Produto doce único e duradouro, popular de acordo com dados históricos desde o reinado do faraó Tutankhamon - mel, possui muitas variedades, as quais consideraremos em detalhes neste artigo. Além disso, não ignoraremos as qualidades curativas dessa criação única de abelhas.
Classificação do mel
De acordo com sua origem botânica, o mel natural é subdividido em tais espécies. (a afiliação exata do produto ao qual parece possível estabelecer apenas pelo método de laboratório):
- Flor - O resultado do processamento pelas abelhas de suco doce com polpa secretada pelas plantas.
- Outono - As fontes deste produto são almofadas de animais ou orvalho de mel. No primeiro caso, o mel é um líquido doce e pegajoso que se forma nas folhas das plantas, durante a vida dos pulgões ou outros insetos que se alimentam da seiva das plantas; durante o segundo processo, o néctar é liberado pelas folhas ou agulhas sob a influência de mudanças repentinas de temperatura.
- Misto - uma mistura natural dos tipos acima mencionados de produto com mel.
Subespécies
As principais variedades de mel são divididas em subespécies específicas pelo número de plantas de mel.
Monofloral
Um produto de apicultura monoflora é chamado de produto obtido principalmente de plantas pertencentes à mesma espécie. Como regra, as misturas de mel monoflora são nomeadas de acordo com o nome da planta que forma seu néctar (por exemplo, acácia, tília, trigo sarraceno, etc.).
Polyfloral
Mel poliforal - aquele que é coletado de diferentes tipos de plantas; geralmente seu nome fala de o local de coleta do produto de acordo com as características zonais e paisagísticas do território:
- campo (fonte primária - ervas selvagens que crescem nas áreas de estepes e estepes da floresta);
- montanha (coletados nas terras apícolas das terras altas);
- prado (obtido a partir de flores que crescem nas planícies e prados montanhosos da zona alpina);
- taiga (coletado de plantas na taiga, considerada uma espécie de elite).
Por cor
A matéria corante herda essa iguaria única da planta melífera da qual foi coletada. Em termos de vitaminas, o primeiro lugar é ocupado por variedades brancas de produtos da apicultura, mas em termos do conteúdo de oligoelementos úteis para o corpo humano, como, por exemplo, cobre, manganês, ferro e outros, são escuros.
Escuro
Variedades escuras de mel são aquelas que têm uma cor marrom rica, com tons de marrom a âmbar brilhante:
- urze;
- angélica;
- eucalipto;
- hissopo;
- Mirtilo
- cólica;
- coníferas;
- laranja
- chicória;
- cinzas da montanha;
- trigo sarraceno;
- outros.
Você sabe O mel é um dos mais antigos ofícios eslavos. Até o momento da domesticação das abelhas, essa ocupação era chamada de armazenamento, e as pessoas que coletavam produtos da apicultura em cavidades eram chamadas de armazenamento.
Brancos
Variedades claras ou brancas de mel, que diferem no esquema de cores de amarelo dourado a translúcido, são obtidas das flores e folhas das seguintes plantas:
- bérberis;
- flores do campo ou prado;
- ervilha em folha;
- reseda perfumado;
- mostarda;
- amoras;
- phacelia;
- licor mãe ou cabeça de cobra da Moldávia;
- kenaf;
- colza;
- erva (entre o povo de "Ivan Tea");
- trevo branco ou rosa;
- motherwort;
- bordo de azevinho;
- coentro ou coentro;
- semear sainfoin;
- lavanda;
- engolir;
- corar (contusão);
- alfafa;
- framboesas;
- erva-cidreira;
- hortelã-pimenta;
- sede;
- shandra branco;
- pastinaga;
- girassol;
- sábio;
- macieiras;
- tatarnik, ou cardo;
- outros.
Por viscosidade
A estrutura do produto apícola depende não apenas da porcentagem de água contida nele, mas também da umidade do ar: se o verão estiver seco, o mel será mais denso e vice-versa. Em altas temperaturas atmosféricas, a viscosidade das guloseimas cai significativamente.
Líquido e grosso
O mel recém-bombeado pode ser muito líquido, como se fosse aguado (de trevo, acácia e outras plantas) e mais denso (urze, coníferas, espécies semelhantes).
Fino e grosso, pastoso
A cristalização do mel é um fenômeno inevitável que ocorre após algum tempo de armazenamento do produto após sua remoção da célula, durante o qual o produto adquire uma tonalidade turva e uma consistência densa, às vezes até sólida. Isto é devido à evaporação da umidade e à formação de cristais de açúcar.
O mel de grão fino é caracterizado pela presença de cristais que, de acordo com suas características dimensionais, não excedem 0,5 mm de diâmetro; a estrutura de granulação grossa dos deleites, respectivamente, sugere a formação de partículas cristalizadas com um diâmetro ligeiramente superior a 0,5 mmUm produto de apicultura cristalizado em pasta ou em cera também é chamado de oleoso devido à presença de cristais tão pequenos que não são visíveis ao olho humano sem o equipamento especial de ampliação.
A cristalização lenta é inerente às variedades de abelhas que contêm uma quantidade aumentada de elementos coloidais, polissacarídeos e compostos de proteínas (acácia, sálvia, em contraste com o mel de girassol, alfafa e sainfoin).
De acordo com o método de recebimento e processamento
Existem várias maneiras de obter mel, das quais depende o tipo de produto comercial subsequente:
- centrífugo - obtido usando um dispositivo especial - um extrator de mel;
- mel produto de mel não é removido da “embalagem natural” - células celulares, mas vendido da mesma forma;
- mel celular apresentado em blocos ou seções especiais de compensado de plástico;
- método prensado para produzir guloseimas consiste em espremer a última célula, que não pode ser salva.
Qual é o mel mais saudável?
As características gerais da composição vitamínica do mel, que diferem dependendo do tipo específico, podem ser exibidas na tabela a seguir:
Item | A massa do conteúdo, µg / g |
Ácido ascórbico | Mínimo - 0,1, máximo - 2600 |
Niacina | Mínimo - 0,5, máximo - 10 |
Tiamina | Mínimo - 0,1, máximo - 0,4 |
Tocoferol | Em média - 10, pode estar ausente por completo |
Retinol | Em média - 0,4, pode estar presente na forma de traços |
Riboflavina | Mínimo - 0,1, máximo - 1,5 |
Biotina | Mínimo - 0,1, máximo - 6,4 |
Ácido pantotênico | Mínimo - 0,5, máximo - 11 |
Piridoxina | Mínimo - 0,2, máximo - 6 |
Vamos considerar separadamente os tipos mais populares de produtos apícolas na proporção de suas qualidades benéficas para o corpo humano, bem como nos parâmetros de sabor e aroma.
Importante! Em média, 100 g de produto de mel incluem 98 mg de vários aminoácidos, entre os quais lisina, ácido glutâmico, arginina e leucina.
Tília
O mel extraído das flores da “rainha” das plantas de mel - tília, é considerado uma das primeiras variedades deste produto que apareceram. Tem uma cor opaca, com um tom variando de amarelo a âmbar, mas apenas o esvaziado é completamente transparente. A cor do produto da apicultura de tília pode variar de trigo comum a uma cor esverdeada com um leve tom cinza, o que indica uma mistura de melada nele. Se as características de cor da iguaria são dominadas por um tom amarelo brilhante, há uma certa parte do mel das flores.
A aparência do tília é caracterizada por um acabamento estável, com adstringência e amargor característicos, um puro aroma amadeirado com notas de menta, refletindo o cheiro de tília florescendo. O mel Linden é uma das variedades mais doces, cuja composição é rica em 40% de frutas e 36% de suco de uva.
- Também inclui uma variedade de vitaminas, enzimas e sais minerais, e as propriedades benéficas dessa variedade são as seguintes:
- a luta contra infecções respiratórias agudas e infecções virais respiratórias agudas, comprometimento do funcionamento da vesícula biliar e dos rins, falhas no sistema digestivo;
- efeito benéfico preventivo na retina dos órgãos da visão;
- limpeza rápida do corpo devido ao efeito diurético e laxante do produto;
- prevenção da depressão, aumento da tolerância ao estresse, melhora do humor;
- fortalecimento do sistema imunológico.
Importante! A coleta do produto monoflora de mel em sua forma pura é praticamente impossível, por esse motivo esses nomes estão contendo nada menos que 80% do pólen da planta, após o qual os presentes são nomeados.
Trigo sarraceno
O mel de trigo sarraceno é produzido pelas abelhas a partir do néctar do trigo mourisco florido e distingue-se por uma rica cor escura com uma tonalidade do marrom ao vermelho. Devido ao seu aroma requintado e sabor adstringente, causando uma dor de garganta incomumente agradável, esta espécie pertence à classe alta e é mais valiosa. Como resultado da rápida cristalização, ele é capaz de mudar sua cor para uma mais clara e com um sabor mais pronunciado.
O alto teor de ferro é devido à herança dessa quantidade da fonte natural - trigo sarraceno. Além disso, contém uma variedade de vitaminas e aminoácidos, além de minerais (cobre, cálcio, fósforo, zinco). Esses componentes, juntamente com uma quantidade considerável de proteína, estão presentes em uma quantidade muito maior do que nas variedades brancas de mel.
- Qualidades vitais:
- tratamento e prevenção de doenças associadas à falta de vitaminas no organismo;
- normalização da pressão arterial;
- a luta contra processos inflamatórios do tecido conjuntivo com reumatismo, bem como a liberação de sangue na retina do olho com distúrbios da funcionalidade dos órgãos da visão;
- eliminação das consequências negativas de doenças graves como escarlatina, hemorragia intracerebral, doença da radiação.
Acacia
O mel de acácia é formado a partir de suco doce, coletado principalmente de flores de acácia amarela e branca. Assim, as características de cor do produto dependem diretamente do tipo de planta: com acácia branca, é obtida uma iguaria quase transparente (em sua forma pura, pode ser encontrada muito raramente), o mel de acácia amarela tem um tom dourado claro com um brilho perolado.
Esta espécie possui uma estrutura líquida capaz de manter sua aparência original por um longo período de até um ano após a coleta. A versão cristalizada do produto da apicultura da acácia adquire uma textura de grão fino e cor esbranquiçada. O cheiro de guloseimas é floral delicado, abafado, o sabor é doce, delicado, sem amargura. Às vezes, um produto é chamado de "mel de bebê" devido ao fato de não provocar alergias em bebês.
- Propriedades positivas:
- contribui para o estabelecimento do processo digestivo com distúrbios do trato digestivo;
- adequado para nutrição especial para diabéticos;
- tem um efeito anti-séptico no eczema, doenças neuroalérgicas da pele, conjuntivite;
- reduz a pressão sanguínea;
- Tem um efeito calmante sobre o funcionamento do sistema nervoso, previne e trata a insônia;
- ajuda na luta contra processos inflamatórios dos rins e fígado;
- Tem um efeito geral de fortalecimento.
Girassol
Como o nome indica, esse tipo de mel é produzido no processo de atividade vital das abelhas a partir do néctar de girassol produzido nas flores da planta. A cor característica do produto é trigo dourado ou mostarda âmbar. De acordo com sua própria textura, essa variedade de guloseimas é bastante espessa, cuja característica é a tendência à rápida cristalização. Na forma líquida, permanece um período bastante curto (até três semanas).
O sabor do mel de girassol é agradavelmente doce, com uma leve acidez frutada, sem quaisquer outras impurezas e aspereza. No processo de espessamento, o produto adquire um amargor característico. Aliás, na forma açucarada, derrete muito facilmente na boca. Aroma - floral com notas de feno fresco.
O produto de mel de girassol é o mais rapidamente digerível de todos os tipos de mel: o nível de glicose (camada branca na superfície da variação cristalizada) é uma vez e meia maior do que em outras variedades de substância doce.
- E devido à presença de um grande número de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas naturais e antioxidantes, o mel de girassol:
- tem um efeito benéfico no tratamento de doenças do coração, trato respiratório e pulmões;
- ajuda a combater distúrbios do sistema digestivo, facilita a diarréia;
- tem propriedades antibacterianas;
- limpa o corpo do excesso de colesterol, toxinas e toxinas;
- útil para doenças do sistema esquelético.
Donnikovy
O mel obtido pelas abelhas do néctar do "trevo-doce", ou trevo-doce, como regra, contém uma mistura de outras ervas florais do período de verão. O produto aromático com cheiro de baunilha tem uma cor leitosa esbranquiçada e um sabor doce médio. A cristalização ocorre um mês após a coleta.
- Propriedades positivas da variedade de presentes de trevo:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- estimulação do metabolismo e aumento do apetite, purificação da microflora intestinal, neutralização do inchaço, eliminação da constipação em caso de distúrbios do sistema digestivo;
- Promover a tosse e eliminação mais rápidas de escarro em doenças do trato respiratório (bronquite, pneumonia);
- aumento da pressão arterial com hipotensão, diminuição da quantidade de colesterol na aterosclerose, estimulação da função miocárdica na insuficiência cardíaca, normalização do ritmo cardíaco;
- recuperação do estado emocional, proteção contra o estresse, fortalecimento do sono, eliminação de ataques de enxaqueca;
- alívio de sintomas de toxicose, estimulação da lactação;
- efeito desinfetante para lesões de pele, tratamento de acne;
- efeito analgésico para dores de cabeça, dores de dente.
Você sabe O mel mais caro do mundo é o chamado mel "élfico" de Artvin (uma cidade no nordeste da Turquia). A extração direta deste valioso produto é realizada nas profundezas das cavernas do vale Sarikair, a um nível de 1800 m de profundidade.
Castanha
A cor do mel de castanha é completamente dependente da fonte de mel. Se o néctar for coletado da castanha da semente, a cor do produto será um rico tom marrom escuro. Se o suco doce de cavalo ou castanha selvagem foi usado no processo de atividade vital das abelhas, a substância resultante não terá cor. O sabor dos produtos extraídos das sementes é amargo, a textura é líquida, o período de cristalização é de até 1 ano. O sabor do mel da castanha selvagem é levemente adocicado, a consistência é semelhante, o período de cristalização é de várias semanas.
- Qualidades úteis de um tipo de guloseimas castanhas:
- o papel do antibiótico natural no processo de uso interno (para resfriados, amigdalite, bronquite) e externo (para doenças de pele);
- acidez reduzida no estômago, metabolismo acelerado, eliminação de cólicas intestinais;
- aumentando a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, normalizando a pressão, reduzindo o colesterol no sangue, tratando varizes, formando feixes no interior dos vasos sanguíneos;
- restauração do ciclo menstrual, redução da dor durante a menstruação, tratamento de candidíase e inflamação da bexiga;
- eliminação da disfunção erétil, motilidade espermática acelerada, melhor qualidade do fluido seminal;
- efeito calmante, normalização do estado emocional e sono.
Angélica
O mel da angélica ou angélica officinalis tem uma cor marrom-avermelhada escura, um aroma acentuado e uma textura líquida duradoura. Durante a cristalização, o produto se transforma em uma massa gomosa com partículas microscópicas. O sabor específico é amargo com um toque de caramelo.
- O valor dos produtos apícolas angélica ou angélica consiste nos seguintes efeitos no corpo humano:
- propriedades diaforéticas, antibacterianas e expectorantes em doenças do sistema respiratório;
- efeito de cicatrização de feridas, danos à epiderme;
- efeito relaxante nas disfunções do sistema nervoso central;
- tratamento de deficiência enzimática, constipação, colite, enterite e outros distúrbios digestivos;
- ajuda com doenças renais e hepáticas;
- aumento no nível de hemoglobina;
- efeito benéfico no tratamento de mau funcionamento da próstata;
- fortalecimento do sistema cardiovascular.
Importante! As contra-indicações para o uso deste ou daquele tipo de mel são: intolerância individual aos produtos da apicultura, reações alérgicas ao pólen de uma planta de mel, doenças associadas ao alto nível de açúcar no sangue e diminuição da captação de glicose, excesso de depósitos de gordura. Mulheres em posição, nutrizes e bebês com menos de 1 ano de idade podem usar o produto somente após consulta prévia com um médico.
Sainfoin
O mel coletado de flores de sainfoin rosa pálido é considerado uma das variedades de maior prestígio de iguarias naturais. Seu sabor é doce, o cheiro lembra o aroma das rosas florescendo, a cor e as características estruturais após a coleta são diferenciadas por uma consistência líquida e uma cor amarelo palha. No processo de cristalização natural, a massa adquire uma textura bastante densa e uma cor creme clara.
- Os benefícios multifacetados deste tipo de mel são as seguintes qualidades:
- restauração da atividade do trato digestivo, fígado e rins;
- normalização de processos metabólicos no corpo;
- melhorar a funcionalidade das células nervosas;
- acelerar a regeneração da pele, impedindo o sangramento das gengivas;
- efeito hidratante e suavizante na epiderme;
- efeito sedativo com exposição prolongada a situações estressantes;
- normalização da estrutura sanguínea (redução de açúcar e colesterol, otimização da quantidade de hemoglobina);
- efeitos antimicrobianos em várias bactérias;
- prevenção do desenvolvimento de tumores malignos;
- efeito benéfico no cérebro, memória;
- melhora dos órgãos urinários e reprodutivos na presença de anormalidades ginecológicas no corpo das mulheres e dificuldades de potência nos homens.
Flor
O mel natural das flores pode incluir suco doce de cerca de 150 espécies de plantas com flores e, no comércio, pode ser encontrado sob os nomes mais diferentes: "montanha", "forbs", "prado", "floresta". Cheiro atraente e sabor doce rico, variações de cores do trigo pálido ao castanho escuro - é isso que distingue os florais dos outros tipos de produtos da apicultura.
- As propriedades curativas das guloseimas com mel floral dependem das plantas das quais foram coletadas, mas as seguintes são comuns:
- recuperação muscular após exercícios pesados;
- fortalecer as defesas do corpo;
- promover o processo adequado de coagulação sanguínea e produção de células sanguíneas;
- otimização do sistema nervoso central;
- melhora da circulação sanguínea;
- prevenção de doenças do sistema digestivo.
Você sabe A divindade suprema do sol na mitologia hindu - Vishnu - é retratada na imagem de uma abelha sentada em uma flor de lótus. E o deus indiano do amor e da atração sensual - Kama - é pintado com um arco nas mãos pontilhado de abelhas, o que segundo os mitos simboliza a doçura e as dores das experiências de amor.
Cipriota
Um produto da apicultura, extraído de flores vermelho-púrpura chamado “Ivan Tea”, ou erva-do-mato, tem um sabor suave e um aroma leve e agradável. Devido à baixa severidade e saturação dessas características, muitos acreditam erroneamente que esse tipo de mel é menos útil que outros.
No entanto, na realidade, isso está longe da verdade. O tipo cipriota de iguaria doce natural provou-se na prevenção, bem como tratamento das seguintes doenças devido a um efeito geral de fortalecimento no sistema imunológico:
- IRA e ARVI (resfriados, amigdalite, gripe, bronquite);
- sistema nervoso central e periférico (insônia, depressão pós-parto);
- coração e vasos sanguíneos (aterosclerose, hipertensão, hipotensão);
- órgãos digestivos (infecções intestinais, gastrite, úlcera, inflamação do duodeno);
- sistema geniturinário e inflamação da próstata.
Uma cor pálida com um tom dourado claro e consistência líquida são sinais de um produto apícola recém-colhido. No processo de cristalização e espessamento, a delicadeza do “chá Ivan” torna-se leite claro, às vezes com um tom bege e adquire uma textura cremosa.
Características da escolha do mel
Para falsificar o mel, a água, o açúcar ou o pó comum e até a argila cosmética são usados com mais frequência. Para não cometer erros na escolha e não encontrar produtos de baixa qualidade, é melhor comprar esse tipo de produto junto com favos de mel de abelha. No entanto, como mostra a prática, isso é muito problemático devido à impraticabilidade, dificuldades no transporte e incapacidade de determinar a quantidade exata de mel nas células.
Portanto, se você tiver uma variedade de iguarias pré-embaladas em frascos, peça para abrirem os contêineres para examinar a consistência - isso é quase impossível nas lojas, mas é improvável que um vendedor consciente o recuse no mercado. Um produto de mel de alta qualidade, ao pegar uma pequena parte dele em uma colher, deve se distinguir por sua ductilidade e, ao girar a colher, drene-a com um fluxo viscoso e contínuo, em caso de contato com qualquer superfície, faça um pequeno deslize.
Importante! Um fósforo, previamente abaixado em mel de verdade, acenderá quando aceso, um falso - não.
Como armazenar mel?
As regras básicas para armazenar um dos produtos apícolas mais valiosos e úteis por mais de um ano são as seguintes:
- indicadores ideais de temperatura - + 0 ... + 20 ° C (o armazenamento à temperatura ambiente provocará a separação do mel, manutenção a longo prazo a temperaturas acima de + 20 ° C - destruição de uma parte significativa das vitaminas, aquecimento da substância a temperaturas acima de + 40 ° C - perda de quase todas as propriedades úteis armazenamento de mel em temperatura zero e abaixo de - congelamento do produto com preservação de todas as propriedades);
- os melhores pratos são um pote de vidro escuro limpo e perfeitamente seco, com uma tampa bem apertada ou recipientes de cerâmica esmaltados (em nenhum caso o mel deve ser colocado em um recipiente de ferro ou galvanizado, bem como esmaltado com lascas);
- quanto menor o nível de umidade, melhor para observar as condições de armazenamento delicadas: o recipiente com o produto deve estar bem fechado, pois possui a capacidade de absorver a umidade ambiente;
- a luz solar direta aquece o recipiente com mel e destrói um dos elementos mais importantes do produto responsável por suas qualidades antimicrobianas - inibina; o mais adequado é um lugar escuro;
- é típico do mel absorver não apenas a umidade, mas também o aroma de produtos com cheiro forte (peixe salgado, queijos, ovos cozidos).
Assim, podemos concluir que o mel é um produto natural único que possui qualidades benéficas excepcionais para mulheres e homens. Os recursos de cada um dos tipos mais populares, regras de armazenamento e recomendações para seleção, considerados neste artigo, ajudarão o leitor a experimentar o maior número possível de propriedades benéficas dessa criação valiosa de abelhas.