O grão de bico de cordeiro, ou ervilha turca, é uma cultura leguminosa pertencente à família das leguminosas. As sementes de plantas são um produto alimentar que possui não apenas alto valor nutricional, mas também propriedades medicinais. Para obter mais informações sobre a classificação, variedades e propriedades dessa variedade de grãos, leia abaixo.
Variedades populares: origem e características
No Oriente Médio, essa variedade começou a ser cultivada cerca de 7.500 anos atrás. Em Roma e Grécia, é conhecida desde a Idade do Bronze. Nesses territórios, várias variedades foram cultivadas de uma só vez, e usavam pulso (mingau) para cozinhar pratos.
Na antiguidade, esse tipo de feijão estava associado a Vênus, acreditava-se que ele participa da formação de espermatozóides nos homens e estimula a lactação nas mulheres. Os cientistas da época observaram que suas sementes não estimulam a formação de gases no intestino, como ocorre com o consumo de ervilhas comuns.
Você sabe Em 1793, começaram a fazer café com grão de bico, que mais tarde se tornou parte do menu obrigatório de soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial.
No momento, a planta é comum na Ásia Ocidental e Central, no norte da África e na América. O produto tem sido amplamente utilizado na culinária vegetariana, indiana e oriental. O feijão frito desta variedade é chamado Lebley. Também deste tipo de leguminosas produzem farinha de grão de bico. As copas das plantas são usadas para alimentar o gado. As variedades de sementes brancas vão para a alimentação humana em maior extensão.
As variedades mais populares de grão de bico:
- Krasnokutsky ou Krasnodar;
- Volzhanin ou Volgograd;
- Iraniano ou israelense;
- Aniversário;
- Bujak;
- Fazenda Estadual.
Todas as variedades de ervilhas em questão têm certas características em comum.
Descrição geral e características botânicas:
- plantas herbáceas anuais com uma haste vertical, 20-70 cm de altura;
- as hastes são cobertas com pelos glandulares, densos, carnudos, pintados de verde;
- as folhas são pinadas;
- as plantas são polinizadas de forma independente - ocorre em gomos fechados, menos frequentemente são encontradas amostras com polinização cruzada;
- as sementes estão localizadas em feijões curtos e inchados, na quantidade de 1 a 4 peças .;
- as ervilhas têm a forma da cabeça de um carneiro ou coruja, com um diâmetro de 0,5 a 1,5 cm;
- a superfície das sementes tem uma estrutura rugosa;
- o peso de 1.000 grãos varia de 150 a 300 g;
- o período de vegetação leva 90 a 220 dias, dependendo da variedade;
- todas as variedades gostam de calor, a germinação das sementes começa em +3 ... + 5 ° C e, para entrar na fase de floração, o regime de temperatura deve estar na faixa de +24 ... + 28 ° C;
- as plantas exigem iluminação, são culturas de longas horas de luz do dia;
- extremamente resistente a pragas;
- com períodos chuvosos prolongados, eles podem ser afetados por fusarium, ascocitose e também entrar na fase de floração tardiamente.
Krasnokutsky
Os arbustos são baixos, ramificados por cima, de 30 a 40 cm de altura e os caules estão eretos. Flores brancas estão localizadas em pedúnculos encurtados. Os frutos amadurecem em 90-115 dias. Cada feijão contém 2 sementes amarelo-rosa. A superfície dos grãos está enrugada. A massa de 1.000 sementes é de 250 g. O rendimento por 10 m² é de 2,6 a 3,5 kg. A variedade é altamente resistente à seca, doenças e pragas.
O grão de bico Krasnokutsky contém a maior quantidade de compostos protéicos em comparação com outras variedades - 30%.
Volzhanin
Arbustos eretos e compactos, com 35 a 70 cm de altura e folhas ovais. Maior em tamanho, como flores. O feijão é redondo ou levemente angular, com uma completa falta de nervuras, pintado de amarelo. A vegetação leva 71-101 dias.
A seleção dessa variedade teve como objetivo obter um espécime de grão grosso, para o qual estavam envolvidas no trabalho variedades com peso de 1.000 sementes em 420 g. Produza até 10 kg com 10 m² e pesando 1.000 sementes em 356 g.
Em relação à resistência à seca, Volzhanin é caracterizado por menor resistência do que outras variedades. Ao longo dos anos de aprovação nos testes estaduais, não foram observadas lesões por doenças e pragas. Aproximadamente recentemente, o grão-de-bico de ervilha Bonus possui aproximadamente essas características.
Iraniano
Adequado para cultivo em condições áridas. Os arbustos são compactos, eretos, com até 55 cm de altura.Em países pós-soviéticos, como Ucrânia, Rússia, Polônia, o rendimento atinge 28 centavos por ha, o peso de 1.000 sementes é de cerca de 400 g.
A cultura é caracterizada pela alta resistência ao alojamento, o que permite removê-lo com a ajuda de uma colheitadeira. Além disso, possui alta resistência a doenças e pragas. Em termos de uso, é universal, igualmente adequado para o consumo humano e animal. Difere na alta capacidade das sementes para germinar - 96%.
Você sabe George Lucas, que dirigiu o filme Guerra nas Estrelas, deu a um dos personagens o nome Nut, porque é vegetariano e adora ervilhas turcas.
Aniversário
As plantas são baixas, até 45 cm, na vertical. Flor em branco. As flores estão localizadas em pedúnculos encurtados. As sementes, como na variedade anterior, são de cor amarelo-rosa, possuem uma estrutura de superfície enrugada, localizam-se em feijões curtos grossos de 2 peças.
A vegetação, do plantio ao amadurecimento, leva de 90 a 100 dias. O peso de 1.000 frutas é de 250 a 300 g e o rendimento de 10 m² é de 1,5 a 3 kg. O espécime em questão exibe resistência relativa a doenças e pragas, tolera bem a seca, as sementes não são propensas a rachaduras.
Bujak
É um arbusto alto, com cerca de 60 a 65 cm de altura, as plantas são eretas, fortemente ramificadas, com grandes placas de folhas largas. As flores também diferem em tamanhos maiores do que outras variedades. Eles estão localizados em pedicelos curtos e grossos.
Feijão bege contém 1-2 sementes. O espécime em questão pertence à maturidade prematura. O período de vegetação das plantas é de apenas 80 dias. O peso de 1.000 grãos é de 420 g, o rendimento por 10 m² é de 1,8 a 2 kg. As plantas são extremamente resistentes à ascocitose, fusarium e toleram a seca.
Fazenda do estado
Os arbustos são compactos, de até 30 cm, e as flores são pintadas de branco, localizadas isoladamente em pedicelos curtos. O feijão é de cor marrom, angular, contém 2 sementes. O período de vegetação é de 100 a 110 dias.
O peso médio de 1.000 sementes é de 280 g, o rendimento é instável - a partir de 10 m², você pode coletar de 1,5 a 3,8 kg de matérias-primas. O espécime tolera perfeitamente o impacto negativo do ambiente externo na forma de seca e aumento da umidade. Resistente à ascocitose, quebra de sementes.
Grupos
Aloque 3 grupos de ervilhas da variedade considerada:
- Sul da Europa;
- Europa Central;
- Anatólio.
Eles diferem na aparência - principalmente nas dimensões das plantas.
Sul da Europa
Os maiores representantes de variedades de grão de bico pertencem a esse grupo. As próprias plantas são ramificadas, eretas, poderosas. O maior número de galhos está localizado na parte superior do mato. As flores são brancas, pequenas. Os pedúnculos mais baixos estão localizados a uma altura de 20 cm do nível do solo.
Sua altura atinge 70 cm.
Europeu médio
Os arbustos são menores que as amostras do grupo anterior. Em relação às forças de ramificação, os grupos da Europa do Sul e da Europa Central são semelhantes. As amostras examinadas também exibem ramificações mais fortes na parte superior do mato.
Sua altura atinge 45 cm.
Anatólio
Os arbustos atingem uma altura de apenas 25 cm e apenas a parte superior se ramifica.
Classificação das espécies
A classificação das espécies distingue várias variedades de grão de bico, diferindo na cor das sementes:
- castanho
- amarelo
- vermelho
- branco
- preto
Castanho
É um arbusto compacto anual, de forma compactada. As plantas são resistentes aos ventos secos e à seca, com uma altura de 45 a 70 cm, e as flores são de cor vermelho-violeta. As sementes são marrom avermelhadas. 1-2 peças estão localizadas. em feijões de forma angular. Eles têm alto valor nutricional. O peso de 1.000 sementes é de 340 g. A estação de crescimento é de 90 a 100 dias. Os frutos são utilizados ativamente na produção de farinha de grão de bico.
Amarelo
As amostras de tamanho médio são caracterizadas por fortes ramificações e maturação precoce. A vegetação leva cerca de 80 a 90 dias. As sementes, localizadas em feijões de 2 peças, são pintadas em uma cor bege claro. Todas as variedades desta espécie são resistentes ao acamamento, doenças como a podridão das raízes, etc. de origem fúngica, além de secas e ventos secos. As frutas são ótimas para preparar acompanhamentos, ferver e fritar.
Vermelho
Os frutos desta variedade são pintados em uma cor avermelhada. Por características botânicas, são semelhantes a outras variedades. Também possui uma estrutura poderosa de arbustos compactos. Eles podem tolerar condições climáticas adversas na forma de seca e aumento da umidade do solo. Raramente afetado por doenças e pragas.
Branco
As plantas são baixas até 45 cm e possuem brotos poderosos. Os pedúnculos estão localizados a uma distância de 20 cm do nível do solo, o que é muito conveniente na colheita e facilita o cultivo, porque não requer beliscar e remover as hastes inferiores com alta umidade do solo. As amostras em consideração são particularmente resistentes a doenças, pragas e condições ambientais negativas. Forma de frutas em feijão. Pintado de branco.
Preto
As características botânicas da planta são semelhantes às variedades descritas acima. A diferença é que as frutas são pintadas em um rico tom escuro. Eles também têm um sabor mais pronunciado e aroma picante brilhante.
Conteúdo calórico
Valor nutricional por 100 g do produto considerado na forma seca:
Calorias | 364 kcal |
Esquilos3 | 19-30 g |
Gorduras5 | 6 g |
Carboidratos7 | 61 g |
Valor nutricional por 100 g de produtos cozidos:
Calorias | 127 kcal |
Esquilos | 8,3 g |
Gorduras | 1,9 g |
Carboidratos | 19,3 g |
Importante! As substâncias benéficas contidas no grão de bico são completamente preservadas, mesmo após o tratamento térmico.
Propriedades úteis e prejudiciais
As sementes de grão de bico são altamente valiosas devido ao alto teor de fibras alimentares, bem como a várias vitaminas e minerais necessários para o funcionamento normal do corpo humano. Pelo seu valor nutricional, esses produtos são próximos aos produtos à base de carne.
- Ao consumir grão de bico observado:
- aceleração metabólica;
- melhoria de processos metabólicos;
- melhorar a qualidade do fluido seminal em homens;
- estimulação de processos imunes;
- aceleração da excreção de colesterol;
- estimulação da digestão e reações redox no corpo;
- aumento da regeneração tecidual no nível celular.
Os compostos proteicos têm um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular, bem como nos centros nervosos. Além disso, devido ao grande número de compostos antioxidantes, a aparência e a elasticidade da pele são melhoradas. Apenas 100 g de grão de bico por dia podem fornecer ao corpo uma norma diária de aminoácidos essenciais e restaurar o equilíbrio energético após um esforço físico intenso.
Como qualquer outro produto, as sementes de grão de bico em grandes quantidades e com certos desvios na funcionalidade do corpo humano podem ter um efeito prejudicial. Primeiro de tudo, você precisa ter mais cuidado com o consumo deste produto para quem sofre de disfunções gastrointestinais. As sementes podem causar peso no estômago, flatulência, dor.
- O consumo de grão de bico é completamente contra-indicado em:
- gota
- cistite aguda;
- distúrbio digestivo;
- tromboflebite;
- doenças de úlcera péptica;
- intolerância individual.
Importante! Na presença de vários problemas estomacais em remissão, o grão-de-bico pode ser consumido em uma quantidade de 50 g / dia, mas sujeito à imersão preliminar em água por 2-3 horas.
Aplicação
Os produtos em questão são utilizados principalmente na culinária e na medicina tradicional. Além disso, os frutos e as partes superiores das plantas são excelentes matérias-primas para a alimentação de porcos, ovelhas, cavalos e coelhos.
Culinária
O sabor do grão-de-bico é muito superior ao das ervilhas comuns. Após o cozimento, seu sabor se assemelha ao purê de batatas com um sabor e sabor acentuados de nozes.
O produto é usado para preparar:
- Pilaf uzbeque com cordeiro;
- ensopado em leite de coco com carne;
- Salada mexicana com ervas e hortelã;
- sopa em combinação com coentro e pimenta;
- cereais, massas, produtos de farinha;
- Hummus
- cuscuz com bacalhau, etc.
Medicina popular
Na medicina popular, as sementes de grão de bico são usadas para tratar:
- disfunção do sistema reprodutivo em homens;
- restauração de processos imunológicos em mulheres;
- acne e vários problemas de pele;
- obesidade, acompanhada por um aumento no colesterol;
- problemas com o sistema cardiovascular, acompanhados de inchaço;
- e prevenção da constipação.
O grão-de-bico é de qualidade superior às ervilhas comuns. Tem um alto valor nutricional e, em termos de seu componente proteico, é equivalente a alguns tipos de carne. As próprias plantas são caracterizadas por altas taxas de resistência ao calor, doenças, pragas e alta umidade, o que lhes permite serem cultivadas em várias zonas climáticas.