Grumos de trigo são bastante benéficos para os diabéticos, pois ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Mas o uso de qualquer produto nesta doença deve ser estritamente controlado em termos de quantidade e teor calórico. Este artigo descreve as principais características da preparação de mingau de trigo para pacientes com diabetes mellitus, bem como algumas contra-indicações para seu uso.
É possível comer mingau de trigo para diabéticos
Grumos de trigo são bons porque nutrem o corpo humano com muita fibra. Isso ajuda a melhorar a função intestinal, além de quebrar e remover gorduras mais rapidamente. Além disso, este produto útil normaliza o nível de glicose no corpo, que é um aspecto extremamente importante para os diabéticos.
Importante! Especialistas observam os efeitos benéficos do farelo de trigo no corpo dos diabéticos. Este produto retarda o processo de glicose que entra no sangue.
Com diabetes tipo I
A diabetes tipo 1 é caracterizada pelo fato de os níveis de insulina estarem constantemente baixos; portanto, para aumentá-la, é necessário o uso do hormônio no medicamento. Assim, o crupe não ajudará a estabilizar completamente o curso da doença, mas também não prejudicará o paciente.
Mingau solto cozido no leite é considerado o mais útil para o diabetes.
Com diabetes tipo II
Essa forma de diabetes é diferente, pois pode ser regulada de forma independente pelo paciente. A condição pode ser melhorada não apenas através de medicamentos, mas também controlando os alimentos utilizados. O mingau de trigo em pequenas quantidades ajudará a evitar possíveis complicações da doença, bem como a eliminar seus sintomas desagradáveis. Os especialistas recomendam comer duas porções pequenas deste produto por dia.
A composição química do mingau de trigo
Os grumos de trigo em sua composição são saturados com um grande número de minerais e oligoelementos. O produto é rico em proteínas, tornando-se o mais útil possível, contendo quase todos os aminoácidos necessários.
Além disso, uma grande porcentagem da composição total dos grãos de trigo é composta por fibras, gorduras vegetais e macroelementos (potássio, cálcio, magnésio, fósforo e sódio). Entre as vitaminas, destacam-se os grupos D, E, C e K. O índice glicêmico dos cereais de trigo é de 45 unidades e o de mingau acabado é de 71 unidades. Quanto ao teor calórico deste produto (cru), atinge 335 kcal.
Propriedades úteis
- Com o uso regular de cereais de trigo em pacientes, as seguintes alterações são observadas:
- melhora do peristaltismo;
- eliminação de sintomas de disbiose;
- limpeza do corpo de toxinas e toxinas;
- baixar colesterol;
- aumentar a imunidade;
- melhoria da condição dos ossos e dentes.
Você sabe Na época da Rússia, o mingau era considerado um prato de culto: era preparado para as festas, banquetes e funerais. E igualmente frequentemente tanto os pobres quanto os ricos comiam.
Uma das vantagens claras deste produto é que ele pertence à categoria de carboidratos complexos. Devido a isso, depois de comer, há uma sensação de saciedade prolongada, que dura até 4 horas. O consumo regular deste cereal também ajuda a perder peso, o que é perigoso o suficiente para pessoas com diabetes. A única condição para isso é a preparação do produto na forma dietética.
Diet Mingau Recipes
Abaixo estão as principais receitas segundo as quais você pode cozinhar um mingau de trigo delicioso e saudável:
- Tome 2 xícaras de trigo triturado e coloque em uma panela com água fervente com sal. Agite periodicamente o mingau por meia hora, remova-o do fogo e leve ao forno por 40 minutos a uma temperatura de + 150 ° C.
- Despeje um copo de trigo integral em uma panela com água fervente. Cozinhe o produto por 25 minutos, mexendo sempre, para que o mingau não queime nas paredes e no fundo da panela. Depois disso, o prato semi-preparado deve ser colocado no forno pré-aquecido a + 180 ° C por 20 minutos.
- Use diariamente com o estômago vazio por 1 colher de sopa. eu trigo moído. Você pode beber com um copo de leite, o que só aumentará os efeitos benéficos dos cereais no corpo. É aconselhável aderir a esse regime por um mês. Durante esse período, mudanças positivas no curso da doença devem ocorrer.
- Como parte de um tratamento abrangente, infusões de trigo germinado também podem ser usadas. Este produto é útil, pois é absolutamente livre de açúcar, para que pessoas com diabetes possam usá-lo sem medo. Primeiro você precisa moer 2 colheres de sopa. cereal brotado com um liquidificador, após o que por uma hora o pó resultante é derramado com água fervida. Depois disso, a bebida só pode ser filtrada e consumida em 1 colher de sopa. antes de cada refeição.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Além de várias propriedades positivas, o mingau de trigo também possui algumas contra-indicações e restrições ao consumo. Se você não seguir essas regras, poderá inconscientemente piorar sua saúde.
Você sabe Rusichs tinha um costume bastante interessante: como sinal de reconciliação com seus inimigos (ao assinar tratados de paz), comiam mingau com eles. Daí o fraseologismo "você não pode cozinhar mingau com ele", o que significa que a pessoa não é confiável o suficiente.
Se uma pessoa inicialmente teve problemas com a digestão dos alimentos, bem como com uma cadeira, o uso de pratos de trigo deve ser estritamente limitado. Caso contrário, constipação regular e, como conseqüência, hemorróidas se tornarão comuns. Além disso, problemas com a digestão do mingau costumam ocorrer em pacientes com baixa acidez do estômago, uma vez que o corpo simplesmente não consegue lidar com os alimentos consumidos.
Além disso, as alergias devem surgir com muito cuidado ao elaborar sua dieta. Para eles, comer mingau de trigo pode ser arriscado, pois contém glúten.
Em alguns casos, este prato também não é recomendado para mulheres grávidas que sofrem de qualquer tipo de diabetes na dieta. Mas essa decisão deve ser tomada pelo médico após o exame.
Comer mingau de trigo não ajudará você a se recuperar do diabetes, mas ajudará a estabilizar os níveis de insulina no sangue. Assim, você pode melhorar a condição geral do corpo e seu bem-estar.