Se a intoxicação do corpo ocorreu, o paciente geralmente não tem força suficiente para lidar com o problema devido ao mau funcionamento dos órgãos internos. Quanto mais rápido você iniciar o estômago, mais eficaz será se livrar das toxinas no corpo. No artigo, você aprenderá como eliminar a intoxicação do trato gastrointestinal e suas conseqüências negativas usando aveia cozida na água.
O efeito da aveia no corpo em caso de envenenamento
A intoxicação alimentar é um forte golpe no trato gastrointestinal, logo após é necessário direcionar todos os esforços para restaurar o trabalho dos órgãos internos. A intoxicação não desaparece por si só, porque o órgão afetado simplesmente não tem força para funcionar e processar os alimentos normalmente. Assim, cada refeição subsequente não é absorvida, mas apenas traz novo tormento ao paciente.É por isso que você deve recusar completamente os alimentos no primeiro dia de envenenamento. A exceção são apenas os pacientes doentes de gastrite, porque eles sofrem de fome terapêutica sempre causa as chamadas dores de fome. Nessas situações, quando praticamente não há nada para comer, é melhor recorrer à farinha de aveia na água, que lida com toxinas e minimiza os efeitos negativos do envenenamento.
- Se você seguir uma dieta terapêutica, o uso de mingau de aveia trará apenas um efeito positivo:
- aumentará a imunidade do paciente;
- eliminar fraqueza, náusea e tontura;
- acelerar significativamente a cicatrização da mucosa gastrointestinal;
- impedir a transição da doença para o estágio crônico;
- afetam positivamente a produção de enzimas no organismo.
Você sabe O médico francês Jean de Catherine recomendou aveia como uma receita para a longevidade, ou seja, ele a utilizava diariamente e viveu até 120 anos.
Dieta de envenenamento de aveia
A principal condição da dieta, que é prescrita após a intoxicação do corpo, são as refeições frequentes em uma quantidade mínima. Um corpo enfraquecido não pode processar uma grande quantidade de comida ao mesmo tempo. É por isso que você também deve abandonar a fibra grossa, que faz parte da maioria dos cereais, além de especiarias, porque elas podem ferir adicionalmente a mucosa intestinal afetada. Para facilitar o trabalho do trato digestivo, também é necessário o uso de caldos leves. É melhor se forem vegetais sem a adição de carne, peixe ou até mais cogumelos. A partir do 5º dia, você pode adicionar carne ou peixe à dieta, mas eles devem ser fervidos e ralados.Eles precisam ser consumidos não como um prato separado, mas como um complemento à sopa em pequena quantidade. Você também deve abandonar produtos como repolho, espinafre, ervas ou cenoura. Depois deles, mesmo em uma pessoa saudável, ocorrem inchaço e peso no abdômen, e não é recomendável usá-los especialmente para o paciente. Também é indesejável comer frutas (pela razão acima). A exceção são as bananas, porque sua consistência é bastante macia, mas elas devem estar maduras, até um pouco mais escuras.
- Há também uma lista de produtos que você deve recusar categoricamente nas duas primeiras semanas após a intoxicação:
- doces, biscoitos e outros produtos da massa de farinha;
- sopas e caldos ricos com adição de carne;
- produtos lácteos, por exemplo, iogurtes, kefir, leite fermentado cozido;
- alimentos defumados e fritos;
- qualquer tipo de peixe e comida enlatada (é altamente indesejável consumir caviar ou leite);
- ovos cozidos e fritos.
Todos os alimentos consumidos imediatamente após o envenenamento devem ter consistência semi-líquida. É melhor moer tudo para um estado de purê de batatas. Às vezes, os médicos recomendam a ingestão de bolachas sem açúcar, mas elas precisam ser embebidas em chá adicional para não ferir a mucosa intestinal afetada. Além disso, o caldo de arroz ou o mingau fervido na água ajudará a ligar e remover as toxinas do corpo. Pode ser alternado com aveia, comendo-os alternadamente.
Você sabe No Reino Unido, há um campeonato anual para a preparação de mingau de aveia. O vencedor recebe um prêmio valioso - um agitador de ouro.
O menu diário imediatamente após o envenenamento ficará assim:
- No primeiro dia, você precisa beber uma grande quantidade de água e chá verde, limitando-se completamente nas refeições. Isso ajudará a restaurar a microflora perturbada, ou seja, os alimentos após o envenenamento simplesmente não serão absorvidos.
- No final do segundo dia, você pode começar a comer um pouco, ou seja, os órgãos internos estarão prontos para digerir os alimentos que comem. É melhor começar com geleia de aveia, caldos de legumes com uma pequena adição de arroz, chá verde e caldo de rosa mosqueta.
- Já a partir do 4º dia, você pode entrar no menu de suflê de carne e costeletas a vapor de coelho ou frango.
- No quinto ou sexto dia, caçarolas com omelete e queijo cottage podem aparecer na dieta.
Receitas para a dieta de aveia
Muitas vezes, posteriormente intoxicação, os médicos prescrevem uma dieta de fome, que inclui aveia na dieta. Isso ocorre porque o produto traz grandes benefícios ao corpo do paciente, pois contém um grande número de oligoelementos e vitaminas úteis.
Importante! Aveia ajuda a se livrar da insônia e depressão, t.Ele contém uma grande quantidade de vitaminas B, responsável pelo humor.
As fibras que compõem a aveia ajudam a limpar o corpo dos restos de junk food que provocaram o envenenamento. Abaixo estão duas receitas básicas que podem ser usadas para restaurar o corpo do paciente. O nome é mingau na água, bem como geléia de flocos de hercules.
Mingau na água
A aveia na água é extremamente benéfica para o corpo, mesmo como profilática, pois ajuda a estabilizar o funcionamento do coração e dos rins. Além disso, este cereal contém uma grande quantidade de proteínas, o que ajuda a energizar o corpo por um longo tempo, eliminando a sensação de fome.
A receita para fazer o mingau de Hércules na água é simples; portanto, até uma dona de casa inexperiente pode cozinhá-lo:
- Despeje 250 g de farinha de aveia em 500 ml de água morna.
- Misture bem os ingredientes e coloque em uma panela. Coloque a panela em fogo lento.
- Ferva a mistura e cozinhe por mais 10 minutos. antes de espessar a geléia.
É melhor não sobrecarregar aveia com sal ou açúcar durante a dieta após o envenenamento. Nesse caso, você pode adicionar frutas frescas leves ou frutas secas ao prato. Essa dieta ajudará a iniciar o trabalho do trato gastrointestinal sem sobrecarregá-lo ao mesmo tempo.
Geléia de aveia
Durante os primeiros dias após o envenenamento, é melhor usar o kissel, pois é facilmente absorvido pelo estômago e sua composição fibrosa envolve os intestinos. Isso ajuda a eliminar rapidamente a irritação e o microtrauma que surgem do uso de outros produtos. A bebida é tão útil e inofensiva que até crianças são recomendadas para usá-la em caso de envenenamento.A única contra-indicação ao uso de geléia de aveia é intolerância e alergia individuais. Se a geléia estiver preparada para crianças, é necessário reduzir a quantidade de açúcar, adicionando mel, frutas silvestres ou rosa-do-bosque. Isso aumentará a quantidade de vitaminas na composição e tornará a bebida mais útil para um corpo enfraquecido. As fibras contidas na geléia também desempenham uma função extremamente importante: ligam substâncias nocivas, permitindo que sejam removidas do corpo de maneira natural.
Para aumentar a eficácia desta bebida, basta usar suplementos nutricionais. Por exemplo, a ameixa seca traz algum efeito laxante, portanto, permite remover rapidamente toxinas e toxinas do corpo. Se você usar as bagas das cinzas da montanha, o paciente fará micções frequentes, graças às quais os órgãos internos também rapidamente alcançam o ritmo certo de trabalho. Comer framboesas ou mirtilos ajudará a aliviar a inflamação e a lidar com o vírus mais rapidamente.
Importante! Comer aveia regularmente pode ajudar a diminuir o colesterol no sangue. Os cientistas provaram que 150 g de mingau de aveia reduzem sua taxa em 10 a 15%.
Para preparar um kissel saudável que interrompa a intoxicação do corpo e ajude a repor o suprimento de vitaminas e minerais nele, siga esta receita:
- Moa 200 g de flocos de aveia na farinha usando um liquidificador ou processador de alimentos.
- Despeje a mistura seca com um copo de água morna e adicione 50 g de pão integral a esses ingredientes.
- Uma tigela com esse líquido deve ser deixada por um dia, cobrindo-a com um pano leve para passar pelo processo de fermentação.
- Agora a massa resultante deve ser filtrada através de uma peneira ou peneira e o líquido restante deve ser drenado para a panela.
- Coloque o prato em fogo lento e cozinhe o conteúdo até engrossar. Quando a geléia acabada esfriar, você poderá adicionar frutas ou bagas secas a gosto.
Vídeo: geléia de aveia
Como tomar aveia para se recuperar de envenenamento
Segundo muitos nutricionistas, a aveia pode ser incluída no menu da dieta terapêutica, prescrita pelo médico assistente após o envenenamento. É importante que os flocos se transformem em uma geléia uniforme. Nesse estado, eles envolvem facilmente as paredes do intestino, o que leva à sua rápida cicatrização. Além disso, permite absorver e remover toxinas do corpo. Muitas vezes, os métodos de terapia usados após o envenenamento são bastante agressivos. São utilizadas preparações químicas que perturbam a microflora do corpo e também retardam o processo de assimilação de alimentos.
Nesse caso, você deve seguir algumas regras:
- Coma cereais em pequenas porções (70 g cada) 6 vezes ao dia.
- Beba pelo menos 1,5 a 2 litros de água.
- Se você cozinhar aveia líquida em água, poderá usá-la desde o primeiro dia após o envenenamento.
- Ao mesmo tempo, você precisa comprar um produto integral, pois contém o número máximo de nutrientes e vitaminas.
- Uma dieta rigorosa deve ser seguida durante os primeiros 5-7 dias, dependendo da condição.
- Você não pode salgar o mingau nem adicionar temperos para não reter água no corpo.
- Todos os alimentos usados devem passar por tratamento térmico, ou seja, até vegetais crus são venenosos ao processar quando envenenam o estômago.
Se ocorreu um envenenamento grave e isso afetou o funcionamento do trato gastrointestinal como um todo, você deve consultar imediatamente um médico que prescreverá uma dieta terapêutica por uma semana ou duas. Durante esse período, vale a pena comer apenas alimentos macios, que também podem incluir mingau hercúleo.