Em uma enorme variedade de variedades e híbridos de pepino, um lugar especial pertence aos frutos das obras dos criadores holandeses. Tais plantas são sempre caracterizadas por alta produtividade, boa imunidade a condições climáticas adversas, doenças e pragas, além de excelente sabor e comercialização da fruta. Um exemplo impressionante desses pepinos é o híbrido Gunnar F1, que será discutido mais adiante.
Característica e Descrição
"Gunnar F1" (Gunnar) é um pepino maduro de pepino maduro, criado em 2010 pela famosa empresa internacional Enza Zaden. A empresa está sediada em Enkhuizen (West Friesland, localizada no norte da Holanda) e criou maravilhosos híbridos e variedades de várias dezenas de vegetais que foram vendidos com sucesso em todo o mundo por várias décadas.
Você sabe Os especialistas da Enza Zaden estimaram que aproximadamente 20 bilhões de arbustos de alface verde plantados a partir das sementes desta marca são cultivados no mundo todos os anos.
O Gunnar F1 apareceu no mercado dos países da Europa Oriental, incluindo Ucrânia e Rússia, em 2014 e imediatamente atraiu a atenção de agricultores profissionais e residentes comuns de verão. O fabricante protege as informações sobre quais tipos de pepinos foram usados para criar esse híbrido, mas os criadores conseguiram criar uma cultura que produza muito cedo e alto rendimento de deliciosas frutas, adequadas para o cultivo durante todo o ano sob um filme ou em campo aberto - na primavera, verão e outono.
As características morfológicas do híbrido são as seguintes:
Poder de crescimento | alto |
Internode | curto |
Folhas | verde escuro, grande, poderoso |
Tipo de ovário | buquê |
Tipo de floração | feminino (partenocárpico) |
O número de frutas no cacho | 2–5 |
Cor verde | verde escuro, liso, picos de luz |
A forma e estrutura de Zelentsy | alongado, o número de tubérculos é médio, a pubescência é forte, a pele é fina, muito crocante |
Tamanhos de verduras | médio (comprimento - até 14 cm, espessura - até 3,5 cm, peso - até 120 g) |
Porcentagem do mercado de colheita | 100% |
"Gunnar F1" é uma planta partenocárpica. Isso significa que as flores exclusivamente femininas que não requerem polinização são formadas no pepino. O termo "partenocarpia" se traduz literalmente como "fruto virgem" (do grego "parthenos" - uma virgem e "karpos" - um fruto).
Importante! Nos pepinos autopolinizados, as flores têm um pilão e um estame, ou seja, são como se fossem bissexuais. A polinização é necessária para eles, apenas passa mais rápido do que nas variedades com flores heterossexuais, enquanto nas plantas partenocárpicas a fertilização é realizada sem polinização.
Descrevendo as características técnicas do "Gunnar F1", vale destacar os seguintes indicadores importantes:
Classificação de amadurecimento | ultra cedo |
Possíveis rendimentos por safra | até quatro |
Características de sabor dos verdes | doce, suculento, com um aroma de mel brilhante |
Pontuação de degustação em uma escala de 5 pontos | 4,9 |
Resistência às intempéries | resistente, tolerante à seca, pode crescer em solo salino |
Resistência à cladosporiose e oídio | alto |
Resistência ao mosaico de pepino, peronosporose, amarelecimento | média |
Comparando o "Gunnar F1" com outros híbridos populares, incluindo o Enza Zaden, deve-se notar que, segundo a maioria dos especialistas, é superior a:
Prós e contras da variedade
- As vantagens do híbrido holandês incluem tradicionalmente:
- amadurecimento muito precoce;
- alta produtividade;
- boa transportabilidade;
- bons indicadores de desempenho;
- finalidade universal do fruto;
- a possibilidade de crescer tanto no turnover primavera-verão quanto no verão-outono;
- alta resistência a muitas infecções fúngicas;
- ampla área de zoneamento;
- tolerância de sombra;
- resistência a condições climáticas adversas;
- falta de necessidade de polinizadores;
- excelente sabor;
- duração de frutificação;
- falta de necessidade de presowing tratamento de sementes;
- alta comercialização - os frutos têm o mesmo tamanho e amadurecimento quase absoluto; em caso de amadurecimento excessivo, eles não “incham”.
- Como as desvantagens do pepino "Gunnar F1" às vezes são chamadas:
- alto custo de sementes;
- a impossibilidade de crescer a partir das sementes da própria colheita (aplica-se a todos os híbridos);
- casos frequentes de derrota por peronosporose (míldio);
- frutado grande (em comparação com outros pepinos).
Tempos de aterrissagem ideais
O momento de plantar um híbrido maduro precoce depende da região e do método de cultivo (em estufa ou em campo aberto, mudas ou mudas).
Resulta do fato de que:
- para o desenvolvimento normal do pepino em campo aberto, a temperatura não deve cair abaixo de + 12 ° C, e o regime ideal de temperatura para frutificar a safra é de + 25 ° a + 30 ° C durante o dia e cerca de + 15 ... + 18 ° C à noite;
- Como os pepinos crescem muito mais rápido do que a maioria das outras culturas, as mudas devem ser plantadas antes de 3 semanas antes da data prevista do transplante da planta para um local permanente.
Você sabe O comprimento do maior pepino do mundo é de 91,7 cm, um milagre chamado Alfo Cobb. Curiosamente, o recorde mundial anterior de pepino - 89,2 cm - também pertence a este jardineiro.
Variedades de plantio e cultivo
Como outras variedades e híbridos de pepino, o “Gunnar F1” pode ser cultivado através de mudas ou semeado diretamente na cama. O cultivo de mudas é mais problemático, mas permite que você obtenha uma colheita anterior e proteja a planta do risco de sofrer geadas inesperadas na primavera. Além disso, após o plantio de mudas, o jardineiro tem a oportunidade de ver com antecedência quantos arbustos ele cultivou e, dependendo disso, pode planejar o jardim e o apoio.Semeando em campo aberto, pode ser necessário plantar espécimes muito próximos ou, inversamente, semear em locais onde as mudas não apareceram. Depois de ponderar os prós e os contras, todos podem escolher a opção mais conveniente para si.
Você sabe Um dos fãs mais famosos de pepinos — Imperador romano Tibério. Acredita-se que a história lhe deva exatamente a invenção das estufas: dessa forma, os sujeitos lhe deram a oportunidade de se deliciar com seu vegetal favorito em qualquer época do ano.
Semente diretamente no chão
As sementes do híbrido holandês podem ser semeadas em campo aberto o mais cedo possível, pois o solo superficial aquece até + 17 ° C. "Gunnar F1" é uma planta tolerante à sombra, no entanto, para obter um alto rendimento, é necessária uma quantidade de luz suficiente, por isso é aconselhável escolher uma área aberta para a colheita. A penumbra é permitida e até desejável em regiões onde o verão é muito quente, porque as delicadas folhas de pepino são muito propensas a queimaduras solares.
A planta possui os seguintes requisitos para o solo:
- friabilidade e leveza (cavando uma cama em pepinos, você pode trazer areia do rio para o chão);
- boa respirabilidade;
- alta umidade na ausência de alagamento;
- balanço ácido-base neutro (nível de pH não inferior a 6,2);
- alta porcentagem de húmus e bactérias do solo.
Importante! As sementes da seleção holandesa antes do plantio não precisam ficar em conserva, estimular, embeber. As sementes são removidas do saco e secas no chão. Isso se aplica aos métodos de cultivo de mudas e não-mudas.
Cultivo de mudas
Copos descartáveis ou cassetes especiais com capacidade de pelo menos 150 ml são mais adequados para o cultivo de mudas de pepino, uma vez que essa cultura não envolve colheita.
A mistura do solo pode ser comprada em uma loja especializada ou preparada independentemente, misturando:
- húmus - 4 partes;
- serragem - 1 parte;
- turfa - 1 parte;
- nitrofosco - 1 colher de chá. em 3 l de substrato;
- cinza de madeira - 1 colher de sopa. por 10 l de substrato.
Cuidados com o pepino após o plantio
Cuidar do híbrido “Gunnar F1” não é particularmente difícil e geralmente difere pouco da tecnologia para cultivar outros pepinos, embora ainda haja algumas nuances.
Rega e fertilização
O Gunnar F1 precisa de rega regular, mas a quantidade de umidade no solo não deve ser excessiva. Os pepinos devem ser regados com um pouco de água morna, certificando-se cuidadosamente de que suas gotas não permaneçam nas folhas e caules durante o dia. É melhor fornecer um sistema de irrigação por gotejamento para esses fins. O consumo de água para cada arbusto depende não apenas das condições climáticas, mas também da estação de crescimento: durante o período de desenvolvimento das plantas e seu ganho em massa verde, a rega pode ser moderada, mas seu volume deve ser aumentado a partir do momento da frutificação ativa.Portanto, se durante o primeiro mês após o plantio, cada planta receber 1-2 litros de água para uma irrigação, no futuro sua quantidade poderá ser aumentada para 3-4 litros, se necessário. Além disso, para oferecer ao híbrido a oportunidade de mostrar os indicadores de rendimento estabelecidos por ele pelo fabricante, a planta deve ser alimentada regularmente.
No total, os fertilizantes são aplicados 4-5 vezes durante a temporada, a saber:
- na fase de formação de dois pares de folhas reais em mudas;
- 7-10 dias após o transplante de mudas para um local permanente;
- no momento de beliscar o ponto de crescimento;
- numa fase inicial de frutificação;
- após a primeira onda de frutificação completa.
Formação de ligas e arbustos
Ao contrário dos pepinos comuns, nos quais não são formados mais de dois ovários nos nós, as variedades de cachos e híbridos, aos quais pertence Gunnar F1, são sempre formadas em um caule. A formação correta do arbusto também envolve o procedimento de "cegar" - é a remoção de todos os brotos e ovários que foram formados a uma altura de 5 a 8 internódios do solo. Todos os outros ovários que se formam acima saem e os brotos, se aparecerem, são removidos. O ponto de crescimento é comprimido a uma altura de 3-5 folhas.Para unir um híbrido, é melhor usar uma malha torcendo o tronco em torno de suas células e direcionando-o para cima. A altura dessa estrutura ao cultivar pepino em campo aberto pode ser de cerca de 2 metros ou um pouco mais alto, para as plantas de estufa é determinado pelo tamanho da estufa. Recomenda-se que as folhas inferiores sejam removidas à medida que secam. É melhor fazer isso de manhã ou à noite - para que a planta sofra menos estresse.
Importante! Quanto menos luz do sol o mato receber, mais seios serão retirados por baixo.
Cuidado do solo
Após cada chuva e rega, o solo das camas deve ser afrouxado, caso contrário, começa a ficar coberto de rachaduras, através das quais evapora uma grande quantidade de umidade. Uma condição importante para manter um arbusto saudável também é a remoção regular de ervas daninhas, uma vez que elas extraem nutrientes do solo e são frequentemente a reserva de infecções por fungos e larvas de pragas. Ambas as tarefas - afrouxamento e remoção de ervas daninhas - são resolvidas por cobertura vegetal, ou seja, protegendo o solo ao redor do arbusto com uma espessa camada de palha, turfa ou serragem.
Resistência a doenças e pragas
Todas as variedades e híbridos de Enza Zaden são altamente resistentes a doenças e pragas, e Gunnar F1 não é exceção. No entanto, para evitar a infecção de plantas com míldio e outras infecções fúngicas, os especialistas recomendam que o leito seja tratado com fungicidas sistêmicos ou de contato antes da frutificação ativa, como:
- "Ridomil Gold";
- "Infinito";
- Alirina-B;
- Thanos.
Importante! Ao usar a irrigação por gotejamento, a fita de irrigação é colocada em cima de uma camada de cobertura morta e não embaixo dela.
Os mesmos medicamentos também podem ser usados para tratamento - caso ainda sejam registrados sinais de danos ao pepino. No entanto, é muito mais ecológico e seguro usar agentes biológicos para combater infecções e pragas. Eles não são tóxicos e permitem que você coma com segurança as frutas colhidas no segundo dia após o tratamento.
As seguintes marcas podem ser citadas como exemplos de tais preparações:
- Fitosporina-M;
- "Haupsin";
- Mikosan
- "Gamair";
- Integral;
- Planriz.
Se as medidas adotadas não derem resultados, são utilizadas preparações inseticidas e acaricidas, em especial:
- "Cloreto";
- "Actellicus";
- Angio
- "Northwind";
- "Coragen" e outros.
Você sabe Os pepinos foram cultivados pela primeira vez pelos índios, e há a primeira vez que começaram na Mesopotâmia. Os cientistas acreditam que esse vegetal está na dieta das pessoas há cerca de quatro mil e quinhentos anos.
Colheita, armazenamento e consumo
Com a tecnologia agrícola adequada, a colheita do Gunnar F1 pode ser colhida um mês após o plantio. Recomenda-se que os primeiros pepinos sejam removidos um pouco mais cedo do que atingem seu tamanho máximo - isso estimula a formação de novas frutas e reduz a carga na planta jovem. Para obter rendimentos máximos no mato, recomenda-se deixar ao mesmo tempo de 3 a 5 folhas verdes no estágio de amadurecimento. Com essa técnica, os frutos amadurecem uma vez a cada 2-3 dias, e se as condições climáticas e do solo permitirem, todos os dias.Apesar de os pepinos Gunnar F1 serem considerados universais, na prática eles são usados principalmente para consumo fresco - inteiro ou em saladas. As notáveis qualidades gustativas dos pepinos, a falta de amargura neles, uma polpa suculenta uniforme sem vazios e a presença de uma agradável trituração ao rachar contribuem muito para isso.Todas essas propriedades tornam esses pepinos muito atrativos para decapagem e decapagem, mas é mais racional usar variedades posteriores para esses fins, que são muito mais baratos.
Importante! É melhor coletar pepinos no início da manhã ou no final da noite: nesse momento, eles contêm a quantidade máxima de umidade, devido à qual são especialmente elásticos e trituram mais.
É aconselhável consumir pepinos frescos e conservar o mais rápido possível após a coleta. Apesar do fato de que os criadores do "Gunnar F1" tentaram alcançar a vida útil máxima das frutas, todos os dias esse vegetal perde uma quantidade significativa de nutrientes e sabor. Você também não deve deixar a vegetação no mato: nesse caso, os pepinos superam rapidamente o tamanho prescrito e se tornam menos atraentes; além disso, os indicadores gerais de produtividade diminuem acentuadamente devido à desaceleração no crescimento de outras frutas.O híbrido holandês Gunnar F1 pode legitimamente ser chamado de universal. É perfeito tanto para a propriedade pessoal quanto para a agricultura em grande escala, pode ser cultivado em estufas e em campo aberto, proporcionando sempre uma colheita precoce e estável de pepinos suculentos, doces e perfumados, com excelentes características de commodity.