Com a chegada do calor da primavera, o trabalho é adicionado não apenas aos jardineiros ou jardineiros, mas também aos proprietários de apiários, pois após o inverno as abelhas precisam de uma preparação completa para a nova estação. Em quais eventos o trabalho de primavera dos apicultores consiste e o que você deve saber sobre as principais sutilezas de cada tarefa individual - continue lendo.
Trabalho faseado da primavera no apiário
Antes de tudo, na primavera, vale a pena tirar as colméias da cabana de inverno, prestando atenção à natureza do primeiro vôo das abelhas, dedicando tempo para limpar as colméias e consertar ninhos fracos, o que exigirá um conhecimento considerável do apicultor.
Você sabe Para obter uma colher de mel, 200 abelhas devem trabalhar o dia todo, voando em torno de 12 hectares de área com plantas de mel.
Exposição Winter Hive
Antes de exibir colmeias no local, é importante limpar a neve e preparar a áreaborrifando cinzas em solo limpo ou espalhando pedaços de material de cobertura para um derretimento mais rápido do gelo. Se apenas uma família estiver planejada para ser removida, a área da parcela cultivada poderá ser menor, enquanto que quando várias casas de abelhas forem removidas ao mesmo tempo, uma parte significativa do quintal terá que ser removida.
A lista de outras medidas preparatórias inclui:
- verificar e ajustar os suportes das colmeias (eles devem ser ajustados com uma ligeira inclinação para a frente);
- preparação de ardósia ou tábuas de madeira, que serão colocadas em frente às colmeias;
- cobrindo a superfície do solo com uma camada de palha ou serragem, para que, após um vôo curto, até insetos sonolentos não se assentem em solo frio.
É melhor realizar colônias de abelhas na casa de inverno pela manhã, para que mais perto do jantar todas as abelhas estejam ao ar livre. Assim, o primeiro voo de limpeza ocorrerá na parte mais quente do dia.
Existem várias regras gerais para remoção de seção:
- Antes do procedimento, todas as portas devem estar bem fechadas;
- a colocação da casa das abelhas em uma maca ou outro dispositivo para o seu transporte é realizada há um ano;
- ao mover o produto, é necessário minimizar a trepidação para não perturbar os insetos novamente;
- no local, vale a pena colocar um recipiente com água com antecedência, para que após a partida todos os insetos voem para ele;
- só é possível abrir o verão após a retirada da última colméia, e as abelhas dentro dela param de zumbir;
- com um denso arranjo de casas de abelhas, é melhor abrir as portas através de uma, para que, durante a limpeza, os insetos-moscas não passem pelo território.
O primeiro vôo de abelhas na rua
Tendo liberado as abelhas no primeiro sobrevôo do território, os apicultores monitoram cuidadosamente cada família, registrando em um diário especial todas as características de seu comportamento: por exemplo, velocidade e coerência do voo, limpeza da morte As famílias ativas são consideradas normais e não requerem maior atenção do apicultor. O proprietário deve ser protegido pelo movimento de insetos ao longo do entalhe ou pela ausência de um útero na família. Se depois de um leve toque no casco da colméia o zumbido dentro se intensificar, abra as portas o mais largo possível para que as abelhas sintam o calor lá fora. Em algumas situações, você pode até remover a tampa da colméia e remover a camada isolante, proporcionando uma penetração mais completa do calor no interior. Depois disso, representantes de famílias saudáveis devem definitivamente sair de seu abrigo.
Alguns apicultores organizam o primeiro vôo de insetos em condições de estufa; além disso, no final de fevereiro ou no início de março, o principal é que a temperatura no abrigo atinja + 30 ° C. No final do voo, as colméias com famílias de abelhas são devolvidas à casa de inverno ou deixadas no ponto.
Um rápido passeio pelas abelhas
Aproximadamente duas horas após o término do sobrevôo em massa por insetos, os pára-lamas nas colméias precisam ser reduzidos para 1 cm e você pode imediatamente proceder a um rápido exame das abelhas. Os resultados dessa verificação determinarão todas as ações adicionais do apicultor: remoção da morte (insetos mortos), substituição de favos mofados, adição de armações com alimentos, redução e aquecimento dos ninhos de abelhas. No final do procedimento de inspeção, deve haver tantos quadros na colméia quanto o suficiente para que as abelhas aqueçam a colmeia adequadamente e desenvolvam sua ninhada de maneira ideal.
Com um exame superficial parcial das famílias, os quadros não podem ser removidos da colméia, mas apenas levemente estendidos, executando o procedimento mesmo em temperaturas médias dentro de + 10 ° C. É bom que na primavera de uma colméia haja pelo menos 8 a 12 kg de mel, porque, com uma quantidade reduzida de alimentos, as abelhas começarão a economizar as reservas de mel em detrimento da ninhada.
A maneira mais fácil de realizar a inspeção em colmeias de multicascos, quando o inverno dos insetos ocorre imediatamente em dois compartimentos. Nesse caso, com o advento da primavera, as famílias se mudam para o edifício superior, e todo o trabalho do apicultor é reduzido à remoção do compartimento inferior e a uma rápida avaliação do ninho superior, em particular, e à determinação da quantidade de alimento para as abelhas.
Na ausência de testículos nas células e outros sinais de ausência do útero na família, vale a pena anexar um núcleo ao útero. Nos primeiros dias após a exposição na casa de inverno, a maioria das abelhas perde seu senso de individualidade, de modo que a unificação familiar pode ser realizada sem nenhuma precaução.Importante! Se a família não se mover completamente para a seção superior, os insetos são deixados de uma vez em dois compartimentos da casa.
Expansão e estreitamento de ninhos
O estreitamento de ninhos de abelhas é praticado com o objetivo de facilitar o processo de aquecimento da ninhada por insetos e manter os valores ideais de temperatura dentro da colméia. Para fazer isso, você precisa estreitar as ruas o máximo possível, até 9 mm, em vez dos 12 mm padrão. Além disso, eles removem da casa das abelhas todas as armações que até então não haviam sido endurecidas pelas abelhas, danificadas por roedores ou afetadas por mofo. Também é necessário extrair amostras com um grande número de ovos drones.
A expansão de ninhos é praticada em conexão com um aumento no número de ninhadas, devido às quais o inseto fica lotado nas armações existentes. Para corrigir a situação, sua quantidade adicional ajudará, imediatamente, com favos de mel para botar ovos e colocar o néctar coletado. A partir da primeira revisão da primavera e durante os meses quentes subsequentes, o apicultor deve monitorar constantemente o desenvolvimento da família das abelhas e, se necessário, expandir os ninhos adicionando molduras. Em caso de conclusão prematura do procedimento, o crescimento da família começará a desacelerar.
Os quadros usados para expandir as colmeias devem sempre ter uma cor uniforme marrom clara e não incluir células zangão. A opção ideal são os produtos nos quais várias gerações de ninhadas foram criadas, e é aconselhável adicioná-las de uma só vez em duas partes, colocando-as nos dois lados da ninhada atual.
Ninhos de isolamento
Uma família forte com a aparência de uma ninhada é capaz de manter a temperatura ideal dentro da colméia, não permitindo que os valores caiam abaixo de + 33 ... + 35 ° С. Mesmo um ligeiro desvio destas normas (por exemplo, até + 32 ° C) ameaça atrasar o desenvolvimento da ninhada e reduzir a qualidade dos animais jovens. Para evitar a morte e salvar as abelhas da morte em massa (geralmente já ocorre a + 28,2 ... + 28,6 ° C), seus ninhos são isolados colocando 8 a 10 camadas de jornais velhos ou um filme plástico em vez de uma tela em cada colméia. Uma alternativa a esses materiais pode ser qualquer outra usada na construção para aquecer um lar humano.
No início da primavera, é melhor fechar completamente a parte inferior, deixando apenas a parte superior aberta. Ao bloqueá-lo com seus corpos, as abelhas reduzem significativamente a perda de calor de todo o ninho, enquanto não aquecem o buraco do fundo de maneira alguma, e à noite você não notará uma única abelha em tal entalhe, e o ar frio entrará facilmente na casa das abelhas. O momento ideal para abrir o orifício inferior é meados de maio, imediatamente após você notar um grande acúmulo de insetos no entalhe superior.
Freqüentemente, para manter o calor, os apicultores usam o método de A. G. Blinov, que prevê a restrição da ninhada na primavera. No primeiro exame das abelhas, o autor separou indivíduos jovens de ambos os lados do diafragma e, assim, as estruturas de alimentação permaneceram atrás deles. Nesse caso, o ninho foi coletado no meio da colméia: se os insetos ocuparem cerca de 8 a 9 quadros, o local de nidificação deverá cair em 4 quadros, com 6 a 7 quadros ocupados, em 3 quadros, e o restante permanecerá atrás dos diafragmas. A parte superior da colméia é completamente isolada e permanece nesse estado até o final de maio. Depois disso, os ninhos se expandem diariamente em um quadro, enquanto alimentam as abelhas com calda de açúcar (estimula a postura de ovos nas rainhas).
Limpeza de primavera
A limpeza geral das casas das abelhas é outra tarefa obrigatória para os cuidados de primavera do apiário. A saúde e a vitalidade das abelhas dependem da limpeza dos fundos e paredes da própria colméia e, portanto, do rendimento final do mel. Obviamente, cada opção tem suas próprias características, que vale a pena conhecer antes de serem concluídas.
Limpeza Donji
A limpeza do fundo é realizada no dia de uma inspeção superficial das famílias de abelhas que partem. Em casos extremos, o procedimento pode ser adiado para o dia seguinte, mas ainda não vale a pena adiar. Durante o inverno, uma quantidade significativa de madeira morta e grãos de cera são coletados nas colméias, que aparecem quando as células de mel são impressas pelas abelhas. Uma grande quantidade de mortes no fundo da casa das abelhas indica um inverno mal sucedido dos insetos, e se os cadáveres das abelhas não forem removidos oportunamente, o restante dos indivíduos sobreviventes poderá sofrer de doenças e um forte cheiro associado à decomposição dos corpos de insetos mortos.
Vídeo: apicultura, primeira revisão. Limpeza Donji
Em colméias com fundo removível, a limpeza é fácil:
- Para começar, deixe o clube fumar no verão.
- Em seguida, remova a tampa da colméia e, por trás dela - o prédio da casa das abelhas, depois de removê-la do fundo.
- No lugar do fundo contaminado apreendido, vale a pena instalar um limpo e sobressalente e depois devolver a própria colméia.
- O fundo contaminado apreendido é limpo acima da bacia, raspando bem com um cinzel e lavando a superfície com água e sabão.
Importante! Você não deve jogar fora o "lixo" extraído imediatamente após limpar a casa das abelhas. É mais razoável peneirar a espuma através de uma peneira média e separar os grãos de cera, que são subsequentemente reaquecidos com sucesso em uma refinaria de cera solar.
A limpeza de colmeias inteiras é um pouco mais complicada e depende dos recursos de design de cada produto. Portanto, se houver um espaço vazio próximo ao ninho, a escumalha pode ser recolhida em um local vazio usando uma espiga e, a partir daí, pode ser removida usando uma pequena colher. Na ausência de tal oportunidade, os indivíduos mortos são removidos pelo orifício da torneira, mas é impossível falar sobre medidas completas de limpeza e eles terão que ser concluídos com o tratamento sanitário geral das colmeias.
Deslocalização e desinfecção
No final da limpeza, resta apenas tratar a superfície da colméia com um licor de cinza quente ou limpe com um pedaço de pano previamente umedecido em solução de formalina (5%). Às vezes, um maçarico vem em auxílio de um apicultor, com o fogo do qual todas as paredes são queimadas.
Em comparação com a lavagem comum, A desinfecção das casas de abelhas sempre fornece a ausência de insetos dentro do produtoPortanto, antes de iniciar o procedimento, você deverá remover a “casa” do suporte e cuidadosamente colocá-la na parte de trás, e colocar no mesmo local outra colméia limpa e quente com raios de sol, com várias molduras para dentro. Depois disso, no verão da colméia removida, você precisa executar 2-3 tacos de fumaça e, depois de remover o telhado, remover todos os coxins de isolamento. O diafragma é retirado do ninho pelo formão apiário e, em seguida, as abelhas são levadas para uma nova colméia e o produto é movido para uma caixa temporária. Isso pode ser feito com molduras mofadas e cristalizadas e um segundo diafragma. No âmbito do mel de alta qualidade, apenas as áreas de madeira devem ser limpas, cuja placa pode ser raspada com um cinzel para desinfecção adicional da superfície com vinagre de comida.
Movendo a estrutura de alimentação para colmeias limpas, ao mesmo tempo, determine as doenças existentes nas abelhas, as características de quantidade e qualidade do mel, o estado da ninhada e do útero. Quanto ao último, merece atenção acrescida e não deve permanecer na antiga colméia. Depois de liberar a casa poluída, você precisa inspecioná-la novamente e varrer todas as abelhas restantes em uma colher, para depois despejá-la em uma nova colméia. Depois de verificar se o produto está vazio, é hora de iniciar atividades de limpeza em grande escala e desinfecção da colméia.
Corrigir soquetes fracos
Durante a inspeção de ninhos de abelhas na primavera, é bem possível encontrar famílias fracas de insetos que, para maior desenvolvimento, sem dúvida precisarão da ajuda de um apicultor. As ações específicas dependem da natureza do problema, portanto, você deve sempre estar ciente de vários métodos.
Ajudando famílias enfraquecidas
As colônias de abelhas enfraquecidas serão claramente visíveis um mês após a primeira partida da primavera, quando indivíduos jovens substituirão aqueles que já sobreviveram ao inverno. Em uma família fraca, pode haver de 4 a 5 quadros com abelhas e, para expandi-lo, aplique um favo de mel marrom claro, levemente polvilhado com água. Assim que o útero põe os ovos em um novo local, os favos de mel são reorganizados em uma colméia com insetos "fortes", e um favo de mel marrom claro e vazio é novamente colocado em seu lugar, o que é necessário para a postura dos ovos.
A substituição de estruturas de ninhada aberta, movendo-as de uma colônia de abelhas fraca para uma forte, é realizada cerca de 4-5 vezes na primavera, como resultado dos quais indivíduos bem desenvolvidos desta última reproduzem larvas existentes e não começam a enxamear. Ao mesmo tempo, o útero de uma família fraca aumenta sua produção de ovos e, como resultado, toda a sua ninhada está nas condições de crescimento mais favoráveis.
Algumas semanas após o início do processo de postura dos ovos, os favos de ninhada são novamente colocados em uma colméia com uma colônia de abelhas fraca, motivo pelo qual são amplificados por uma ninhada impressa. A colônia reabastecida com novos indivíduos não apenas fornece reservas de mel para o inverno, mas também permite que você obtenha muitos produtos comercializáveis.
Para esta correção de famílias enfraquecidas, um pré-requisito é a presença de um útero fértil saudável, cuja produção de ovos é restringida apenas por parentes enfraquecidos. Se ela gastou muita energia durante o inverno, terá que encontrar outro útero.
O cuidado geral da família das abelhas prevê as seguintes ações:
- restrição de ninhos de insetos;
- redução no número de ruas;
- isolamento de colmeias para melhor termorregulação;
- reabastecimento de misturas alimentares em famílias de abelhas enfraquecidas;
- alimentando todas as abelhas com uma mistura de mel e pão de abelha.
Você sabe As abelhas têm uma visão muito ruim, portanto dificilmente conseguem distinguir objetos localizados a um metro e meio de distância deles. Um olfato melhor desenvolvido os ajuda a navegar melhor no espaço.
Poucas abelhas
Quanto menos membros por uma família de abelhas, mais trabalho os outros fazem, o que significa que mais comida é gasta na manutenção da força dos insetos. Reforçar uma família pequena com novos indivíduos é a melhor maneira de cultivar um apiário, portanto, tendo descoberto por que as abelhas anteriores morreram, será possível avançar para aumentar o número de famílias.
No caso em que uma doença se tornou causa de uma enorme pestilência de abelhas (a presença de um problema pode ser determinada pelas manchas de fezes na moldura e na letka), todos os favos de mel contaminados devem ser substituídos, limpe e desinfete a colméia e melhore as condições para guardar insetos (por exemplo, isole uma casa de abelhas, reabasteça o mel para insetos, feche temporariamente as portas com uma forte rajada de vento).
Quando uma família fraca tem cinco quadros de ninhada, você pode adicionar abelhas voadoras simplesmente trocando colmeias (“forte” e “fraca”).Cerca de 30 a 35 dias são gastos na renovação completa de uma família de abelhas, o que significa que, com a atualização oportuna e a execução correta de todas as ações adicionais, já no verão, famílias fracas e fortes podem se tornar iguais em seu desenvolvimento.
Ninhada baixa
A razão para o número insuficiente de ninhada pode ser um dos seguintes fenômenos:
- falta de células livres para postura;
- temperatura menor ou maior que os valores ótimos a + 34 ... + 35 ° C;
- poucas nutrem abelhas para o útero e para as próprias larvas;
- comida insuficiente para alimentar os filhos futuros.
A correção de todas as imprecisões possíveis nos cuidados aumenta significativamente as chances de um aumento na ninhada. Além disso, assim que uma família forte tem mais de 6 quadros, substituir um deles por um vazio é ainda útil, o que reduz a probabilidade de enxame em uma família de abelhas. Ao mesmo tempo, apenas um quadro deve ser adicionado à colméia de cada vez; caso contrário, trabalhar com insetos e alimentos pode não ser suficiente para criar filhotes.
Ao aumentar a ninhada instalando quadros adicionais, vale a pena seguir algumas regras simples: é recomendável colocar quadros adicionais apenas no meio da colméia e executar esse procedimento em clima calmo, seco e ensolarado (ou em um prédio quente).
Outra opção para aumentar o número de ninhadas é trocar quadros preenchidos disponíveis entre abelhas fortes e fracas., e os últimos têm um quadro a mais do que eles colocam em troca. Assim, as abelhas serão capazes de encher mais densamente as ruas e rapidamente começar a cultivar animais jovens. Em breve, espaços vazios nos pentes serão preenchidos com representantes de uma família bem desenvolvida.
Família Bezmatochny
A ausência de um útero em uma família em particular é o maior problema para o apicultor, especialmente se houver apenas um no apiário.
Esse fenômeno pode ser explicado por vários motivos, por exemplo:
- diarréia grave ou outros problemas de saúde;
- alta atividade de roedores;
- umidade na colméia;
- transferência malsucedida de urticária ou perda do útero como resultado da realocação descuidada de insetos para outro local.
Muitas vezes, os idosos morrem, porque os jovens sempre se distinguem pelo aumento da resistência a fatores ambientais adversos. Se o útero anterior morreu no inverno ou no início da primavera, as abelhas restantes não serão capazes de cultivar um novo, pois não existem ovos ou larvas. A adição de favos de mel com uma ninhada não resolverá o problema, porque, mesmo que as abelhas criem uma nova rainha, não haverá ninguém para fertilizá-la, porque antes do inverno elas expulsarão todos os drones da colméia (um útero infértil não poderá aumentar o número de membros da família).
A única maneira de resolver o problema é plantar outro útero.colocando-o em uma pequena cela na rua do meio, mais perto da parede da colméia, mas ao lado dos estoques de mel. Após 12 horas, vale a pena verificar a condição da abelha e a atitude de outros membros da família: se os insetos instalam a gaiola e tentam mordiscá-la, significa que não aceitaram um novo útero, que pode ser causado pela presença de um licor infértil de mãe ou de mãe. Se isso for verdade, é aconselhável corrigir o problema o mais rápido possível. Com um conjunto bem sucedido de circunstâncias, após 3 dias, os ovos aparecerão nas células.Importante! Os quadros na nova seção devem ser colocados na mesma ordem em que estavam no design antigo, e é recomendável fazer isso à noite.
Como alternativa, a família sem útero pode ser transferida para os mais fracos, embora o paciente possa ser conectado apenas ao paciente. É recomendável executar o procedimento antes do primeiro suborno, pois nesse caso todas as ações são reduzidas a simplesmente derramar as abelhas de uma colméia para outra. Se as abelhas já voaram para fora do abrigo de inverno e receberam propinas, então você terá que tentar para que a família sem útero não decida retornar à antiga colméia.
Você pode obter um resultado positivo de várias maneiras:
- aproximando-se gradualmente das colmeias, 1-2 m por dia (não se esqueça de voar para um lado);
- criando um obstáculo artificial ao sair de uma colméia (isso ajudará as abelhas a se lembrarem melhor do local específico de onde voam);
- ao mover as abelhas, é aconselhável não sacudir, mas o movimento cuidadoso das armações da colméia antiga para a nova, é claro, se a última tiver espaço para elas.
Construção da família
Durante o primeiro mês a partir do momento da remoção das colmeias, observa-se um declínio gradual das abelhas no inverno, que é substituído pelo crescimento jovem. Isso significa que a força das famílias depende da rapidez com que cada processo ocorre. Ao criar boas condições, a postura de ovos só cresce e a fertilidade excede rapidamente a mortalidade. Uma abelha pode reproduzir de 1 a 1,2 mil ovos por dia, aumentando rapidamente esse valor para 2 mil. Se isso não acontecer ou a família não tiver um útero, você já poderá aplicar a combinação padrão de duas famílias, simplesmente colocando uma colméia líquida ao lado da casa de abelhas vizinha. Um útero ilíquido é removido de uma família enfraquecida cerca de 5-6 horas antes do processo de conexão.
Para o desenvolvimento de uma forte família livre de útero, pode ser usado um útero da categoria de núcleos sobressalentes. Antes de movê-lo para a colméia, ele deve ser cuidadosamente examinado e garantir que não haja células rainha fistulosas e, em seguida, coloque um novo útero dentro da colméia, mas em uma gaiola separada, como descrito anteriormente.
A renovação regular do útero também será útil para a construção de colônias de abelhas. (pelo menos uma vez a cada 2 anos), especialmente se com o advento da primavera nas colméias, houver cada vez menos ninhadas ou se espalhar muito ao redor da estrutura em pequenos grupos. Este é o primeiro sinal da presença de um útero velho, que é desejável remover o mais rápido possível, plantando um indivíduo jovem e forte em seu lugar. Além disso, verifique se os insetos têm comida e água suficientes e se a temperatura dentro da colméia está em valores confortáveis.
Características da expansão familiar
Ao expandir colônias de abelhas, às vezes não basta conectar insetos de diferentes colméias; é necessário executar algumas outras medidas para obter o êxito de todo o processo. As principais ações nesse caso serão o processamento de insetos, sua rega e alimentação.
Processamento familiar de abelhas
As doenças e os parasitas das abelhas afetam adversamente o reabastecimento da família com novos indivíduos; portanto, tratamentos preventivos ou terapêuticos nunca serão supérfluos. Um dos problemas mais comuns é o carrapato, que suga muitos nutrientes dos insetos e limita sua vida normal. Como as próprias abelhas, com o advento da primavera, ela enfraquece significativamente, portanto, não é de surpreender que os tratamentos a partir dela sejam realizados durante esse período. Imediatamente após a exibição das abelhas, até que os ácaros entrem na ninhada, os insetos são fumigados dos fumantes, queimando camomila seca, tansy, folhas de rábano, tabaco, absinto ou tomilho no interior. Para executar o procedimento, um sub-quadro de malha com uma pequena bandeja deve estar presente nas colmeias, nas quais os carrapatos afetados cairão.
Das preparações acabadas, a composição "KAS-81" apresenta alta eficiência contra ectoparasitas, criado com base em absinto amargo e botões de pinheiro. Misturando esses ingredientes em proporções iguais (50 g ou 100 g da mistura pronta), adicione 10 l de água e ferva em fogo baixo por 2-3 horas. O caldo pronto deve ser bem embrulhado e deixado nesta forma por 8 horas, após o qual deve ser filtrado usando várias camadas de gaze e entregue às abelhas. Para um melhor consumo por insetos, recomenda-se pré-misturar a mistura com xarope de açúcar (1,5: 1), ou seja, com base no cálculo de 30 a 35 ml da mistura de tratamento por 1 litro de alimento. Para 3-4 doses, uma família precisará de pelo menos 10 kg de xarope.
Para os mesmos fins, é utilizada farinha de agulhas de pinheiro. (o processamento é realizado imediatamente após o primeiro sobrevôo da limpeza). É envolto em um nódulo de gaze e polvilhado com insetos. 40 a 50 g de substância serão suficientes para uma família e o curso do tratamento é de 21 dias (3 vezes em 7 dias). As abelhas processadas se livram dos carrapatos nas próximas 12 horas, porque a praga não tolera aromas de pinheiro. Vale ressaltar que, mesmo após o tratamento químico dos insetos, cerca de 50% dos carrapatos podem retornar às abelhas, mas a farinha de pinheiro usada contra eles reduz essa probabilidade a quase zero.
Os óleos essenciais têm propriedades semelhantes, no entanto, são eficazes apenas em temperaturas do ar acima de + 14 ° C. Aproximadamente 1 a 2 ml de óleo são aplicados a uma rua, aplicados a um filme plástico ou papel manteiga. Depois disso, o material é colocado em uma assadeira de uma subestrutura de malha, deixando por 48 a 72 horas. Se a construção da colméia não fornecer esses sub-quadros, as folhas revestidas com óleo são colocadas no topo do ninho nos favos de mel. Tais tratamentos são realizados 3 vezes seguidas, com um intervalo de 8 a 10 dias.
Você sabe Cada abelha trabalha em média cerca de 40 dias e, durante esse período, consegue realizar várias atividades principais: nos estágios iniciais, os insetos jovens limpam as células contaminadas para a futura postura dos ovos, depois monitoram a temperatura dentro da colméia e boa ventilação, e apenas perto do fim. vidas começam a repor reservas de mel.
Rega e alimentação
Já na primeira inspeção das abelhas que voam para fora da colméia, pode ser necessário reabastecer alimentos e beber insetos, o que contribuirá para uma restauração mais rápida da forma após o período de inverno. Com estoques de mel abaixo de 4 kg (aproximadamente um quadro), o número de ninhadas será reduzido significativamente; portanto, apenas aumentando os valores para 10 a 12 kg, podemos esperar uma nova geração forte de abelhas que não dependa das condições climáticas e de suborno. O melhor fertilizante para insetos será o perga ou o mel real, obtido de outras colméias, com reservas muito maiores.
Quanto à bebida, na primavera, as abelhas bebem 6 vezes mais água do que em qualquer outro momento, pois é necessária umidade para alimentar as larvas e diluir o mel existente. Se não houver fluido externo suficiente, as abelhas terão que usar as reservas internas de seu corpo, o que definitivamente não as beneficiará.A bebida ideal para esses insetos seria a água da chuva, com neve e um pouco de sal (mas não mais que 0,5%).
Dicas de apicultores experientes
Observando as abelhas durante seu primeiro sobrevôo na primavera, Os apicultores são aconselhados a prestar atenção às seguintes características importantes e a seguir certas recomendações:
- a duração do voo de representantes de famílias fortes não deve ser inferior a 40 a 50 minutos;
- se depois de levar as colméias para a rua as abelhas ainda não entenderem que precisam voar, continuando sentadas no clube em um só lugar, tente remover a tampa da casa e movê-la para uma área ensolarada (os insetos sentirão rapidamente o calor e sairão de suas casas);
- no final do voo em torno do território, é necessário reduzir o entalhe, concentrando-se na força de uma família em particular (em famílias fortes de até 8 a 10 cm, em média - até 4-5 cm e em fraca - até 1 cm);
- se você planeja criar um grande número de famílias de abelhas, sempre as numere, registrando os resultados de cada sobrevôo (isso ajudará a eliminar problemas menores em tempo hábil, evitando a morte em massa de insetos).
Ao seguir com precisão todas as recomendações para cuidar de abelhas na primavera, você se protege de outros problemas associados à produção de mel e à viabilidade dos próprios insetos. Obviamente, isso apenas simplificará o processo de apicultura.