A couve-flor é atraente como medicamento dietético. Como é útil para o corpo humano, bem como quais vitaminas estão incluídas na couve-flor e quem não deve comê-lo, leia abaixo.
Descrição e composição química
Couve-flor é uma cultura anual da família crucífera. O rizoma do tipo fibroso está localizado próximo à superfície do solo. No caule de forma cilíndrica, existem vários pecíolos segurando as folhas.
A paleta de cores das folhas pode variar de verde claro a verde-azulado. As cabeças são arredondadas ou planas, consistem em muitas inflorescências densamente dispostas de 3 a 15 cm de comprimento.O coto é grande, possui uma estrutura densa e rígida.
Você sabe A menção de couve-flor é encontrada nos escritos da famosa curandeira Avicenna, que viveu no século XI.
Este vegetal é caracterizado por uma composição química rica: o teor de iodo em 100 g de repolho varia na faixa de 3-14 mcg, que é 10 parte da norma diária. O principal valor nutritivo deste produto são carboidratos longos. O índice BJU é reduzido e, em termos percentuais, fica assim: 1: 0.1: 1.7.Além do iodo, a composição do produto inclui os seguintes macro e microelementos:
- cálcio - 26 mg;
- potássio - 210 mg;
- magnésio - 17 mg;
- sódio - 10 mg;
- fósforo - 51 mg;
- ferro - 1,4 mg;
- Manganês - 0,156 mg;
- cobre - 42 mcg;
- selênio - 0,6 mcg;
- flúor - 1 mcg;
- zinco - 0,28 mg.
Propriedades da couve-flor
Com base nas vitaminas e minerais contidos na cultura vegetal e na quantidade de proteína necessária para normalizar a funcionalidade do corpo, pode ser um excelente complemento para a dieta de pessoas que procuram perder peso e melhorar sua saúde.
Benefício
- A utilidade do produto para a saúde humana:
- melhorar o desempenho intestinal, limpando-o suavemente de toxinas e normalizando as fezes;
- redução dos efeitos negativos nas membranas mucosas dos álcalis estomacais, que é a prevenção do desenvolvimento de tumores cancerígenos e gastrites;
- aceleração dos processos de regeneração no nível celular;
- proteção contra bactérias devido à presença de ácidos e antioxidantes essenciais;
- melhora do estado das paredes vasculares, o que afeta positivamente o trabalho do músculo cardíaco.
Para mulheres
- Os efeitos benéficos do repolho no corpo feminino:
- enfraquece suavemente, aliviando a constipação, que será especialmente útil após o parto;
- suporta o corpo em tom, sendo um queimador de gordura ativo;
- regula o fundo hormonal;
- melhora a condição da derme, eliminando a acne removendo toxinas e compostos de colesterol.
Você sabe O nome da cultura vegetal não se deve ao esquema de cores, mas à presença de um grande número de cores que compõem as cabeças.
Para homens
- Os efeitos benéficos do produto no corpo dos homens:
- mantém o equilíbrio eletrolítico normal, preservando força e energia, mesmo com alto esforço físico;
- previne a ocorrência de tumores cancerígenos na próstata;
- efeito benéfico sobre a condição do couro cabeludo, prevenindo a calvície em tenra idade.
Para crianças
As mães tentam monitorar cuidadosamente o que seus filhos comem e verificar se esse alimento é saudável. Ao escolher uma dieta para uma criança, é importante considerar se existe proteína em um produto específico e se provoca formação de gás no trato digestivo - ao contrário do repolho branco, a couve-flor não é um produto desse tipo.
As vitaminas B são o principal material de construção das células nervosas e imunológicas, fibras musculares: durante o período de crescimento ativo, o vegetal descrito se tornará uma fonte indispensável desses elementos.
O caldo cozido na couve-flor é primeiramente introduzido na dieta de crianças com menos de um ano de idade, uma vez que o produto raramente causa reações adversas. O conteúdo de antioxidantes, em particular o ácido ascórbico, tem um efeito benéfico na formação do sistema imunológico, aumentando a capacidade do organismo de combater infecções e vírus.
- Os benefícios do repolho para o corpo da criança:
- garantir a função intestinal normal;
- efeito sedativo leve;
- melhorar a atividade cerebral e proteger o sistema nervoso dos efeitos negativos do estresse;
- enriquece o corpo com cálcio e iodo;
- fortalece o tecido ósseo;
- melhora a memória.
Você sabe A couve-flor não é apenas um produto alimentar valioso, mas também é usada em alguns países no paisagismo — como um elemento decorativo.
Com diarréia e distúrbios frequentes do trato digestivo, a couve-flor é contra-indicada em crianças.
Danos e contra-indicações
Como qualquer produto, este vegetal tem suas contra-indicações ao consumo.
- Ao escolher uma dieta, você precisa saber quais doenças a couve-flor é contra-indicada:
- com inversão do intestino;
- com uma úlcera no estômago, acompanhada de colite;
- após remoção da vesícula biliar;
- com patologias do sistema urinário;
- com diarréia;
- com enterite;
- com exacerbação de pancreatite;
- com disfunção tireoidiana;
- com gota e várias doenças de pele.
O suco espremido na hora e o consumo de couve crua podem provocar uma exacerbação da gastrite. Também vale a pena abandonar o uso deste produto à noite. Devido à fibra, que os caules da planta contêm em grandes quantidades, o processo de digestão diminui à noite, o que causa desconforto no trato digestivo, piora o sono.
Repolho cozido, comido antes de dormir, fortalece bastante.
Com cuidado, este produto deve ser administrado a crianças de 3 a 6 meses. Primeiro você precisa descobrir se o novo alimento causa gases no intestino. Pela primeira vez, a criança recebe mais de 1 colher de chá. purê de repolho pela manhã, durante todo o dia, monitora o comportamento e a condição da criança. Se tudo estiver bem, aumente diariamente a norma diária em 1 colher de chá.Ácidos puricos que contêm couve-flor são perigosos para pessoas que sofrem de gota e outras doenças de pele. 100 g do produto contém 15% de ácidos purina da dose diária permitida.
Conteúdo calórico e composição vitamínica
O valor energético do repolho cru por 100 g é de 30 kcal.
Destes 30 quilocalorias de BZhU são:
- proteínas - 2,5 g;
- gorduras - 0,3 g;
- carboidratos - 5,4 g.
A composição do produto inclui as seguintes vitaminas:
- ácido fólico;
- ácido pantotênico;
- riboflavina;
- niacina;
- ácido ascórbico;
- tiamina;
- cianocobalamina;
- alfa tocoferol;
- ergocalciferol;
- ácido nicotínico;
- filoquinona;
- biotina;
- beta-caroteno;
- colina;
- metilmetionina sulfônio;
- piridoxina.
Regras básicas para escolher a couve-flor
O benefício que o organismo receberá do consumo de repolho depende da escolha correta dos produtos. A opção ideal é cultivar esse vegetal você mesmo.Mas se isso não for possível, siga as seguintes regras:
- Preste atenção às folhas - elas devem ter uma estrutura densa e cor uniforme.
- Se não houver folhas, é melhor recusar-se a comprar esse vegetal - isso significa que o vendedor excluiu intencionalmente as folhas para ocultar traços de danos ao produto e vendê-lo o mais rápido possível.
- Inspecione as inflorescências - não deve haver manchas escuras em sua superfície.
- Sinta o vegetal - a cabeça deve estar firme e pesada. Os produtos que estão no balcão há muito tempo perdem a umidade, portanto parece fácil.
Os produtos selecionados adequadamente, quando armazenados em uma geladeira em um compartimento designado para vegetais, permanecem utilizáveis por 7 a 10 dias.
Taxas de consumo
A taxa de consumo de repolho por dia é de 100 g com o uso diário do produto. Para crianças de 7 a 8 meses, a norma é de 50 g por dia, não mais que 3 vezes por semana.
Importante! Exceder os padrões de consumo leva à hipervitaminose, que é repleta de desenvolvimento de alergias e função gastrointestinal prejudicada.
Recursos de uso
A forma em que a couve-flor será mais útil depende do objetivo de seu uso, bem como das características do corpo da pessoa que o utiliza. Por exemplo, no caso de doenças gastrointestinais, antes de tudo, é necessário calcular quanto cálcio e quanta fibra o produto acabado conterá, pois seu novo uso é contra-indicado na presença de úlceras nas mucosas devido ao efeito de fixação.Além disso, antes de começar a usar o produto, você deve descobrir o que é comestível e qual parte dele é melhor usar em um caso específico. Todas as partes da planta são consumidas, exceto as folhas protetoras. Eles são removidos primeiro, depois o repolho é lavado e o pedúnculo é cortado. Depois disso, a cabeça é desmontada em inflorescências.
O coto também pode ser comido, mas desde que a pessoa não tenha problemas com o trato gastrointestinal. É essa parte do repolho que é a mais difícil e difícil de digerir, mesmo na forma fervida.
Ao amamentar
É possível que uma mulher coma repolho durante a amamentação, decide o pediatra, considerando as características individuais do desenvolvimento da criança e da mãe. Normalmente, este produto não causa manifestações negativas por parte do corpo de uma mulher e de uma criança, por isso é recomendado para uso na forma fervida, cozida no vapor e cozida. O principal é calcular claramente quantos gramas por dia você deve adicionar à sua dieta.
Com gota
Na presença de uma doença como a gota, é melhor abandonar completamente o uso do vegetal em questão.
Para perda de peso
Considere se é possível engordar com o produto descrito: depende de como cozinhá-lo e a que hora do dia. Em uma dieta destinada a perder peso, é melhor usar o vegetal na forma cozida, fresca, cozida ou como parte de sopas leves.Não use produtos fritos em óleo. Você também deve ter cuidado com os lanches da noite: a última refeição deve ocorrer o mais tardar 2 horas antes da hora de dormir.
Importante! O produto não deve ser cozido em utensílios de alumínio. Durante a reação dos compostos químicos contidos em sua composição, substâncias tóxicas são liberadas com este metal, o que pode causar envenenamento.
Para azia
Com o aumento da acidez, os produtos devem ser consumidos apenas na forma fervida ou cozida. Do uso de vegetais frescos deve ser abandonado no momento da exacerbação.
Com diabetes
No diabetes tipo 1 e tipo 2, o vegetal em questão constitui a base da dieta. Seu uso não afeta o nível de compostos de glicose no sangue. O produto é utilizado fresco, na composição dos primeiros pratos, como prato e acompanhamento independentes, substituindo alimentos com alto teor de amido, por exemplo, purê de batatas.
As vantagens do vegetal são seu efeito neutro nos níveis de açúcar e a capacidade de queimar calorias em excesso, o que afeta positivamente o sistema cardiovascular.A couve-flor é um valioso fornecedor de vitaminas e minerais necessários para sustentar a vida do corpo humano em diferentes estágios de desenvolvimento. Os métodos de uso e dosagem são determinados de acordo com as características individuais do corpo - em média, seu consumo não deve exceder 100 g por dia.