O cultivo da cebola é realizado de duas maneiras: a partir de sementes (nigella) ou de pequenos bulbos (sevka). Nesta revisão, falaremos sobre as características do cultivo e da tecnologia para semear cebolas a partir de sementes.
Descrição e características da cebola preta
Nigella são sementes de cebola, assim nomeadas por causa da característica cor preta. Nigella é chamado de sementes de todas as variedades de cebola. Você pode comprá-los em uma loja ou cultivá-los você mesmo. Amadurecem nos rebentos de um bulbo adulto: após o término do crescimento da planta, ela lança várias flechas, nas quais formam inflorescências esféricas. Após a floração, eles se transformam em grupos de cápsulas com nervuras com sementes futuras.Você precisa coletar o chernushka depois que as caixas começarem a adquirir uma cor marrom - para amadurecer. Para que as sementes não caiam no chão, as caixas podem:
- corte e dobre em um saco de papel maduro;
- amarre com gaze para amadurecer na flecha.
As sementes plantadas no solo germinam e produzem uma colheita de pequenos bulbos, com menos de alguns centímetros de diâmetro - este é o chamado conjunto de cebola. E no segundo ano, a cebola plantada cresce a partir da semente plantada. Há também variedades anuais de cebola que formam bulbos no primeiro ano de cultivo.
Importante! A maioria das sementes compradas de empresas privadas são híbridas. Eles são obtidos de 2 variedades parentais por polinização cruzada. Coletar sementes dessa cebola é impraticável - elas não reproduzem vegetais com os mesmos sinais e características.
Propriedades úteis
As qualidades positivas de Chernushka eram conhecidas pelos antigos gregos. Eles o usaram para tratar muitas doenças, incluindo dor de cabeça e dor de dente, e também observaram as características antiparasitárias dessas sementes. Os antigos egípcios adoravam o arco, acreditando que sua forma esférica e círculos concêntricos dentro simbolizavam a eternidade. Eles também apreciaram suas sementes: encontraram chernushka em túmulos egípcios - era um dos itens necessários para viajar para o submundo.
As sementes de cebola contêm até 38% de gordura e até 2,5% de óleo essencial e também incluem cálcio, ferro, potássio e sódio, fibra. Vários estudos das propriedades das sementes de cebola mostraram que eles reduzem o risco de desenvolver diabetes e têm um efeito benéfico no corpo. Os óleos essenciais das sementes estão envolvidos no tratamento da asma, diarréia e distúrbios circulatórios.
O óleo de Chernushka possui as seguintes propriedades:
- anti-inflamatório;
- antioxidante;
- antimicrobiano;
- antipirético;
- antitumor.
Importante! Embora os óleos de sementes sejam utilizados há muitos séculos, pouco se sabe sobre sua dosagem aceitável ou interação com outros medicamentos. Portanto, se você estiver em tratamento, consulte seu médico antes de incluir o óleo de sementes de cebola em sua dieta.
Variedades de cebola cultivadas a partir de nigella
Entre as variedades modernas de cebola, também é possível encontrar aquelas que crescem em cabeças grandes em apenas uma estação. Para esse fim, algumas variedades de arbustos (ou chalotas) da categoria madura precoce são adequadas, bem como variedades de cebola comum e de maturação tardia e tardia.
Variedades anuais populares que podem ser cultivadas a partir de sementes:
- Delícia - variedade de amadurecimento tardio, que fornece bulbos amarelos grandes, densos e brilhantes, com peso de 150 g para semear e até 300 g para semear. Recursos adicionais da variedade: resistência a doenças, resistência a fatores climáticos, possibilidade de armazenamento a longo prazo. A estação de crescimento é de 130 a 140 dias. A variedade é um híbrido anual.
- Centauro - um híbrido anual, pode crescer em condições adversas e a colheita é armazenada por um longo tempo. A estação de crescimento é de 90 a 110 dias. O centauro pertence às séries do meio da temporada. Você receberá bulbos arredondados amarelos escuros, pesando 100 g quando cultivados por sementes e pesando até 300 g quando germinados a partir de mudas. O rendimento do Centauro é de 10 kg / m².
- Bola carmesim - variedade híbrida não menos grande com escalas de cores púrpura escura. Lâmpadas redondas doces e suculentas, com peso de 80 a 200 g, serão boas na forma fresca, mas quase não são usadas em peças de trabalho. A estação de crescimento é de 90 dias. A variedade é anual, com rendimentos estáveis de até 7 kg / m².
Características das variedades holandesas:
- Variedades com escamas amarelas douradas são as mais comuns. Os melhores representantes deste grupo são Centurion e Golden Gourmet. Os bulbos têm carne branca, densa e peninsular. São universais, pois são adequados para cozinhar e enlatar. Eles se distinguem por um sabor suave e bom rendimento.
- Variedades com escamas vermelhas têm polpa branca com uma tonalidade vermelha nas bordas de cada camada. Eles são ótimos para saladas. Representantes brilhantes deste grupo são as variedades Electric, Red Carmen, Senshuy.
- Myachkovsky - uma bienal madura precoce com um período vegetativo de 90 dias. Produtividade de uma classe - 4-5 kg / m². Peso de nabo - 100 g A variedade é bem armazenada e adequada para o transporte.
- Spassky - bienal, representante de variedades multirroremas com um peso de bulbo de cerca de 40 a 50 g. A vegetação de Spassky dura cerca de 100 dias. Não possui alto rendimento (1,5-2,7 kg / m²), mas possui bom sabor e resistência a bactérias putrefativas.
- Âmbar - variedade no meio da temporada com lâmpadas ovais amarelas brilhantes de tamanho médio e peso entre 50 e 80 g. Você pode coletar 120 dias após o plantio. A variedade é anual, com rendimentos estáveis de nabo de 199–362 c / ha.
- Bessonovsky - produz bulbos com escamas douradas e sabor picante, pesando até 60 g, cultivados em uma cultura de dois anos. A produtividade de Bessonovsky é de 1 a 2 kg / m².
- Zolotnichok - Anual que cresce bem em regiões frias e não exige clima. A produtividade não excede 1,8 kg / m². A variedade com bulbos redondos de até 60 g, que amadurecem dentro de 80 a 90 dias, é excelente para armazenamento e é adequada para uso tanto na forma bruta quanto na enlatada.
Cultivo de cebola preta em casa
As cebolas são vegetais que podem ser cultivados em clima frio, do início da primavera ao final do outono. Para o amadurecimento, algumas variedades precisam apenas de 45 a 60 dias, e as cebolas com maturação tardia demoram até 140 dias. A principal característica da planta é que as lâmpadas grandes não podem ser obtidas antes do início dos dias quentes. Além disso, eles aumentam lentamente de tamanho.
Você sabe As cebolas faziam parte da dieta humana há mais de 7000 anos atrás. Arqueólogos encontraram vestígios dele nos assentamentos da Idade do Bronze.
Existem 2 maneiras de cultivar cebolas:
- plantando sementes no chão;
- plantio de mudas.
Para a semeadura, você precisará de um recipiente com tampa, terra e o chernushka adequado. Tecnologia de pouso:
- Encha o recipiente com o solo. Deve haver orifícios de drenagem no fundo do recipiente, e a tampa protegerá as plantações do excesso de umidade em caso de chuva.
- Plante as sementes a uma distância de cerca de 2 cm uma da outra, depois cubra-as com uma camada de solo com cerca de 1 cm de espessura e água.
- Coloque o recipiente em um local protegido da luz brilhante. Você pode colocá-lo no mirante ou no porão.
Você sabe Cebolas picadas podem aliviar a irritação após picadas de insetos. Em combinação com aspirina picada e uma pequena quantidade de água, fatias de cebola também são usadas como remédio popular para o tratamento de verrugas.
Tempo ideal de semeadura em campo aberto
O método mais fácil é plantar as sementes diretamente no solo no local. O desembarque é realizado na primavera ou no outono:
- Plantação de sementes de outono - em novembro-dezembro. O critério principal é um solo bastante macio, adequado para o cultivo. As sementes germinarão apenas quando as condições ideais surgirem na primavera.
- Plantio de primavera - em março ou abril, quando o solo começa a esquentar.
Condições de cultivo
A maioria das sementes germina em uma faixa bastante ampla de temperaturas do solo, mas em taxas diferentes. Muito frio - e eles crescem lentamente. O calor também pode reduzir a taxa de germinação. A faixa ideal de temperatura para brotos é de 10 a 20 ° C, na qual as plantas crescem na taxa máxima.
Você pode aquecer o solo por vários graus adicionais, se o cobrir com um filme - isso acelerará a germinação das sementes. A introdução do húmus permite criar uma espécie de fonte de aquecimento por baixo, que ao mesmo tempo fornece nutrição à planta.A umidade não é crítica para as cebolas: ela pode crescer tanto na umidade normal - 55-65% quanto na alta (durante as chuvas). O principal é que o site esteja bem iluminado.
Seleção do local e preparação do solo
A melhor opção para a semeadura de cebolas é considerada solo arenoso e quente, com boa drenagem, rico em nutrientes. Se o local possui solo argiloso, pode ser melhorado diluindo-se com areia e proporcionando uma boa drenagem, uma vez que as raízes da cebola ficam quase próximas da superfície. É bom que o local seja inclinado - isso proporcionará uma remoção natural do excesso de umidade após a chuva. Se o solo estiver muito úmido, isso pode levar ao aparecimento de podridão e a uma diminuição no rendimento. A acidez do solo não deve ser inferior a 6,5–7 pH.
Tecnologia de semeadura
A preparação da cama inclui:
- fazer areia, se você precisar tornar o solo mais solto;
- aplicação de solo foliar, composto ou outros fertilizantes orgânicos, a fim de encher a cama com nutrientes.
Sementeira de primavera
Para cultivar bulbos maiores, você deve começar a semear mais cedo. Semear no exterior é permitido cerca de 1 mês antes do período sem geadas. Pode ser março ou fevereiro, dependendo do clima da sua região. Se a geada já tiver terminado, você poderá plantar as sementes germinadas.
Importante! Use sementes frescas com menos de 1 ano para semear, pois elas perdem rapidamente a viabilidade durante o armazenamento.
Sementeira de inverno
Semear cebolas antes do inverno é usado com mais frequência do que outros. O desembarque é realizado a qualquer momento no inverno. Quando a temperatura e a duração do dia forem adequadas para iniciar o desenvolvimento dos brotos, as sementes irão brotar por conta própria e sem nenhum esforço adicional da sua parte. Com esse método de cultivo, as plantas formam bulbos maiores do que durante o plantio da primavera.
Cultivo de mudas
Para cultivar cebolas de maneira plântula, é necessário plantar as sementes no recipiente e plantar as mudas no canteiro. O recipiente será uma gaveta regular para mudas ou um cassete com copos separados. Encha-o com a mistura inicial do solo - pode ser um terreno de jardim comum com a adição de areia para dar folga e composto para aumentar a nutrição. Os componentes podem ser misturados em partes iguais.
A nigela de semeadura custa 10 a 12 semanas antes da data do transplante no solo, ou seja, cerca de 2-4 semanas antes do último congelamento.
Tecnologia de plantio e cultivo:
- Encha o recipiente com 2/3 do solo e coloque as sementes lá. Aprofundar-los não mais do que 1-2 cm, polvilhando por cima com uma pequena camada de solo.
- Cubra o palete com papel alumínio e instale-o em uma sala quente com iluminação brilhante. A temperatura do ar deve estar em torno de 20 ° C.
- Depois de uma semana, as sementes começarão a germinar. Retire a tampa e mantenha a cebola a cerca de 15 ° C. O horário de verão deve durar pelo menos 10 a 12 horas, aumentando gradualmente.
- Quando as folhas verdes atingirem uma altura de 12 a 13 cm, corte-as para estimular um crescimento mais forte de raízes e caules.
- Seis semanas antes do transplante no solo, as cebolas precisam ser climatizadas. Comece colocando o recipiente em um local seguro na rua durante o dia. Comece às 2 horas, aumentando gradualmente o tempo. As mudas são capazes de suportar até uma leve geada, portanto, não se preocupe com sua saúde.
Para transplantar suavemente mudas, você precisará de:
- despeje suavemente as mudas do recipiente;
- prepare uma cama e faça uma trincheira;
- plantar plantas no solo a uma distância de 7-8 cm uma da outra;
- compactar o solo em torno das lâmpadas e regar bem.
Importante! Cebolas podem causar envenenamento para animais de estimação. Pode enfraquecer os glóbulos vermelhos no sangue de um gato ou cachorro, causar anemia e até causar a morte.
Recursos de Cuidados
O cuidado com o plantio de cebola é mínimo. Na primavera, o solo contém umidade suficiente para eliminar a necessidade de rega regular. Se você cuidou da nutrição do solo, não há necessidade de fertilizantes. Portanto, nas primeiras semanas após o plantio, as mudas simplesmente criam raízes.No futuro, entre as principais medidas de cuidado:
- rega;
- aplicação de fertilizantes;
- controle de ervas daninhas;
- controle de pragas.
Rega e alimentação
As raízes das cebolas são curtas e podem ser deixadas mais cedo sem umidade em terra seca do que outras plantas. Se isso acontecer regularmente, as lâmpadas não atingirão o valor máximo. Portanto, regue as camas enquanto o solo seca.A irrigação por gotejamento é a melhor opção para a hidratação, minimiza o consumo de água e também reduz o acesso à água para as ervas daninhas. A irrigação por aspersão também é aceitável. É melhor umedecer as camas pela manhã, pois muita água evapora durante o dia sob os raios brilhantes do sol. A rega noturna é inaceitável devido ao fato de as raízes estarem em contato com a umidade por muito tempo, o que contribui para a ocorrência de podridão. As cebolas realmente precisam de muita água, mas o solo não precisa ficar úmido o tempo todo. A escolha ideal é regar o vegetal uma vez por semana.
Regras para regar cebolas:
- se o solo estiver seco, regue imediatamente;
- mantenha o solo úmido até que as mudas apareçam nos canteiros;
- regar camas bem drenadas 1 vez por semana a uma profundidade de 3 cm;
- pare de regar assim que as copas das folhas começarem a ficar amarelas - isso significa que a cebola amadureceu e o tempo da colheita logo chegará.
Você sabe Na Idade Média, a cebola era um análogo da unidade monetária e era usada para pagar aluguel, bens e serviços, bem como presentes.
Além da área ensolarada e do solo drenado, as cebolas precisam de fertilizantes. No processo de cultivo de cebola, você precisa realizar 2 curativos. A primeira é realizada na fase de 3 folhas verdes, quando a planta acumula substâncias para a formação do bulbo, e o processo de fotossíntese está ativamente em andamento. Adicione uréia à taxa de 1 colher de sopa. eu medicamento por 10 litros de água. Acrescente a ele qualquer versão do fertilizante potássico. Isso é necessário para melhorar os processos celulares nas folhas.Quando a cebola tiver 5 folhas verdes, passe o segundo molho com monofosfato de potássio como parte de 1 colher de sopa. em 10 l de água. O fertilizante deve ser aplicado até a formação do bulbo estar completa.
Todos os três macroelementos (nitrogênio, fósforo, potássio) necessários para aumentar o tamanho e o peso das lâmpadas devem ser incluídos na composição do fertilizante aplicado. Você precisará de:
- 1/3 de azoto (Ν);
- 1/4 de fósforo (P);
- 1/2 de potássio (Κ).
Afrouxamento do solo
Quando a cebola está bem enraizada, é necessário afrouxar o solo entre as fileiras. Isso se deve ao fato de a planta não possuir massa verde suficiente para suprimir as ervas daninhas e possuir um sistema radicular muito pequeno, de modo que não será capaz de competir com as ervas daninhas por umidade e nutrientes.Uma enxada de jardim não apenas remove as ervas daninhas, mas também afrouxa a superfície do solo e cria uma textura fina , que permite que as raízes "respirem".Cuidado para não danificar as raízes das lâmpadas. A frequência ideal de lavoura é o dia após cada rega. A profundidade do processamento é de 3-5 cm.
Você sabe Ao fatiar cebolas, as lágrimas começam a fluir dos olhos. A razão é que o ácido sulfúrico é liberado do vegetal, o que causa lacrimação. Para evitar isso, recomenda-se cortar a cebola sob uma corrente de água ou em uma bacia com água.
Capina
A erva daninha efetivamente só pode umedecer o solo. Vale a pena começar a erva desde o início da cama, enquanto remove todas as ervas daninhas eretas, o mais próximo possível de suas raízes. Eles também podem ser puxados com as mãos. Um corte de poda pode ser usado para remover ervas daninhas rastejantes. Não tente remover toda a grama de trigo ou outras plantas do mesmo tipo - isso não é possível até que a colheita seja colhida.
O espaçamento entre linhas também ajuda na luta contra as ervas daninhas. Sob o material de cobertura, a umidade não é apenas bem preservada, mas também a germinação de ervas daninhas.
Controle de Pragas e Doenças
Se foi plantado muito cedo, não sofrerá necessariamente de pragas, porque simplesmente não tem tempo para atrair insetos nocivos. No entanto, ao cultivar variedades tardias, vale a pena prestar atenção a pragas como moscas da cebola ou nematóides.Um sinal do aparecimento de uma mosca de cebola é amarelado no meio da estação. A mosca em si é um pequeno inseto de cor cinza, com até 7 mm de comprimento. Parece muito semelhante a uma mosca comum. Aparece assim que o tempo estiver seco e ensolarado. Essa mosca é perigosa porque deposita larvas no interior do caule, afetando as lâmpadas. As plantas jovens podem morrer, e as antigas interrompem seu crescimento. Cavar algumas lâmpadas para garantir a presença ou ausência de larvas brancas. As plantas afetadas são removidas e queimadas.
Os inseticidas podem ser usados para combater a mosca (Aktaru, Extraflor), mas a maioria dos jardineiros prefere remédios populares por causa de sua baixa toxicidade para os verdes. Entre os métodos populares de luta estão regar os canteiros com solução salina (200 g por 10 litros de água) ou tratar as culturas com querosene, uma vez que a mosca não tolera seus vapores. A pulverização de plantações com solução de tabaco, vinagre, refrigerante ou ácido bórico funciona da mesma maneira.
Além disso, as lâmpadas podem ser afetadas pelo nematóide. São pequenos vermes de até 1,8 mm de comprimento. Em uma planta, eles podem chegar a vários milhares. Eles vivem no chão, mas podem atacar qualquer colheita de raiz e bulbos. Os sinais da presença de um nemátodo são deformação das folhas, odor putrefativo, principalmente após a rega e amolecimento das lâmpadas. No estágio inicial da lesão, você pode prestar atenção às manchas brancas nas lâmpadas.O desenvolvimento de pragas é suprimido pela observação das regras de rotação de culturas. No local onde os nematóides foram encontrados, não plante cebolas, ervilhas, feijões ou morangos por 4 anos. Como medida preventiva, o solo deve ser tratado com pericalcite melhorada. É capaz de destruir as pragas no inverno no solo, tanto na fase dos ovos quanto na forma de larvas. O tratamento do solo é realizado uma semana antes do plantio de cebola no jardim. E para desinfetar o material de plantio, as lâmpadas são mantidas por várias horas em uma solução de cinza de madeira.
A doença mais grave da cebola é a podridão branca. Seus esporos persistem no solo até 7 anos após a destruição de plantas danificadas. A doença se manifesta na forma de danos aos topos das folhas: descolorem, ficam cobertos por uma camada aquosa. Para desenvolver a doença, você precisa de alta umidade. O fungo propriamente dito se espalha ao vento e, com culturas espessadas, atinge a plantação em uma semana. Para combatê-lo, é utilizado o tratamento de culturas com sulfato de cobre (2 g) com uréia (10 g) e zinco (1 g) dissolvido em 10 l de água. A pulverização é realizada como medida preventiva antes da infecção da cebola.Oídio é a segunda doença bulbosa mais comum. Manifesta-se sob a forma de um revestimento cinza suave, manchas marrons nas folhas, que depois secam. As lâmpadas ficam macias e inadequadas para armazenamento. A doença prospera em condições úmidas, portanto, a melhor medida preventiva é evitar o excesso de umidade. Para combater a doença, é usada a preparação Baikal Em-1, na qual as plantas são pulverizadas a partir de vários patógenos de doenças, incluindo o míldio. A pulverização também é realizada com uma solução a 1% de líquido Bordeaux ou uma solução de enxofre (50 g por 10 l de água).Você sabe De acordo com o Guinness Book of Records, as maiores cebolas foram cultivadas pelo agricultor britânico Peter Glazbrook em 2011 e pesavam cerca de 9 kg.
Colheita e armazenamento
Quando 75% das hastes ficam amarelas e caem, a cebola está pronta para ser desenterrada. É necessário parar de regar 2 semanas antes da colheita. Se o tempo estiver úmido e a cebola não ficar amarela, você poderá elevar os bulbos puxando-os pelas folhas - quebrar uma parte das raízes fará com que o crescimento pare, e a folhagem começará a morrer.
Colheita em um dia ensolarado e seco. As cebolas cavadas devem ser secas por 2 semanas em uma área seca e bem ventilada e depois colocadas em caixas ou trançadas para armazenamento posterior.Lembre-se de que nem todas as variedades de cebola podem ser armazenadas por igual período. Portanto, não os misture em gavetas e use primeiro aqueles com prazo de validade menor. Não guarde lâmpadas danificadas ou com deformações.
Recomendações úteis dos jardineiros
As cebolas crescem bem na maioria das áreas e com qualquer solo. Mas, ainda assim, os agricultores desenvolveram várias recomendações adicionais, aderindo às quais, os jardineiros iniciantes podem obter rendimentos mais altos de seus canteiros:
- Use apenas sementes frescas todos os anos. A taxa de germinação das sementes armazenadas é reduzida em 30 a 40% ao ano. Sementes frescas não apenas germinam melhor, mas não serão infectadas por fitopatógenos aleatórios.
- O clima quente acelera o processo de germinação de chernushka. A uma temperatura de 16–18 ° C, os brotos aparecerão após 1 semana e a baixas temperaturas (1–10 ° C) - somente após 2-3 semanas.
- Todas as coberturas conduzidas contribuem para a zona radicular da cebola. Não molhe o solo onde o sistema radicular da planta simplesmente não chega.
- A melhor colheita vem do composto rico e apodrecido.
- Remova as ervas daninhas regularmente para que as cebolas obtenham nutrientes suficientes.
- Lembre-se de que a cobertura é mais eficaz que a remoção de ervas daninhas. Esse método agrotécnico simplesmente não permite que as ervas daninhas germinem e também impede que o sistema radicular entre em contato com algumas pragas, incluindo moscas da cebola.