Cada jardineiro está ciente de que, para evitar o desenvolvimento de doenças e a transmissão de pragas, além de obter bons rendimentos, as espécies vegetais relacionadas não devem ser plantadas no mesmo local de ano para ano. Portanto, ao plantar qualquer cultura, deve-se ouvir recomendações sobre seus predecessores ideais. Quais plantas podem e não podem ser plantadas no próximo ano após a colheita das ervilhas, você aprenderá com este artigo.
Regras básicas de rotação de culturas
A rotação de culturas implica que a cada 2 anos é necessário alterar as culturas cultivadas no mesmo canteiro. Por exemplo, se neste e nos anos anteriores as batatas crescem em uma determinada área do jardim, no próximo ano é necessário plantar beterraba, cenoura, cebola, por exemplo.
Recomendações para plantios alternados de jardins foram desenvolvidas por cientistas com vários objetivos:Você sabe Em 2004-2005, como parte de um experimento conduzido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Academia Russa de Ciências, várias espécies de ervilhas foram cultivadas em gravidade zero.
- Prevenção de acúmulo de pragas e patógenos. Ou seja, se você alternar plantas afetadas por diferentes tipos de parasitas, os insetos que hibernam no solo não terão nada para comer. Assim, sua reprodução em massa pode ser evitada.
- Evitar o acúmulo de toxinas. Em algumas plantas, com plantio frequente em uma área, são observados rendimentos mais baixos, pois reagem com sensibilidade às toxinas que eles mesmos deixam no solo quando cultivados.
- Consumo reduzido de nutrientes. Cada planta requer certos elementos micro e macro para o crescimento e desenvolvimento normais. Se você plantar a mesma colheita ou vegetação relacionada por muitos anos, o solo estará esgotado e não poderá suprir totalmente a nutrição necessária.
Como resultado, as seguintes regras de rotação de culturas foram desenvolvidas:
- Não plante anualmente no mesmo lote da mesma planta ou cultura relacionada.
- Não plante ano após ano vegetais que tenham as mesmas doenças e pragas.
- É possível devolver a planta ao mesmo local, mas não antes de 3 anos e melhor - após 4-5.
- Ao plantar, preste atenção à exatidão das plantas para nutrição.
- Após as plantas com um sistema radicular superficial, as que têm raízes profundas devem ser plantadas.
Você sabe Às vezes, as leguminosas são chamadas de "carne vegetal" porque contêm a proteína necessária para o corpo e fazem parte da dieta de pessoas que recusam alimentos de origem animal. Em 100 g de ervilhas, há mais proteína entre todas as leguminosas.
Características das ervilhas na rotação de culturas
Com base nas regras acima, tentaremos descobrir que lugar as ervilhas ocupam em uma rotação de culturas.
As ervilhas pertencem à família das leguminosas. É suscetível a áreas e doenças entupidas, em particular à ascocitose, oídio, ferrugem, podridão das raízes, afetada por gorgulhos tuberosos, gorgulho da ervilha, mariposa, pulgão. Assim, esse representante de leguminosas deve ser plantado apenas em áreas livres de ervas daninhas, onde fertilizantes são aplicados, antes e antes das culturas afetadas pelas mesmas doenças e afetadas pelos mesmos insetos.
A própria ervilha enriquece a terra com nitrogênio - após plantá-la em um terreno de 1 m², restam cerca de 100 g de nitrogênio mineral. Portanto, depois disso, você precisa plantar plantas que realmente precisam desse elemento. É colocado entre não leguminosas como siderado para aumentar a fertilidade do solo e a produtividade das plantas.
Colha ervilhas cerca de um mês antes de plantar. Portanto, é considerado como uma cultura fumegante.
Você pode plantar esse feijão várias vezes ao ano: na primavera, julho e agosto.
Importante! O aumento no rendimento do trigo de inverno quando plantado após ervilhas é várias vezes maior do que quando plantado após outras culturas.
Precursores de ervilha
Essa cultura é boa para plantar após a vegetação, cujo cultivo pode levar a um controle eficaz de ervas daninhas e que permite economizar umidade no solo.
De acordo com as diretrizes de rotação de culturas, as ervilhas são melhor cultivadas após essas plantas:
- diferentes tipos de repolho;
- batatas precoces;
- pepinos
- abobrinha;
- abóbora;
- Abóboras
- primavera;
- culturas de inverno;
- morangos silvestres;
- morangos.
Antecessores ruins são:
- girassol;
- Trigo sarraceno
- milho;
- ervas perenes;
- legumes.
Aprenda também sobre ervilhas.
Que culturas podem ser plantadas após ervilhas
Após o representante da família das leguminosas que estamos considerando, o plantio recomendado de tais plantas:
- berinjela;
- pimenta doce;
- Tomates
- pepinos
- repolho;
- abóbora
- cenouras;
- beterraba;
- cebolas;
- aipo;
- batatas
- culturas de inverno.
Importante! Para monitorar a rotação de culturas em uma cabana de verão, você precisa criar um caderno especial para escrever onde e quando determinadas culturas cresceram.
O que não pode ser plantado
As ervilhas não podem ser alternadas com:
- legumes;
- alfafa;
- tremoço;
- perenes.
O que é melhor plantar ao lado
O feijão considerado por nós pode ser plantado separadamente e com espaçamento entre linhas, próximo a outras plantas.
Os melhores vizinhos para ele são:- pepinos
- mostarda
- batatas
- rabanete;
- rabanete;
- nabo;
- milho
- abóbora
- Espinafre
- manjericão;
- borragem;
- orégano;
- alecrim;
- Yarrow.
Existem plantas, a vizinhança com a qual afetará negativamente a ervilha em si ou a cultura vizinha.
Portanto, as ervilhas não devem ser colocadas no jardim nas imediações de:
- legumes;
- cebolas;
- alho
- Tomates
- rutabaga;
- malmequeres;
- absinto.
Assim, para evitar o desenvolvimento de doenças e a disseminação de pragas, a depleção do solo e alcançar altos rendimentos no plantio de hortas, é necessário aderir a uma determinada sequência.Importante! É necessário colocar plantios de legumes de ervilhas a uma distância não inferior a 0,5 km. É a essa distância que os gorgulhos e os pulgões não conseguem alcançar.
A ervilha desempenha um papel importante na rotação de culturas - é considerada um dos melhores antecessores não leguminosos. Seu sistema radicular afeta positivamente as propriedades físicas e químicas do solo, o que ajuda muitas outras plantas a crescer e se desenvolver bem.