de cereal é ideal para isso. Siga as datas e normas ideais de semeadura para ver todas as vantagens deste siderat.