Nos últimos anos, os nutricionistas estão cada vez mais lembrando um cereal esquecido tão antigo como o espelta. Esse ancestral de todas as variedades modernas de trigo é mencionado na Bíblia, e nossos bisavôs o cultivaram ativamente até o século XX. Hoje, cada vez mais, você pode conhecer pessoas que aderem a um estilo de vida saudável, e é importante que elas saibam se existe uma diferença entre espelta e trigo e em que consiste.
Espelta e trigo - o que é
Espelta é também chamada de trigo selvagem, espelta, um milho e dois milho. Esta cultura pertence à família dos cereais e contém um grande número de nutrientes com baixo teor calórico. O cereal é extremamente despretensioso às condições climáticas, doenças fúngicas e composição do solo, e também difere em sua maturidade precoce.
Entre outras coisas, a cultura tem boa resistência à radiação e contaminação química. A espelta é pequena em comparação com as variedades modernas de trigo e muito frágil. Os grãos são pequenos, com um tom avermelhado.
O trigo é um cereal com grama que é a principal cultura alimentar do mundo. É dividido em variedades duras e moles, é muito exigente na composição e umidade do solo e pode ser afetado por doenças fúngicas.
Qual é a diferença entre espelta e trigo regular
A principal diferença entre espelta e trigo é que soletrada é extremamente despretensiosa. No entanto, o trigo é muito usinável. É por isso que, desde o início do século XX, o trigo praticamente substituiu em todo lugar seu útil progenitor. Além disso, o rendimento das variedades modernas de trigo é muito maior que o da espelta selvagem, e o cultivo de novas espécies tornou a cultura mais resistente à geada, seca e doenças.
Importante! A desvantagem do cereal é a baixa extorsão dos grãos da orelha, o que complica o processamento dos grumos da Dow.
Na Europa e América, a grafia é muito mais comum do que na Rússia. É cultivada em quase todos os lugares, pois, ao contrário do trigo, cresce em todos os lugares, mesmo em solos rochosos, acima do nível do mar, sob o sol escaldante.
Segundo nutricionistas, a ortografia é muito mais benéfica para o corpo humano do que o trigo. É especialmente recomendado para pessoas com colesterol alto e sobrepeso, assim como atletas, mulheres grávidas, crianças durante o período de crescimento e pessoas que levam um estilo de vida saudável. A grafia contém até 37% de proteína útil, que excede o conteúdo desta substância nos ovos de galinha, bem como muitos oligoelementos e vitaminas úteis. Caracteristicamente, a grafia mantém essas propriedades insubstituíveis, mesmo com a melhor moagem.
Composição quimica
Se falamos sobre a composição química da grafia, é extremamente ampla. O conteúdo calórico da espelta cozida é muito menor - 127 kcal por 100 g.
Assim, o valor energético do cereal em sua forma bruta é 337 kcal por 100 g, dos quais:
- proteínas: 14,7 g;
- gorduras: 2,2 g;
- carboidratos: 62,2 g.
O valor energético dos grãos de trigo cru é quase o mesmo do espelta - 339 kcal, apenas a quantidade de BJU difere:
- proteínas: 13,7 g;
- gorduras: 2,5 g;
- carboidratos: 71,1 g.
Você sabe A grafia tem o código genético mais simples dentre os seus. Seu kit contém apenas 14 cromossomos.
A ortografia contém os seguintes elementos:
- Zinco, que é necessário para a decomposição adequada dos carboidratos e também é usado na prevenção de anemia e cirrose.
- Cobre. Participa dos processos de assimilação de proteínas e carboidratos, é responsável pela saturação dos tecidos do corpo com oxigênio, é uma excelente ferramenta para prevenir o desenvolvimento de doenças vasculares e cardíacas.
- Ferro. Fornece reações redox normais no corpo humano, mantém o nível de hemoglobina no nível adequado.
- Selênio. Responsável pela imunidade.
- Manganês. É necessário para a formação adequada do osso e tecido conjuntivo, é um regulador do metabolismo de carboidratos e aminoácidos e regula o sistema reprodutivo.
- Fósforo. É importante para o metabolismo energético adequado, participa da mineralização de dentes e ossos e é usado para prevenir raquitismo e anemia.
- Potássio. Ele fornece impulsos nervosos e também é responsável pelo metabolismo da água, eletrólitos e ácidos.
- Vitamina PP. Um elemento necessário para manter a beleza da pele. Além disso, normaliza o metabolismo.
- Vitamina B1. Fornece energia vital ao corpo e também é responsável pelo trabalho do coração, vasos sanguíneos e trato gastrointestinal.
- Vitamina B6. Indispensável para o pleno funcionamento do sistema nervoso central, a formação de imunidade e a síntese saudável das células sanguíneas.
- Vitamina B5. Utilizado pelo organismo para a absorção normal de proteínas, carboidratos e gorduras, garante o bom funcionamento do córtex adrenal, a produção de hormônios.
- Vitamina B9. É especialmente necessário para mulheres grávidas, pois é ele quem é responsável pelo desenvolvimento normal do tubo neural do bebê, bem como pela prevenção de malformações fetais. Além disso, a substância fornece uma divisão completa das células da medula óssea.
O que é mais útil
Recentemente, o fascínio pela grafia tornou-se simplesmente desenfreado. Não menos importante é o papel desempenhado pelos seguidores do estilo de vida saudável, que chamam esse cereal de um verdadeiro "caviar preto" entre outras culturas.Os céticos afirmam que, em termos de suas qualidades nutricionais, esse produto não é muito diferente do trigo mais familiar. Por exemplo, eles não vêem diferença entre a farinha feita com espelta e o trigo integral. Já foi dito mais de uma vez que a grafia praticamente não contém glúten, o que o torna indispensável na nutrição de pessoas com intolerância a esse produto, por exemplo, pacientes com doença celíaca.
Importante! O glúten não está presente apenas na espelta, mas também está contido em uma quantidade bastante grande, portanto, não é adequado para a nutrição de pessoas com intolerância ao glúten.
Se falarmos sobre o uso de cereais para perda de peso, o índice glicêmico das variedades modernas de trigo e espelta é quase o mesmo, e aumenta com a clarificação dos grãos. O teor de zinco e proteínas, assim como as fibras das plantas, é significativamente maior na grafia.
Para que a espelta, como o trigo, seja benéfica, e não obesa, um e outro cereal deve ser usado na versão integral. Nesse caso, os cereais serão mais úteis para o corpo. A opção mais valiosa para comer espelta é a inclusão de sementes germinadas na dieta. No entanto, grãos de trigo germinados não serão menos úteis nesse caso do que cereais silvestres.
Comparar as qualidades benéficas de duas culturas é como tentar descobrir o que é melhor, por exemplo, cevadinha ou trigo sarraceno. Cada um dos cereais tem propriedades inerentes, tanto úteis quanto prejudiciais, e o custo da espelta é significativamente diferente do preço do trigo - é quase quatro vezes maior.
Qual produto é melhor usar
A questão de qual cereal é melhor comer não pode ser respondida sem ambiguidade. Assim, as pessoas que monitoram sua dieta e, especialmente, perdem peso, é melhor incluir na dieta cereais grelados ou pratos com farinha grossa. Uma boa opção para quem faz dieta é o mingau de espelta com creme mínimo, bem como a sopa de cereais, que, além da espelta, podem ser adicionadas carne e legumes magros.
Por mais que a ortografia seja útil, ela nunca será tão macia e arejada como em variedades suaves de trigo. Portanto, os amantes de bolos e doces, avessos à plenitude, podem comer qualquer tipo de trigo.
É possível que as propriedades úteis da grafia sejam muito exageradas pelos fãs do estilo de vida saudável, e o uso desse cereal em alimentos não passa de um tributo às últimas tendências da moda. Se você incluir esse cereal em sua dieta ou permanecer fiel ao trigo, todo mundo decide por si mesmo, dado o estado de saúde e o tamanho de sua carteira.