Freqüentemente, os jardineiros reclamam que manchas e áreas cobertas com mofo cinza aparecem nas plantações de pepino. Isso é botrite ou podridão cinzenta, uma doença fúngica muito perigosa à qual os vegetais são suscetíveis. Este artigo é dedicado à luta contra a podridão cinzenta em pepinos, aqui vamos dar maneiras possíveis de combater drogas químicas e biológicas com esta doença.
O que é podridão cinza?
Botrytis cinerea - um cogumelo cujos esporos são um distribuidor de mofo cinza em pepinos e outras hortaliças. Botrytis cinerea Além dos pepinos, o mofo cinza também é afetado: pimentão, alface, feijão, couve, cebola e tomate. Especialmente, a doença afeta plantas em estufas e estufas no inverno e no início da primavera, quando a temperatura e a umidade do ar são bastante altas e a ventilação é limitada.
Os principais sintomas da botrite são placa fofa cinza e manchas marrons nas hastes e folhas. As flores e o ovário infectados ficam marrons e morrem, e os frutos começam a apodrecer. Mesmo que fosse possível evitar sinais externos de desenvolvimento de botrite antes da colheita, é possível que o mofo cinza destrua os pepinos durante o transporte ou armazenamento.
O mofo cinza afeta as hastes das plantas próximas ao solo e causa apodrecimento na parte aérea da parte aérea. Manchas marrons e mortas são formadas nas plantas, e os frutos dos pepinos infectados com a doença adquirem manchas cinzentas, aquosas e redondas, das quais começa a podridão.
Também dos arbustos doentes os frutos caem prematuramente. Em locais de dano, aparece um revestimento macio cinza ou marrom, é o micélio, do qual, após a maturação, destacam-se esporos de mofo cinza. A planta infectada morre rapidamente.
Você sabe Existem variedades de pepinos especialmente criadas, nas quais um tamanho minúsculo é geneticamente posto, e seus frutos são usados para conservar alcaparras. Até 25 podem caber em um frasco de 500 ml–30 pepinos minúsculos.
O desenvolvimento da botrite, além da alta umidade e ventilação limitada, contribui para a falta de iluminação e o enfraquecimento dos pepinos por outras doenças ou compactação excessiva durante o plantio.
Vídeo: podridão cinzenta em pepinos
As principais razões para a aparência
O mofo cinza se desenvolve rapidamente nos canteiros de pepino assim que as condições de crescimento se tornam ideais para o desenvolvimento de esporos de fungos.
Isso acontece se as condições de temperatura não forem observadas durante a estação de crescimento do pepino, as plantas forem irrigadas e irrigadas, a colheita for cultivada sem rotação, o esquema errado (muito denso) para o cultivo do pepino for aplicado, não haverá arejamento e outros desvios da tecnologia agrícola dessa cultura.
Violação de temperatura
As flutuações na temperatura de alta para baixa, geralmente afetam mal a saúde dos pepinos. As diferenças acentuadas nas temperaturas diurnas e noturnas tornam-se o motivo de uma diminuição significativa da imunidade das plantas. Em plantas enfraquecidas, esporos de fungos rapidamente começam a se desenvolver.
As temperaturas ideais em que os pepinos permanecem saudáveis variam na faixa de +22 ... + 28 ° C durante o dia e na faixa de +18 ... + 22 ° C à noite. O superaquecimento é considerado como temperatura diurna acima de + 30 ° C e temperatura noturna abaixo de +23 ... + 24 ° C, o que provoca envelhecimento acelerado dos arbustos de pepino.
Se a temperatura na rua ou na estufa, dependendo do método de cultivo, cair para + 8 ° C ou menos e permanecer por pelo menos 24 horas, ocorrerão mudanças irreversíveis no desenvolvimento dos pepinos, levando à morte da planta, doença ou baixo rendimento .
Rega errada
Em nenhum caso os pepinos devem ser regados em uma folha (por aspersão), pois as gotas de umidade nas folhas que permanecem por várias horas contribuem para a ativação de esporos de fungos, que até então estavam latentes.
Os pepinos são regados apenas sob a raiz, tentando não umedecer o caule ou as folhas durante a irrigação. Ao cultivar pepinos nas camas de rua, na zona das raízes das plantas, cria-se um recesso no solo (aryk) para irrigação.
Em estufas e viveiros, a irrigação por gotejamento é frequentemente usada. O sistema de irrigação por gotejamento é barato, com uso cuidadoso e dobrável no final da temporada de verão, dura de três a quatro anos.
Molhar a gota é bom porque o jardineiro pode calcular a quantidade exata de umidade que chega a cada planta. Além disso, a irrigação por gotejamento pode ser aplicada a fertilizantes líquidos, combinando-os com irrigação.
Você sabe Interessantes variedades de pepino foram trazidas da China para a Rússia (milagre chinês, branco chinês), cujos frutos têm um comprimento superior a 100 cm. Quando cultivados em uma treliça, os frutos de tais variedades ficam suspensos sob a gravidade, como bastões retos e estranhos, e quando cultivados em a cama "ao ar livre" pepinos curiosamente enrolar ou enrolar.
Afeto por um lugar
A cultura do pepino depende muito da rotação de culturas. Você não pode cultivar pepinos por vários anos seguidos. Isso não apenas leva ao esgotamento do solo, mas também acumula os patógenos de doenças dessa cultura no mesmo local, o que aumenta o risco de desenvolver doenças nos pepinos na próxima temporada.
É recomendado como antecessor de um pepino cultivar qualquer tipo de repolho no jardim. Além disso, tomates, batatas e outros membros da família solanácea são adequados como uma cultura predecessora.
Umidade não regulamentada
A falta de rega e a umidade excessiva no solo são perigosas para as plantações de pepino. No cultivo de mudas de pepino, a umidade do ar é mantida na faixa de 70 a 75%; para plantas adultas, a umidade do ar é permitida na faixa de 85 a 95%.
Além disso, o jardineiro deve prestar atenção à umidade do solo. Antes da colheita florescer, o solo sob as plantas deve ter umidade moderada e, quando o período de floração começa, a umidade aumenta para 80%.
Excesso de fertilizantes
A cultura dos pepinos gosta muito de fertilizantes nitrogenados, como adubo fresco de gado, húmus ou composto. Mas o jardineiro precisa lembrar que um excesso de nitrogênio sob os pepinos leva a um surto de doenças fúngicas e ao desenvolvimento de podridão nas raízes e nos frutos das plantas. Com outras variedades de cobertura, você também deve tomar cuidado para não alimentar demais as plantas.
Pepinos se alimentam quatro vezes durante toda a estação de crescimento:
- o primeiro curativo é realizado 2 semanas após o transplante;
- o segundo curativo é introduzido no início do período de floração;
- fertilizar uma terceira vez é necessário no meio do período de frutificação;
- o quarto curativo é feito 45 a 55 dias após o transplante de mudas no jardim.
Falta de ventilação
Com o cultivo em estufa, um jardineiro não pode prescindir de ventilação sistemática. Durante a ventilação da estufa, a umidade do ar diminui, portanto, este procedimento é necessário para evitar o desenvolvimento de fungos nas plantações.
No início da primavera, a estufa é exibida duas vezes por dia. O tempo de arejamento não excede 10 a 15 minutos, pois o ar na rua ainda está frio e o cultivador de plantas não deve esfriar muito o ar na estufa. Ao ventilar a estufa, o jardineiro deve abrir as janelas apenas em um lado da estrutura.
Importante! O jardineiro deve se lembrar que os pepinos cultivados em estufa, diferentemente dos tomates, não toleram correntes de ar. Essa diferença entre as duas culturas populares de efeito estufa não permite que elas cresçam juntas na mesma estufa.
Aperto
Ao plantar mudas ou semear sementes de pepino no solo, é necessário observar o esquema para o cultivo e não exceder a distância recomendada entre pepinos em fileiras e entre plantas.
Ideal para cultivar essa cultura de acordo com um dos esquemas:
- Esquema nº 1 de cultivo vertical (em uma treliça) - as plantas são dispostas em uma linha, observando o intervalo entre linhas de pelo menos 120-150 cm.A distância entre os arbustos dos pepinos é de 10 a 15 cm.
- Esquema nº 2 do cultivo vertical - os pepinos têm duas fileiras paralelas entre si, observando o intervalo entre as fileiras de 80 a 100 mm. O espaço para a localização das próximas duas fileiras de vegetais deve ser de pelo menos 150 cm. Com esse esquema, mantenha uma distância entre os arbustos de pepino de 20 a 25 cm. Esse esquema de cultivo implica que todas as plantas em uma linha são levemente tendenciosas em relação ao arranjo de pepinos em uma fileira paralela, ou seja, é observado um arranjo de “tabuleiro de damas”. As plantações deslocadas permitem que as plantas dêem 50% a mais de iluminação; além disso, os arbustos serão ventilados sem interferência, o que protegerá adicionalmente os pepinos do desenvolvimento da podridão cinzenta.
Importante! Ao cultivar pepinos com efeito de estufa em plantações espessadas, em condições de alta umidade e temperatura instável, os pepinos adoecem rapidamente. Isso ocorre porque não é possível secar a superfície das plantas a partir de gotas de umidade que se depositaram em sua superfície.
Desinfecção desinfecção
No final da estação de crescimento, o jardineiro precisa desinfetar o solo na estufa. A desinfecção também é realizada nas camas da rua, principalmente se, durante o cultivo, os pepinos adoecerem com uma das doenças fúngicas e bacterianas.
Após a colheita no outono da estufa de detritos de plantas, todas as superfícies e solo são tratados. Para isso, é utilizada uma solução fungicida, aplicada por pulverização fina com um pulverizador de jardim.
Regras gerais para o processamento de pepinos
Os tratamentos biológicos e químicos das plantações de pepino são necessariamente realizados pela manhã. O cumprimento desta condição é extremamente importante, pois durante a pulverização é aplicada uma solução úmida nas hastes e folhas das plantas, que devem secar antes do anoitecer.
Se essa condição não for atendida, a ativação de esporos de fungos pode ocorrer durante as noites chuvosas da noite para o dia. Se o processamento dos plantios for realizado em estufa, para acelerar a secagem da vegetação da umidade, várias vezes ao dia, a sala é ventilada.
Se o processamento de pepinos deve ser realizado em uma cama ao ar livre, além do período da manhã, você deve escolher um dia seco e ensolarado para o trabalho. Se chover dentro de 3-4 horas após o tratamento químico ou biológico das plantações de pepino, o evento terá que ser repetido no dia seguinte, depois que as plantas secarem após a chuva.
Importante! Todo o trabalho nas plantas de processamento com produtos químicos deve ser realizado por uma pessoa vestida de macacão, composta por: calças e camisas de mangas compridas, chapelaria, óculos, botas e um respirador. Depois de realizar o trabalho, o macacão deve ser lavado, as partes do equipamento que não podem ser lavadas devem ser bem lavadas em água corrente; recomenda-se que uma pessoa tome banho.
Remédios populares
Os jardineiros têm muitas receitas para proteger os arbustos de pepino da podridão e de outras doenças causadas por esporos de fungos. Todos os remédios populares são eficazes, principalmente como medidas preventivas.
Maneiras populares de combater a podridão cinzenta:
- O solo úmido em uma estufa sob pepinos é polvilhado com cinzas de madeira peneiradas por uma peneira fina. Esta ferramenta evita a ocorrência de podridão basal e cinza. Além disso, a cinza pode ser aplicada às folhas e caule do pepino, além de proteção contra esporos de fungos, isso servirá como uma alimentação foliar adicional das plantações.
- As plantações de pepino são tratadas com uma solução de água e produtos lácteos fermentados, como kefir, leite azedo ou soro de leite. Para fazer uma solução funcional, adicione 1 litro de produtos lácteos a 10 litros de água e misture bem. Para aplicar a solução final ao plantio, use uma vassoura convencional. Uma vassoura é mergulhada em um balde de solução e o fluido medicinal é pulverizado nas plantas. O procedimento é realizado regularmente, a cada 2 semanas, até o final da frutificação da cultura.
Preparações biológicas
Alguns jardineiros, para obter uma colheita de frutas biologicamente pura, evitam tratamentos químicos. Em vez disso, eles usam medicamentos antifúngicos biológicos para prevenir a podridão cinzenta e tratar pepinos já doentes.
A indústria moderna oferece medicamentos: Fitodoctor, Trichodermin, Fitoverm, Guapsin, Fitosporin-M. Estes produtos fitofarmacêuticos não contêm química e são orgânicos.
Por mais tentadora que seja a idéia de cultivar pepinos organicamente puros, os jardineiros precisam monitorar cuidadosamente as condições das plantações, pois os produtos biológicos podem não lidar com a tarefa de proteção. Especialmente se o período de infecção das plantas já tiver começado e estiver no estágio de desenvolvimento ativo.
Produtos químicos
Para proteger os pepinos de doenças fúngicas, em particular da podridão cinzenta, os jardineiros usam fungicidas que contêm elementos ativos para combater os esporos e bactérias dos fungos. Os fungicidas são utilizados como medidas preventivas e no tratamento de plantações já afetadas pela doença.
Medicamentos eficazes para o tratamento e prevenção da podridão cinzenta:
- Topsin-M 500 SK - um dos fungicidas mais eficazes. O produto contém tiofanato de metilo (500 g). Além da luta contra o mofo cinza, o medicamento é usado no combate à verticilose. As plantas são pulverizadas imediatamente após os primeiros sintomas da doença serem detectados. O procedimento é realizado apenas uma vez por temporada, na dose de 150 ml do produto por 100 litros de água.
- "Prolectus 50 WG" É um fungicida que contém a substância ativa fenpirazamina (composto de pirazol - 500 g / kg). O medicamento tem um efeito profundo e de contato, é usado para a prevenção e controle de doenças fúngicas de vegetais (pepinos, tomates, berinjelas, pimentos, abobrinha e outras culturas de abóbora). O processamento com este medicamento é realizado assim que os primeiros sintomas da doença aparecem. O medicamento é diluído em uma dose: 80-120 g do produto por 100 litros de água.
- Signum 33 WG - é um fungicida sistêmico na forma de grânulos, o medicamento é destinado ao uso profilático e medicinal. Contém boscalid (26%) e pyraclostrobin (6%). O medicamento é usado em uma quantidade de 0,75-1 kg / ha para combater o mofo cinza em pepinos e couve.
- "Switch 62,5 WG" - fungicida com ação profunda e de contato, destinado à prevenção e tratamento de pepinos contra doenças fúngicas. Dois tratamentos são realizados por estação, com intervalo de 7 dias. Os ingredientes ativos do Switch 62.5 WG são cyprodinil - 375 g, fludioxonil - 250 G. A preparação tem um período de espera muito curto para a colheita após o processamento, apenas 3 dias para o cultivo de pepino, tomate, abobrinha e pimenta. Ao processar pepinos, o medicamento é usado em uma quantidade de 0,75-1 kg / ha.
Trabalhos de manutenção de podridão cinza
Para evitar a ocorrência de podridão cinzenta nos plantios de hortaliças, é necessário coletar cuidadosamente a vegetação restante remanescente após a colheita. Patógenos de doenças fúngicas e bacterianas podem passar o inverno com resíduos orgânicos.
Os detritos das plantas coletados podem ser enterrados no solo, mas devem ser enterrados para que uma camada de solo com pelo menos 50 cm de espessura seja colocada no topo.Se a profundidade do enterro for insuficiente, durante a escavação ou a lavoura da primavera, os patógenos aparecerão novamente na superfície do canteiro.
Você sabe Mais de 95% de polpa de pepino consiste em água. É por isso que um casal comido de manhã, depois de uma divertida festa alcoólica, pepinos, pode salvar uma pessoa de dores de cabeça e ressacas.
Seria muito mais confiável esperar até que os restos do jardim sequem bem no outono, colete-os em uma pilha com um ancinho e queime-os. O fogo limpa de maneira confiável o jardim de patógenos patogênicos. No final da temporada de estufas, é necessário desinfetar todos os equipamentos e ferramentas de jardinagem. Para fazer isso, as ferramentas lavadas do solo são embebidas em uma solução de água e água sanitária.
Uma solução desinfetante pode ser feita usando produtos químicos domésticos baratos para processar o encanamento doméstico, por exemplo, "Branco". Para preparar uma solução em 500 g de água pura, 500 ml de White são diluídos. Tempo de imersão de ferramentas de jardim e jardim 20-30 minutos.
Equipamentos de estufa, como paletes de mudas, estacas ou vasos, também são embebidos nesta solução. Os cordões que serviram no verão para a liga vertical de arbustos de pepino no outono devem ser retirados do local ou queimados, uma vez que patógenos de podridão cinzenta podem ser localizados sobre eles.
Botrite ou podridão cinzenta, uma doença muito perigosa para as plantas, tendo uma natureza fúngica, por isso é muito difícil para os jardineiros proteger as plantações dos esporos dos fungos. Para evitar a ocorrência da doença, o cultivador precisa adotar medidas de proteção preventiva em plantações de pepino, será mais simples e fácil do que tratar plantações doentes.