Narciso (lat.Narcissus) é uma planta bulbosa de florescência perene que se espalhou do sul da Europa, Ásia e Mediterrâneo. Narcisos lindos, graciosos e perfumados adornam canteiros de flores, canteiros de jardim e ruas da cidade.
Para que essas flores satisfaçam sua floração o máximo possível e permaneçam inalteradas na decoração do jardim, é necessário descobrir como plantá-las corretamente e quando fazê-lo, com que frequência você precisa transplantar e quando o procedimento é indesejável.
Com que frequência você precisa transplantar narcisos
Narcisos crescem muito rápido. Dois anos após o plantio, cerca de cinco flores podem crescer a partir de uma lâmpada. As folhas lineares da raiz, assemelhando-se a fitas longas, começam a se enroscar. Essa intensidade de crescimento excessivo pode afetar adversamente o desenvolvimento e a floração da planta, portanto deve ser separada e plantada em tempo hábil.
Quando um transplante de narcisos é necessário:
- o transplante é necessário para as flores que crescem muito próximas e interferem no desenvolvimento e floração uma da outra;
- nos casos de ausência total ou parcial de floração;
- após o final do período de floração;
- para reprodução;
- para prevenção, também é recomendável plantar flores.
Transplante narcisos a cada 4-5 anos, como a expectativa de vida dos flocos de cebola não excede esse período, além disso, a essa altura, eles têm tempo para crescer abundantemente. Após o plantio de bulbos jovens, não é recomendável desenterrá-los e transplantá-los para um novo local nos próximos três anos. Isso ocorre porque a lâmpada filha começará a florescer somente após dois anos e estará pronta para propagação após outro ano.
Importante! Lâmpadas danificadas não devem ser usadas para propagação e transplante. Se forem observados sinais da doença, como um fungo, — as lâmpadas precisam ser desenterradas e removidas para evitar a infecção de indivíduos vizinhos saudáveis.
Quando transplantar narcisos para um novo local
Após a decisão de um transplante, você deve decidir um período ideal para isso. É melhor transplantar narcisos no final do verão - início do outono, pois foi nessa época que as raízes jovens começaram a brotar e se desenvolver. Além disso, você não pode esperar até que a floração termine, porque os narcisos são despretensiosos e não requerem condições especiais de cuidados.
Se não foi possível transplantar no verão, você pode fazê-lo no outono. Mas é necessário agir rapidamente, porque com o início do tempo frio o desembarque de narcisos é inaceitável. Como último recurso, o material de plantio pode ser economizado até que chegue um momento mais apropriado, mas existe o risco de as raízes secarem e o bulbo morrer.
Na primavera, o plantio de narcisos é indesejável, pois será difícil escolher o período de plantio apropriado. É necessário plantar imediatamente após a neve derreter, pois leva pelo menos um mês para enraizar. O solo precisa ser preparado no outono e fertilizantes adicionais deverão ser adicionados. Os narcisos plantados na primavera não florescem por duas estações.
Transplante no outono
O mês de setembro é considerado o momento ideal para o plantio de narcisos no outono, pois antes do início do tempo frio, há tempo suficiente para o enraizamento das lâmpadas.Antes de plantar, você precisa escolher um local adequado para o cultivo de narcisos, preparar o solo e o material de plantio. Então você pode começar a transplantar flores.
Seleção de assento
Para o crescimento completo, os narcisos precisam de muita luz, portanto eles precisam ser plantados em locais bem iluminados, onde não há sombra. Se não for possível fornecer as condições necessárias, você poderá plantar variedades de penumbra, pouco exigentes para iluminação, em sombra parcial. Essas flores têm uma cor mais saturada e florescem por mais tempo.
Também deve-se ter em mente que os narcisos amarelos não toleram a proximidade das águas subterrâneas. A superfície da terra deve ser plana e bem drenada. Se não for possível encontrar um local adequado no jardim, o solo poderá ser nivelado e drenado independentemente, colocando estilhaços ou tijolos quebrados no fundo do buraco.
Importante! Você não deve plantar narcisos em solo arenoso claro, pois na estação fria ele não retém bem o calor, como resultado das quais as raízes podem congelar.
Se o solo contiver argila pesada, isso pode ser facilitado pela adição de húmus e turfa nas partes iguais. Os narcisos também preferem solos ácidos, se necessário, a acidez do solo pode ser aumentada por calagem adicional. Para isso, 400 g de carbonato de cal por 1 m² devem ser adicionados ao solo.
Preparação do solo
Tendo decidido o local, o solo deve ser preparado com antecedência:
- Afrouxe e cavar a uma profundidade de pelo menos 40 cm.
- Adicione 20 kg de húmus vegetal por 1 m².
- Duas semanas antes do transplante, adicione 50 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio por 1 m².
Preparando o material de plantio
Para o transplante, você precisa de lâmpadas plantadas mais cedo. Eles precisam ser escavados com forcados de jardim. Cavar delicadamente em torno da área ao redor das flores e remover junto com um pedaço de terra. Isso ajudará a evitar danos aos tubérculos. As lâmpadas escavadas precisam ser limpas da terra e resolvidas.
Danificado, mostrando sinais de doença ou traços de atividade de insetos deve ser queimado imediatamente. Lave as lâmpadas adequadas para transplante em água morna e deixe de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos.
Em seguida, coloque o material de plantio em recipientes e mantenha-o em um local escuro e com boa ventilação até secar. Temperatura de armazenamento ideal + 17 ° C. Após a secagem, os bulbos estão prontos para o plantio em campo aberto.
Além disso, as lâmpadas podem ser endurecidas colocando-as na geladeira por várias semanas. O endurecimento afeta positivamente a adaptabilidade a novas condições e contribui para a sobrevivência. As lâmpadas não podem ser colocadas no freezer.
Importante! Cavar as lâmpadas com cuidado e tente não danificar os tubérculos, pois isso pode levar à sua doença, deterioração e morte.
Padrão de aterrissagem
Recomenda-se plantar em grupos assimétricos, mas se outro planejamento for planejado, é mais conveniente plantar em linhas pares:
- Prepare uma vala para plantar bulbos. Remova o solo superficial com uma profundidade de pelo menos 10 cm. Para florescer mais cedo e ser mais abundante, a profundidade do plantio deve ser mais rasa. Para retardar o desenvolvimento e reduzir a floração - a lâmpada precisa ser plantada mais profundamente.
- Encha o fundo da vala com camadas de areia e cinza do rio. Primeiro despeje areia, depois cinzas e, finalmente, lixe novamente. A espessura da camada deve ser de cerca de 5 cm.
- Coloque as lâmpadas a uma distância de aproximadamente 15 cm uma da outra.Quanto maior o material de plantio, maior a distância. Espalhe o fundo.
- Cubra o chão sem socar.
Em seguida, você precisa fornecer os cuidados necessários. Água enquanto o solo seca. No outono, chove com freqüência e abundantemente, portanto, é necessário cobrir o local de plantio de narcisos com um filme para protegê-lo da umidade excessiva e estagnação da água no solo. No final do outono, a superfície da terra precisa ser adubada: aplique uma camada de folhas secas e serragem. Na primavera, remova a cobertura.
Transplante no verão
Um transplante de verão é considerado o mais adequado, pois oferece tempo suficiente para o enraizamento e a adaptação de uma planta herbácea antes do início da geada. Narcisos plantados no verão começarão a florescer na próxima temporada, no início de junho. Narcisos são plantados em agosto. A preparação de um transplante de verão (seleção do local, preparação do solo e material de plantio) não difere do outono.
Você sabe Na Transcarpácia (Ucrânia) é um campo incomum, completamente pontilhado de narcisos florescendo. É conhecido como o vale dos narcisos amarelos.
Esquema de transplante:
- Tendo decidido sobre o local da aterrissagem, tendo preparado o solo e os bulbos, faça um aprofundamento no solo em 12 cm.
- Distribua as lâmpadas no fundo do orifício, considerando que a distância entre elas deve ser de pelo menos 15 cm.Para obter mais crianças no processo de desenvolvimento, você pode aumentar a distância para 20 cm.
- As lâmpadas devem ser plantadas estritamente de baixo para baixo, sem serem pressionadas contra o solo.
- Para encher com a terra. Não é necessário violar.
- Em tempo seco, você pode regar.
No futuro, é necessário cuidar de narcisos plantados. A água deve ser tão necessária. Na estação chuvosa, proteja o local do transplante com filme. Mais perto do inverno, aplique uma camada de cobertura morta (serragem e folhas em partes iguais). Na primavera, remova o filme e a cobertura.
Vídeo: Características do plantio e cultivo de narcisos
Como transplantar narcisos após a floração
No final do verão, o processo de floração está concluído. Neste momento, os narcisos precisam descansar. Raízes ultrapassadas começam a morrer, as folhas ficam amarelas e dobram-se no chão, as pétalas da flor se desfazem. Você pode usar esse período para um transplante.
O principal é não demorar, caso contrário, após a murcha, será difícil encontrar o local onde a lâmpada está e danificá-la ao cavar. Além disso, não se deve esquecer que apenas as plantas que atingiram a idade de quatro anos podem ser transplantadas. Deve ser plantado em agosto-setembro.
Importante! No final do outono, você precisará de cobertura morta (folhas e serragem) e um revestimento protetor. Na primavera, após o aquecimento, a cobertura e a cobertura podem ser removidas.
Padrão de aterrissagem:
- Prepare o solo soltando-o, cavando e aplicando fertilizantes (superfosfato e sal de potássio no cálculo de 50 ge 30 g por 1 m², respectivamente).
- Assim que as folhas começarem a ficar amarelas, retire as lâmpadas.
- Claro do chão. Não arranque as folhas caídas, você deve esperar até que elas caiam por conta própria.
- Enumere, remova podre e mostre sinais de doença.
- Deixe de molho por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Após o processamento, coloque em recipientes e armazene em local sombreado a uma temperatura de cerca de + 18 ° C.
- Duas semanas depois, você pode plantar em campo aberto. Se você planeja criar canteiros, escorregadores alpinos ou canteiros - é recomendável plantar narcisos em pequenos grupos. Para corte plantado em fileiras uniformes. A distância entre as lâmpadas deve ser de pelo menos 15 cm.
- Cavar uma vala com 10 cm de profundidade e a altura deve ser igual à altura de três lâmpadas.
- Despeje a drenagem da areia grossa do rio no fundo.
- Coloque as lâmpadas na vertical.
- Cubra o solo e a água abundantemente.
Quando narcisos não devem ser transplantados
O transplante prematuro pode danificar significativamente as flores. Por exemplo, na primavera e durante o período de floração, elas não podem ser perturbadas, pois isso pode afetar adversamente o desenvolvimento e até levar à morte da planta. Os narcisos florescendo são transplantados para outro local somente no verão, em agosto. Além disso, não cave lâmpadas no início do verão.
O transplante de verão é permitido apenas em agosto, durante a postura das raízes. A pressa pode levar ao fato de que as raízes da flor não têm tempo para alcançar o desenvolvimento necessário antes do início do tempo frio. Particularmente perigoso é um transplante no final do outono.
Você sabe Imagens de narcisos foram encontradas nas muralhas da antiga cidade de Pompéia, enterradas sob as cinzas como resultado da erupção do Vesúvio em 79 aC.
As raízes jovens começarão a ser depositadas no período de geada, o que pode interromper seu desenvolvimento. Se o inverno for longo, a lâmpada morrerá. Escusado será dizer que o período de inverno não é absolutamente adequado para o plantio de plantas.
O florescimento dos narcisos ocorre no final da primavera - início do verão. A divisão ocorre por sementes, e elas também podem ser divididas por bulbos-filha. As flores crescem rapidamente e requerem transplante a cada 4-5 anos. O transplante é realizado em agosto ou início de setembro. O cumprimento das regras de plantio e cuidados regulares garantirá um florescimento abundante e o crescimento a longo prazo de suas flores favoritas.