O ácaro é uma praga onívora que afeta todas as culturas vegetais. Solanaceae são um petisco para ele. Além disso, se um ácaro não gosta de batatas, na pimenta é um visitante frequente. Vejamos por que esse parasita aparece nas mudas de pimenta e como lidar com esse inimigo.
Como é uma praga?
Há uma opinião de que o ácaro é um inseto prejudicial. De fato, este é um representante dos aracnídeos. As pimentas são atacadas por representantes das espécies de carrapatos mais comuns - comuns (Tetranychus urticae).
É impossível examinar esse parasita a olho nu. O comprimento do corpo de um carrapato adulto é de 0,4 mm. A cor de Tetranychus urticae depende da estação e do alimento, podendo ser verde-amarelado, translúcido, terracota ou marrom. O corpo do carrapato é oval, plano abaixo e convexo acima.Importante! Tetranychus urticae vive em todos os continentes, com exceção da Antártica. Também pode ser chamado de cosmopolita.
Tetranychus urticae - aracnídeos sugadores. Com seus órgãos perfurantes, eles danificam a camada externa inferior da placa foliar e simplesmente bebem o suco da planta.
O parasita se espalha de várias maneiras:
- as fêmeas migram na web;
- rastejar para um arbusto próximo;
- através da roupa, a pele de um animal, um instrumento (o chamado "método do cavaleiro").
Tendo encontrado refúgio em um novo arbusto, a fêmea começa a saturar ativamente e a produzir teias de aranha. Sob ela, como em um casulo, ela põe ovos a partir dos quais, em condições adequadas, as ninfas se desenvolvem. Os ácaros se tornam sexualmente maduros rapidamente - em 20 a 25 dias. É fácil calcular que, durante uma temporada, mais de 20 gerações de pragas podem crescer.
O papel da web na vida de Tetranychus urticae é grande. Ela fala sobre a fronteira do assentamento e cria um microclima favorável ao desenvolvimento de larvas. Além disso, a web é um abrigo contra o vento e a chuva. Em alta densidade, essa cobertura pode proteger pragas mesmo de ferramentas químicas.
Apenas ovos e fêmeas são enviados para o inverno (diapausa). Durante esse período eles não comem. A diapausa ocorre com uma diminuição do horário de verão e uma queda de temperatura. Parasitas hibernam nas camadas corticais de plantas, estruturas de madeira, solo, folhas caídas, resíduos de plantas.
Tetranychus urticae se adapta facilmente ao ambiente. Ele vive livremente tanto em estufas quanto ao ar livre.
Você sabe Os primeiros registros de pimenta descobertos por cientistas foram feitos na Índia há mais de 3 mil anos. Hoje, essa região é reconhecida como o berço da pimenta.
O que é perigoso
Antes de tudo, os ácaros levam a distúrbios nos processos metabólicos da planta.
Os ataques de pragas são acompanhados de conseqüências negativas:
- enfraquecimento das mudas devido ao déficit de umidade (um carrapato suga todos os nutrientes do mato);
- a web interfere no processo de fotossíntese;
- a imunidade da planta enfraquece, como resultado, é suscetível a várias doenças infecciosas;
- os pimentões afetados por ácaros são suscetíveis a mosaicos e micoplasmas.
Como resultado, a atividade da praga tem um efeito prejudicial no mato e pode destruir toda a colheita, de modo que o carrapato deve ser combatido imediatamente. Quanto mais cedo a luta começar, melhores serão as perspectivas.
Causas e sinais de dano
A presença de um parasita em uma planta pode ser encontrada pelos seguintes sinais:
- a presença de pequenas manchas esbranquiçadas na parte inferior das folhas;
- uma teia branca aparece na parte verde, que circunda a planta;
- a folhagem fica branca devido a vários ferimentos;
- os verdes são completamente cobertos de teias de aranha e uma massa em movimento é notada nas bordas das folhas.
Você sabe A familiar pimenta preta é fruto de um arbusto sinuoso que cresce no leste da Índia e na Indonésia.
Existem vários fatores de crescimento para colônias de Tetranychus urticae:
- Temperatura muito alta. Os carrapatos são ativados a + 16 ... + 20 ° C. Assim que a temperatura aumenta, sua atividade aumenta. Crítico é + 25 ° C e acima.
- Falta de umidade. Carrapatos adoram ar seco. A umidade aceitável para sua reprodução é de 40 a 50%.
- Água estresse pimenta. Com a deficiência de umidade, a matéria orgânica solúvel se acumula nos tecidos dos arbustos, o que aumenta a fertilidade das pragas.
- Um excesso de nitrogênio. Uma planta superalimentada atrai parasitas, uma vez que o nitrogênio tem um efeito positivo no peso das fêmeas e na intensidade da oviposição.
Os carrapatos são particularmente energéticos nas estufas, porque as condições são adequadas para eles.
O que fazer, o que processar pimenta
A luta contra o Tetranychus urticae não é uma tarefa fácil, pois muitos medicamentos que têm um efeito prejudicial sobre outros insetos nocivos são relativamente ineficazes contra os carrapatos. Essas pragas são viabilidade e adaptação invejáveis. Mas ainda existem métodos para se livrar do parasita.
Importante! Se uma praga é detectada, os pimentões são pulverizados com preparações especiais com uma frequência de uma vez a cada 10-14 dias. Se ocorrer uma lesão maciça, a pulverização é realizada com mais frequência.
Produtos químicos
A maneira mais comum de lidar com carrapatos é com produtos químicos. Os mais eficazes são apresentados na tabela.
Droga | Acção | Período de morte do carrapato |
Akarin | Imobiliza o parasita durante as primeiras 8 horas. Como resultado, o carrapato morre, porque não é capaz de comer. É perigoso para as abelhas. | 2-6 dias |
Actellik | Droga insectoacaricida não sistêmica que neutraliza várias pragas. Atua pelo método intestinal de contato. É perigoso para as abelhas. | 3 dias |
Apollo | Acaricida de ligante direcionado. Priva a capacidade de produzir descendentes de parasitas adultos, destrói ovos. | 5-7 dias |
"Dicofol, 20%" | Substância intestinal de baixa toxicidade. Atua em pragas de todas as fases do desenvolvimento. | 5 dias |
"Carrapato" | Insectoacaricida intestinal. Paralisa a praga, como resultado, ela não pode comer. Fatal para abelhas. | 3-4 dias |
Sunmight | Entre em contato com a droga que afeta o inimigo em todas as fases do desenvolvimento. Ele entra em vigor em alguns minutos e permanece ativo por 1 a 1,5 meses | 2-6 dias |
Também populares no combate aos carrapatos são Agravertin, Antiklesh, Bitoksibacillin, Bornéu, Vertimek, Oberon, Omayt, Neoron, Nissoran, Demitan, Talstar , Flumayt, Fufanon, Fitoverm.
Importante! Alguns medicamentos (por exemplo, Sunmight) não podem ser usados com mais frequência do que uma vez por temporada.
Remédios populares
Muitos jardineiros tentam não usar produtos químicos e preferem métodos populares. Tais preparações são especialmente relevantes no momento em que os frutos já começaram a endurecer e amadurecer. Não é seguro usar ferramentas químicas neste caso.
Se uma teia se formar em pimentas em uma estufa ou ao ar livre, não cortar para a loja, como lidar com o inimigo dirá receitas populares:
- Infusão de topos de batata. 1,5 kg de verduras picadas são derramadas com um balde de água e insistidas por 2-3 horas. Em seguida, a composição é filtrada e pulverizada na parte verde dos pimentões. Após 2 a 4 horas, os carrapatos morrem.
- Topos de tomates. 400 g de verduras picadas são derramadas em um balde de água e cozidas em fogo baixo por 30 minutos. Após a solução é dividida em várias partes de 2 litros. 30 g de sabão em pó são adicionados a cada porção. Esta ferramenta ajuda na luta não apenas com o carrapato, mas também com pulgões e outros parasitas.
- Casca de cebola. ½ balde de casca é misturado com um balde de água quente (mas não água fervente) e dia insistido. Depois é filtrada duas vezes e diluída com água.
- Hogweed. É considerada uma planta daninha perigosa. As ervas daninhas são coletadas antes da floração ou depois, secas e insistidas em água por vários dias. Todas as partes do hogweed estão envolvidas. Proporções: 1 kg de matéria-prima por 10 litros de água.
- Calêndula e malmequeres. Em combinação com sabão em pó, eles são um remédio eficaz contra carrapatos. Um copo de flores secas é derramado com 2 litros de água fervente. Depois que o caldo esfria, ele é diluído com água (2 l) e são adicionados 40-50 g de sabão em pó. É possível processar as plantas após a dissolução do sabão.
- Alho. Alguns dentes são triturados e cheios de água (3 colheres de sopa de matérias-primas por 0,5 l de água). A mistura é infundida por 7-10 dias.
- Yarrow. Eficaz se a lesão não se espalhar. 1 kg da planta triturada (caules e inflorescências) é derramada com um balde de água e fervida em fogo baixo por meia hora. Antes de usar, o caldo é filtrado.
- Sabão em pó. As folhas de pimenta são lavadas com a solução, concentrando-se em locais danificados. Este método não apenas reduz o número de pragas, mas também remove sua proteção - a web.
- Tabaco. 50 g de matéria-prima são vertidos com um litro de água fervente e são insistidos por três dias. Antes de usar, a solução é filtrada.
Importante! A maioria dos métodos folclóricos não pode destruir os ovos das pragas, portanto as manipulações são repetidas.
Ao processar plantas, deve-se lembrar que a rede protege de forma confiável as pragas, retendo qualquer tipo de líquido; portanto, os locais onde existem muitas teias de aranha são tratados com mais cuidado.
Métodos agrotécnicos
Esse tipo de luta consiste na realização de diversas atividades destinadas a criar condições desfavoráveis à vida e ao desenvolvimento dos carrapatos. Para alcançar a eficácia, você deve se familiarizar com as preferências do parasita.
Tais técnicas incluem:
- lavoura regular;
- coleta e descarte de detritos vegetais;
- aumento de umidade;
- plantar plantas vizinhas que afastam os carrapatos (calêndula, alho, calêndula, cebola).
Medidas preventivas
Não é fácil lidar com um ácaro, porque seu corpo se adapta rapidamente a produtos químicos e, mesmo com tratamentos regulares, os parasitas podem restaurar seu número. Um aumento na dose de drogas, por sua vez, afeta negativamente a qualidade da colheita.
Você sabe A pimenta preta chegou à Europa há cerca de 600 anos. Hoje esse tempero está presente em todas as cozinhas. Ao mesmo tempo, era tão valioso que era usado como meio de pagamento. Às vezes, era igual em valor ao ouro.
A solução ideal é executar medidas preventivas para impedir o aparecimento e a reprodução do parasita:
- observar o regime de temperatura e manter o nível de umidade;
- limpar o local de detritos da planta;
- aumentar a imunidade das plantas;
- cumprir as regras de rotação de culturas;
- desinfetar estufas com blocos de enxofre ("Peão-C" etc.).