Alguns jardineiros, tendo determinado sua variedade favorita de vegetais, cultivam-na de ano para ano. Outros estão em constante busca criativa, acompanhando novidades emergentes e realizando experimentos com novas variedades e híbridos. É para os amantes da diversidade que aconselhamos que você preste atenção ao relativamente novo híbrido de tomate com o nome atraente "Machitos".
Descrição da nota
O híbrido "Mahitos F1" é um produto dos esforços dos criadores holandeses. O tomate foi produzido por Rijk Zwaan Zaadteelt en Zaadhandel B.V., localizado na vila de De Lier, no sul da Holanda. Durante um quarto de século de sua existência, a empresa conquistou não apenas o mercado local, mas também promove ativamente seus produtos em outros países, incluindo Rússia, Ucrânia, Bielorrússia.
Entre as principais características do híbrido, deve-se destacar o seguinte:
Tipo de arbusto | Indeterminado, alto, pode atingir 200 cm. |
Descrição de Bush | Uma planta de tipo aberto poderosa, simetricamente formada e com boa folhagem. O caule e o sistema radicular são bem desenvolvidos. As folhas são grandes, verde escuro, a distância entre dois nós adjacentes (ramos) é pequena. |
Tempo de amadurecimento | Amadurecimento precoce (de 90 a 100 dias após a emergência). |
As frutas | Bastante grande, em média de 220 a 260 g, arredondado, ligeiramente achatado na haste, brilhante. A polpa e a casca têm uma cor vermelha brilhante igualmente saturada, sem uma área verde no pedúnculo. Denso, carnudo, muito saboroso (com finas notas doces). |
Produtividade de Variedades | Alto: mais de 3 kg do mato, sujeito a cultivo sob o filme. |
Galeria de Fotos
Vantagens e desvantagens
- As vantagens indiscutíveis do híbrido holandês incluem o fato de que este tomate:
- caracterizado por excelente germinação (até 100% das sementes);
- despretensioso, enraíza-se muito bem, adapta-se às condições propostas e se recupera após um transplante ou outro estresse;
- forma um sistema radicular poderoso que permite à planta suportar condições adversas;
- cresce rapidamente para um tamanho impressionante;
- está bem amarrado e dá frutos, os frutos amadurecem em harmonia e são igualmente grandes em todo o mato;
- fornece rendimentos altos e longos, cuja taxa é quase independente das condições climáticas, em particular, não diminui com a diminuição da temperatura;
- resistente à seca, não propenso a queimaduras;
- dá frutos bonitos e de cores uniformes, com um sabor muito alto, devido ao conteúdo significativo de açúcar;
- É caracterizada por uma boa qualidade de conservação da fruta, o que oferece a possibilidade de armazenamento e transporte relativamente longos;
- universal: graças à pele densa, os tomates não racham durante o tratamento térmico, portanto, são adequados para consumo fresco, bem como para preservação ou preparação de sucos ou ketchups;
- resistente a doenças comuns como o vírus do mosaico do tabaco, verticilose, manchas marrons, murcha de fusarium;
- quase não afetado por nemátodos.
- Entre as deficiências do híbrido, destacam-se principalmente:
- pouca adaptabilidade ao cultivo ao ar livre;
- pequeno frutado e baixa produtividade com alagamento, plantio denso e outros distúrbios na tecnologia agrícola;
- polpa de cores desiguais (geralmente devido à falta de magnésio e potássio);
- a impossibilidade de propagação de sementes de plantas cultivadas a um custo muito alto de material de sementes (o preço de atacado de 100 sementes é de cerca de 9 euros).
Mudas de crescimento próprio
As mudas de makhitos são melhor cultivadas por conta própria. O fato é que mesmo um jardineiro experiente não será capaz de identificar uma variedade de tomate pelo aparecimento de mudas (na melhor das hipóteses, você pode determinar o tipo de futura mato - determinante ou indeterminado). Dado o custo muito alto das sementes originais do híbrido, ao comprar mudas prontas, há um grande risco em vez de comprar tomates varietais comuns plantados a partir de sementes de nossa própria montagem.
Tempo de semeadura
O momento do plantio de mudas de tomate deve ser determinado de forma independente, com foco na zona climática, previsões do tempo e sua própria intuição.
Importante! Mudas cobertas de vegetação enraízam-se muito mal e, se o mato começar a florescer, os brotos terão que ser removidos por completo, pois uma planta sem raiz ainda não será capaz de formar um bom ovário.
As mudas de tomate crescem e se desenvolvem com rapidez suficiente e, nos híbridos holandeses iniciais e altamente produtivos, esses períodos podem ser ainda mais condensados. Portanto, é necessário calcular o período de semeadura para que o pouso proposto em campo aberto ocorra após 55 dias.
Mistura do solo
Com o início da temporada de "mudas", um grande número de substratos prontos para mudas está à venda - misturas equilibradas e descontaminadas do solo com as quais não são necessárias manipulações preparatórias. No entanto, com toda a conveniência de trabalhar com esse solo, jardineiros experientes ainda aconselham a preparar o solo para mudas por conta própria, insistindo que, nesse caso, a planta, após um transplante subsequente em campo aberto, experimentará muito menos choque e se enraizará em um novo local mais rapidamente.Para garantir a composição adequada da mistura do solo usando:
- solo do jardim colhido no local onde a planta será cultivada;
- turfa;
- areia de rio;
- composto ou outra matéria orgânica (o esterco fresco no solo não pode ser usado para mudas).
Importante! Os tomates preferem solo neutro (pH - entre 6,5 e 7). Se necessário, o substrato deve ser acidificado ou, inversamente, reduzido excesso de acidez.
Todos os ingredientes são misturados em proporções iguais, a cinza de madeira é adicionada a eles como fonte de potássio e, em seguida, o solo preparado é decapado (descontaminado) por água abundante com solução de permanganato de potássio, mantida em forno aquecido a 70-90 ° С ou, inversamente, em clima frio temperatura abaixo de –15 ° С. Neste último caso, recomenda-se realizar várias remoções sucessivas do solo no gelo, entre as quais o solo deve ser mantido quente, permitindo que todos os microrganismos nele acordem, a fim de garantir sua destruição pelo próximo congelamento.
Capacidade de crescimento
A maneira mais fácil de cultivar mudas em cassetes especiais. Para tomates, o padrão holandês ou polonês é ideal. Como as sementes de "Mahitos" diferem em quase 100% de germinação, elas podem ser plantadas imediatamente uma de cada vez em cartuchos separados de volume suficiente (pelo menos 300 cm cúbicos) e depois não perder tempo colhendo - afinando com o transplante em recipientes maiores.Caixas ou caixas convencionais também são adequadas para mudas, mas nesse caso você precisa estocar recipientes adicionais nos quais serão transferidos arbustos cultivados. Se não houver cassetes para esse fim, você pode usar copos plásticos descartáveis ou caixas de iogurte mais densas.
Obviamente, os comprimidos de turfa são uma opção muito conveniente para o cultivo de tomates. Eles são plantados inteiros no solo, sem extrair plantas deles, mas esse prazer é bastante caro, pois é necessário comprá-los em cada arbusto sem a possibilidade de reutilização.
Preparação de sementes
Em algumas fontes, você pode encontrar recomendações para pré-embeber as sementes de "Mahitos" em soluções de enraizamento como "Imunocitófitos", "Virtan-Micro", "Epina", "Kornevina" etc. No entanto, na realidade, isso não precisa ser feito.
Importante! As sementes caras dos híbridos holandeses passaram por todo o tratamento necessário para o plantio, para que possam e devam ser semeadas imediatamente, diretamente no estado seco.
Procedimentos adicionais para curar, saturar com umidade e nutrientes para as sementes de Mahitos não são apenas desnecessários, mas também prejudiciais, porque nessa situação a planta pode receber uma queima adicional ou ser saturada demais com fertilizantes, o que aumentará ainda mais a taxa de crescimento do mato e reduzirá drasticamente seu rendimento.
Também não há necessidade de pré-verificar as sementes para germinação: ao preço declarado das mercadorias, um produtor europeu que valoriza sua reputação garante uma quase completa ausência de embalagem defeituosa na embalagem.
Semeando sementes
As sementes de tomate são geralmente plantadas a uma profundidade de 10 mm. A maneira mais fácil é derramar nos recipientes preparados uma quantidade de terra que permita depositar as sementes diretamente em sua superfície, após o que você só precisará polvilhar as sementes com uma fina camada de substrato. Ao usar cassetes para mudas, uma semente é colocada em cada célula. Se a semeadura for realizada em caixas, as sementes devem ser dispostas com mais freqüência do que a uma distância de 3 cm uma da outra (isso se aplica à largura da linha e à frequência de postura em cada linha).
Importante! Molhar a terra deve ser muito abundante, mas apenas antes de colocar as sementes. Depois de borrifar a camada superior, você pode borrifar levemente a pistola, caso contrário as sementes podem se aprofundar desigualmente com uma corrente de água, o que retardará significativamente o surgimento de mudas.
Cuidados com mudas
Após o plantio das sementes, os recipientes são apertados com um filme ou cobertos com vidro e colocados em um local quente (a temperatura deve ser de pelo menos 25 ° C; para isso, é ideal um peitoril da janela ao lado de uma bateria ou outro dispositivo de aquecimento). Nesse estado, as caixas com mudas podem suportar os primeiros 5 dias - esse tempo geralmente é suficiente para Makhitos dar os primeiros rebentos. Periodicamente, o filme do solo deve ser removido por um curto período de tempo e, se a terra secar, realize sua hidratação com uma pistola de pintura.
Quando as fotos aparecem, o regime de efeito estufa é gradualmente cancelado (primeiro remova o filme por várias horas, depois aumente esse tempo e, finalmente, remova-o completamente para que não interfira no crescimento das mudas). Ao mesmo tempo, é necessário reduzir a temperatura externa para cerca de 20 ° C - nesse nível, o principal processo de formação de buchas ocorre. Mudas jovens precisam de muita luz. Se o dia estiver nublado, vale a pena instalar lâmpadas especiais que fornecerão aos tomates um dia de luz de pelo menos 12 horas, e quanto mais intensa a iluminação, melhor.
Regar os tomates nas primeiras semanas de crescimento deve ser abundante, mas não excessivo. Tanto a secagem quanto o alagamento são igualmente prejudiciais para as mudas. Mas “Makhitos” não precisa de nutrição adicional na fase de cultivo de mudas.
Após a formação de 2 folhas reais, as mudas mergulham, mas esse procedimento é necessário apenas quando plantadas em caixas comuns ou quando se utiliza cassetes com uma célula pequena. Machitos tolera o transplante com muita facilidade, mas mesmo para este híbrido estável, esse procedimento é estressante.
Endurecimento de mudas
O endurecimento das mudas começa cerca de 2 semanas antes da data prevista para o plantio das mudas em campo aberto. O significado do procedimento é preparar plantas jovens para uma futura mudança radical nas condições externas.É necessário começar a endurecer retirando mudas ao ar livre durante o dia e deixando-as por um curto período de tempo, por exemplo, por 1 hora. Então o tempo gasto pelos arbustos do lado de fora aumenta gradualmente e se aproxima de ambos os lados até a hora escura do dia (as mudas são retiradas mais cedo e deixadas mais tempo). No momento do transplante para um local permanente, os arbustos de tomate já devem passar o dia inteiro e a noite toda ao ar livre.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas do híbrido holandês são consideradas prontas para o plantio em campo aberto, quando cerca de 6 folhas verdadeiras se formam no mato. Se as condições para o cultivo de mudas foram criadas corretamente, a essa altura os arbustos devem crescer de 20 a 25 cm.A colocação da primeira escova de frutas é bem-vinda, mas se as flores começarem a florescer nela, esse galho terá que ser removido.
Para não perder brotações ativas, os “Makhitos” não devem ser plantados em campo aberto antes que o solo tenha esquentado completamente. A temperatura ideal do solo para o desenvolvimento do híbrido é de 18 ° C, portanto você não deve se apressar com um transplante, especialmente porque geadas inesperadas, características de abril e até o início de maio, podem destruir completamente a primeira colheita na fase de assentamento.O esquema clássico de plantio usado para os "Makhitos" envolve a colocação de arbustos a uma distância de 35 a 40 cm um do outro. No entanto, um espaço de pelo menos 1 m de largura deve ser deixado entre as linhas.
Cuidado ao ar livre
Deve-se notar que, ao criar o híbrido, os criadores da Holanda procederam do fato de que os “Makhitos” seriam cultivados em estufas. Residentes da Ucrânia e das regiões sul da Rússia praticam o plantio desse tomate em campo aberto, mas, apesar do fato de arbustos poderosos se desenvolverem bem nessas condições, o rendimento nesse caso ainda sofre muito. Além disso, os tomates que amadurecem ao ar livre são seriamente inferiores aos das estufas em suas características de sabor.
Rega
O "Machitos" híbrido não deve ser regado em abundância. Com um excesso de umidade, a planta direcionará todos os sucos vitais para o crescimento ativo e a formação de massa verde, enquanto os frutos não serão amarrados muito ativamente e não crescerão para o tamanho declarado. É necessário regar o mato à medida que a camada superior do solo seca e, durante o resfriamento, é melhor interromper completamente o procedimento.Quando a planta formou 3-4 escovas de frutas, a quantidade de umidade pode ser ligeiramente aumentada.
Outro truque é que um tomate não pode ser regado sobre um arbusto. Água (fundamentalmente importante - não muito fria) deve ser derramada exclusivamente sob a raiz. O sistema de irrigação por gotejamento é ideal para esse fim.
Top vestir
Uma característica do híbrido é uma tendência genética ao crescimento intensivo. No entanto, esse ponto positivo pode se transformar em uma deficiência no abuso de fertilizantes. O excesso de energia que o mato recebe devido ao rico adubo, como no caso de rega inadequadamente abundante, é enviado ao crescimento e colocação de enteados adicionais, em detrimento do número de ovários formados e do tamanho dos frutos. Esta condição do mato é chamada pelos agricultores de engorda.
Importante! O arbusto de engorda produz frutos depois da data de vencimento, mas acrescenta ao agricultor o trabalho extra associado à remoção de novos enteados.
Por esse motivo, “Makhitos” precisa ser alimentado de forma muito limitada, e um híbrido não precisa de fertilizantes nitrogenados. Aproximadamente após a formação do terceiro ramo de frutos no mato, a fertilização com potássio e magnésio deve ser aplicada ao solo. Esses minerais proporcionam um amadurecimento mais rápido dos tomates e sua coloração uniforme. Se necessário, você pode repetir o procedimento após cerca de um mês e a aplicação de fertilizante termina aí.
Vídeo: Topping Tomatoes
Stepson
A formação correta de "Machitos" envolve o abandono de 1, no máximo, 2 hastes. Todos os outros enteados devem ser removidos imediatamente assim que aparecerem; caso contrário, um arbusto muito ramificado começará a criar problemas para si e não poderá fornecer a colheita esperada dele.
Além disso, o híbrido holandês precisa de desbaste parcial da folhagem. O excesso de folhas obscurece os tomates em formação e também extrai muita umidade do solo. Com o aumento da folhagem do mato, os tomates se formam mais tarde, têm tamanhos menores e não são tão doces quanto necessário.Por outro lado, o tomate precisa de folhagem para o desenvolvimento adequado, para que você também não exagere.
Você sabe A cor vermelha do tomate é fornecida por uma substância chamada licopeno. Este pigmento tem a capacidade de quebrar gorduras e ligar os radicais livres. De acordo com estudos realizados por cientistas de Harvard no final do século passado, o uso diário de tomate pode reduzir o risco de câncer de próstata em nada menos que um terço.
Com muita iluminação (no caso de cultivo de tomate em campo aberto em regiões quentes), a quantidade de folhagem a ser removida aumenta. Você também sempre precisa se livrar dos galhos secos - a preservação deles aumenta o risco de infecções por fungos.
Cuidado do solo
Tradicionalmente, cuidar do solo ao redor de um arbusto de tomate envolve 2 procedimentos: afrouxar após cada rega (caso contrário, a terra fica coberta de rachaduras pelas quais a umidade é ativamente evaporada) e remover as ervas daninhas.
No entanto, técnicas agrícolas modernas podem evitar esses procedimentos tediosos. Para fazer isso, basta usar um sistema de irrigação por gotejamento, que exclui a inundação do solo com grandes quantidades de água e, portanto, não causa rachaduras, e também cobre o solo com uma camada de cobertura morta (nesta qualidade, você pode usar agulhas de feno, palha, turfa ou pinheiro) através das quais a grama de ervas daninhas não cresce. A cobertura morta, por sinal, proporciona excelente conservação de umidade no solo e não requer afrouxamento, mesmo quando se usa rega de raiz convencional, sem o uso de sistemas de gotejamento.Se desejado, arbustos altos podem ser aterrados, mas ao cultivar tomates em campo aberto, esse procedimento não é obrigatório. Além disso, usualmente plantas fracas e finas são batidas, enquanto “Makhitos” forma um sistema radicular poderoso e caules estáveis.
Bush amarrando
Um arbusto indeterminado do híbrido holandês, que cresce até 2 m e forma frutos bastante grandes em grandes quantidades, requer liga obrigatória. Sem esse procedimento, as escovas de frutas quebram ou caem no chão e, quando em contato com o solo, os tomates são afetados por várias podridões e não amadurecem uniformemente.
Você sabe O maior tomate do Guinness Book of Records foi cultivado no estado americano de Minnesota por um fazendeiro chamado Dan McCoy, que, por sua própria admissão, foi forçado a amarrar a meia-calça de sua esposa com esse gigante. O peso do feto era de 3 kg a 800 g. Curiosamente, o recordista anterior também apareceu nos Estados Unidos, desta vez em Oklahoma. Este tomate pesava 3 kg 500 g.
Existem 2 maneiras principais de se ligar:
- Vertical - usando estacas individuais ou outros suportes para cada bucha à qual a haste está presa.
- Horizontal ou treliça: Suportes estacionários poderosos são colocados nas laterais da fileira e cordas horizontais são esticadas entre eles em várias camadas. E eles já fazem arbustos-liga à medida que crescem.
Tratamento preventivo
Se o híbrido for fornecido com boas condições, uma planta com excelente imunidade no nível genético poderá lidar sozinha com doenças e pragas e, portanto, não haverá necessidade de procedimentos preventivos. Em campo aberto, para o qual “Makhitos” não é adequado, é mais difícil garantir a saúde do mato; portanto, em tal situação, é especialmente importante observar as regras básicas da rotação de culturas.
Importante! O tomate nunca deve ser plantado após outras culturas solanáceas, em particular pimentas, berinjela e batatas, pois essas plantas têm pragas comuns que, depois de invernadas com sucesso após o ano passado, ocupam com prazer os arbustos jovens que apareceram no mesmo local.
Para não usar inseticidas e fungicidas tóxicos (pesticidas tradicionais contra insetos e infecções por fungos), para fins preventivos, os canteiros podem ser tratados com produtos biológicos modernos que são praticamente seguros para as pessoas e não excluem o uso de frutas quase imediatamente após o uso. A escolha de tais ferramentas é muito grande, como exemplos podemos citar o seguinte:
- Faberlic (contra fusarium, ferrugem tardia e oídio);
- Fitoverm (contra o besouro da batata do Colorado e todos os tipos de carrapatos);
- "Lipidocida" (contra conchas, mariposas, repolho e outros insetos lepidópteros);
- Nemabakt (contra o besouro da batata do Colorado);
- "Bitoxibacilina" (contra o besouro da batata do Colorado, o ácaro da aranha, a traça do repolho), etc.
Colheita
Você pode começar a colher apenas 3 meses após o surgimento dos brotos de tomate e, consequentemente, um pouco mais de 1 mês após o plantio em campo aberto. Na primeira etapa, o “Machitos” produz frutos não muito grandes, que são muito bons para o rolamento. No entanto, após cerca de 1 mês após o início da frutificação, os tomates atingem seu tamanho máximo e seu número aumenta acentuadamente. Por esse motivo, os jardineiros costumam dizer que a colheita de "Makhitos" é colhida duas vezes por temporada.
Ao contrário de muitas outras variedades e híbridos, o tomate em Makhitos é facilmente transportado e pode manter sua densidade por vários dias.
Você sabe Cientistas franceses descobriram que armazenar tomates na geladeira leva a uma destruição muito rápida de seu aroma. No entanto, se o tomate rasgado for mantido aquecido a uma temperatura de cerca de 20 ° C, ele ficará com um cheiro ainda mais intenso do que no mato.
Portanto, “Makhitos” é um magnífico híbrido holandês de tomate com alta produtividade e frutas incrivelmente saborosas, que são bem transportadas, armazenadas e podem ser consumidas frescas na forma e em branco. Mas aqueles que querem tentar cultivar esses tomates em seus canteiros devem estar preparados para o fato de que em campo aberto as plantas nunca demonstrarão aquelas incríveis qualidades comerciais que foram colocadas neles durante o processo de seleção.