A escolha de variedades de pepino para os proprietários de estufas é importante. Freqüentemente, a escolha é limitada a híbridos partenocarpicos. Tais pepinos se distinguem pelo excelente sabor, sementes sutis, falta de amargura e não precisam de polinização. Um desses híbridos de salada é a variedade Stella.
Descrição e característica
A variedade de pepino Stella é um híbrido midenocárpico partenocárpico, obtido por criadores do Instituto de Pesquisa da Rússia para o Cultivo de Vegetais em 1984 e recomendado para cultivo em ambiente interno nas regiões Norte, Noroeste, Centro, Volga-Vyatka, Terra Negra Central, Região Norte do Cáucaso e Médio Volga. A variedade é caracterizada pela resistência à ascocitose, podridão das raízes e oídio. Este híbrido é termofílico e não gosta de mudanças bruscas de clima.
Você sabe Pepino é a fruta de menor caloria - em 100 g do produto não contém mais de 15 kcal. Índice glicêmico 20.
Descrição de Bush
Nesta variedade de pepinos, forma-se um arbusto de altura média, que se ramifica pouco. Seus cílios crescem longos, até 1,5 m. As folhas têm uma cor verde e uma forma de coração. A planta é média-pubescente com uma borda branca. Até 8 frutas podem ser amarradas em um nó. É caracterizada por um longo período de frutificação.
Caracterização de frutos
Pepinos Stella têm a forma de um cilindro com uma superfície lisa, sem espinhos e com tubérculos suaves. O comprimento dos frutos com um diâmetro de 3,5 a 4,5 cm está na faixa de 20 a 25 cm e seu peso é de 150 a 274 g. Zelentsy tem um excelente sabor. Eles têm uma carne crocante e suculenta, sementes pequenas e casca fina. Eles são recomendados para consumo fresco. Eles, às vezes, são usados em conservação na forma de corte.
Você sabe Pepinos para consumo durante todo o ano foram cultivados pelos antigos romanos. Assim, no inverno, eles também podiam tratar-se não apenas de vegetais salgados.
Produtividade
Graças ao ajuntamento de frutas e seus tamanhos grandes, é possível colher colheitas ricas. O rendimento da variedade é de 23 kg por 1 m², mas pode chegar a 27 kg. O rendimento da colheita é "amigável".
Momento da floração e amadurecimento
Tipo de floração feminina, sem necessidade de polinização. O amadurecimento da variedade é médio cedo. Os primeiros frutos começam a colecionar a partir do 65º dia do surgimento das mudas.
Prós e contras da variedade
- Acima de tudo, essa variedade foi apreciada pelos proprietários de estufas pelas seguintes qualidades:
- alta produtividade;
- falta de necessidade de polinização;
- resistência a muitas doenças;
- excelente apresentação de vegetais;
- excelente sabor.
- Desvantagens:
- o tamanho da fruta não é adequado para preservação em geral;
- a impossibilidade de adquirir seu próprio material de semente.
Recursos crescentes
Os pepinos Stella podem ser semeados imediatamente em solo protegido. Para obter uma colheita anterior, são utilizadas mudas.
Importante! Você não deve plantar pepinos repetidamente no mesmo local ou após outra abóbora. Os melhores antecessores serão batatas, tomates, legumes e sideratos.
Plantio de pepinos em mudas
Para o plantio, leve mudas de 26 a 30 dias. Neste momento, a planta deve formar 3-4 folhas verdadeiras. Amostras cobertas de vegetação podem ficar frutíferas. O solo dos pepinos deve ser fértil e solto. Deve ser preparado com antecedência. Na primavera, são adicionados fertilizantes minerais, para cada metro quadrado - 40 g de superfosfato, 15 g de nitrato de amônio e 25 g de sal de potássio.Durante a escavação no outono, o estrume é introduzido - 4-9 kg por 1 m², dependendo do tipo de solo.O plantio é realizado quando a temperatura do ar durante o dia atinge + 22 ... + 24 ° C, e à noite será + 17 ... + 18 ° C. Ao plantar mudas, eles mantêm um espaço entre as fileiras de 1 a 1,2 m e entre as plantas, de 25 a 35 cm, 2-3 plantas caem em 1 m². O desembarque é melhor feito à noite.
Os poços das plantas são formados para que as mudas, juntamente com o sistema radicular e um pedaço de terra, sejam livremente colocadas. Antes de plantar, por 3-4 horas, as mudas são abundantemente umedecidas. Depois, as plantas são cuidadosamente removidas do tanque e, juntamente com o solo, são plantadas em poços preparados. Em seguida, as mudas são cobertas com solo, 2-3 cm acima do colo da raiz, batendo no chão.Se as mudas foram cultivadas em vasos de turfa, o plantio é realizado com eles - o vaso é colocado no buraco e coberto com solo de dois a três centímetros acima da borda superior. Após o plantio, a rega é realizada a uma taxa de 1-2 litros por 1 furo.
Vídeo: plantio de mudas de pepino em campo aberto
Plantio de sementes de pepino
Os pepinos Stella são semeados quando o solo aquece para +15 ... + 18 ° C. Esse período geralmente varia entre o final de abril e o início de junho, dependendo do clima e da região. 3 pedaços de sementes são colocados nos poços, com um intervalo de 10 cm um do outro. A distância entre as linhas pode suportar de 35 a 40 cm.Os primeiros brotos aparecem de 6 a 8 dias após o plantio.Se a embalagem não indicar que as sementes foram processadas, elas devem ser desinfetadas. Para isso, as sementes são mantidas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, deve ser lavado e seco, espalhado em um guardanapo.
Importante! Ao plantar sementes em campo aberto, elas devem ser secas, pois em terreno não muito quente, o material de plantio pode começar a apodrecer.
Cuidados com o pepino
Para obter um alto rendimento, é necessário organizar os cuidados adequados para essa cultura.
Umidade do solo
Antes da floração, a rega é realizada uma vez a cada 5 a 7 dias, a uma taxa de 3 a 6 l por 1 m². A partir do momento da floração, a rega é intensificada, sendo realizada a cada 2-3 dias. Ao mesmo tempo, restam 6 a 12 litros por 1 m². A temperatura da água para irrigação deve estar quente e dentro de + 20 ... + 25 ° C. Água fria pode afetar negativamente a colheita.A rega em si deve ser realizada na raiz. A umidificação deve ser realizada à noite ou pela manhã. Após a irrigação, o afrouxamento do solo deve ser realizado. Durante esse processo, as ervas daninhas também devem ser removidas.
Fertilizantes
Para obter uma boa colheita, você precisa se alimentar 5 vezes durante toda a estação de crescimento. Para esse fim, são utilizados fertilizantes orgânicos e minerais. A primeira aplicação de fertilizante é realizada no estágio inicial da aparência da cor. Para a alimentação, use a seguinte solução - misturam-se 250 ml de verbasco apodrecido, bem como 1 colher de chá de uréia, sulfato de potássio e superfosfato em 10 l de água.
Verbasco pode ser substituído por humato de sódio (1 colher de sopa). Durante o período de frutificação, a alimentação é realizada 4 vezes. No início da formação do fruto, é utilizada uma solução - é tomada 1 colher de sopa por 10 litros de água. l nitrofoski e 250 ml de excrementos de frango maduros.
Para todos os outros curativos, a composição a seguir é usada - em um litro de água, uma colher de chá de sulfato de potássio e 0,5 l de verbasco podre são dissolvidos. O intervalo entre o curativo é de 14 a 15 dias. Aproximadamente 1 litro dessa solução ocupa 1 m² de plantio. Excrementos ou estrume de frango cozido demais podem ser substituídos por fertilizantes húmicos, como "arrimo", "fertilidade", "ideal" ou humato de sódio.
Combate a doenças e pragas de plantas
A variedade de pepino Stella pertence aos híbridos, por isso é bastante resistente a doenças. No entanto, sob condições desfavoráveis e violação das técnicas de produção agrícola, várias doenças podem ocorrer e algumas pragas aparecerão, o que pode reduzir significativamente o rendimento. Portanto, é importante, ao cuidar dessa cultura, identificar oportunamente o problema e tomar as medidas adequadas para eliminá-lo.
Você sabe Pepino nativo da Índia. Seu nome em sânscrito é o nome dos raja, que tiveram 60 mil filhos.
Considere as principais doenças dos pepinos que podem ocorrer:
- Oídio Os sinais da doença são um revestimento esbranquiçado nas folhas, que, então, se espalha por todas as partes da planta. As folhas começam a secar e o desenvolvimento e crescimento do mato para. Para eliminar a doença, são realizados tratamentos com preparações fungicidas como Trichodermin, Gliocladin, Fitosporin-M. As amostras afetadas excessivamente por oídio devem ser descartadas.
- Cladosporiose. Nesse caso, feridas marrons aparecem na cultura da planta, incluindo os frutos. Para lidar com essa doença, é necessário parar de regar os arbustos, cortar as áreas afetadas, além de garantir o tratamento com o medicamento "Fundazol".
- Podridão branca. Aparece como um revestimento esbranquiçado e pegajoso no mato e nas frutas. A planta começa a apodrecer. Para eliminar o problema, remova as áreas afetadas da planta. É necessário realizar um tratamento de solução - diluir 10 g de uréia, sulfato de zinco e sulfato de cobre em 2 l de água.
- Míldio. Os sinais da doença são manchas amarelas nas folhas, que começam a secar gradualmente e a morrer. Nesse caso, a hidratação e a alimentação são completamente interrompidas por 4 dias e os tratamentos com policarbacina são realizados.
As pragas de plantas mais comuns:
- Mosca branca O cume esbranquiçado se alimenta da seiva da planta, causando a murcha das folhas. Para lidar com esse inseto, eles pulverizam o plantio com infusão de alho, com base em: 150 g de alho picado por 1 litro de líquido. Você pode usar o produto químico "Inta-Vir".
- Pulgões. Pequenos besouros de cor esverdeada que também se alimentam da seiva da planta comendo folhas. Eles se multiplicam rapidamente e podem causar sérios danos. Contra pulgões, o tratamento com uma solução de cinza de madeira ajuda muito. Para 5 l de água, são tomados 100 g de cinza e 40 g de sabão em pó esmagado (para melhor aderência). Um bom efeito é dado pelos preparativos do Confidor ou do Comandante.
- Ácaros. Essas pequenas pragas se alimentam de folhas. Você pode identificá-los pela presença da Web mais fina. Para eliminar a praga, elas são tratadas com uma solução de sabão, preparada na proporção de 1 colher de sopa de sabão em pó por 1 litro de líquido. O bom desses insetos ajuda a droga "transmitida por carrapatos".
Se você inspeciona regularmente as plantas e, ao primeiro sinal de doença ou o aparecimento de pragas de insetos, toma as medidas apropriadas, com essas dificuldades será fácil lidar e salvar a colheita.
Armazenamento e características da coleção de pepinos
Os pepinos Stella podem ser colhidos da segunda quinzena de junho até o final de agosto, à medida que amadurecem, quando as folhas verdes crescem no tamanho desejado. Eles são ótimos para consumo fresco. Pepinos também podem ser usados para preservação (em fatias).
Você sabe O suco de pepino se comprovou na antiguidade como um meio de clarear a pele e suavizar as rugas. Ainda é usado na indústria de cosméticos e no cuidado da pele em casa.
Os legumes frescos são armazenados por mais de 2 dias em condições ambiente e depois começam a murchar gradualmente. Na geladeira, na seção de vegetais ou em uma bolsa com aberturas para o ar, eles podem permanecer por 5 dias. Na adega, quando armazenado em caixas e a uma temperatura de + 6 ... + 8 ° C, o armazenamento pode levar até 10 dias.Recomenda-se que os pepinos Stella sejam cultivados em estufa de várias maneiras (sementes ou mudas). É melhor consumir frutas frescas. O cuidado das plantas não é complicado, e o rendimento e o sabor da fruta estão em um nível alto.