O principal elemento do gerenciamento adequado de vôo é a organização bem-sucedida do inverno das abelhas. Esse processo minimizará a perda do número de insetos listrados e poderá contribuir para o aumento da produtividade na nova estação.
Características e tipos de inverno na estufa
Apicultores experientes podem fornecer invernadas para as abelhas de diferentes maneiras. Em regiões com condições climáticas imprevisíveis, é recomendável usar estufas de policarbonato, que permitem controlar a condição das colônias de abelhas durante o sono de inverno. O inverno das abelhas pode ser de dois tipos - na natureza e usando construções especiais (casas de inverno). Em tais estruturas, os insetos são colocados se o apiário estiver em um clima severo.Esse design é menos suscetível ao desgaste e é capaz de criar condições favoráveis para o inverno. Existem duas maneiras de organizar um processo de inverno em uma estufa. O primeiro deles prevê a colocação de insetos em estufas de policarbonato, e o segundo - em uma estufa melhorada. O terreno de inverno mais comum é uma estufa construída a partir de policarbonato.
Você sabe A família média das abelhas é composta por aproximadamente 50 mil indivíduos. Eles são capazes de explorar 12 hectares em 1 dia.
Não há nada de errado em usar a primeira opção, mas lembre-se de que na primavera essa estrutura aquecerá rapidamente e, a uma temperatura acima de 10 ° C, os insetos começarão a voar para fora do abrigo e será difícil atraí-los de volta. Na segunda versão, é aconselhável cobrir a estufa de policarbonato no inverno com um material de cobertura, que na primavera evitará flutuações de temperatura em ambientes fechados.
Prós
- A colocação de famílias de abelhas em uma estufa de policarbonato tem várias vantagens, incluindo:
- preço razoável e portabilidade de montagem;
- salvar famílias fracas da morte em regiões com clima ameno;
- condições confortáveis para o cuidado das colmeias no inverno;
- proteção de insetos contra estímulos externos;
- garantindo a temperatura ideal e a umidade necessária.
Contras
As desvantagens das abelhas invernantes na estufa só podem ser atribuídas ao fato de que ela deve estar sob a supervisão constante do apicultor. Esta opção é adequada para quem mora próximo à estufa.
Trabalho preparatório e características de cuidados
Preparar as famílias de abelhas para o inverno é um processo importante e demorado. A sobrevivência dos insetos e o sucesso de outras estações de coleta de mel dependem disso. Nesse sentido, o apicultor é recomendado para garantir um inverno decente das abelhas sem perder os membros de sua família.
O apicultor deve aderir a essas etapas:
- Cozinhar alimentos de qualidade.
- Aumente a força da família das abelhas.
- Formação do ninho e cumprimento das condições necessárias para a manutenção das famílias.
Importante! É impossível prevenir a hipotermia das abelhas e a formação de correntes de ar, o que pode levar à morte de um clube de abelhas.
Aquecimento com efeito de estufa
Para o máximo conforto no inverno, as colmeias devem ser preparadas e isoladas. O apicultor é obrigado a cuidar da segurança de suas acusações com antecedência. Se um tipo aberto foi escolhido para o inverno, a colméia deve ser isolada em todo o perímetro. Para fazer isso, você pode usar forragens secas, grama e poliestireno. Para reduzir as flutuações de temperatura na estufa, a estrutura deve ser coberta com material de cobertura.
Ventilação
O uso de ventilação em casa de vegetação é necessário para manter o regime de temperatura. Para regular o calor dentro da casa de inverno, é recomendável usar uma porta e uma janela de ventilação. O superaquecimento é contra-indicado por insetos, por isso é recomendável ventilar a sala em dias quentes.
Importante! Em seus parâmetros físico-químicos, o mel leve é a melhor opção para sua alimentação no inverno. Devido à rápida cristalização, as variedades escuras terão um efeito negativo nas abelhas.
Humidade do ar
A umidade no inverno é medida por um psicrômetro. Se este dispositivo não estiver disponível, você poderá usar dois termômetros idênticos e calcular você mesmo esse indicador. A umidade ideal na estufa deve ser de 75 a 85%. No inverno, toda a umidade necessária é obtida da alimentação das abelhas. Você pode ajustar seu nível usando o controle de temperatura e ventilação.Para reduzir a umidade da estufa, você também pode usar sal comum ou cal, caso contrário, as abelhas devem ser transferidas para outra estufa vazia. No final do inverno, os insetos formam uma ninhada, o que leva a um aumento no consumo de alimentos. A este respeito, a temperatura sobe na estufa. Para reduzi-lo nas portas, é recomendável instalar as grades e, à noite, você deve abrir a porta.
Métodos de alimentação das abelhas no inverno
Para que os indivíduos possam sobreviver com sucesso ao inverno e sobreviver, eles devem ser alimentados. Neste momento, os insetos podem receber mel ou xarope especialmente cozido. O reabastecimento com mel é um prazer bastante caro, por isso os apicultores usam outros métodos que dependem das condições de inverno. Se não foi possível coletar o mel de alta qualidade ou ele já cristalizou, você pode alimentar os insetos com a ajuda de molduras.
Você sabe Para produzir 1 kg de mel, as abelhas precisam coletar pólen de 8 milhões de flores. A família média de abelhas coleta até 10 kg por dia.
O clube das abelhas terá um suprimento de alimentos na quantidade de 1,5 a 2 kg até a primavera. Deve-se lembrar que o cálculo correto da qualidade e quantidade da cobertura é uma garantia de um inverno bem-sucedido do enxame. O apicultor deve ter um cuidado especial no final do inverno. Qualquer negligência pode provocar insetos a sobrevoar o território e, por causa disso, eles podem congelar no frio.
É necessário usar o xarope como alimento com cuidado, pois pode causar distúrbios no intestino dos insetos e esgotamento do corpo. Essa iguaria não deve ser líquida; caso contrário, a mistura após um lapso de tempo pode fermentar e se tornar inutilizável. A composição do xarope deve conter todos os nutrientes necessários para o corpo do inseto.
Para preparar xarope de açúcar e mel, você pode aderir a essa receita e algoritmo:
- Despeje o açúcar em água fervente levemente esfriada e dissolva.
- Após o xarope esfriar até a temperatura ideal (+ 40 ° C), é necessário adicionar mel.
- A mistura resultante deve ser derramada em alimentadores pré-preparados. Se eles não estiverem disponíveis, você poderá usar os pacotes.
Uma das opções de alimentação pode ser um doce de açúcar. No entanto, a apicultura moderna reluta em usar esse método alternativo. Para a preparação de doces, recomenda-se diluir 5 partes de açúcar em 1 parte de água. A partir da solução resultante, é necessário obter caramelo viscoso adicionando ácido cítrico à taxa de 2 g por 1 kg de açúcar. Para a caramelização, a solução deve ser derramada na estrutura.
Você estará interessado em saber sobre o tempo e os métodos de alimentação das abelhas no outono.
Antes de enviar uma colônia de abelhas para o inverno, é recomendado no outono prevenir doenças que podem ter um impacto negativo em toda a geração. É necessário realizar procedimentos de desinfecção contra carrapatos, varroatose e outras infecções. Medidas preventivas podem ser realizadas durante todo o ano com medicamentos como Fumagol, Timol, que devem ser pulverizados com pistolas especializadas ou adicionados à ração.
Dicas de apicultores experientes
Para o inverno bem-sucedido das abelhas, recomenda-se que os apicultores experientes sigam essas regras e recomendações básicas:
- observando descanso e escuridão completos na casa de inverno, pois o som e a luz podem atrair as abelhas das colméias para o exterior;
- impedir a penetração de roedores que possam danificar a colméia ou perturbar os insetos;
- ouça regularmente o ruído na colméia, o que ajudará a diagnosticar a condição de toda a família: a ausência de ruído sinaliza a fome das abelhas e o ruído alto indica a cristalização da alimentação.