Madressilva está se tornando uma planta de jardim de frutas cada vez mais popular. Um de um pequeno número de bagas precoces, é saboroso e saudável, além disso, é cultivado em quase todas as condições. Hoje, neste artigo, você se familiarizará com a variedade da cultura Lazurita.
Descrição da variedade de madressilva Lapis lazuli
O arbusto com brotos curvos e pubescentes atinge uma altura de 2 m. O formato da coroa é compacto, ligeiramente comprimido. A folhagem é grande, de cor verde escura, com uma ligeira borda dos pratos. Durante a floração, o arbusto é coberto por grandes flores rosa pálidas.
Histórico de seleção
Uma variedade de madressilvas comestíveis foi criada em Ecaterimburgo. O lápis-lazúli é fruto do trabalho de criadores do Centro de Pesquisa Científica do Ramo Ural da Academia Russa de Ciências. A variedade é aprovada para cultivo e recomendada para todas as regiões da Federação Russa em 1999 pela Comissão Estadual.
Você sabe O Japão foi o primeiro país a avaliar as propriedades benéficas da madressilva e iniciar seu cultivo industrial..
Aparência, características das bagas
O formato da fruta é alongado-oval, o peso médio é de 1,4 g e o rendimento é baixo - 0,41 kg / m². As bagas têm uma pele fina, polpa com uma estrutura delicada. O sabor é sobremesa, agridoce. Um alto teor de ácido ascórbico foi observado - 64 mg. Além disso, as bagas de madressilva contêm ácidos orgânicos, oligoelementos úteis: potássio, magnésio, ferro, fósforo.
As frutas são consideradas universais em uso: são consumidas frescas e processadas.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Entre as vantagens do Lazurite:
- excelente sabor;
- universalidade de aplicação;
- resistência a baixas temperaturas;
- tempo médio de maturação.
Segundo a descrição, a variedade traz uma pequena safra, além disso, um forte floco é considerado uma desvantagem.
Tecnologia agrícola
A madressilva é melhor plantada no outono, antes do início da primeira geada. O plantio de outono dá à planta a oportunidade de se acostumar com um novo local e criar raízes.
Você sabe Desde os tempos antigos, na Rússia, eles usavam galhos de madressilva para a produção de chicotes, unhas para calçados e varetas.
Seleção de assento
A planta é plantada ao lado de outros arbustos de frutas baixas. Assim, as hastes e raízes serão sombreadas e protegidas contra superaquecimento. A distância das fontes subterrâneas da superfície do solo é de preferência de 2 a 2,5 m.O sistema radicular da cultura é profundo e não gosta de inundações. Antes do plantio, o local é desenterrado com 10 kg de húmus ou composto por m². Se necessário, o solo é desoxidado com cinza de madeira ou cal.
A parte superior do mato deve estar acesa a maior parte do dia.
Aterragem e cuidados
Antes do plantio, o sistema radicular é reduzido por 15 a 20 minutos em um fungicida (Bactofit, Fitosporin) ou em uma solução rosa fraca de permanganato de potássio para desinfecção.
Tecnologia de processo:
- Os buracos são cavados com um tamanho de 40 × 60, a uma distância de 1,5 m (um polinizador é plantado nas proximidades).
- O solo extraído (camada superior) é misturado com fertilizantes: superfosfato (50 g) e sal de potássio (40 g).
- Uma colina no fundo do buraco é derramada da parte nutritiva do solo até o tamanho das raízes.
- Coloque as mudas, espalhando as raízes.
- Polvilhe com o solo para que o colo da raiz fique a pelo menos 3 cm da superfície do solo.
- O solo é esmagado com as palmas das mãos, compactadas para que as bolsas de ar não se formem.
- Após o plantio, a rega é realizada em várias etapas, gastando 10 litros de água no mato.
- Para evitar que a umidade evapore, o círculo do tronco é coberto.
A rega é realizada com água separada das impurezas do suprimento de água. Regado em partes, aguardando até que a primeira porção seja absorvida. Uma planta adulta precisa de até 20 litros de água. A umidade é especialmente necessária durante a floração e a frutificação. A frequência da rega pode ser ajustada de acordo com o estado do solo: se secou 40-50 cm em profundidade, é necessário hidratar.
No primeiro ano, você não precisa fertilizar a sarça: tudo o que você precisa é colocado no buraco da plantação e ao cavar o local. No ano seguinte, na primavera, a fertilização com nitrogênio mineral, como a uréia (20 g / m²), é introduzida no solo. Durante a floração, pode-se fazer uma cobertura foliar em uma folha com uma solução de cinza de madeira 200 g / 10 l de água. Durante a frutificação, o sal de potássio e o superfosfato de 50 g são adicionados ao círculo próximo ao caule e podem ser aplicados fertilizantes orgânicos pelo terceiro ano.
Importante! É necessário realizar regularmente afrouxamento e remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas engrossam o plantio, criando um risco de doença. Afrouxamento promove uma melhor absorção de umidade e nutrientes, respiração das raízes.
Recursos de Polinização
A variedade é auto-fértil com flores bissexuais. Para obter a colheita, o Lapis Lazuli precisa de um bairro com polinizadores com datas de maturação semelhantes.
Tais variedades são adequadas para a planta:
- Vlad;
- Opala de fogo;
- Zircônia cúbica.
Controle de Pragas e Doenças
O lápis-lazúli é resistente a doenças fúngicas, no entanto, é necessário conhecer as medidas de controle em caso de dano. Contra a maioria das doenças fúngicas e bacterianas das plantas de jardim, a preparação biológica “Baktofit" A vantagem do fungicida é que ele pode ser usado em todas as fases da vegetação da madressilva, inclusive antes do plantio.
Uso de drogas:
- Para desinfecção das raízes - 1 ml / 1 litro de água, embebido por 15 minutos.
- Dos fungos (oídio, septórios) - 20 ml / 10 l de água, regue o solo no círculo próximo ao caule.
- Ferrugem, praga tardia - 20 ml / 10 l de água, pulverizando o mato.
A madressilva pode ser atacada por pulgões e pragas que comem folhas.
Na luta contra insetos e suas larvas, uma preparação de amplo espectro de Actellik ajudará. Para instalações de pulverização, a solução de trabalho é preparada na proporção de 2 ml / 2 l de água.
Cortar e moldar a coroa
A poda para madressilva média é realizada na primavera e no outono. Um procedimento sanitário envolve a remoção de galhos congelados, quebrados, fracos ou doentes. É realizado tanto na primavera, em abril-maio, quanto no outono, antes do início das geadas. Na primavera, o arbusto precisa ser modelado. Cerca de 5 brotações esqueléticas são deixadas no primeiro ano, cortando fracas ou crescendo coroas internas. Além disso, anualmente após a inspeção, a coroa precisa ser afinada, cortando ramos de arbustos sem esperança e engrossando. No inverno, brotos quebrados são removidos para que, no inverno, a planta não desperdice força em sua recuperação.
Importante! Todo o trabalho é realizado com uma ferramenta afiada e higienizada. Seções precisam ser tratadas com var jardim para evitar a infecção.
Invernada
A variedade de criação dos Urais apresenta alta resistência ao inverno. Eles não o abrigam durante o inverno, não realizam nenhuma outra preparação, exceto a poda de outono.
Colheita e transporte
As bagas amadureceram depois que sua cor ficou uniforme, roxa. O lápis-lazúli pertence às variedades regadas, por isso é necessário coletá-lo imediatamente após o amadurecimento para não perder parte da colheita. Um filme limpo é espalhado sob o arbusto, o arbusto está bem abalado.
A madressilva não se aplica a culturas que podem ser armazenadas frescas por um longo tempo.
Os frutos caídos são cuidadosamente coletados em recipientes rasos com uma camada fina. Deve ser transportado com muito cuidado. Comentários sobre a variedade, a granel, são positivos. Eles notam o maravilhoso sabor levemente açucarado da baga e seus preparativos.