É difícil imaginar apiários eficazes nos quais as tecnologias e inovações modernas não sejam usadas em um grau ou outro. Os últimos desenvolvimentos de geneticistas e farmacêuticos no campo da medicina veterinária, inovações de engenharia e o trabalho meticuloso de criadores podem não apenas obter uma rica coleção de mel, mas também minimizar a participação humana na comunidade das abelhas.
Importante! As abelhas reutilizam parcialmente a cera, o que aumenta a produtividade e a entrega do mel.
As principais tendências atuais
Novas tecnologias na indústria moderna da apicultura melhoram a parte técnica do trabalho, minimizando o impacto negativo nos processos naturais.
As principais áreas que afetam a modernização tecnológica incluem:
- ampliação da produção;
- pesquisa no campo da seleção de insetos que trabalham, útero;
- novas soluções de design para liberação de colmeias;
- substituição do trabalho manual por métodos mecanizados;
- método nômade de trabalho;
- desenvolvimento de novos métodos de proteção contra infecções;
- novas técnicas para evitar o enxame de abelhas;
- atração de tecnologias científicas para a indústria;
- integração em setores agrícolas relacionados;
- uhuso eficaz e racional de produtos apícolas.
Automação de coleta de mel
A remoção do mel das colméias é o procedimento mais demorado e de longo prazo na apicultura, consistindo em desmontar a colméia, remover abelhas, imprimir favos de mel com mel e usar uma centrífuga do extrator de mel. Em 2015, foi apresentado o projeto Flow, desenvolvido pelos apicultores australianos Anderson (pai e filho), que criaram uma moldura de plástico com um design especial, composto por favos de mel parcialmente formados.
Você sabe Hipócrates, o fundador da medicina moderna, viveu até os 109 anos, comendo regularmente e abundantemente mel.
As abelhas enchem os favos de mel e selam-nos. Quando a estrutura Flow é aberta no meio, a substância doce flui de duas fileiras de favos de mel, sem exposição adicional da colônia de abelhas ao fumo. Quando os favos de mel são fechados, as abelhas imediatamente começam a coletar néctar e a encher novamente as células.
Através de uma janela transparente, é possível observar a condição das células e determinar com precisão o período de coleta do produto. A novidade acima é boa não apenas porque permite obter um produto de apicultura sem custos adicionais de mão-de-obra, sem desmontar a colméia e criar estresse adicional para a família das abelhas com um procedimento de fumigação, mas também com acessibilidade.
Controle seguro de doenças
A doença das abelhas é o flagelo da apicultura. Grandes quantias de dinheiro estão sendo gastas em medidas preventivas e curativas, que, infelizmente, nem sempre levam a um resultado positivo. A situação é agravada por um grande número de indivíduos em um espaço e alcance limitados, e isso cria uma ameaça epidêmica.
Principais estudos estão em andamento para encontrar medicamentos, vacinas e métodos seguros e eficazes para controlar e proteger insetos de infecções e vírus. Tópicos são desenvolvimentos no campo do diagnóstico rápido de laboratório de doenças de insetos de mel.
Importante! Na estrutura de Mannapov, a ventilação natural ocorre e o regime correto de temperatura é mantido continuamente.
O ácaro Varroa causa danos irreparáveis aos apiários, sendo uma fonte varroatose - uma doença que afeta uma abelha em todas as fases do desenvolvimento, das larvas ao inseto, útero e zangão. Em um curto período, a doença se espalha para famílias saudáveis. Atualmente, cientistas americanos estão trabalhando em um elemento especial.
A novidade reivindicada é uma estrutura degradável ambientalmente neutra, dentro da qual existe um elemento de aquecimento especial. Quando aquecido, os ácaros masculinos devem ser esterilizados, o que levará à rápida e completa extinção de parasitas. Essa inovação permitirá evitar métodos de exposição a produtos químicos bastante prejudiciais e nem sempre eficazes.
Nova tecnologia para a remoção do útero
A pesquisa e o desenvolvimento da criação de animais é um companheiro integral da indústria da apicultura no mundo moderno. O fenótipo (semelhança de sinais externos e internos de um organismo adquirido como resultado do desenvolvimento individual) das abelhas do período atual é significativamente diferente dos anteriores.
As realizações mais significativas dos biólogos em relação às abelhas rainhas incluem:
- aumento da produtividade uterina;
- prolongamento do ciclo de vida;
- intervalos de tempo mais curtos durante a reprodução da família das abelhas;
- resistência ao gelo.
Realizações de apicultores domésticos
Vale a pena considerar com mais detalhes os desenvolvimentos no setor apícola de especialistas nacionais - apicultores.
Quadro inovador
Cientista, doutor em ciências A. G. Mannapov, com base em observações de longo prazo do comportamento dos insetos, concluiu que a produtividade da coleta de mel aumenta significativamente quando todo o ciclo de vida da família é o mais próximo possível do habitat natural. Ele criou uma novidade - um quadro de design especial, no qual a largura dos trilhos laterais é de 3,4 cm.
Método de pilha de abelhas
As abelhas depositam larvas na primavera, quando as temperaturas médias diárias são instáveis e podem ser bastante baixas, existe o risco de geadas de retorno. Tais condições afetam negativamente a ninhada, causando maturação lenta e, às vezes, a morte de um grande número de larvas. É necessário criar condições mais favoráveis que permitam "suavizar" os fatores naturais.
Você sabe Mesmo em caso de desconforto ou dor, o útero da abelha nunca pica uma pessoa.
O apicultor ucraniano Vered L.I. propôs usar para esse fim o termofilme usado para isolar sistemas de aquecimento, tubulações etc. O Folgoizol serve duas ou três estações como aquecedor, após o que deve ser substituído.
- No entanto, existem desvantagens:
- os insetos geralmente percebem o isolamento como lixo e tentam se livrar dele;
- se a folha isolar à base de espuma, é necessário garantir que não haja mariposa, o que é difícil de combater.
Colmeia de alta tecnologia
Nos últimos dois séculos, tanto a estrutura interna quanto a externa das colméias sofreram mudanças. A transição da apicultura para o apiário apiário alterou as casas de abelhas além do reconhecimento. Atualmente, novas colmeias não são um conjunto de toras e tábuas, mas estruturas de engenharia progressiva que podem não apenas facilitar o trabalho do apicultor, mas também aumentar a produtividade.
Tais desenvolvimentos incluem o método de estrutura e a automação de favos de mel de plástico. Com a abordagem mais recente, o mel é coletado diretamente no campo, os insetos não sofrem estresse por invadir o ecossistema das abelhas. O desenvolvimento nesta área está em andamento, oferecendo aos agricultores-apicultores sistemas cada vez mais avançados de habitações de abelhas.A apicultura não é apenas a indústria mais antiga, mas também um ramo da agricultura moderna em desenvolvimento dinâmico, em que os métodos artesanais são gradualmente substituídos por tecnologias avançadas que permitem não apenas aumentar a produção de produtos apícolas, mas também tratar as famílias de abelhas e o meio ambiente com a menor moderação possível.