Muitos produtores de vegetais cultivam bons rendimentos de pepinos em seus próprios jardins. Esses vegetais em crescimento não exigem habilidades especiais, e mesmo os jardineiros iniciantes podem obter um alto rendimento. Entre eles, os híbridos de pepino são muito populares, cujas sementes foram obtidas pelos criadores em condições especiais e seu rendimento é artificialmente aumentado várias vezes em comparação com as variedades convencionais. Tais híbridos frutíferos incluem os primeiros pepinos Claude F1.
Caracterização e descrição da variedade
Pepinos Claudine F1 são um híbrido com um período de maturação muito precoce. Este híbrido é derivado da variedade de pepino híbrido anterior Claudius F1. O trabalho de seleção foi realizado pela empresa agrícola holandesa Royal Sluis. Claudine F1 é projetado para vegetação em estufas e ao ar livre. O híbrido partenocarpico, suas flores são apenas de natureza feminina, portanto, para a formação do ovário, elas não precisam de polinizadores (abelhas, moscas, formigas).O alto rendimento deste híbrido é devido a uma característica tão importante como a frutificação do feixe. O híbrido reage calmamente a altas temperaturas em estruturas fechadas, sem deixar cair flores ou ovários. Este híbrido é adequado para o cultivo no sul, bem como em climas temperados. Nas regiões do norte, ele pode ser cultivado apenas sob abrigos de filmes, de maneira ideal se as estufas estiverem equipadas com um sistema de aquecimento.
O arbusto da planta é poderoso, os cílios são longos, não muito grossos, mas em quantidade suficiente coberta com folhas. As folhas são largas, arredondadas, divididas em cinco segmentos. Pintado em verde brilhante. As partes inferior e superior da chapa têm uma estrutura rugosa. As folhas estão localizadas nos cílios principais e laterais frequentemente. No seio de cada folha, a planta forma um monte de ovário, composto por 5-6 folhas verdes.
Você sabe Os frutos do pepino são 90% de água; portanto, um vegetal consumido pela manhã após uma festa alcoólica pode ajudar uma pessoa que sofre de uma ressaca severa.
A planta floresce em grandes flores amarelas, com um diâmetro de até 3 cm.A Claudine F1 é relativamente resistente a doenças como oídio e mosaico de pepino. O arbusto é levemente afetado pela cladiosporiose. Sem a conformidade do cultivador de legumes com técnicas de prevenção de doenças e cultivo adequado, a planta ainda pode ficar doente.
Descrição botânica do mato e frutas
Pepino é uma erva perene tropical, o nome latino é Cucumis sativus. Esta planta pertence à família das abóboras. As variedades de pepino selvagem têm um caule com um ponto de crescimento ilimitado e um sistema radicular bem desenvolvido. A planta não tolera temperaturas abaixo de zero, portanto, nas condições de nosso país, a cultura é cultivada anualmente.
Na agricultura cultural de muitos países, são cultivadas variedades de culturas e híbridos de pepino obtidos por seleção. As pessoas comem apenas os frutos jovens desta cultura. Eles são consumidos frescos, salgados, em conserva, cozidos e até fritos.
Frutificação
Claudine F1 cresce rapidamente pequenos pepinos, o peso de um pepino bem formado não excede 85 G. A casca dos frutos é densa, mas elástica e fina, de cor verde, coberta por pequenos tubérculos sem espinhos. O diâmetro dos frutos maduros não excede 3,5 cm e a polpa dos pepinos é crocante, suculenta e sem amargura.Os frutos deste híbrido têm densidade, não formam vazios na polpa. Os pepinos diferem em termos de comercialização; os frutos feios ou mal formados não representam mais de 5% da massa total da colheita. Observando todas as condições da tecnologia agrícola, o produtor de vegetais pode coletar até 10 kg de frutas de cada 1 m² de estufa. Em campo aberto, os indicadores de rendimento são um pouco mais baixos e atingem 9 a 9,5 kg por 1 m².
Períodos de amadurecimento e floração
Este híbrido começa a florescer 30 dias após o aparecimento de brotos de pepino na superfície do solo. Sujeito às condições de temperatura, o jardineiro pode receber os primeiros frutos após 38 a 40 dias da vegetação da colheita.
Apesar de Claudine F1 ser resistente ao aumento de temperatura, o que é importante em estufas, uma forte queda na temperatura diária pode causar queda de flores e deterioração dos ovários. O perigo para os ovários e flores de pepino já está a uma temperatura de + 10 ° C.
Mais qualidades e desvantagens da variedade
Pepinos híbridos Claudine F1 é muito popular entre agricultores e produtores privados de vegetais que cultivam produtos precoces. O híbrido tem muitas qualidades positivas.
- Vantagens da classe:
- alto rendimento, facilitado pelo ovário;
- pequena forma de fruta;
- capacidade de armazenar por 10-14 dias;
- falta de tendência a crescer demais;
- resistência às doenças mais comuns dos pepinos.
- Contras da variedade:
- a necessidade de compra anual de sementes;
- alto custo da semente.
Sementeira e cultivo agrícola
Este híbrido é ideal para o cultivo em estufas e campos abertos. Mas é necessário levar em conta o fato de que os pepinos na estufa amadurecem muito mais cedo, sua produtividade aumenta significativamente, pois o tempo de frutificação da estação aumenta. Isso se deve ao fato de que as mudas de pepino em estufa podem ser plantadas no início da primavera. Os pepinos podem ser semeados em campo aberto no final de abril; sua vegetação continuará até meados de julho.
Os cultivadores de hortaliças experientes recomendam o plantio de 2-3 plantas de pepino por 1 m², uma densidade necessária para maximizar o uso da terra e obter alta frutificação de cada arbusto. Esta cultura não tolera baixas temperaturas, já em temperaturas do ar abaixo de + 10 ° C as plantas param de crescer e logo começam a doer. Antes da frutificação em estufa, é importante manter um certo regime de temperatura do solo: pelo menos +10 ... + 12 ° C.
Importante! Os híbridos vegetais por parte dos pais adquirem quase todas as características positivas, o que explica seu alto rendimento. Mas o cultivador de hortaliças precisa se lembrar de que é impossível coletar sementes para semeadura no próximo ano a partir de um híbrido de primeira geração (F1), pois eles não preservam as qualidades dos pais e permanecem parcialmente estéreis.
Independentemente de onde o leito destinado aos pepinos esteja localizado (na estufa ou na rua), o solo deve ser preparado adequadamente antes do plantio de mudas ou da semeadura. É muito importante adicionar nitrogênio e cálcio aos pepinos. O estrume de gado pode ser usado como fertilizante de nitrogênio, e as cinzas de madeira podem ser usadas como cálcio.Para 1 m², 10 kg de esterco e 200 ml de cinza são suficientes. O estrume é disposto na superfície do solo, após o que é escavado o mais fundo possível com o solo. As cinzas são introduzidas borrifando o solo escavado por cima e misturando-o com o solo com um ancinho.
Em campo aberto
Os pepinos são semeados no jardim quando o calor constante é gerado na rua e a temperatura do solo a uma profundidade de 20 cm é de pelo menos + 12 ° C. Na faixa do meio, esse período geralmente cai em meados de maio, dependendo do clima. No sul, a semeadura é realizada algumas semanas antes. No norte, na zona agrícola de risco, os pepinos são semeados apenas no início de junho.
Você sabe Na Idade Média, os curandeiros europeus tratavam pacientes com pepinos, uma vez que essas frutas eram consideradas um bom diurético e laxante.
Semear no jardim é o seguinte:
- No leito preparado, faça sulcos para semear. Os sulcos são feitos convenientemente usando o ângulo lateral na lâmina do helicóptero. A profundidade dos sulcos não deve exceder 5 cm.
- Se a cama for larga, com pelo menos 120 cm de largura, poderão ser semeadas 2 fileiras de pepinos. Para isso, crie 2 sulcos paralelos, a uma distância de 60 cm entre si, e apenas uma fileira de pepinos é semeada em canteiros estreitos.
- Os sulcos de plantio são abundantemente regados com pelo menos 1 litro de água por metro de sulco.
- Depois que a água é absorvida pelo solo, as sementes são colocadas ao longo do centro do recesso. Em um canteiro estreito, onde as plantas serão cultivadas em uma fileira, as sementes são colocadas a uma distância de 10 a 15 cm uma da outra.No cultivo de 2 fileiras de plantas em uma cama de solteiro, as sementes são dispostas a uma distância de 30 cm.
- Usando um triturador ou outra ferramenta de jardinagem, as sementes cobrem o solo com o restante da superfície da cama. O solo é ligeiramente compactado, após o que as culturas são regadas novamente (moderadamente).
- Para que o solo no leito não perca a umidade tão rapidamente, a superfície do solo é coberta com um pedaço de pano, que também assumirá o papel de um "cobertor" quente para a semeadura.
Importante! Para germinar sementes de pepino, somente a serragem obtida de árvores de folha caduca deve ser retirada. A madeira de coníferas contém substâncias inibidoras que impedem a rápida germinação das sementes.
Como germinar sementes de pepino:
- Antes da germinação, as sementes são desinfetadas em uma solução de água e manganês (por 1 litro de água, 1 g de permanganato de potássio) e depois baixadas por 15 minutos em um estimulador de crescimento. Pode ser um estimulador de crescimento doméstico (água morna com mel, suco de aloe) ou adquirido em um centro de jardinagem (Epin, Emistim).
- Em seguida, as sementes são removidas do estimulador de crescimento e envoltas em lã úmida por um dia.
- No final do período de imersão, as sementes são colocadas em um saco ou recipiente com lascas de madeira úmidas. As sementes devem ser cobertas com serragem na parte superior e inferior. Um saco de serragem e sementes é colocado em um local quente por 3 dias.
- Ao semear, as sementes germinadas são dispostas em um sulco úmido no solo com muito cuidado, tentando não quebrar os brotos e raízes frágeis e mal formados.
Na estufa
Dentro de casa, os pepinos são cultivados em estufas (aquecidas e sem aquecimento) e estufas. Crescer em terreno fechado permite obter uma colheita precoce de vegetais, algumas vezes algumas semanas antes do que em um leito de terreno aberto. Como é um processo bastante complicado e caro aquecer essas estruturas, os jardineiros preferem plantar mudas adultas em estufas.
Você sabe Belezas medievais com a ajuda da polpa de pepino branqueavam a pele do rosto e das mãos.
O cultivo de mudas de pepino ocorre da seguinte forma:
- Areia branca do rio, terra preta fértil e húmus ou composto são misturados em partes iguais. A estes ingredientes são adicionados 0,5 L de cinza de madeira peneirada. Todas as peças são bem misturadas, após o que a mistura do solo está pronta para a semeadura.
- O jardineiro precisa lembrar que pepinos, como outros representantes da família das abóboras, não toleram ao perturbar seu sistema radicular. É por isso que as mudas dessas culturas precisam ser cultivadas em recipientes cujas paredes se decompõem no solo. As mudas são plantadas em um local permanente junto com a panela em que cresce. Posteriormente, as paredes da panela ficam úmidas no solo e tornam-se permeáveis às raízes em crescimento. Vasos de húmus ou turfa são mais adequados para esses fins.
- No fundo do vaso, deve haver um orifício para a drenagem da água. Se não houver onde drenar o excesso de líquido deixado após a rega, ele permanecerá no fundo da panela na zona das raízes, o que fará com que apodreçam.
- Os vasos de plantio enchem o solo apenas até metade do volume. Mais tarde, durante a estação de crescimento de pepinos jovens, a terra será periodicamente aspersa sob a raiz da planta até atingir a borda do container de desembarque.
- No solo, no centro de cada vaso, faça 2-3 recessos sob as sementes. A profundidade do orifício de plantio sob a semente é de pelo menos 1 a 1,5 cm e várias sementes são plantadas em cada vaso, como medida de segurança contra a fraca germinação das sementes. Depois que os pepinos crescem, as mudas mais fortes são deixadas no recipiente para crescimento e o restante é removido. A melhor remoção é feita com uma tesoura para não danificar o broto deixado.
- O solo com sementes plantadas é regado, após o que o recipiente de plantio é embrulhado em um saco plástico. Até os primeiros brotos aparecerem, eles são mantidos quentes. Após a emergência, os contêineres com mudas são transferidos para um local iluminado, por exemplo, no parapeito da janela sul ou sudeste. Você também pode cultivar mudas de pepino sob um phytolamp.
- As mudas jovens são regadas conforme necessário, assim que o solo no recipiente seca a uma profundidade de 2-3 cm. Durante o cultivo na sala, você precisa molhar os pepinos jovens o mínimo possível, pois isso pode causar o desenvolvimento de doenças fúngicas. Para reduzir a necessidade de regar, vasos com plantas podem ser cobertos com uma película aderente transparente. Não reduz a qualidade da iluminação da planta, mas evita a evaporação da umidade do solo.
- Após 10 dias, as mudas jovens começam a endurecer. As primeiras sessões de endurecimento são realizadas diretamente na sala, abrindo a janela. A duração dos primeiros procedimentos de têmpera não excede 15 minutos, aumentando gradualmente a duração. Assim que o tempo permite na rua, mudas de pepino são levadas para a estufa, para a rua ou para a varanda. Durante o endurecimento da rua, o sol não deve cair nas plantas, pois elas podem danificar as folhas do pepino. O tempo de endurecimento ao ar livre aumenta todos os dias, até atingir 8-10 horas.
- Mudas de pepino não podem ser superadas, devem ser plantadas no chão quando a idade das plantas atingir 30 dias. Na estufa, as mudas são plantadas em uma ou duas linhas. Nesse caso, observe a distância na linha entre as plantas de 10 a 15 cm, a distância entre as linhas - pelo menos 50 a 60. As mudas em uma linha são plantadas em relação às mudas na outra linha em um padrão quadriculado.
Recursos de Cuidados
Para que os pepinos dêem bons frutos, eles devem ser alimentados de maneira adequada e oportuna, irrigados, amarrados, afrouxados e cobertos. Não devemos esquecer a proteção das plantas contra doenças e pragas.
Rega e fertilização
As plantas de pepino são muito higrófilas, portanto, para obter altos rendimentos, o produtor deve cuidar do fornecimento oportuno de água ao jardim. Pepinos não podem tomar banho, eles não toleram regar as folhas, pois isso provoca o rápido desenvolvimento de doenças fúngicas. Essa cultura é regada apenas na raiz; portanto, os jardineiros organizam valas de irrigação não muito longe das plantas plantadas ou colocam tubos de irrigação por gotejamento ao longo das linhas da planta.
A solução mais bem-sucedida é montar um sistema de irrigação por gotejamento, ou seja, nesse caso, a quantidade necessária de umidade será aplicada sob a raiz de cada planta, e a baixa taxa de suprimento de água não permitirá que o líquido corroer a camada de raiz do solo. Para regar uma planta adulta, basta 2 litros de água 2 vezes por semana ou 5 litros de água semanalmente. Conforme necessário, ao mesmo tempo que a irrigação, fertilizantes líquidos são fornecidos às raízes das plantas.Esta cultura pode ser fertilizada com orgânicos líquidos. O fertilizante mais adequado para o pepino é o excremento fermentado das aves, pois possui um alto teor de nitrogênio. Um barril ou balde de produtos orgânicos fermentados é colocado ao lado de um canteiro de pepinos ou em uma estufa. Produtos orgânicos em decomposição fornecem dióxido de carbono suficiente para o ar, do qual os pepinos gostam muito.
Importante! O jardineiro precisa lembrar que os excrementos de pássaros fermentados são fertilizantes concentrados que precisam ser diluídos em água. Para cada 10 litros de água pura, adicione 500 ml de fertilizante líquido concentrado.
Como preparar fertilizante orgânico líquido em casa:
- É necessário encontrar um tanque grande desnecessário na fazenda com tampa. O tanque é instalado em um local quente e ensolarado na rua ou em uma estufa, após o que é preenchido com fezes de pássaros. Você pode levar lixo seco e fresco. Para esses fins, os excrementos de pombos, patos, gansos, avestruzes, galinhas.
- A água é derramada sobre o lixo para o tanque, certificando-se de que seu nível não atinja a borda do tanque em 15–20 cm. Essa folga é necessária para a fermentação fluida. O conteúdo do tanque é misturado com um misturador longo e forte, após o qual o recipiente é bem fechado com uma tampa. A solução de lixo e água é deixada para fermentação por uma ou duas semanas. Quanto mais alta a temperatura do ar, mais rápida é a fermentação do fertilizante no tanque.
- O conteúdo do tanque deve ser misturado diariamente para liberar dióxido de carbono da mistura de fermentação. As bolhas não aparecerão mais na superfície do fertilizante líquido acabado.
Formação de ligas e arbustos
Não permita que os frutos do pepino entrem em contato com o solo para evitar sua decomposição. O pepino é uma trepadeira que pode ser amarrada a um suporte. Em campo aberto, as plantas são amarradas a uma treliça ou estacas de apoio. Em terreno fechado, os arbustos de pepino são amarrados a cordas fixadas verticalmente ou a uma rede de suporte.
Cuidado do solo
Durante todo o verão, o jardineiro deve garantir que o solo entre as fileiras do pepino esteja limpo de ervas daninhas. Assim que as mudas de ervas daninhas aparecerem, a cama precisa ser removida com um triturador ou um cortador de avião Fokin. Após fortes chuvas, o solo pode ser compactado e, portanto, deve ser afrouxado usando as mesmas ferramentas de jardim. A remoção de ervas daninhas é realizada a cada 10 dias, afrouxando - após fortes chuvas.
Controle de Pragas e Doenças
As plantas de pepino são muito sensíveis ao ataque de insetos que se alimentam do suco e a doenças causadas pelo fungo. Fluidos medicinais e profiláticos são aplicados nas folhas da planta usando um pulverizador de jardim. Deve ser equipado com um spray fino, criando uma névoa úmida.Uma pessoa que trata plantas com inseticidas ou outros produtos químicos deve proteger sua saúde dos efeitos da química. Antes de começar o trabalho, ele precisa usar roupas especiais que cubram os braços, pernas e cabeça. Os sapatos devem cobrir firmemente a pele dos pés e as membranas mucosas da boca e nariz devem ser cobertas com segurança por um respirador.
Você sabe A Bíblia menciona pepino como um vegetal cultivado nas terras do Egito antigo. UchёAlguns dizem que as pessoas cultivam essa safra há cerca de 6.000 anos.
As doenças e pragas mais comuns do pepino:
- Pulgões - Inúmeros insetos pequenos que vivem em grandes colônias de até vários milhares de indivíduos. As manchas de afídeo quitina podem ser preto, verde ou cinza claro. Comprimento do corpo - 1-2 mm. Os pulgões fêmeas são trazidos para os arbustos de pepino por formigas que vivem em simbiose com esses pequenos insetos. As formigas desempenham o papel de pastores para pulgões e se alimentam do “orvalho do mel” - o líquido doce que eles secretam. Os pulgões se alimentam dos sucos e células das plantas em que vivem, o que contribui para a sua morte. Se a plantação de pepinos estiver um pouco infectada com pulgões, o proprietário poderá tentar limpar o leito dos insetos manualmente: pegue e enterre as folhas infectadas ou lave as pragas com uma esponja de espuma e água com sabão. Juntamente com a destruição de pulgões, o jardineiro deve cuidar da destruição de formigueiros localizados perto de canteiros de pepinos. Como uma distração dos pulgões dos pepinos, você pode plantar chagas ao lado da cama. Também é aconselhável atrair joaninhas para a cama de pepino - elas são predadoras naturais de pulgões. Com uma grande população de plantas pulgões, um produtor de vegetais terá que usar o tratamento de arbustos de pepino com inseticidas. Você pode usar drogas como "Karatê" ou "Actara".
- Ácaro vermelho - besouros adultos e animais jovens se alimentam do suco celular de pepino. Como os ácaros são insetos muito pequenos, é difícil notá-los a olho nu. E se os ácaros adultos podem ser vistos como pontos bordô nas folhas, os insetos jovens têm um corpo transparente e são quase invisíveis. A presença de um ácaro em um pepino pode ser detectada pela teia fixada nos entrenós da planta. Como briga, você pode usar o plantio próximo ao canteiro de plantas com um cheiro que repele insetos: malmequeres, alho, cebola, malmequeres. Você pode destruir o ácaro com a ajuda de inseticidas ou soluções orgânicas (tabaco ou pimenta).
- Doenças fúngicas (oídio, antracnose, peronosporose) - Essas doenças são causadas por esporos de fungos. Particularmente rapidamente, os fungos patogênicos se desenvolvem no ar quente e úmido ou em climas úmidos e frios. Como medida preventiva, para evitar doenças fúngicas, o jardineiro deve: periodicamente afinar as folhas na plantação de pepinos, colher os frutos a tempo, evitar apodrecer frutas ou ovários nas plantas, tratar as plantas com produtos com ácido lático (soro de leite, kefir) na folha, destruir os detritos vegetais do ano passado, desinfetar ferramentas e recipientes de jardim para mudas. O aparecimento de doenças fúngicas é indicado pelo aparecimento nas folhas de manchas de natureza diferente, a secagem das folhas e a detecção de seções mortas das hastes principais ou laterais. O tratamento preventivo e terapêutico de plantas com fungicidas ajudará o jardineiro a lidar com doenças fúngicas.
- Doenças virais (mosaico de pepino e tabaco) - caracterizado pelo aparecimento de manchas de mosaico nas folhas. A cor das manchas varia de amarelo pálido a verde oliva. Os vírus são transmitidos em sementes, ferramentas de jardim e nas solas dos sapatos de jardineiro. Como medida preventiva, recomenda-se tratar os instrumentos com desinfetantes. Você pode colocar um tapete embebido em uma solução desinfetante antes de entrar na estufa. Também é necessário desinfetar sementes suspeitas antes do plantio (trate com água fervente ou deixe de molho em uma solução de manganês). Não existe remédio para plantas contra doenças virais; portanto, é mais fácil evitar o desenvolvimento da doença do que perder uma plantação de pepino doente. Depois de detectar sinais de doenças virais, recomenda-se remover a planta do jardim junto com a raiz, tirá-la da área e queimar.
Colheita e armazenamento
Em casa de vegetação, os pepinos produzem colheitas mais rapidamente, em espaço aberto, o tempo de colheita dos frutos pode ser maior, mas, como resultado, o produtor coletará 9 a 10 kg de pepinos em 1 m² de cama. A primeira colheita de pepinos Claudine F1 já pode ser obtida 38 a 40 dias após o plantio das sementes no solo. Os frutos desse híbrido inicial são colhidos em intervalos de 2 a 3 dias, pois esse tempo é suficiente para que os frutos obtidos adquiram uma massa e tamanho característicos.
A ingestão tardia de frutas resulta em uma colheita perdida. Apenas um pepino perdido durante a colheita e envelhecido até a pele amarela reduzirá o rendimento do mato em 50%. Vários arbustos de pepinos Claudine F1 podem fornecer ao jardineiro e sua família pepinos crocantes e perfumados durante o verão.