O aroma refinado de flores brancas como a neve, abundantes florescimento e longos chicotes de esmeralda são capazes de decorar não apenas um jardim de inverno em larga escala ou uma estufa onde, como se considera, o stefanotis se desenvolve mais rapidamente. Se você conhece os meandros dos cuidados e garante as condições necessárias de detenção, o jasmim de Madagascar, como também é chamado, revelará em toda a sua glória a alegria dos felizes proprietários do exotismo tropical.
Descrição botânica
Apesar da semelhança com o hoya, o arbusto de longa data pertence a outra subfamília da família Lastovnykh dos Kutrovs e não pertence a suculentas. Pela primeira vez, uma liana exótica foi encontrada na penumbra das margens das florestas de Madagascar e das Ilhas Malaias e foi descrita no início do século XIX. O comprimento da trepadeira sempre-verde na natureza chega a 6 m, mas em casa os cílios crescem em média até 2 m. As hastes elásticas jovens são elásticas, propensas a lignificação com a idade. Em pecíolos curtos, folhas rígidas de verniz verde escuro de forma elipsoidal com extremidades pontiagudas são dispostas em pares.
Você sabe À noite, o jasmim cheira mais forte do que durante o dia, porque quando a temperatura do ar cai, os brotos se abrem completamente..
A veia central na dobra da placa brilhante é pronunciada. A largura das folhas é de até 5 cm, o comprimento é de 9 cm e, com os devidos cuidados, podem atingir o tamanho de uma palma humana. Se as hastes e folhas estiverem danificadas, é liberado suco que irrita a pele e as membranas mucosas; portanto, recomenda-se o uso de luvas para qualquer manipulação na planta.
A flor se assemelha a uma coroa com pétalas serrilhadas invertidas. As flores de cinco pétalas, de cor branca leitosa, com variações de creme e roxo, são coletadas por cachos soltos de corimbose. A corola de 5 cm de tamanho tem até 7 botões, cujo diâmetro é de 2,5 cm, e a floração em forma de onda dura na natureza por até 10 meses, na sala é limitada ao período de maio a outubro. Em maio e junho, o maior número de flores floresce com um aroma delicado e doce. Outra onda de brotamento é possível com o devido cuidado, de outubro a dezembro.
Após a polinização e o murchamento da flor, forma-se um fruto não comestível oval, em forma de caixa, e, quando amadurece, produz pequenas sementes pubescentes, semelhantes às sementes de dente-de-leão, que o vento carrega de maneira semelhante. Em casa, a polinização é possível sem um parceiro, mas o ovário fetal é raro. O sistema radicular é bem desenvolvido e trança firmemente o solo no recipiente.
Importante! O cheiro intenso do jasmim de Madagascar é semelhante a um lírio. Evite colocar a flor no quarto e no quarto das crianças se houver sinais de alergias ou intolerâncias.
Em um habitat natural, as qualidades decorativas dos stephanotis cultivados em abundância (Stephanotis floribunda) são usadas para criar sebes, uma vez que a planta é propensa a ramificações e produz uma grande quantidade de brotos basais. A flor também é popular no corte: flores longas que não desbotam, como estrelas, tornaram-se parte integrante de buquês de noivas e uma decoração elegante de um vestido de noiva.
Quais são as variedades de stefanotis
A planta se distingue pela cor das flores. É descrito um total de 16 espécies conhecidas pela ciência que podem ser encontradas em Cuba, Japão, Sul da China, Indonésia e África do Sul, mas apenas Stephanotis floribunda e suas variedades de Floribunda variegata com folhas listradas e manchadas são cultivadas a partir delas. suavizado no final. Essas espécies, diferentemente das demais, conseguiram se adaptar às condições do ambiente após o calor e a umidade das florestas tropicais.
Além deles, na natureza são frequentemente encontrados:
- Stephanotis Acuminata (Stephanotis Acuminata) com um tom cremoso de flores;
- Stephanotis Grandiflora (Stephanotis Grandiflora) com uma inflorescência densa característica, composta por 30 flores grandes e vegetação na base fina do broto;
- Stephanotis Thouarsii (Stephanotis Thouarsii), cujas flores roxas têm uma delicada faringe rosa.
Transplante
A flor adulta, apesar da taxa de crescimento, não é recomendada para transplante com frequência. Não faça isso imediatamente após a compra de uma amostra de floração, se a planta parecer viável, com uma boa avaliação visual das condições do solo, mesmo que o sistema radicular seja visível nos orifícios de drenagem. É ideal colocar stephanotis a cada 2-3 anos em solo fresco; as plantas jovens são replantadas anualmente; para arbustos grandes, basta alterar a camada superior da terra.
Importante! Ao formar brotos, é melhor não mover o pote para evitar derrubá-los. Marque um lado do recipiente para retornar a planta à mesma posição após qualquer manipulação.
Regras básicas e preparação
Nos casos em que a planta adquirida murcha, enquanto a terra está endurecida, murcha, inundada, acidificada ou contém depósitos de sal na superfície, a liana exigirá o transbordo imediato. Sua necessidade é sinalizada pelas raízes que excederam os limites do vaso e a secagem do substrato muito rapidamente. A melhor época para isso é fevereiro e nos meses seguintes antes do início da estação de crescimento.
Para um transplante indolor, prepare os acessórios necessários com antecedência:
- vaso de cerâmica, 2 cm maior que o sistema radicular, estável devido à copa grande, com boas aberturas para a drenagem da água. Em vasos grandes, o stefanotis não floresce e piora até que as raízes conquistem completamente a terra. Em um recipiente apertado, a liana se desenvolve bem e produz um grande número de brotos;
- drenagem, consistindo em vermiculita, fragmentos de argila de pequena fração, argila expandida ou cascalho, cujo volume ocupará cerca de 20% da altura do tanque de desembarque, mas não menos de 3 cm;
- substrato terrestre, comprado ou misturado de forma independente, deve consistir em solo pesado com uma reação levemente ácida (até 6 pH). Uma mistura higienizada de 3 partes de turfa ou húmus, 2 partes de areia de rio, 1 parte de terra decídua e a mesma grama de barro fará. A areia grossa pode ser substituída por vermiculita e o solo argiloso por casca de pinheiro;
- plântulas sem brotos, cuja altura desejada no plantio não atinge 0,5 m, e que se enraíza mais rapidamente. Se houver flores, o transplante não é recomendado. Deve esperar a floração e depois mudar o solo;
- estimulantes do crescimento pela primeira rega e pulverização.
Processo de transplante
Para que o processo de transbordo passe despercebido pela planta, siga as instruções passo a passo:
- Liberte as raízes de uma muda de andar de um saco não tecido sem danificar o caroço do solo.
- Depois de encher o fundo da panela com uma camada de drenagem, preencha 1/3 do espaço livre com a mistura de solo preparada.
- Transfira cuidadosamente a liana para um novo recipiente, tomando cuidado para não danificar as raízes fracas e quebradiças, projetadas para absorver a umidade.
- Tendo estabelecido stefanotis, adicione em um círculo a mistura do solo.
- Despeje em abundância e remova o excesso de umidade da panela. Na primeira rega, use uma solução de estimulantes radiculares (por exemplo, 0,5 g de "Kornevin" por 0,5 l de água morna) e uma solução a 0,5% de micronutriente "Quelato de Ferro".
- Pulverize, umedecendo uniformemente a coroa, com solução Epina-Extra (1 ampola por 5 litros de água).
- Coloque a planta longe dos raios diretos do sol, fornecendo luz difusa brilhante ou iluminação com uma lâmpada.
Prop
Devido às suas características biológicas, brotos longos de trepadeiras precisam de um forte apoio, que deve ser cuidado durante o plantio. O objetivo dessa estrutura é apoiar o caule, recriando o ambiente natural, onde uma liana trança qualquer objeto grande na vizinhança. Se você não planejar um transplante, poderá instalar um suporte maior durante a poda da primavera. Mesmo que alguns brotos quebrem, o stefanotis restaurará rapidamente a forma e a densidade.
Depois de cortar o excesso de comprimento dos cílios desbotados, armar os suportes restantes com os restantes, direcionando os jovens galhos verdes na direção desejada. Prenda-os com um barbante macio, amarrando-os em vários lugares. Com o tempo, troncos pesados dificultam sua flexibilidade, mas a base com massa verde e galhos de flores distribuídos uniformemente já será formada em uma composição harmoniosa.
Use suportes volumosos e tridimensionais projetados para crescimento futuro, o que economizará ainda mais espaço na janela. Com o desenvolvimento normal de stephanotis, o crescimento pode chegar a 0,8 m. Você pode comprar círculos de plástico ou metal acabados especiais em torno dos quais é conveniente enrolar as hastes. A opção mais fácil é comprar uma escada de flores de plástico.
Tente se apoiar. Seu design depende apenas de sua imaginação e capacidade, stefanotis domina qualquer um, o mais importante para ele - confiabilidade. Mesmo um pedaço de arame forte, dobrado por um arco, é adequado para criar um arco. Janelas entrelaçadas com jasmim de Madagascar, subindo na treliça, decoram o jardim de inverno, e uma grande quantidade de luz contribui para o rápido crescimento da videira.
Home Care
Stefanotis parece ótimo não apenas em grandes espaços de casas de campo ou jardins de inverno. Muitos cultivadores de flores cuidam com sucesso da liana no apartamento, tendo conseguido recriar as condições tropicais necessárias para ela.
Você sabe O aroma do stefanotis pertence a odores naturais e afeta positivamente a parte límbica mais antiga, do ponto de vista da evolução, do cérebro humano. A origem química do cheiro não tem esse efeito..
Dos principais fatores para o desenvolvimento bem-sucedido, é necessário destacar:
- iluminaçãoo que é adequado para uma planta fotófila. Deve ser brilhante, mas espalhado. Nas janelas do sul, coloque stephanotis com algum sombreamento para evitar queimar as folhas, porque na natureza a liana está sob o dossel de árvores altas. A abundância de raios diretos leva a planta a um estado de estagnação. Durante o início da floração na primavera, não a gire em relação à fonte de iluminação, caso contrário, os botões não abertos cairão. No verão, é aconselhável mover a panela para janelas voltadas para leste ou oeste;
- localizaçãoeliminando correntes de ar e diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas. Não é recomendável deixar a liana durante a noite na janela aberta ou levá-la para a rua. Além disso, não deixe exóticos perto de uma fonte de aquecimento no inverno e de um ar condicionado no verão. Ao mesmo tempo, os cultivadores de flores comemoram o amor da planta por ar fresco. O estado deprimido pode ser causado por poluição atmosférica, colocação na cozinha e exposição à fumaça do tabaco. O arbusto mostra como é confortável nas condições fornecidas;
- temperatura, que permanece estável no verão e fresco, sem declínio no inverno. As qualidades decorativas são mais pronunciadas na faixa + 18 ... + 23 ° С. O calor que exceder esses indicadores levará ao superaquecimento do solo e da própria planta, o que será prejudicial. Especialmente a planta precisa de ajuste térmico durante o período de brotamento e no estágio de floração. Devido a possíveis diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas, não deixe a planta na rua. Os indicadores de inverno devem permanecer dentro de + 12 ... + 16 ° C, o que garante a subsequente abundância de cores. A redução afetará adversamente a decoratividade, o excesso levará à dormência, cancelando a floração;
- umidade do ar, os indicadores médios altos para um residente nos trópicos devem ser mantidos em casa durante toda a estação de crescimento. Use apenas água morna para pulverizar diariamente a coroa e polvilhar as folhas. Evite molhar as flores e brotos. Se a sala estiver seca, use um umidificador e outras maneiras de aumentar a umidade, por exemplo, instale um recipiente aberto com água ou bandejas com argila expandida úmida, seixos e musgo perto da panela. Durante a dormência no inverno, o stefanotis não precisa de pulverização.
Rega e alimentação
O teor de água no solo exigido pelo jasmim de Madagascar varia durante os períodos de crescimento ativo e dormência.
Importante! Independentemente da fase de desenvolvimento do stefanotis, mesmo pequenas mudanças de temperatura mergulham a planta em estresse e podem levar à morte.
Sujeito às seguintes regras, a baía e a secagem não ameaçam a flor:
- De março ao final da floração, regue a planta abundantemente e regularmente 2 vezes por semana, deixe de molho completamente o caroço de terra. Aumente a frequência de rega até 3 vezes em climas quentes.
- Use apenas água macia à temperatura ambiente para irrigação - rio, chuva, derretimento, filtração e engarrafamento são adequados. É permitido banhar pequenas amostras no calor (+ 21 ° C e acima) sob um chuveiro quente (até + 40 ° C), cobrindo o chão com uma bolsa de erosão, você pode deixar stefanotis no banheiro por 30 minutos. depois de nadar. Para plantas grandes, sufocar não é adequado por causa do tamanho, limite-se a limpar as folhas com uma esponja úmida.
- Coloque a água da torneira por pelo menos 3 dias. O alto teor de sais de cloro e cálcio leva a danos patogênicos na ciana por clorose e alcalinização do solo. Não mais de uma vez por mês, adicione 5 gotas de suco de limão, 1 colher de sopa. eu Vinagre de cidra a 9% ou cristais de ácido cítrico na ponta de uma faca em 1 litro de água para irrigação, a fim de manter o nível de acidez no solo.
- Concentre-se nas condições do solo. Não pântano. O excesso de líquido deve ser drenado da panela após 5 minutos. após a rega.
- Entre os procedimentos de água, a camada superior do substrato deve secar 2-3 cm, mas não completamente.
- Com uma diminuição da temperatura, reduza a irrigação para 1 vez por semana e reduza o volume de água, mas não a regularidade de sua aplicação. No inverno, é necessário manter a umidade estável do solo apenas na metade inferior do vaso, deixar a camada superior secar à metade da profundidade entre os procedimentos de irrigação.
- Ao primeiro sinal de que a planta começou a crescer, retome a rega constante.
Vídeo: Regras do Jasmine Care
Um hóspede dos trópicos não precisa de alimentação frequente; será necessário para o cultivo a longo prazo em terras pobres sem transplantes. Ao contrário de muitas plantas de interior, o stefanotis prefere fertilizantes mineral-orgânicos complexos de ação prolongada, que podem ser substituídos alternando a aplicação de substâncias orgânicas e minerais.
Você sabe O jasmim de Madagascar é geralmente apresentado como um presente para meninas solteiras. De acordo com as crenças de muitas nacionalidades, ele atrai pretendentes e acelera o casamento.
Para minimizar os danos inadvertidos causados pela alimentação excessiva e não queimar as raízes, ouça as recomendações de jardineiros experientes:
- A alimentação deve ser feita a cada 2 semanas com o início da estação de crescimento, enquanto a concentração deve ser metade da indicada nas instruções no ano do transplante e em dose completa no ano seguinte.
- Sem um bom umedecimento preliminar da terra (2 horas antes da alimentação), existe o risco de queimar as raízes; além disso, pelos mesmos motivos, a dose recomendada deve ser diluída pela metade.
- Escolha fertilizantes para plantas com flores, onde a proporção de potássio e fósforo necessária para a floração abundante é maior que o teor de nitrogênio.
- Ao colocar brotos (abril a maio), use granulados solúveis em água ou prontos com uma fórmula NPK de 0:10:10, por exemplo, AVA, Agrecol, Fertika Lux e Agricola for Blooming.
- O uso de soluções orgânicas naturais altamente diluídas de húmus, chorume e excrementos de pássaros em baixa concentração (1:20) tem um efeito benéfico na videira.
- Com uma diminuição da luz do dia em agosto, reduza a alimentação e pare completamente em outubro.
- Com o crescimento ativo de fevereiro, se o transplante não for planejado, retome a alimentação de acordo com o esquema especificado.
Período de descanso
A partir de meados de novembro, o mato começa a descansar, durante o qual é necessário garantir um período de dormência fresco e seco, o que contribuirá para colocar a abundância de flores no futuro.
Importante! Não use esmaltes no inverno — o filme que cobre a folha obstrui os poros, o que causará perturbações no desenvolvimento e a liberação de vegetação.
O cuidado é simplificado:
- Não há necessidade de manter alta umidade.
- É realizada uma irrigação muito precisa sem alagamento.
- Pulverize com água morna (+ 30 ° C) muito raramente - apenas 1 vez por mês, e você precisará esquecer a alimentação durante todo o inverno.
- Neste momento, a temperatura é de + 14 ... + 16 ° C, a redução para + 13 ° C pode se tornar crítica, porque a planta é termofílica.
- O tempo mínimo de iluminação de uma planta no inverno é de 12 a 14 horas. Como esta planta é uma longa luz do dia, no inverno ela precisa de iluminação compensadora com lâmpadas fluorescentes (potência de 30 W) nos dois lados do stefanotis ou fitolâmpadas instaladas a uma distância de 25 cm dela.
Poda
Como o jasmim de Madagascar se estende rapidamente até 3 m de comprimento e floresce em brotos novos, sendo necessário podá-lo. No início da primavera, antes do início da floração, é realizada uma limpeza sanitária moderada, com um desenvolvimento fraco, estado alongado e exposto de cílios velhos e doentes ou seu espessamento.
No verão, vale a pena apertar os brotos para aumentar o tempo de floração. Mas o melhor momento para podar é terminar a floração. Para manter uma forma compacta e melhorar a ramificação, corte brotos longos em um terço. A remoção de inflorescências lentas contribui para o surgimento de novas e a formação de uma coroa atraente. Evite cortes de cabelo radicais, tente manter a maior parte dos cílios.
Razões para queda e amarelecimento das folhas
Se você está preocupado com a queda das folhas amarelas das folhas de uma ciana perene, você deve saber que a perda de folhas fortes no outono e inverno chega a 50%. Ao amarelar, o stefanotis reage a uma redução do horário de verão, na primavera os brotos jovens se desenvolvem no local dos seios paranasais antigos. Este fenômeno pode ser observado após o transplante, a planta lança excesso após o estresse.
Importante! Quando preenchidas, as folhas ficam maçantes, caem, mas não caem. Vale a pena conferir as raízes, remover as podres e replantar o mato em solo seco.
O declínio em massa prolongado deve alertar e forçar a descobrir o motivo da eliminação das deficiências nos cuidados que provocam a descarga de folhas, incluindo:
- rascunhos;
- falta de iluminação;
- irrigação com água de cal;
- falta de umidade;
- superaquecimento ou hipotermia;
- baixa umidade.
Como propagar jasmim
Stefanotis é propagado de forma vegetativa usando estacas de caule e semeando sementes. As melhores estações para a sua criação são a primavera e o verão.
Sementes
Em casa, é difícil de implementar, pois os frutos não amadurecem até o fim. Encomendar sementes também não vale a pena - elas não suportam transporte prolongado e não germinam. Mas se sua planta passou com sucesso por todos os estágios de desenvolvimento e trouxe uma fruta madura com sementes, você pode ter paciência para tentar obter mudas.
Você sabe O chá de jasmim é feito de flores de sambac perfumadas, uma variedade semelhante de jasmim interno.
Para fazer isso:
- As sementes recém-colhidas deixam secar por 2 dias.
- Em seguida, mergulhe-os em água morna por 2 dias, adicionando alguns grãos de "Epina" e permanganato de potássio.
- Prepare e esterilize o solo para mudas - misture turfa com perlita ou areia em partes iguais, vapor ou microondas por 1-2 minutos, transfira para um recipiente para mudas.
- Coloque as sementes apertando um pouco no chão.
- Para criar condições de efeito estufa com um microclima perfeitamente úmido e sem circulação de ar, cubra as mudas futuras com vidro, plástico transparente ou coloque em um saco transparente.
- Coloque as mudas em um local quente e claro (+ 22 ... + 25 ° C) sem luz solar direta.
- Remova a tampa periodicamente para ventilação e umidade, limpe a condensação acumulada na tampa.
- Após 3-4 semanas, os primeiros brotos aparecerão, após o que o recipiente poderá ser deixado sem abrigo.
- Quando o primeiro par de lâminas de folhas aparece, mudas de 2 a 3 peças. em vasos pequenos com uma mistura de solo para uma planta adulta.
- Alimente as plantas após 2 semanas com uma solução fraca de fertilizantes nitrogenados, para obter uma massa verde exuberante.
- Com uma duração de menos de 14 horas, os arbustos jovens deverão ser iluminados.
Estacas
A confiabilidade do método vegetativo de reprodução é tentadora com simplicidade.
Importante! O aquecimento inferior de uma estufa improvisada aumentará a chance de enraizamento.
Você pode fazer isso desta maneira:
- Corte as estacas apicais dos galhos do ano passado em um ângulo de até 10 cm de comprimento ou use meia-lignificação após o corte, com 1-2 entrenós.
- Deixe um par de folhas de cima, retire o fundo, mergulhe em um estimulador de raiz.
- Para acelerar o processo, corte a metade superior da folha, polvilhando os cortes com carvão.
- Prepare um solo solto e úmido a partir de uma parte de uma mistura padrão de terra para uma planta, na qual uma parte igual de areia ou perlita deve ser adicionada. Coloque o talo em ângulo, cavando-o a uma profundidade de 1,5 cm.
- Crie uma estufa e coloque-a em um local quente (+ 25 ... + 30 ° C) com muita luz ambiente, ventile as estacas diariamente e mantenha a umidade.
- Por 1,5 meses. o enraizamento ocorrerá, conforme relatado pelo surgimento de uma nova vegetação na parte aérea.
- Plante-os em um local permanente no solo para uma planta adulta e forme à medida que crescem. Ao atingir 50 cm, corte os galhos em um terço para ramificação.
Doenças e pragas de stefanotis
As características de uma trepadeira tropical exigem aderência estrita às regras para cuidar dela, e qualquer violação leva a consequências negativas, enfraquece o sistema imunológico e coloca o risco de infecção. Stefanotis é mais afetado no outono e inverno, quando a diferença de umidade e temperatura é muito perigosa.
Você sabe As plantas são capazes de calcular com precisão aritmeticamente a dose de alimento necessária antes do próximo amanhecer, que é extraída do dióxido de carbono usando energia solar.
Problemas comuns são:
- podridão da raiz e oídiocom o qual a liana é afetada devido à estagnação da água e umidade. Altere as condições de detenção, garantindo a substituição completa do substrato, removendo partes podres e folhas doentes e trate infecções fúngicas com um fungicida, por exemplo, uma solução de Fundazol (2 g por 1 litro de água), Homa ou uma das preparações Skor, Topaz "," Previkur "de acordo com as instruções. Com danos menores, a pulverização três vezes com uma solução fraca de permanganato de potássio é suficiente com uma pausa de 5 dias;
- escudos, pulgões, mealybug, larvas ciáridas e ácaroque, se detectados prematuramente, conseguem destruir completamente o stefanotis, portanto, ignorando os experimentos com remédios populares, procedem imediatamente a fortes inseticidas e acaricidas, como Aktara, Aktellik ou Fitoverm. Um único tratamento não é suficiente para destruir a próxima geração. Pulverize 1 vez por semana até que os insetos ou ácaros desapareçam completamente. Monitore regularmente as condições da planta.
Liana maravilhosamente florescendo não deixará ninguém indiferente. E se você estiver pronto para cuidar constantemente de um milagre exótico em sua própria casa, os sonhos de guirlandas de flores se tornarão realidade no primeiro ano de posse do luxuoso jasmim de Madagascar.