Hoje, muitos especialistas recomendam recorrer a remédios e ingredientes naturais para a prevenção de várias doenças, bem como para cuidar de seu corpo. Este artigo contém informações básicas sobre as características da composição química e propriedades do trigo germinado, seus efeitos sobre o corpo e seu uso em cosmetologia e medicina.
O que é trigo germinado
Embora o uso deste produto útil tenha se tornado bastante frequente, muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre o gérmen de trigo e seu germe. Para entender esse problema, você só precisa entender o procedimento de germinação.
Você sabe Graças ao trigo, os alimentos fornecem quase 5 bilhões da população mundial. Os cientistas conseguiram desenterrar ânforas com essa colheita de grãos no vale do Tigre, com mais de 9.000 anos de idade.
Esses grãos são obtidos colocando-os na água por um certo tempo. Primeiro, as mudas aparecem nas sementes (cerca de 24 horas após a imersão) e depois de mais 1-2 dias - brotos verdes longos. Acredita-se que grãos diários com pequenos processos brancos sejam mais úteis para a saúde humana. Suas propriedades benéficas foram confirmadas através de numerosas experiências científicas.
Hoje, cada pessoa tem a oportunidade de comprar trigo brotado em uma loja, mas os especialistas não aconselham fazer isso. O fato é que brotos naturais, cozido em casa, não pode ser armazenado por mais de 4-5 dias. As sementes tratadas com química são vendidas nas lojas para prolongar sua vida útil. Além disso, com o armazenamento prolongado de trigo, suas propriedades benéficas desaparecem, especialmente se a umidade da sala for observada incorretamente, bem como o regime de temperatura.
Composição química e teor calórico
Os especialistas recomendam o consumo de mudas de trigo como alimento, além de aditivos cosméticos ou medicinais, devido à sua composição natural.
O produto inclui várias substâncias ativas, incluindo:
- fibra;
- elementos minerais (magnésio, fósforo, sódio, potássio e cálcio);
- vitaminas (tiamina, riboflavina, ácidos fólico e ascórbico);
- uma variedade de antioxidantes;
- proteínas de origem vegetal que, por sua vez, contêm uma grande quantidade de aminoácidos essenciais;
- enzimas.
Quanto ao valor nutricional deste cereal, ele pode ser exibido da seguinte forma (por 100 g de produto):
- proteínas - 8 g;
- gorduras - 1 g;
- cinzas - 1 g;
- carboidratos - 43 g;
- fibra alimentar - 1 g.
Nesse caso, o conteúdo calórico total do produto é de aproximadamente 198 kcal por 100 g de grãos. Vale a pena notar que o trigo germinado também contém glúten, que tantas pessoas no mundo recusam hoje. Essa proteína é responsável pela viscosidade e elasticidade, portanto, sem ela, a farinha de trigo não teria essas propriedades.
Você sabe O comprimento total dos pêlos radiculares de uma espigueta de trigo é de 10.000 km. Quatro hastes são suficientes para cobrir nosso planeta em torno da circunferência.
Propriedades úteis para o corpo
Devido ao alto teor de vitaminas e outras substâncias úteis, os grãos germinados são considerados um medicamento que afeta positivamente o estado dos sistemas internos do corpo, se usado regularmente.
- Se você destacar as características gerais da semente de trigo, deverá se concentrar em tais aspectos:
- metabolismo e digestão melhorados;
- estabilização de desempenho e atividade;
- aumentar a imunidade;
- normalização de peso;
- regulação da microflora do trato gastrointestinal;
- melhoria da condição das unhas, pele, cabelo;
- desintoxicação geral do corpo.
Além disso, após 2 semanas comendo grãos de trigo germinados, você poderá perceber que sua saúde geral também melhorou significativamente. Fenômenos negativos como insônia, ansiedade, depressão e fadiga constante desaparecem. Muitos cientistas argumentam que são os brotos deste cereal que são uma das chaves da longevidade.
Para mulheres
Hoje está provado que o trigo brota ajudar efetivamente a perder peso, uma vez que contêm uma grande quantidade de fibras, envolvendo os intestinos e criando uma sensação de saturação prolongada. Além disso, dessa forma, todas as toxinas e toxinas são removidas do corpo. Isso, por sua vez, afeta a condição da pele das mulheres e evita o envelhecimento prematuro.
Para homens
Quanto aos homens, também é aconselhável que comam regularmente gérmen de trigo (ou como parte de decocções medicinais). Quando ingeridos, são benéficos, um efeito positivo sobre a atividade e a saúde do sistema reprodutivo, além de eliminar a impotência. Além disso, essas sementes também podem ser usadas como profilaxia da prostatite.
Para crianças
Também é recomendável que as crianças usem gérmen de trigo como alimento, pois ajudam a fortalecer o tônus geral do corpo e aumentar a imunidade (os bebês geralmente ficam doentes devido ao contato constante e próximo com os colegas). Produto também ajuda a acelerar a recuperação após doenças graves como gripe, bronquite. E o cálcio, contido no trigo em grandes quantidades, ajudará a fortalecer os ossos de uma criança em crescimento.
Para grávidas e lactantes
Os brotos contêm uma grande variedade de vitaminas, além de minerais úteis, dos quais uma mulher grávida precisa tanto. Devido ao seu correto equilíbrio na composição dos cereais germinados, não há problemas com sua assimilação. Além disso, o produto contém uma grande quantidade de vitamina E (a chamada vitamina feminina), responsável pelo desenvolvimento normal do feto e pela prevenção de defeitos genéticos, além da saúde das unhas e da beleza dos cabelos, o que é especialmente necessário para uma mulher após o parto.
Para os idosos
O trigo germinado não é menos útil para os idosos. Com o uso regular de fundos, a pressão arterial normaliza, o que geralmente é alto entre os aposentados. Além disso, as sementes ajudam a remover o colesterol ruim do sangue, o que impedirá a possível ocorrência de coágulos sanguíneos.
Como comer
Você não deve esperar sentir uma melhora em sua condição após o primeiro uso desta safra de cereais. Nesta questão, os principais assistentes são paciência, tempo e regularidade. Sujeito a essas três condições, os primeiros resultados podem ser vistos após 2-3 semanas. Para que o resultado não demore muito, é melhor tomar 70 g de produto por dia. Nesse caso, não estamos falando de restrições de tempo: com a permissão do médico, você pode fazer do trigo germinado o seu próprio modo de vida e comer diariamente.
Trigo germinado
É melhor que os grãos da planta sejam consumidos pela manhã, quando o trato digestivo estiver no máximo possível para funcionar. Além disso, seu uso antes de dormir não é recomendado, pois implica um aumento na atividade do corpo e, consequentemente, insônia.
Não introduza imediatamente grandes porções de sementes de trigo na dieta, pois isso pode provocar indigestão e dor abdominal devido ao hábito.. Para evitar esses sintomas, você deve começar com 1 colher de chá. trigo, aumentando gradualmente a taxa para 65 a 70 g por dia (também não vale a pena comer mais).
É necessário mastigar bem os grãos para que sejam digeridos. Se houver algum problema com os dentes, você pode moer as mudas usando um liquidificador. Você também pode usar sementes como aditivos em vários pratos, como saladas ou cereais. A única nuance é que é melhor não aquecê-los, pois isso reduz significativamente o conteúdo de elementos úteis no produto.
Brotos de trigo
Se falamos de brotos verdes vivos, eles também são bastante úteis e costumam ser usados como aditivos para saladas e como suco ou batido. Recentemente, pós e alimentos congelados chamados vitgrass têm sido bastante populares.
Brotos verdes não devem ser consumidos continuamente. O curso médio da administração é de 14 a 50 dias e é determinado pelo médico assistente. Depois disso, você deve definitivamente descansar um pouco o corpo por 30 a 40 dias e continuar a usar brotos. A norma diária é de 30 ml de suco ou 7 g de pó do produto acabado. Mais brotos podem causar efeitos colaterais.
Aplicação
Devido às suas propriedades benéficas, o trigo germinado é amplamente utilizado para fins medicinais e cosméticos. A seguir, são descritas as principais áreas nas quais você pode usar os brotos dessa safra de grãos, com base em seus efeitos no corpo.
Em medicina
Por muitos anos, os médicos investigaram e continuam investigando a questão de melhorar a condição do paciente, introduzindo germe ou germe de trigo verde na dieta. Hoje foi possível estabelecer que este produto exibe alta eficácia em caso de diabetes, gastrite ou pancreatite.
Com diabetes
Ao adicionar uma pequena quantidade de trigo germinado a saladas, cereais e sopas, você pode reduzir o índice glicêmico dos produtos. Devido a isso, o nível geral de glicose no sangue também se normaliza. Em média, 15 g de pó de germe moído do cereal são suficientes para uma porção de alimento.
Com pancreatite
Pacientes com pancreatite devem comer grãos moídos germinados (50 g), adicionando 1 colher de sopa cada. creme de leite e mel. Essa mistura deve ser consumida meia hora antes das refeições da manhã. O curso do tratamento é de 30 dias. Durante esse período, o trabalho do intestino e do estômago é estabilizado.
Com gastrite
Para o tratamento de doenças estomacais, o pão caseiro é muito adequado com farinha de gérmen de trigo triturada no liquidificador. Para amassar a massa, é necessário derramar 400 g do pó obtido em 150 ml de água fervida (a saber, quente), em seguida, adicionar sal à composição e amassar a massa para que fique homogênea. Quando a peça de trabalho esfria, você pode adicionar 20 g de fermento, adequados para o leite. Agora, a massa é novamente amassada com a adição de outros 100-150 g de trigo moído germinado. A massa aumenta três vezes, após o que o pão é formado, untado com óleo e colocado em um forno pré-aquecido a + 200 ° C por 30 minutos. O pão doente só pode ser dado no segundo dia, quando fica um pouco duro.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, principalmente o óleo de gérmen de trigo é usado., uma vez que a aplicação de texturas duras de pó triturado pode prejudicar seriamente a pele. O líquido é formado ao usar uma prensa a frio. Assim, é possível obter até 200 ml de óleo a partir de 4 kg de sementes. Pode ser usado como um produto cosmético independente (para hidratar a pele ou melhorar a aparência das pontas dos cabelos) e como parte de várias máscaras. Alguns deles são apresentados abaixo.
Máscara de acne
Para preparar esta mistura, você precisa combinar 1 colher de sopa. óleo de gérmen de trigo com 20 ml de água fervida (primeiro deve ser resfriado). Depois disso, 0,5 partes de vinagre de maçã são adicionados à composição. Em vez disso, você também pode usar suco de limão nas mesmas proporções. Todos os ingredientes são bem misturados e esfregados na pele por 5-10 minutos. Ao lavar a máscara com água morna, não se esqueça de aplicar um creme nutritivo.
Máscara para rejuvenescimento
Se você deseja dar à sua pele uma aparência mais elástica e hidratada, use esta máscara antienvelhecimento. Para prepará-lo, misture 1 colher de chá de gérmen de trigo e óleo de semente de uva com polpa de manga picada no liquidificador. Em seguida, adicione 7 g de argila rosa à mistura. Misture bem a composição e aplique-a na pele do rosto, pescoço e decote. A máscara deve ser mantida por meia hora, após o que resta apenas lavá-la com água morna.
Na cozinha
As pessoas usam o germe de trigo como alimento há décadas, mas o produto não perde sua popularidade. Isto é devido ao seu sabor interessante e grandes benefícios para o corpo. Você pode comer brotos como uma refeição separada ou adicionar aos seus pratos favoritos.
Muitas vezes, os grãos germinados são adicionados ao mingau, mas anteriormente podem ser cozidos no vapor por 30 minutos em água fervente. Embora seja melhor usar um produto não tratado termicamente. Freqüentemente, as sementes são trituradas com um liquidificador ou em um moedor de carne e o pó resultante é adicionado a saladas e sopas ou usado como uma panificação para peixe e carne. Muitas vezes, bolos salgados são preparados com essa farinha, que se distinguem por um sabor agradável e baixo teor calórico. Você também pode misturar o pó resultante com mel, nozes e frutas picadas e, em seguida, usar a composição resultante como um lanche saudável e saudável.
Número da receita 1 - salada com mudas de laranja e trigo.
Cozinhar este prato não levará muito tempo e implica o seguinte algoritmo:
- Lave e descasque a maçã e a laranja e corte-as em cubos pequenos.
- Descasque a salada e pique-a à mão, depois de remover a parte sólida da haste abaixo (levará cerca de 200 g).
- Corte 100 g de queijo tofu.
- Misture todos os ingredientes em uma saladeira, adicione 10 ml de azeite e polvilhe um prato de 30 g de avelãs picadas no final.
Número da receita 2 - Kvass à base de gérmen de trigo, que é um probiótico natural.
Deve ser preparado da seguinte forma:
- Mergulhe 2 colheres de sopa. grãos de trigo em 1 litro de água pura por 24 horas.
- Depois disso, lave-os bem em água corrente.
- Repita a imersão.
- Depois que os primeiros brotos e raízes aparecerem, despeje a mistura no liquidificador e moa, adicionando 100 ml de água.
- Transfira a mistura resultante para uma jarra de vidro de 3 litros e cubra com gaze, despejando previamente 2 litros de água no interior.
- A mistura deve fermentar por cerca de 2 dias, após os quais o líquido é filtrado em um novo frasco através de uma peneira.
- O recipiente só pode ser bem coberto e colocado em uma geladeira para armazenamento, onde a bebida pode ser armazenada por não mais de 4 semanas. Beba este kvass deve ser refrigerado.
Assim, este produto dietético se tornará um complemento saudável para seus pratos favoritos, além de saturar o corpo com nutrientes.
Como escolher o trigo para germinação
Os especialistas recomendam a compra de sementes deste cereal em peso. Assim, você pode controlar a frescura dos grãos e evitar o aparecimento de depósitos desnecessários em casa nas prateleiras. Antes de comprar, não deixe de perguntar ao vendedor se as sementes foram submetidas a algum tratamento e quantos dias elas passaram. Se a resposta à primeira pergunta for afirmativa, o trigo não poderá germinar, portanto, não vale a pena comprar.
Às vezes, você pode determinar visualmente a qualidade do produto: se as sementes forem cortadas, elas serão tratadas quimicamente com precisão. É melhor escolher grãos macios para germinação, por exemplo, arnaut. Embora alguns prefiram vistas sólidas.
Importante! Brotar sementes com margem para o futuro não vale a pena, porque elas não podem ser armazenadas por muito tempo. É melhor manter 100 g por pessoa.
Como germinar
Existem várias maneiras de germinar essa valiosa safra de cereais em casa.
Um dos métodos mais simples e populares é descrito abaixo:
- Primeiro, você precisa separar cuidadosamente os grãos, removendo toda a sujeira e detritos possíveis.
- Depois disso, o trigo limpo e todo deve ser derramado em um pequeno recipiente ou tigela, adicione água e misture bem.Dentro de alguns minutos, os grãos vazios flutuam para a superfície, que deve ser drenada, pois não podem germinar.
- Lave o trigo 2-3 vezes para remover ao máximo a casca e o pó que possam estar presentes na embalagem.
- Agora você precisa colocar todos os grãos restantes em uma placa larga e plana. Sua camada não deve ser mais grossa que 1,5-2 cm, caso contrário, não haverá acesso ao ar para sementes individuais.
- Em seguida, você precisa adicionar uma pequena quantidade de água ao prato, mas, ao mesmo tempo, verifique se não há muito.
- De cima, cubra o prato com um pano fino ou gaze, deixe por um dia em um local quente (melhor se a temperatura do ar for + 21 ° C).
- Após um dia, pequenas mudas brancas devem aparecer em um prato. Seu comprimento não excederá 1,5 mm. Se você precisar de brotos verdes longos, lave bem as sementes e repita o procedimento.
- Antes de usar, você precisa enxaguar o trigo germinado sob uma corrente de água corrente para remover toda a sujeira e substâncias desnecessárias da superfície dos grãos.
Como guardar o produto
Existem várias regras simples sobre como armazenar trigo germinado em casa:
- É importante escolher grãos de alta qualidade, pois as amostras com mofo ou rachaduras não serão capazes de mentir e ser usadas como alimento por um longo tempo.
- Quanto às amostras intactas, elas devem ser imediatamente transferidas para um recipiente seco após a germinação (você também pode usar um frasco de vidro comum).
- Note-se que o recipiente com brotos não deve estar totalmente entupido com uma tampa, caso contrário, os grãos serão sufocados. Um pequeno espaço para o ar deve ser deixado.
- Os brotos não devem permanecer à temperatura ambiente por mais de 4-5 dias. Depois disso, eles já começarão a se deteriorar e secar.
- Quanto às sementes, você pode armazená-las apenas 13 a 16 horas, após as quais deve descartar apenas a quantidade não utilizada de trigo. Tais flutuações temporárias são afetadas pela umidade na sala, temperatura e, é claro, o tipo de cereal em si.
Importante! Segundo os médicos, o trigo germinado não é categoricamente consumido pelos pacientes após a cirurgia.
Danos e contra-indicações
O trigo germinado pode prejudicar o corpo em caso de alergias e intolerância individual a componentes individuais. Além disso, o uso de brotos não é estritamente recomendado para crianças menores de 12 anos de idade. Se o paciente tiver uma úlcera ou outros problemas sérios no trato gastrointestinal, a ingestão de grãos germinados também deve ser limitada. Mesmo em pessoas cujo estômago e intestino são completamente saudáveis, sintomas como flatulência excessiva ou diarréia podem ocorrer nos primeiros dias de consumo deste produto.
Não consuma trigo germinado sem o conhecimento dos médicos, pois o paciente pode não estar ciente de todas as suas doenças ocultas. Assim, frequentemente o uso regular deste produto provoca intoxicação do sistema endócrino e danos às membranas mucosas devido à presença de lectinas em sua composição (um tipo especial de proteína). Você pode acidentalmente interromper seu próprio metabolismo, o que acarreta consequências bastante sérias.
Os brotos jovens dessa safra de grãos são realmente muito úteis e são amplamente utilizados na medicina e na culinária nas receitas de muitas bebidas, saladas ou até assados. O único problema é que este produto não é adequado para todos e, portanto, deve ser usado somente após consultar um médico para evitar consequências desagradáveis.