A experiência bem-sucedida do uso de vegetarianos em países escandinavos quentes e sem aquecimento interessou muitos residentes de verão. Qual é a peculiaridade da estrutura, como criar em seu próprio site sobre isso em detalhes no artigo de hoje.
Qual é a diferença entre um vegetariano e uma estufa?
As principais diferenças entre o helioteplice e o design usual são suas principais vantagens.
Você sabe O criador e proprietário da patente para a invenção do vegetário solar é um professor de física comum, uma escola comum de Kiev, Alexander Vasilievich Ivanov.
As diferenças são significativas tanto na estrutura quanto no microclima, o que depende dos recursos do projeto:
- Um vegetário é uma estrutura do tipo retangular com um teto plano, inclinado em um ângulo de até 20 graus. Enquanto a estufa do tipo usual tem uma estrutura em arco ou a forma de uma casa.
- Uma das paredes (norte), as costas são sempre maiúsculas, surdas. Muitas vezes, por conveniência e economia de espaço em um terreno pessoal, uma estrutura é construída adjacente à parede da casa. Uma fração do reflexo ideal de luz e calor, uma parede em branco é pintada de branco ou coberta com papel alumínio.
- Na estufa, os canteiros são dispostos horizontalmente, na bio-estrutura solar - por terraços, caindo do lado norte.
- Graças a essa estrutura, não é necessário aquecimento adicional em vegetarianos, mesmo as temperaturas noturnas não caem abaixo de + 12 ° C.
- Não requer ventilação e rega adicional (em detalhes abaixo). As plantas não precisam se acostumar com as constantes mudanças de umidade.
- O aquecimento solar dessa estrutura é mais de 5 vezes maior, em contraste com as estruturas em arco.
- Aqui você pode cultivar o ano todo, até culturas exóticas.
Como fazer um restaurante vegetariano faça você mesmo usando a tecnologia escandinava
Você pode encontrar os desenhos do projeto para construção independente na Internet e adaptá-lo um pouco aos tamanhos necessários.
Materiais e ferramentas
Pessoas com experiência na questão de efeito estufa não recomendam o uso de madeira como material principal para a construção. Nos vegetarianos, um microclima especial com alta umidade é mantido; portanto, esse material suscetível à umidade não vai durar muito. Então, o que será necessário na construção:
a) materiais:
- isolamento revestido com papel alumínio;
- folhas de poliestireno;
- acessórios;
- material de cobertura;
- tubo perfilado com parâmetros 20 × 20 e 40 × 40 cm;
- tinta anticorrosiva;
- folhas de policarbonato celular de 4 mm e 6 mm de espessura;
- folhas profissionais;
- tubo de metal;
- folha de ardósia;
- mistura de concreto;
- lajes de pavimentação;
- tábuas e madeira;
b) ferramentas:
- grampeador;
- broca;
- máquina de solda;
- chave de fenda;
- moedor;
- serra para metal e retificadora;
- prendedores;
- fio.
Instruções passo a passo da fabricação
As dimensões do novo tipo de construção são determinadas pelas capacidades e necessidades financeiras do construtor. Um pequeno prédio pode ser construído ao lado de uma parede em branco da casa, se a localização permitir.
Tecnologia de construção:
- Eles começam a construção com uma fundação, no nosso caso, esta é uma versão entediada. Depois de limpar o território, nos pontos corretos ao redor do perímetro, um furo com 20 cm de diâmetro é perfurado com uma broca (a quantidade de acordo com o desenho).
- Tubos metálicos são inseridos nos orifícios, com orifícios para encaixes. A altura dos tubos diminui de acordo com o ângulo de inclinação na sala.
- Uma estrutura forte é construída a partir de barras de reforçoamarrando-os com um forte fio de metal (figura abaixo).
- No lado norte da fundação, referindo-se ao desenho, deixe aberturas para tubos de ventilação e aquecimento.
- Cofragem para fundações recolhidos de tábuas e vigas e derramados com concreto.
- Enquanto a mistura de construção endurece, colete e cozinhe a partir de componentes metálicos detalhes do quadro.
- Coloque o quadro no lugarsão soldados ao reforço na fundação. O fundo para melhor isolamento térmico é costurado com uma folha profissional.
- Se a parede norte não se encaixar na parede da casa, é costurada com pranchas e poliestireno. Em seguida, use um revestimento de folha de grampeador (por dentro).
- Em seguida, instale o sistema de vigas do telhado. O teto e as paredes laterais são costurados com policarbonato celular. A junção do material e as vigas sob a crista deve ser hermeticamente vedada para evitar correntes de ar.
- É conveniente fazer camas para um design pequeno em 3 linhas. A estrutura para camas-caixa é feita de um perfil de metal, as paredes são feitas de folhas de ardósia. A largura do caminho entre as camas é de até 70 cm.
- Ao fazer a licença orifícios para tubos de irrigação.
- Pavimentosdeixando ranhuras para tubos.
- Fase final instalação de sistemas de irrigação, ventilação e aquecimento.
Importante! A estrutura deve ser tratada com um revestimento resistente à corrosão para a durabilidade do material.
Microclima em vegetarianos
Não é difícil construir um vegetariano, a principal tarefa é o sistema de controle climático interno.
Dispositivo para aquecimento do solo e do ar
Na direção da inclinação das camas, tubos são colocados sob as camas. As extremidades dos tubos do lado norte são levadas para a sala dos fundos. Aqui eles são combinados em um coletor de distribuição, através de orifícios de ventilação que levam ao teto da sala. Recomenda-se que os ventiladores sejam reversíveis com a conexão ao sistema automático da máquina. Em regiões com invernos particularmente severos, pistolas de calor, gás ou eletricidade, são instaladas adicionalmente. Como funciona:
- Os ventiladores bombeiam ar quente, que é distribuído pelos canos por toda a sala.
- No verão, o ar frio que passa pelos mesmos tubos resfria o solo, impedindo o superaquecimento, remove o excesso de umidade.
Controle de temperatura
A temperatura estável na sala do helioteplice é mantida graças a vários truques:
- A parede traseira da estrutura, coberta com papel alumínio ou pintado de branco, possui excelente refletividade. Aquecido fortemente e acumulando calor solar em si mesmo, esfria muito lentamente, transferindo calor para a sala.
- Os dutos descritos acima estão equipados com ventiladores que ligam quando necessário. O curso reversível dos dispositivos cria uma circulação forçada de ar - soprando quente na sala e removendo o resfriado do lado de fora. Passando pelos canos, o ar quente aquece o solo em toda a sua profundidade. No verão, da mesma maneira, a circulação de ar segue na direção oposta.
- Um sistema de cortinas serve como proteção contra superaquecimento, à maneira de persianas. Os níveis mais baixos da estufa se fecham, reduzindo o calor.
Você sabe Com base no conceito de um vegetário solar na Suécia, perto do Lago Vettern, uma estufa foi construída com um enorme jardim botânico e cantos de relaxamento para todos que desejam se unir à natureza.
Troca de ar e umidade
Ao colocar os tubos de troca de ar sob as camas na parte inferior, ficam pequenos orifícios a cada 20 cm. O que isso dá:
- Se o ar quente forçado pelo ventilador colidir com a superfície fria do tubo, forma-se condensação. Gotas de umidade que fluem pelas paredes caem nos buracos e deles no solo.
- Dada a profundidade da postura, a umidade é entregue diretamente ao sistema radicular das plantas.
- Sabe-se que, diferentemente dos humanos, as plantas precisam de dióxido de carbono. Graças ao sistema fechado, o CO2 permanece no vegetariano, participando dos processos de fotossíntese.
Importante! A água, que se forma como condensado, possui qualidades adequadas para regar as plantas. Não há sais ou ácidos, como em um sistema de abastecimento de água.
Rega e arejamento automáticos
Ao instalar todo o sistema de tubulação para troca de ar, são instalados sensores com um controlador que lêem as leituras de temperatura. Ao abaixar ou aumentar para um ponto crítico, o ventilador liga automaticamente no modo desejado. Esses sensores, que leem o nível de umidade do solo, sinalizam o sistema de irrigação por gotejamento.
Sistema de irrigação por gotejamento:
- Dois barris de metal são colocados no telhado da despensa.
- No primeiro, um tubo (2) é trazido a um nível de 15 a 20 cm da superfície e um guindaste com uma válvula de bóia é colocado; do segundo, um tubo (3) é removido para drenar a água quando o nível é ultrapassado. O tubo (4), que liga os dois barris, iguala o nível da água.
- Os tubos do tronco são removidos 10 a 15 cm acima do fundo dos tanques (5).
- Os tanques são equipados com tubos de drenagem (6) e válvulas (7).
- Na parte sul da estrutura, são instalados tanques de drenagem, também equipados com válvulas e seções de tubos de drenagem.
Sistema de irrigação por gotejamento
A estufa escandinava causa muita controvérsia entre os produtores de plantas. Alguns falam de grandes custos financeiros, mas, dada a possibilidade de uso da estrutura durante todo o ano, fica claro que esses custos são rapidamente compensados.