O cavalo é uma criatura magnífica e graciosa. Todo o seu esplendor não é apenas linhas suaves da silhueta, mas também uma marcha. O cavalo andando, galopando e correndo é fascinante, todos os movimentos são realizados de maneira tão suave e clara. Todos os métodos de transporte disponíveis para cavalos são chamados polainas. É com um estudo da tecnologia de cada um deles que começa o trabalho com esse animal.
O que é uma marcha de cavalo?
Do idioma francês, a palavra "marcha" é traduzida como "movimento, marcha". Em outras palavras, esse é um nome genérico para todos os tipos de movimento de cavalos.
Quando você monta um cavalo e o inicia com um dos passos, você sente como o animal faz vários movimentos sob você, cada um dos quais não é semelhante ao anterior. E a velocidade do movimento é sempre diferente.
Ao mesmo tempo, também é necessário que você faça certos movimentos com o corpo, para não interferir no movimento livre do cavalo, você pode controlá-lo facilmente e não perder o equilíbrio.
Portanto, é muito importante conhecer a técnica dos movimentos dos animais com cada tipo de marcha.
Tipos de corrida e suas características
Quando um cavalo corre, ele faz muitos movimentos. Cada um de seus membros executa seu próprio movimento e, dependendo do tipo de marcha, eles têm seu próprio ritmo. Todos os tipos de corrida existentes podem ser divididos em 2 grupos: natural e artificial.
Passos naturais
Natural - estes são os passos com os quais o animal se move de forma independente. Ou seja, esses métodos de movimento são inerentes ao cavalo desde o nascimento.
Etapa
Esta é a maneira mais lenta de se mover. Os movimentos são realizados em 4 medidas: primeiro, a perna dianteira direita é movida para frente, a perna traseira (a na diagonal) segue, a segunda perna dianteira segue e a segunda perna traseira é concluída.
Existem 3 tipos de etapas:
- curto (cascos traseiros situados a uma distância considerável da frente);
- média (cascos pisam na trilha);
- largo (os cascos traseiros são transportados pela frente).
Importante! Um passo é a base do básico. É dele que começa o treinamento de equitação, já que seu ritmo é mínimo, o que permite detectar todas as falhas na equitação.
Lynx
Ao trotar, um cavalo pode atingir uma velocidade de 10 km / h. Esta é uma marcha push-pull na qual há uma fase de "congelamento". Quando um cavalo se move de um degrau para um lince, seus membros começam a se mover assim: ao mesmo tempo, a frente direita e a traseira esquerda, depois simultaneamente o segundo par diagonal.
Ou seja, o animal constantemente levanta as pernas transversalmente.
Com esse movimento, o ciclista percebe claramente os tremores do animal; portanto, para que o ciclista fique confortável na sela, você precisa se adaptar ao movimento. No primeiro impulso, você deve se levantar um pouco na sela e, no segundo, abaixar-se.
É muito difícil para os iniciantes entenderem a técnica do movimento com um lince pela primeira vez. Portanto, para a maioria deles, essa marcha parece a mais difícil, pois facilmente perdem o equilíbrio.
De acordo com a velocidade do movimento, o lince é dos seguintes tipos:
- o toro (tipo lento, com o qual é bom demonstrar as corridas, o passo é curto);
- coletado (movimento sem pressa, em que os passos se tornam curtos, altos e rítmicos);
- balançar (uma maneira um pouco mais rápida de se mover com um passo estendido e a presença de uma pequena fase de pairar);
- max (tipo acelerado de corrida com um grande passo);
- brincalhão lince (o mais rápido, e ao contrário do balanço, são frequentemente tomadas medidas).
Você sabe Nome do Movimento «lince» formou a base do nome do grupo de raças de cavalos - trotadores. Os animais incluídos neste grupo são capazes de andar a trote brincalhão por um longo tempo sem ir a galope e se sentirem cansados.
Galope
No habitat natural, os cavalos galopam se precisarem fugir de um predador; portanto, nas corridas, quando é necessário superar rapidamente grandes distâncias, eles usam esse estilo de pilotagem. Com ele, você pode atingir velocidades de até 70 km / h.
Esse é um tipo de movimento de três tempos, no qual o membro posterior é trazido para a frente primeiro, depois o mesmo membro anterior e, juntamente com ele, o segundo membro posterior e, no final, o outro membro anterior.
Dependendo de qual membro desce primeiro ao chão, um galope é diferenciado das pernas direita e esquerda.
Por velocidade, esse tipo de marcha é dividido no seguinte:
- Galope de manobra (velocidades de até 18 km / h);
- coletados (mais de 12 km / h);
- média (24–28 km / h);
- adicionado (48 km / h);
- pedreira (mais de 60 km / h).
Amble
Este é um estilo especial de movimento. Ele é um pouco mais rápido que um lince, mas tão fácil e naturalmente executado por um cavalo. Na maioria das vezes, com a ajuda de rochas, são montadas pedras de montaria e trotadores americanos. Para o resto dos cavalos que passaram a andar, eles devem ser treinados.
Portanto, muitos mestres de equitação atribuem essa marcha a um tipo de transição entre natural e artificial.
Você sabe A raça americana de cavalos tem um prefixo «delirante padrão» (movendo-se por padrão). Ela veio do fato de que, ao criar cavalos, os cavalos eram testados quanto à velocidade a uma distância de 1,6 km. Seus cavalos tiveram que ser vencidos em 3 minutos. Se eles caíssem no resultado, eram deixados para procriação adicional e o restante era rejeitado.
O ambiente é mais conveniente para o ciclista, pois os tremores são sentidos menos. Mas o animal se torna menos manejável (incapaz de se virar rapidamente). Os movimentos são realizados em 2 compassos: ao mesmo tempo, os membros direito / esquerdo começam a se mover, depois o segundo par.
Ritmos artificiais
Para que um cavalo comece a se mover com uma marcha artificial, ele precisa passar por um treinamento especial.
Passagem
Essa marcha é semelhante a um toro. Durante a passagem, as pernas são levemente estendidas para a frente e o passo é pequeno. Pisando com as pernas da frente, o cavalo lenta e suavemente as eleva e abaixa. Os movimentos parecem muito graciosos, mas com eles o piloto tem que pular muito.
Piaffe
Outro nome é passagem no local. O animal se move, como na passagem, mas praticamente não avança. As pernas se elevam. Existem 2 tipos: lento (levantamento expressivo das pernas com o menor ritmo possível) e rápido (é preparatório para o anterior, ensina o animal a manter o equilíbrio).
Passo espanhol
Este é o elemento principal no ensino médio. Movendo esse estilo, o cavalo comprime os membros pélvicos, como no passo usual, e a frente se lança para a frente, quase paralela ao chão. Ao mesmo tempo, o corpo se move ligeiramente para trás, facilitando o levantamento da perna da frente.
Importante! É necessário começar a treinar o animal com essa marcha com alongamento, pois é muito difícil para um cavalo levantar uma perna reta.
Este é um tipo de movimento muito espetacular. É frequentemente incluído em performances de circo.
Lince espanhol
Essa marcha é semelhante em técnica à anterior, apenas o movimento não é baseado nela, mas em um trote lento.
Galope com 3 pernas
Este é outro elemento do ensino médio. O movimento do cavalo é realizado a galope, com um dos membros anteriores constantemente elevado (alternadamente). Esse estilo de movimento é muito cansativo para o animal, pois não é absolutamente característico dele.
Além disso, você ainda precisa confiar apenas em 3 membros. Agora, essa marcha praticamente não está incluída no programa de competição equestre. É mostrado principalmente em circos.
Galope de volta
Com ele, os movimentos são realizados em ordem inversa ao galope usual. Um dos membros posteriores se move primeiro, depois um par diagonal, depois do segundo membro posterior. Também hoje é um elemento de performances circenses.
Se você cria cavalos para o seu prazer, não é necessário dedicar tempo ao estudo da marcha. Obviamente, você pode aprender a trotar e galopar, mas isso é puramente opcional.Mas se você planeja participar de eventos esportivos, o cavalo precisa não apenas ser treinado na marcha mais importante, mas também aprender alguns truques mais interessantes.