O arranjo adequado da estufa é uma garantia de boas colheitas. Considere por que é necessária ventilação nas estufas de policarbonato, quais são os tipos e como fazê-lo com suas próprias mãos.
As razões para o arranjo obrigatório de ventilação em estufas
A ventilação bem feita ajuda a criar um microclima ideal dentro de edifícios com efeito de estufa.
Ele realiza essas funções:
- Remove o excesso de calor. Aquecido pelos raios de sol quente no verão ou aquecedores no período frio de pequenos espaços isolados, pode levar ao superaquecimento, fatal para as culturas cultivadas. A ventilação bem ventilada elimina esses riscos e reduz diferenças acentuadas entre as temperaturas diurna e noturna.
- Elimina o excesso de umidade. Nas estufas, a evaporação não ocorre como em canteiros abertos, e muitas vezes há aumento da umidade. O acesso a massas de ar mais secas da rua reduz o efeito estufa.
- Fornece ar fresco. A estagnação das massas de ar no contexto do calor e da alta umidade contribui para o surgimento de bactérias patogênicas e algumas pragas das culturas (pulgões, lesmas, piolhos da madeira). Para todas as outras plantas, como qualquer célula viva, você precisa de ar fresco para a vida normal.
Você sabe Estufas, perto de edifícios modernos, apareceram, segundo alguns cientistas, no século XIII na Itália. Eles foram usados para o cultivo importado plantas exóticas e foram chamados jardins botânicos. No Império Russo, a moda de tais estufas com plantas tropicais apareceu apenas na segunda metade do século XVI.
Tipos de sistemas de ventilação em estufas
Em geral, os sistemas de ventilação são divididos em vários tipos. Considere suas características, vantagens e desvantagens.
Ventilação manual
Esta opção é baseada na ventilação natural através de aberturas (janelas, portas, travessas). Isso só é possível com a residência permanente dos proprietários de estufas próximas a elas, uma vez que as janelas devem ser abertas em tempo hábil. Para edifícios localizados em cabanas de verão, que são visitadas longe de todos os dias, esse método de ventilação é inaceitável.
Ao determinar o número de aberturas, a multiplicidade deve ser observada. O número de aberturas opostas entre si nas construções de estufa deve ser emparelhado, pois o fluxo de ar deve ser igual ao fluxo de saída. Quanto menores as aberturas, mais elas são feitas.
As aberturas para a remoção de ar quente são aumentadas (no teto), e o influxo de massas de ar fresco e mais frio vem das aberturas inferiores (próximo ao solo). Devido a essa diferença de temperatura, ocorre o movimento natural do ar.
O número de travessas e folhas da janela pode ser usado para ajustar a intensidade da ventilação, com base nas condições externas e de efeito estufa. Para determinar com precisão a temperatura e a umidade no edifício, um termômetro e um higroscópio são instalados no local e as condições são controladas, levando a uma ventilação ideal.
- As vantagens do sistema manual são as seguintes:
- simplicidade de design;
- independência da disponibilidade de eletricidade;
- economizando dinheiro.
- As desvantagens são:
- custos de tempo - devem estar presentes para controle;
- custos de mão de obra - você deve constantemente abrir e fechar manualmente as aberturas.
Importante! Uma diferença acentuada de temperatura é inaceitável. No caso de uma queda de temperatura de 20 a 30 ° C em apenas alguns minutos, as plantas sofrerão um estresse severo e poderão morrer.
Troca de ar forçado
A ventilação forçada é realizada usando ventiladores axiais, alimentados por eletricidade. É o ideal para estufas industriais. Em edifícios espaçosos, geralmente é instalada ventilação de exaustão, na qual são utilizados dispositivos com baixa velocidade que movimentam grandes massas de ar - isso evita correntes de ar e superaquecimento.
Isto é especialmente verdade para estufas de filmes grandes. Dispositivos axiais poderosos são usados como um ventilador de aceleração, preservando um microclima em grandes áreas. Eles têm um baixo nível de ruído, podem ter um relé térmico.
- As vantagens da troca aérea forçada são as seguintes:
- fornecimento rápido e uniforme de ar fresco;
- uma grande variedade de ventiladores diferentes, com os quais você pode alterar os modos de ventilação e selecionar o ideal;
- economizando trabalho e tempo - não é necessário abrir e fechar manualmente as aberturas;
- esse sistema pode ser totalmente automatizado ao montar sensores de temperatura com relés e excluir a presença obrigatória de uma pessoa;
- preço relativamente barato.
- As desvantagens incluem:
- a necessidade de uma fonte de eletricidade;
- você precisa gastar dinheiro na compra de equipamentos;
- instalação difícil.
Sistema hidráulico
Um sistema de alavanca conecta o sistema hidráulico ao painel de popa. Um acionamento hidráulico, que é um sistema de embarcações interconectadas, está localizado na rua e o outro está dentro da estufa.
Se a temperatura no abrigo para plantas atingir uma certa temperatura, o líquido aquecido se expande pelas mangueiras e empurra a alavanca que abre a abertura. A segunda unidade, localizada na rua, funciona quando a temperatura cai (se contrai) e faz um movimento para fechar a janela.
- As vantagens de um sistema de ventilação hidráulica incluem:
- independência da disponibilidade de uma fonte de eletricidade;
- não há necessidade de presença humana;
- durabilidade e confiabilidade.
Você sabe Dispositivos com sistema hidráulico foram usados na Grécia antiga (para extinguir um incêndio). Alguns dos conceitos básicos de hidrostática foram determinados por Arquimedes. Leonardo da Vinci gostava de experiências hidráulicas. No entanto, sistemas completos e acionamentos hidráulicos apareceram apenas no final do século XVIII.
Construção bimetálica
Dois tipos de metal são usados nesses sistemas, geralmente aço e latão. Quando aquecida, a placa de metal se dobra e abre uma janela para ventilação. Ao resfriar, o metal é comprimido e ocorre o processo inverso - a janela é fechada.
- As vantagens do design bimetálico para ventilação são as seguintes:
- baixo custo;
- não há necessidade de eletricidade;
- força e durabilidade;
- instalação fácil.
- As desvantagens incluem o seguinte:
- o sistema funciona apenas em pequenos travessas;
- é difícil fazer um design que responda à temperatura desejada;
- não aceitável em estufas de inverno;
- não funciona imediatamente.
Importante! Para edifícios pequenos (até 10 m²), duas janelas são suficientes. Em um clima frio, as aberturas de ventilação devem constituir cerca de 10% da superfície da estrutura da estufa e, no sul do país, sua área é maior - 20%.
Como fazer um sistema de ventilação com efeito de estufa DIY
O sistema forçado pode ser montado de forma independente. O mais importante é escolher e instalar os ventiladores corretamente.
Seleção de fãs
Um componente importante do sistema de ventilação na estufa é o ventilador. Um ventilador de uma certa potência é selecionado dependendo do tamanho da estufa.
Ao adquirir um dispositivo para ventilação de edifícios de efeito estufa, você precisa se concentrar nos seguintes pontos:
- O caudal de ar é necessário não superior a 1,9 m por 1 segundo.
- A taxa de aeração está na faixa de 50 a 60 vezes em 60 minutos.
- Ao planejar uma compra, a seguinte proporção pode ser levada em consideração - para 40 m³ o ventilador deve ter 2000 m³ em 60 minutos. Compre dispositivos com alguma margem de energia.
- Em pequenas estufas, é conveniente usar dispositivos de ventilação, que são usados em banheiros. Eles são feitos com proteção contra umidade.
- Para facilitar o uso, é necessário que o dispositivo de ventilação das instalações possua um controlador de velocidade que permita definir a potência, dependendo da temperatura e do nível de umidade do ar no interior do edifício.
- Para grandes complexos de estufa, você precisa comprar ventiladores especiais. Para a recirculação de ar dentro desses edifícios, existem até dispositivos de pulverização que aumentam a umidade, o que é importante quando o sistema de aquecimento está funcionando.
Vídeo: Todos os segredos e sutilezas da ventilação na estufa
Você pode determinar a potência do ventilador por cálculo. Cabe ressaltar que a intensidade da ventilação está diretamente relacionada à sazonalidade e às condições climáticas. No verão, o ar na estrutura da estufa deve mudar completamente por 60 segundos. Na estação fria, 25 a 30% do ar fresco é suficiente para ventilação, para que as plantações não congelem.
Geralmente, a seguinte fórmula é usada para cálculos: A = V × C × K, em que:
- A - capacidade do dispositivo (m³ / h);
- V é o volume da sala (m³);
- С - taxa de câmbio aéreo (em 1 h), via de regra, 1 mudança em 60 s, 60 em 1 h;
- K é o coeficiente de perda.
Na presença de um filtro K = 1,25, ou seja, a perda é de 25%.
Por exemplo, podemos considerar o cálculo da potência do ventilador para uma estufa com os parâmetros 1,5 × 2,4 × 2,5 = 9 m³. A = 9 × 60 × 1,25 = 675 m³ / h. Este valor corresponde ao desempenho da unidade. Eles recomendam levar dispositivos com uma reserva de energia de 20 a 25% a mais.
Importante! Para ventilação durante a estação fria, você pode usar um dispositivo com menor potência, por isso é melhor escolher um ventilador com um controlador de velocidade.
Regras de instalação
Para instalar um sistema simples de ventilação automática, são necessários os seguintes materiais e dispositivos:
- termostato digital;
- fonte de alimentação;
- ventilador da potência necessária;
- parafusos e fita adesiva para fixação.
Para ventilar o projeto da estufa com eficiência, você deve seguir as seguintes regras durante a instalação:
- Organizamos o ventilador corretamente - no ponto mais alto da estrutura onde o ar aquecido sobe. Geralmente, é um espaço no telhado ou uma parede lateral. Em salas suficientemente grandes do tipo estufa, os dispositivos de ventilação de ar são montados nos dois lados da parte final da estrutura. Nas estufas campestres, elas são instaladas em cima da porta.
- Em grandes estruturas, os dispositivos de ventilação são colocados em ambientes fechados.
- É preferível levar dispositivos com persianas para proteger do ambiente externo e fechar aberturas quando o equipamento não estiver funcionando.
- No projeto, ao instalar o ventilador, deve haver uma abertura para a ventilação normal dos fluxos de ar. Normalmente, uma janela é feita em frente ao ventilador. Nas versões de verão da estufa, basta uma pequena abertura, que é pendurada com um pedaço de tecido úmido.
- Ao instalar dispositivos automáticos de ligar e desligar, termostatos e sensores de umidade são conectados ao sistema de ventilação. O dispositivo deve ligar quando a temperatura do ar atingir +28 ... + 30 ° С e desligar a + 22 ° С. Esses sensores são instalados em diferentes extremidades do edifício.
Você sabe O primeiro ventilador centrífugo de trabalho foi inventado por um engenheiro militar russo, general do corpo de engenheiros de mineração A. A. Sablukov nos anos 30 do século XIX. Foi usado com sucesso em minas e submarinos.
Possíveis erros na fabricação de estufas
Os iniciantes devem considerar os seguintes erros possíveis ao instalar um sistema de ventilação faça você mesmo em uma estufa:
- Rascunhos. É necessário garantir a ventilação da estufa de modo a excluir correntes de ar. Muitas culturas (pimentas, pepinos) não as toleram. Por esse motivo, ventilar a estufa abrindo portas de diferentes extremidades não é uma boa idéia.
- Layout de janela baixo. O ar sobe quando aquecido; portanto, se as janelas de ventilação forem baixas, a eficácia dessa ventilação será bastante reduzida.
- Não pendure termômetros de mercúrio na estufa. Devido a danos acidentais, o mercúrio pode entrar no solo. Nesse caso, você deve fazer uma substituição completa do solo.
- Criando diferenças de temperatura. Ao detectar o superaquecimento do ar em uma estufa, você não deve abrir imediatamente todas as janelas e portas, especialmente se não estiver de maneira alguma quente lá fora. A temperatura pode cair dentro de alguns minutos. Tais flutuações bruscas afetarão negativamente as plantas. A queda de temperatura deve ser gradual. Normalmente, as janelas para ventilação são abertas quando a temperatura do ar atinge uma marca acima de + 27 ° C.
Para a ventilação de uma estufa de policarbonato, podem ser utilizados ventiladores elétricos, um sistema hidráulico ou bimetálico. O mais conveniente e para qualquer clima é considerado ventilação forçada, que você pode montar sozinho, mas para isso é importante escolher o ventilador certo.