Os jardineiros no sul e no centro da Rússia costumam reclamar que os arbustos de mirtilo não crescem bem ou formam uma pequena colheita. A principal razão para isso é considerada o clima inadequado dessas áreas para a cultura do norte. No entanto, isso não é inteiramente verdade: um dos fatores importantes para o cultivo bem-sucedido é o pH adequado do solo, pois esse arbusto adora o solo ácido.
Como o solo gosta de mirtilo - ácido ou alcalino
Os mirtilos não exigem muito da fertilidade do solo, podem ser cultivados com diferentes conteúdos de húmus e outros nutrientes no solo. A principal condição para o cultivo bem-sucedido dessa planta é um nível bastante alto de acidez do solo, próximo a um valor de pH de 3,5 a 4,5.
Você sabe Os mirtilos são arbustos de vida longa e, em condições ideais, podem crescer e dar frutos por 60 anos.
Na natureza, substratos que atendem a esses requisitos são encontrados em florestas de coníferas - é no território deles que esse arbusto pode ser cultivado com sucesso. Se o terreno no canteiro destinado ao plantio de mirtilos tiver baixa acidez (pH 6–6,5) e não for adequado para as culturas, pode ser acidificado adicionando enxofre, turfa moída ou outras substâncias.
Como acidificar o solo
No caso de substratos muito alcalinos, quando o valor de pH excede 6, é necessário um procedimento de acidificação. Às vezes, também é necessário para solos calcários, onde é observado um crescimento lento das plantas. Existem muitas culturas que preferem solos ácidos, incluindo mirtilos.
Para tornar o desenvolvimento o mais equilibrado possível, é necessário fornecer-lhes exatamente esse solo na camada radicular. Para acidificar adequadamente a terra, você deve primeiro medir seu pH. Somente após receber um resultado confiável é possível ajustar a dose apropriada para adicionar substâncias adicionais. As instruções de uso com o produto acabado são geralmente encontradas na embalagem.
Como acidificar o solo
Uma maneira pouco conhecida, mas extremamente eficaz e ecológica de acidificar o substrato é regar as plantas de café. Se você misturar a bebida final com a água da chuva na proporção de 1: 1, obtém um agente acidificante eficaz que pode ser usado sob arbustos de mirtilo cultivados em vasos. Os jardineiros devem considerar que esse método leva a Terra aos parâmetros desejados muito mais lentamente do que as preparações artificiais, mas é muito mais seguro de usar.
Como um acidificador do solo, você também pode usar:
- turfa;
- fertilizantes sulfúricos (enxofre granular);
- preparações especiais para acidificação;
- ácido fosfórico.
Você sabe Em um copo normal de 250 ml, existem tantos mirtilos que são suficientes para um adulto receber um quarto da dose diária de vitamina C.
Acidificadores de mirtilo
A acidificação deve ser realizada quando a acidez do substrato de plantio for maior do que aquela em que a planta se sente bem. O mirtilo prefere um valor de pH de cerca de 4,5 e, para trazê-lo a esse estado, você deve primeiro ajustar esse indicador a um nível inerte - por exemplo, preencher o espaço próximo ao tronco com serragem de árvores coníferas ou casca e depois acidificá-lo com substâncias naturais ou preparações especiais.
Para manter o efeito, o jardineiro você deve se recusar a introduzir adubo, composto natural e fertilizantes que contenham cálcio e magnésio sob os arbustos de mirtilo. A manutenção do pH correto do solo só é possível com monitoramento constante: é necessário observar o substrato e as plantas, bem como realizar medições de controle do solo pelo menos 1 vez por ano. Se o valor obtido com a medição se desviar do desejado, devem ser tomadas medidas para re-acidificar os canteiros.
Turfa
O pH natural da turfa varia entre 3 e 5, o que permite, após a mistura ao meio com o solo, obter um substrato de muito boa qualidade.
Existem vários tipos de turfa:
- Ácido alto - formado a partir de musgos Sphagnopsida sphagnum em condições de alta umidade, na camada inferior do solo, possui fortes propriedades higroscópicas. É de cor marrom e possui um pH de 3,0 a 4,5.
- Planície - Ocorre frequentemente na natureza, geralmente nas planícies aluviais de rios, onde forma prados ácidos. Formado a partir de plantas aquáticas que estão morrendo, como vários tipos de junça, grama e lama terrestre. Seu pH é neutro ou levemente alcalino e é de cerca de 7,0. Difere pela coloração quase preta.
- Intermediário ou de transição - combina as características de turfa de terras baixas e de superfície e é levemente ácido. Comumente usado em horticultura para acidificar substratos de plantio. Essa variedade é criada quando a água deixa de atingir o nível de turfa de planície, após o que a camada inferior começa a ser suplementada pela vegetação de turfeiras de superfície.
O valor da turfa reside na sua capacidade de absorver e armazenar água em grandes quantidades, o que leva ao racionamento do suprimento de água em solos pesados e leves. Seu uso em terras arenosas permite estabelecer o abastecimento de água às plantas, enquanto o uso em solos argilosos ajuda a absorver o excesso de umidade.
Importante! Serragem e casca de coníferas são erroneamente consideradas um tipo de "panacéia" que pode efetivamente acidificar o solo, mas na verdade elas diminuem o pH somente dentro da zona da raiz.
Na sua forma natural, o substrato não possui valor nutricional. Para acidificar os mirtilos, é necessário misturar o solo com a turfa na proporção de 1: 1 a uma profundidade de 15 a 20 cm.O método produz os melhores resultados quando o procedimento é realizado no outono.
Tiovit Jet
Preparações acidificantes prontas para uso podem ser usadas tanto para a entrada como para a rega após dissolvê-las em água. Estes produtos têm uma vantagem significativa na medida em que podem ser utilizados durante toda a estação de crescimento das plantas. Para obter o resultado mais adequado, simultaneamente à introdução de medicamentos, é necessário monitorar constantemente o nível de pH do solo sob os arbustos de mirtilo.O método de acidificação deve ser selecionado com base no tipo de solo e seu pH. A maneira mais rápida e eficaz é o uso de enxofre granular ou em pó, que está contido, por exemplo, na preparação "Tiovit Jet". Este remédio precisa ser adicionado várias vezes ao ano ou derramado sob um arbusto crescente de mirtilos. O enxofre interage com as bactérias do solo e gradualmente forma pequenas quantidades de ácido sulfúrico, que acidifica o solo.
Ácido fosfórico
O ácido fosfórico (ortofosfórico) pode ser usado como fertilizante de diferentes culturas, bem como para aumentar a acidez do substrato. Se estiver concentrado, a dosagem não deve ser superior a 18 g por 10 litros de água. Como fertilizante líquido para mirtilos, são utilizados ácido fosfórico e amofos, que são usados por sua vez.
A primeira substância pode executar simultaneamente a função de limpar o sistema de irrigação por gotejamento de impurezas. Quando aplicada com água de irrigação, a concentração máxima permitida de nutrientes no líquido não deve exceder: 0,5% de nitrogênio, 2% de fosfatos e 3% de potássio. A mineralização da solução de alimentação alimentada sob o mato não deve exceder 3 g / l quando um componente é adicionado e 8 g / l quando dois ou três componentes são misturados.
Como acidificar a água para irrigação
Para irrigação, é aconselhável usar água acidificada, otimamente chuva e, se não estiver disponível, você pode usar água da torneira, mas com alguns aditivos. A água diretamente da torneira é muito dura e contém muito cálcio; portanto, para amolecê-la, adicione ácido cítrico (10 l de líquido - 1 colher de sopa. Cristais) ou vinagre de mesa (10 l de água - 1 colher de sopa de produto).
Vídeo: como acidificar mirtilos
Com que frequência regar
O mirtilo adora solo moderadamente úmido e não tolera a inundação da zona das raízes - isso impede o fluxo de oxigênio para a parte subterrânea da planta. Na estação quente, começando em maio e terminando em setembro, o canteiro exige um suprimento semanal de água duas vezes, pelo menos 5 litros para cada arbusto adulto. Molhar o mato é necessário, tendo em conta a precipitação natural. A falta de umidade afeta a qualidade da fruta - elas permanecem pequenas e contêm pouco suco.
Importante! O jardineiro deve lembrar que, a cada rega, muitos nutrientes e minerais são lavados do substrato do solo, como resultado do qual o pH desse solo gradualmente se torna alcalino.
Os períodos mais importantes da demanda de umidade de mirtilos:
- início e fim da floração;
- formação de bagas;
- o início do amadurecimento da colheita.
Portanto, para obter uma colheita rica de frutas saborosas e saudáveis, o jardineiro deve fornecer aos arbustos de mirtilo um solo adequado à acidez da colheita. No processo de cultivo, você pode ajustar o pH do solo adicionando substâncias adicionais ou regando.