O tamanho pequeno da terra ou a falta de solo aceitável incentivam os jardineiros a usar métodos não padronizados de cultivo de hortaliças. Aprendemos sobre a tecnologia do cultivo da batata em sacolas, o que é necessário para isso, a essência do método e um guia passo a passo.
Características e essência do método
Este método de cultivo de batatas é frequentemente usado no exterior em áreas limitadas. Está no fato de que o material de plantio das batatas é plantado em sacos com substrato nutritivo, no qual a cultura é formada.
Você sabe Os bielorrussos obtiveram a maior safra de batata de um assento. No Bobruisk-25, 26 batatas com um peso total de 3 kg e 150 g foram escavadas em um arbusto desta cultivar Sineglazka.
- Este método tornou-se popular devido às vantagens indubitáveis:
- economia de espaço - os sacos podem ser colocados na calçada, perto da cerca ou das paredes;
- independência da qualidade da terra no local - você pode usar a mistura comprada;
- ao usar materiais desinfetados, as culturas de batata não são ameaçadas por pragas e doenças;
- menos trabalho - não é necessário cavar, amontoar-se, combater ervas daninhas, pragas e doenças, a colheita é colhida rapidamente.
- As desvantagens do método incluem o seguinte:
- aumento de custo - você precisa comprar solo, sacolas, fertilizantes;
- realizando irrigação constante e cobertura - em tais condições, o solo seca rapidamente e esgota;
- alta umidade e condições externas destroem as sacolas, e elas não podem ser usadas o tempo todo;
- os rendimentos não serão tão altos quanto nas camas normais.
Materiais necessários para o cultivo
Para esta tecnologia de cultivo de batatas, é necessário preparar três componentes principais:
- Tara. Para fazer isso, use sacos fortes e espaçosos, na parte inferior dos quais alguns jardineiros costuram uma válvula para colher com as próprias mãos. Existem sacolas especiais para esta tecnologia. Você pode usar produtos de polipropileno - eles permitem a passagem do ar e da umidade, fortes e resistentes à alta umidade. Sacos de açúcar, farinha ou cereais de 50 kg, bem como sacos de “lançadeiras”, são adequados. Alguns jardineiros conseguem usar sacos de lixo para esses fins. Você não deve levar produtos muito grandes e densos para o plantio.
- Substrato. Deve ser nutritivo, bom em água e ar e ser desinfetado.
- Tubérculos para plantio. Vale a pena insistir em variedades precoces com altos rendimentos, formando um grande número de tubérculos. Você pode usar material de plantio com maturidade média.
Condições ideais para o cultivo
Para o cultivo de batatas, você precisa escolher um local bem iluminado, com abordagens convenientes para cuidar de plantas e colher. As malas devem ser instaladas com firmeza, não no calcanhar nem na flacidez. Para garantir a estabilidade, eles são cavados no chão ou reforçados com suportes (barras, tijolos). Também deve-se ter em mente que o excesso de água após a irrigação fluirá de tais recipientes e preencherá o local.
Importante! Você não deve colocar sacos de cultura sob os esgotos - durante a estação chuvosa, eles podem ser derramados, o que levará ao apodrecimento das raízes.
Preparando-se para o cultivo de batatas
Depois de adquirir tudo o que precisa para cultivar batatas em sacos e escolher um local, você deve preparar e plantar tudo corretamente.
Preparando contêineres para desembarque
Se não houver orifícios de drenagem no produto de plantio, eles devem ser feitos - não deve haver estagnação da água. No fundo, uma pequena camada de drenagem (15 cm) de pedra britada ou tijolo quebrado é coberta.
Você pode substituir os sacos de aterrissagem por um barril ou caixa e decorá-los. Produtos de aparência interessante feitos de malha fina, enrolados em um cilindro e revestidos com palha.
Você sabe A batata apareceu na Rússia pela primeira vez sob Pedro I no final do século XVII. Ele enviou um saco de tubérculos da Holanda, mas a cultura se espalhou apenas no final do século 19, após as reformas da batata de Nicholas I.
Material de plantio
Antes de plantar, você deve ordenar cuidadosamente os tubérculos. Eles devem estar sem o menor sinal de dano. Seu peso pode variar de 30 a 100 g, mas é melhor se concentrar em amostras de tamanho médio.
Um mês antes do plantio, os nódulos são removidos da loja e colocados em local quente (+15 ... + 20 ° C), iluminado pelo sol, para germinação. Após 20 dias, brotos fortes aparecem sobre eles. Nódulos ou amostras não germinadas com um número pequeno ou brotações fracas são rejeitadas.
Para melhor germinação dos olhos, recomenda-se baixar a temperatura ambiente várias vezes ao dia ou duas a + 8 ° C. Tais saltos de temperatura endurecem a planta e contribuem para o surgimento precoce de mudas após o plantio.
Para o cultivo de batatas precoces, não é recomendável cortar grandes tubérculos ao meio. Será bom para ele, após o aparecimento de brotos fortes, continuar a germinação por 10 dias em um substrato especial de húmus, turfa, composto e serragem. O substrato pode ser substituído com apenas um pano úmido. Isso acelera a aparência da colheita em quase uma semana.
Antes de plantar os tubérculos em sacos, é necessário decapar com sulfato de cobre (5 g / 3 l de água) ou manganês (5 g / 5 l). E você pode fazer uma mistura - 5 g de sulfato de cobre, permanganato de potássio e ácido bórico são dissolvidos em um balde de 10 litros.
A solução de cinzas (500 g de cinzas por 5 l) ou a aspersão do material de plantio antes do plantio de cinzas se provaram bem. O material de plantio é envelhecido em tais soluções por 2-3 minutos e seco. Uma boa prevenção de doenças também será o tratamento de tubérculos com o medicamento Fitosporin.
Requisitos do solo
Para o cultivo em sacolas, é necessário um solo nutritivo leve com uma reação levemente ácida (pH de 5,5 a 6,5). Você pode simplesmente misturar o solo do jardim com húmus.
Se desejar, será bom fazer a seguinte mistura de solo - misture um balde de terra das camas, um balde de húmus, 2 litros de areia e 1-2 litros de cinza, adicione fertilizante contendo nitrogênio ou estrume podre. As misturas caseiras devem ser higienizadas com antecedência (vaporizadas).Importante! Você não pode tomar a terra das batatas no local onde outras culturas solanáceas ou a própria batata cresceram.
Tempo de pouso
O desembarque na rua pode começar no final de abril ou no início de maio. A temperatura ideal para o cultivo é de + 15 ... + 18 ° C, mas o plantio pode ser feito quando as temperaturas são definidas acima de + 12 ° C.
As batatas podem ser plantadas em um saco dois meses antes e mantidas em ambiente fechado até que sejam estabelecidas temperaturas aceitáveis. Durante esse período, os tubérculos podem formar raízes, mas a planta precisará de luz solar.
Tecnologia de pouso
O plantio de batatas em sacos é feito passo a passo da seguinte maneira:
- A sacola deve ser dobrada por cerca de 1/2 para facilitar o plantio.
- Despeje a drenagem no fundo e depois misture o solo com uma camada de 0,3 m.
- Disponha 2-3 raízes com os olhos na direção do topo e encha com terra com uma camada de 0,2 m.
- Água com moderação.
Você sabe As batatas foram trazidas para a Europa do Peru no século XVI. Durante muito tempo, foi cultivada como uma planta exótica e considerada não comestível.
Após 7-14 dias, as mudas aparecem. Eles são cobertos com terra até que a altura da bolsa atinja 0,5-0,6 m. A borda restante da bolsa precisará ser embrulhada. Em seguida, as malas são transportadas para um local bem iluminado e conveniente para o cuidado (perto da casa ou do celeiro, na cerca, ao longo dos caminhos).
Vídeo: plantando batatas em sacos
Cuidados adicionais
Um bom cuidado com a batata aumentará a produtividade em 2-3 vezes. Para fazer isso, você precisa realizar a rega correta e fazer a fertilização apropriada.
Alimentação e rega
Primeiro você precisa regar com uma quantidade limitada de água e com pouca frequência, pois o excesso de umidade pode causar podridão e estragar a colheita. Assim que os primeiros brotos aparecerem, a rega pode ser iniciada com um intervalo de 7 a 10 dias e verifique se o excesso de umidade deixa as bolsas pelos orifícios de drenagem. Você precisa de pelo menos 2,5-3 litros por arbusto. 2-3 semanas antes da colheita das raízes, a rega do solo é interrompida.
Para aumentar a produtividade, é necessário fertilizar. Durante o surgimento de mudas, você pode usar fertilizantes com potássio. A cobertura é aplicada na raiz. Durante a aplicação, você precisa garantir que a solução de fertilizante não caia no caule e nas folhas, pois isso pode danificar a planta. Um excelente fertilizante será apodrecido.
Prevenção de Pragas e Doenças
Quando cultivadas em sacos, as batatas não são tão suscetíveis a várias pragas e doenças como quando cultivadas em campo aberto.
Mas, ainda assim, você deve aderir a certas regras de prevenção:
- É necessário observar a rotação de culturas e não retirar o solo para o plantio de áreas onde previamente foram cultivados pimenta, tomate, tabaco ou também batata. Isso evitará a ocorrência de pragas e outras doenças, cujos agentes causadores através do solo podem infectar as raízes.
- Você também não pode usar o solo e o estrume desses locais e locais onde há um urso.
- Excluir excesso de rega. Pode levar a várias doenças fúngicas que causam podridão das raízes. Isso reduzirá o rendimento e a qualidade das batatas.
- Os arbustos devem ser inspecionados regularmente quanto a doenças e pragas. Na primeira aparição de qualquer sinal, aplique as medidas apropriadas.
- Batatas em sacos são suscetíveis a formigas. Eles podem muito bem querer equipar um formigueiro nessas estruturas. Para evitar o aparecimento de tais insetos, recomenda-se espalhar veneno como o Tamanduá nos sacos. Você também pode usar remédios populares - polvilhe o solo para plantar mostarda e pimenta em pó.
Datas e regras básicas para a colheita
A colheita é em grande parte determinada pela variedade de batatas selecionadas para o plantio. O período de maturação varia de 2-3,5 meses. Normalmente, o tempo de colheita é do final de julho até a primeira quinzena de setembro.
Batatas jovens podem ser colhidas após 60 dias. Quando os tubérculos são germinados e plantados em sacos dentro de casa, com subsequente remoção para a rua, a colheita pode ser obtida em junho. Não é necessário escavar as raízes. Para colher basta cortar a sacola pelo lado e pegar os tubérculos.
Importante! Após a coleta das batatas, o solo restante para o plantio não é usado, pois o solo está esgotado.
Se houver bolsos especiais nos sacos, eles são abertos e as frutas são retiradas. Se você seguir todas as nuances da tecnologia, poderá obter uma colheita precoce de batatas, mesmo em áreas muito apertadas.