O pavilhão das abelhas é projetado para fazer uso racional do espaço no apiário. Essa estrutura permite que você instale mais seções, que neste caso ocuparão menos espaço. Você pode comprar um pavilhão pronto ou pode projetar você mesmo. Sobre como fazer esse design - mais adiante neste artigo.
Você sabe Desde 2006, foi observado um rápido declínio nas populações de abelhas na Europa e na América. Esse fenômeno é chamado «Síndrome de perturbação de colônia», e sua natureza não foi estabelecida. Se tudo continuar acontecendo nesse ritmo, até 2035 as abelhas poderão desaparecer como espécie.
Requisitos básicos para o pavilhão das abelhas
Ao construir um pavilhão para abelhas, vários requisitos de projeto devem ser levados em consideração:
- Suas dimensões devem ser tais que seja conveniente para uma pessoa servir as abelhas.
- A passagem entre as fileiras de colméias deve ter pelo menos 80 cm de largura para que o separador de mel possa ser facilmente transportado.
- O pavilhão deve ser construído com materiais seguros e de alta qualidade para as abelhas.
- O design deve ser conveniente para inspeção e móvel, adequado para as abelhas no inverno.
- Se o pavilhão estiver parado, a espessura de suas paredes deverá ser de cerca de 20 a 30 mm, se o cassete - 7 mm.
- O design do tipo de cassete deve necessariamente ter nervuras de reforço adicionais.
Opções de design
Pavilhões para abelhas são fixos ou móveis (cassete). O pavilhão estacionário geralmente é instalado em um local e é usado para economizar espaço e facilitar o inverno dos insetos. Consiste em uma estrutura de suporte, geralmente metal, colméias e despensa. Ele foi projetado para que possa ser rapidamente transformado em móvel, se necessário. Um pavilhão móvel ou de cassetes é uma versão mais comum desse design.
Importante! As dimensões das folhas finais são indicadas internas, para um design já acabado, portanto, ao marcar o painel de fibras por baixo delas, é necessário adicionar vários milímetros nos lados que corresponderão à espessura do painel de fibras.
Permite mover rapidamente as abelhas para o local de polinização. Normalmente, esses pavilhões são colocados em reboques de caminhões ou feitos na forma de pequenas vans sobre rodas. Externamente, assemelha-se a uma cômoda, uma vez que cada colméia está em um gabinete isolado que não está conectado aos vizinhos. Isso facilita o processo de manutenção, cuidados e invernada das abelhas. A versão da cômoda da estrutura permite executar todas as manipulações com a colméia para uma pessoa, sem ajuda externa.
Como construir independentemente um pavilhão para abelhas
Se você planeja construir um pavilhão, pense primeiro nas dimensões da estrutura, faça um desenho, calcule e prepare materiais, ferramentas e depois continue com a construção. A experiência dos apicultores em pavilhões operacionais sugere que é mais lucrativo criar uma estrutura tipo cassete. Sua construção e descrição.
Dimensões e desenhos
As dimensões da estrutura precisam ser calculadas com base em quantas seções com abelhas você precisa. Pode haver qualquer número, mas o número ideal é 20. Também deve-se ter em mente que a altura do teto da estrutura deve estar na altura humana. Para a passagem, é necessário deixar 0,8 m de espaço - isso permitirá que você se desloque livremente, faça a manutenção dos cassetes e instale o separador de mel em 4 quadros.
O desenho do pavilhão móvel pode ser o seguinte:
Vista geral:1 roda; 2 plataformas; 3 gavetas; Sistema de 4 freios; 5 sistemas de equipamentos elétricos; 7 compartimentos de colméia; 8 quartos para o apicultor; Escada de 9 serviços; Cobertura de 10 telhados; 11 escotilhas; Eixo 12-escape; Intervalo de 13 anos; Divisor 14 vertical; Quadro de 15 chegadas; 16 janelas; Rachaduras de 17 anos; Figuras de 18 volumes; Divisor horizontal 19; 20 escada tecnológica
Materiais e ferramentas necessários
Para construir um pavilhão, você precisará de:
- vigas metálicas;
- barras de madeira;
- Aglomerado ou aglomerado;
- material de cobertura;
- pregos, parafusos autorroscantes, dobradiças para portas e janelas;
- pintar;
- trailer;
- nível;
- canto da régua;
- ferramentas para trabalhar com metal;
- jack
Importante! Você precisa pensar antecipadamente na iluminação do pavilhão, pois para isso é necessário fornecer energia a partir de uma linha estacionária ou transformador ou prever a instalação de um gerador elétrico.
Fabricação passo a passo
Chegando à fabricação de cassetes:
- Prepare folhas de madeira e fibra de 20 mm.
- Na folha de papelão, recorte dois retângulos com 30 cm de largura e 29,5 cm de altura, que serão as extremidades da futura cassete.
- Nesses retângulos no centro, corte um triângulo isósceles com uma base de 22 cm e uma altura de 29,5 cm.
- Dos restos da folha de papelão, corte outros 2 retângulos para as paredes laterais com 44,7 cm de largura e 29,5 cm de altura.
- Corte a barra para ajustar as dimensões dos retângulos resultantes. Em cada folha, deve haver 2 pedaços de madeira, superior e inferior (ou seja, o comprimento da madeira deve corresponder à largura da folha).
- Usando parafusos autorroscantes, conecte as folhas do painel de fibras e as placas para que elas fiquem presas ao longo da borda do painel de fibras.
- A partir dos retângulos resultantes, monte a fita conectando todas as peças com parafusos (75 mm) para que as barras fiquem do lado de fora da estrutura.
No design final, o comprimento da extremidade é de 36 cm. Este gabinete foi projetado para 8 armações de soquete ou 7 armações de loja.
Vídeo: fazendo cassetes para o pavilhão
Disposição
Após a construção, o pavilhão acabado deve ser equipado para que seja confortável para as abelhas e o apicultor.
Compartimentos e alimentadores
Os compartimentos nos quais as abelhas habitarão podem ser instalados em uma direção ou em duas direções opostas. O compartimento no qual todo o equipamento necessário para o trabalho será armazenado está equipado em qualquer local conveniente para o apicultor. Os alimentadores são necessários para alimentar as abelhas no período frio e no momento em que a coleção de néctar é temporariamente interrompida. Eles estão dentro e fora.
O primeiro é dividido em tipos:
- Teto - representa uma caixa e é preenchida sem abrir a colméia. Conveniente para alimentação a longo prazo.
- Enquadramento - parece uma moldura fechada nas laterais com madeira compensada. Eles estão localizados no ninho, adequados para o outono.
- Plástico para teto com copo interno - funcional, mas as abelhas podem entrar no compartimento principal com alimentos.
- De garrafas plásticas - o design se assemelha a uma tigela com um dispensador. Eles estão localizados na parte inferior da colméia e são usados apenas para alimentação única.
Alimentadores externos:
- Geral - O tanque está localizado perto do apiário. Eficaz se não houver outros apiários por perto.
- Montado - pendurado no folheto. Eles são convenientes, pois você não precisa abrir a colméia para preenchê-los, mas também pode atrair outros insetos.
Iluminação e ventilação
A iluminação é preferencialmente feita em combinação com lâmpadas fluorescentes e incandescentes, que serão protegidas por um teto. Esta opção de iluminação evita sombras e não queima as abelhas. A organização da ventilação depende de quão bem o design do pavilhão permite a passagem do ar. Mas é melhor construir ventilação adicional, que, se necessário, pode ser abafada.
Você sabe De acordo com os resultados de várias escavações arqueológicas, verificou-se que as pessoas começaram a criar abelhas domésticas cerca de 6000 anos atrás no Egito.
Para fazer isso, em um lado da estrutura, você precisa colocar uma caixa de madeira com uma malha e, na parede oposta, sob o teto, fazer uma saída para um tubo de madeira com o mesmo diâmetro da entrada. O tubo deve subir 120 cm acima do teto, e também são necessárias escotilhas no teto e uma janela nas portas.
Apicultor Camora
O tamanho da câmara para o apicultor pode ser qualquer, dependendo de suas necessidades (o que exatamente precisa ser armazenado nela). Na versão móvel do pavilhão, é melhor colocar a câmara para trás. Torne o corte transversal melhor, para que seja mais conveniente passar por ele. Deve necessariamente fornecer prateleiras para ferramentas, equipamentos e alimentos para animais.
Aquecimento
Para as abelhas se sentirem confortáveis no inverno em sua casa, elas precisam ser isoladas. Você pode usar material de cobertura colocado entre folhas de madeira compensada. Todas as juntas e fendas devem ser cobertas com um filme. Em vez de feltro, você pode usar lã mineral.
Se sua região possui invernos rigorosos, é possível fornecer aquecimento elétrico da estrutura, tornando-a automatizada para que ela comece a funcionar somente quando a temperatura cair abaixo de um determinado ponto. Isso economizará energia e evitará um resfriamento forte das colmeias, com uma forte queda de temperatura.
Características de manter abelhas nos pavilhões
Recentemente, a apicultura de pavilhões tornou-se cada vez mais popular no mundo. Nas construções móveis, as abelhas se sentem mais confortáveis, gastam menos energia na manutenção da temperatura desejada, procurando comida e consumindo-a mais racionalmente. A principal coisa com a manutenção do pavilhão é a prevenção oportuna de enxames.
Para fazer isso, os insetos devem estar constantemente ocupados com o trabalho. Ao mesmo tempo, recomenda-se que cerca de 80% das rainhas sejam substituídas por jovens anualmente. Com a manutenção do pavilhão, é necessário monitorar cuidadosamente a temperatura dentro da estrutura. Para isso, um sistema de ventilação composto por escotilhas e janelas deve funcionar com eficiência.Para tornar as abelhas menos agressivas, eles recomendam pintar as paredes internas de branco. No exterior, cada cassete deve ser pintada em uma cor separada, para que seja mais fácil para um inseto encontrar sua casa. Com o conteúdo do pavilhão das abelhas, é mais fácil se preparar para o inverno.
Basta realizar as seguintes manipulações:
- formar um ninho;
- isolar as paredes laterais;
- verifique a ventilação;
- prepare comida para a alimentação de fevereiro.
O uso de pavilhões para abelhas permite não apenas facilitar o cuidado delas e tornar o apiário mais compacto, mas também aumentar a “produtividade” dos insetos. O design necessário pode ser adquirido na loja ou feito de forma independente. O principal é executar corretamente o desenho e calcular a quantidade de materiais necessários.