Cada jardineiro procura a variedade perfeita de pepino, analisando indicadores de produtividade, sabor, tamanho de frutas verdes, possibilidade de decapagem, ramificação de arbustos, necessidade de beliscar, cuidados extravagantes, dificuldade para cultivar e outros critérios. Ao escolher, vale a pena prestar atenção à variedade bem estabelecida de pepinos Murashka F1. Leia mais sobre a variedade - abaixo.
Caracterização e descrição da variedade
Goosebump F1 é uma variedade de pepinos que se tornou disponível ao público em 2003. A variedade é a conquista dos criadores da empresa russa Gavrish. Desde os primeiros dias, a variedade tornou-se um destaque e um líder de vendas e logo foi listada no Registro russo de realizações de seleção. Na lista de características, vale destacar a indeterminação (ilimitada) do crescimento das hastes. Os arbustos são bem ramificados, densamente cobertos de folhagem. A forma das folhas é lisa, irregularmente serrilhada nas bordas. Muitos nós são formados nas hastes, cuja distância é bem pequena.
Você sabe O suco de pepino é uma excelente maneira de eliminar a tosse. Ele também luta bem com aterosclerose e perda de memória.
De 3 a 6 feixes de ovários são formados em cada nó, a partir dos quais os frutos são formados. O pescoço é curto. A variedade pertence ao amadurecimento precoce: você pode apreciar os frutos já 35 a 40 dias após o plantio. A polinização do híbrido é partenocárpica, ou seja, é polinizada por abelhas e não precisa de um polinizador. A forma híbrida floresce com flores amarelas brilhantes. Os ovários se formam nas hastes femininas. Goosebump F1 difere de outras espécies nos seguintes recursos:
- forma cilíndrica e lisa da fruta;
- o comprimento médio dos pepinos é de 12 cm, o maior alcance é de 15 cm, com 3-4 cm de diâmetro;
- a superfície da fruta é grossa, tuberosa, com pequenos espinhos de cor preta;
- a cor da casca, segundo a qual as frutas são reconhecidas: fundo e bordas verde claro e uma cor verde rica da base de vegetais. A carne crocante e saborosa e suculenta está escondida sob a casca;
- o peso do feto, que varia de 85 a 100 g.
Você sabe Um dos arranha-céus de Londres chama-se "Pepino de Londres" devido à semelhança do edifício em forma com este vegetal.
Prós e contras do híbrido
- A forma híbrida tem jardineiros com uma lista impressionante de vantagens:
- amadurecimento precoce;
- falta de uma haste oca;
- forma estética e atraente de frutas;
- falta de amargura no paladar;
- universalidade de uso: os legumes frescos complementam perfeitamente muitas variedades de saladas, têm um sabor único quando salgados e em conserva;
- resistência a doenças;
- a possibilidade de plantar, tanto em áreas abertas (horta, horta), como em estufa (mesmo no peitoril da janela);
- alta produtividade: um arbusto pode suportar até 7,5 kg de frutas (10-12 kg / 1 m²);
- as frutas não ficam maduras rapidamente se não forem colhidas a tempo.
- As desvantagens da variedade incluem:
- não amadurecimento do material das sementes: as sementes de pepino não se desenvolvem até o fim;
- crescimento ilimitado de arbustos;
- mau humor insignificante do cultivo - eles exigem o cumprimento das regras agrotécnicas do cultivo.
Datas de plantio
As sementes F1 Murashka se distinguem pela boa germinação se plantadas em canteiros. A semeadura só é possível quando o termômetro atinge um nível de + 18 ... + 23 ° C, a camada do solo se aquece bem e as geadas noturnas diminuem. Tais condições correspondem a maio. Se o inverno estiver prolongado e frio, é melhor esperar até o pouso até junho. É desejável cobrir as culturas com um filme.Para o plantio de mudas prontas, os requisitos são idênticos - temperatura do solo pelo menos + 15 ° C, sem geada. O plantio de estufas pode ser feito muito antes: semear sementes é permitido mesmo no final de março, e os jardineiros preferem plantar mudas em abril.
Variedades de plantio e cultivo
A variedade de pepinos Murashka F1 é híbrida, e existem duas maneiras de plantá-lo: mudas e mudas. O método de muda é mais demorado e geralmente é usado para uma colheita precoce. A variedade é adequada para plantar ao ar livre e em estufa. A tecnologia de plantio e cultivo quase não é diferente de outras variedades de pepinos.
Método de mudas
Para obter uma boa colheita ao plantar sementes no solo, é necessário que o solo seja fértil, respirável, temperado com nutrientes e pré-tratado.Os terrenos para mudas podem ser adquiridos em lojas especializadas ou preparados de acordo com a seguinte receita:
- solo (de preferência tipo argiloso) - meio balde;
- húmus - meio balde;
- cinzas - 100 g;
- superfosfato - 10 g;
- sulfato de potássio 3-5 g.
Importante! Os tipos de solo arenoso e argiloso são mais adequados para a semeadura.
As sementes são semeadas a uma profundidade de 1-2 cm e, à medida que as mudas crescem, o solo precisa ser polvilhado para evitar que o caule caia. Recipientes com mudas devem ser colocados em uma caixa e em um local ensolarado. Cubra a caixa com papel alumínio. Em uma sala com mudas, você precisa manter a temperatura em + 25 ° C. Os primeiros tiros devem ser esperados até 2,5 semanas. Após a germinação, para evitar o crescimento rápido do caule, a temperatura ambiente deve ser reduzida para + 15 ° C.Hastes com duas folhas são permitidas para o plantio. O plantio é realizado à taxa de 3 arbustos por 1 m² em uma linha e para a facilitação subsequente do cultivo do solo - em um padrão quadriculado. As mudas podem ser plantadas no período compreendido entre o final de abril e o início de junho, desde que o solo seja aquecido até a temperatura necessária até uma profundidade de 15 cm.
Importante! A obtenção de uma colheita precoce é facilitada pelo endurecimento das sementes na geladeira a uma temperatura de + 2 ° C por 18 horas.
Método de mudas
Para o plantio, é melhor escolher sementes de 3 a 4 anos. Antes do plantio, devem ser aquecidos a + 50 ° C por três dias e embebidos em uma solução de permanganato de potássio. Dessa forma, você desinfetará as sementes. E depois de lavar com água, você pode começar a pousar. No outono, é aconselhável distribuir 1 balde de húmus por 1 m² de área na parcela.
Você pode clarear o chão distribuindo 1 balde de areia por 1 m². Antes do plantio, o solo deve ser pesado e solto. É melhor usar áreas onde ervilhas, repolho ou cebola cresceram. É aconselhável escolher o local do lado ensolarado para o melhor crescimento e, consequentemente, a colheita. O método de pouso está em uma linha ou escalonado. Procedimento passo a passo para semear:
- Seleção de local e preparação de camas (no outono).
- Preparação de sementes, que consiste na triagem (escolha de sementes de alta qualidade e eliminação de grãos vazios), aquecimento e endurecimento das sementes (para aumentar não apenas a germinação, mas também a imunidade de futuras plantas, além de acelerar o processo de obtenção da colheita).
- Preparando sulcos para sementes. Jardineiros experientes recomendam a semeadura de pepinos Murashka F1 em fileiras, cuja distância deve ser de 0,7 m. A profundidade dos sulcos é de 3-4 cm; se a semeadura for realizada em solo leve, você pode aprofundá-los para 5-6 cm.
- Em 1 m² de terreno, não mais que três plantas devem crescer.
Importante! Pepinos não gostam do bairro de batatas e verduras (exceto endro).
Cuidados com o pepino após o plantio
Pepinos, como qualquer outra cultura, precisam de cuidados e processamento. O processamento inclui cobertura, rega e cultivo do solo para obter uma colheita melhor. Como os pepinos são uma planta trepadora, eles precisam de uma liga para obter luz solar. Sobre isso mais.
Molho e rega
Um pré-requisito para uma boa colheita é o tratamento periódico da planta com fertilizantes orgânicos. O primeiro curativo deve ser realizado entre 7 e 10 dias após o plantio. A cobertura é feita pelo método foliar ou de raiz. Nos períodos iniciais, durante possíveis geadas ou na estação chuvosa, não é recomendável despejar composto sob a raiz; é melhor usar o método foliar de fertilizante. Os fertilizantes podem ser comprados na loja ou usados para a primeira compostagem de uma mistura líquida de esterco de vaca e água na proporção de 1:10.Para os curativos a seguir, nitroammophoska pode ser adicionado à mistura. A cobertura é feita à noite ou em um dia nublado após a rega. Além disso, para compostagem você precisa usar uma mistura infundida por vários dias, não pode usar preparado de fresco. Deve-se prestar atenção especial à proteção das raízes nuas dos fertilizantes que entram nelas. A quantidade recomendada de cobertura é 4 vezes por temporada. Um fator importante para aumentar o rendimento é a rega.
Importante! Se você decidir usar esterco de porco para compostagem, não o use fresco. Portanto, é perigoso para seres humanos e culturas. Recomenda-se que o estrume de porco seja usado somente após um ano de lodo.
Os cultivadores de hortaliças experientes recomendam o uso de um método de irrigação por gotejamento ou aspersão. Mas para a maioria dos fãs, esses métodos são caros. Portanto, mais frequentemente regada suavemente com um pequeno fluxo de água. A água deve ser utilizada quente, aquecida ao sol, na quantidade de 1-2 baldes por 1 m². A rega pode ser feita todos os dias, o principal é não exagerar, para que o sistema radicular não apodreça. Além disso, não direcione o fluxo para o mato durante a floração ativa. A frequência mínima de rega é uma vez a cada três dias.
Vídeo: como alimentar pepinos
Moldagem e liga
A liga de pepino é necessária, pois esta planta trepadora certamente crescerá. Primeiro, você precisa martelar o suporte do solo, forte o suficiente para suportar o peso da futura planta. A operação deve ser realizada com cuidado, a fim de evitar danos à raiz da planta. Assim que a planta rastejar, é necessário amarrá-la.
Você sabe Os iranianos consideram frutas de pepino, para que sejam servidas na mesa festiva junto com doces.
Quando 6-7 folhas aparecerem no caule principal, é necessário apará-lo para formar um arbusto. As hastes laterais devem ter um comprimento não superior a 50 cm.Todas as hastes devem ser desembaraçadas conforme necessário e amarradas para melhorar os processos de polinização e receber luz solar. Se você iniciar o processo de liga e a formação de um arbusto e permitir o entrelaçamento múltiplo de hastes, o processo de formação de ovários se deteriorará, o que afeta adversamente a colheita.
Capina e afrouxamento do solo
Afrouxar o solo uma vez por semana é uma operação obrigatória que promove a penetração de oxigênio no solo até as raízes. O primeiro afrouxamento é realizado somente após o aparecimento da terceira folha na planta. O afrouxamento é recomendado após rega pesada. Além disso, é necessário sistematicamente eliminar ervas daninhas para cultivar o mato e aumentar os elementos úteis obtidos do solo.
Doenças e pragas de pepinos
Pepinos Murashka F1 podem ficar doentes com peronosporose (míldio) e podridão das raízes. Você pode descobrir que os pepinos estão infectados com peronosporose pelas inúmeras manchas amarelas claras que cobrem densamente a folhagem da colheita. À primeira vista, inofensivas, as manchas podem levar à morte de todo o mato: primeiro as plantas ficam marrons, devido à expansão das manchas, depois franzem a testa, se escondem em grupos de esporos de fungos, na forma de pontos cinza-pretos e logo secam. A fonte da doença são esporos de fungos, cuja aparência pode provocar o uso de água fria durante a irrigação.
Um tipo de cura para esse fenômeno é o soro de leite (dissolvido em água na proporção de 1:10), que deve ser pulverizado com a cultura. Você também pode recorrer a polvilhar pepinos com uma mistura de iodo (10 gotas / 10 l de água) ou kefir, diluído em água (proporção 1:10). Para fins de prevenção, recomenda-se pulverizar plantações com solução de kefir a cada 10 a 12 dias. Você também pode realizar o tratamento "Fitosporin". Devido à água fria, os arbustos também podem sofrer apodrecimento das raízes.Além disso, a doença provoca o não cumprimento das regras para o plantio de pepinos e, mais especificamente - uma distância muito pequena entre os arbustos e saltos acentuados nas condições de temperatura ao longo do dia. O perigo da doença é que a infecção possa espreitar no solo e prejudicar as plantações, que serão plantadas na mesma área. A planta irá "relatar" a doença através de crescimento opaco, letargia de folhas e brotos. As hastes começam a escurecer na base. Áreas enegrecidas são cobertas com muco e mofo. As seguintes medidas ajudarão a eliminar a doença: os caules são limpos do solo e as raízes são tratadas com sulfato de cobre misturado com cinza de madeira.
Para preparar a solução, você precisa tomar 2 colheres de chá. vitriol, 6 colheres de sopa. cinzas e dilua esses fundos em 1 litro de água. Também foi recomendado recorrer à pulverização com "Alirin-B" e "Previkur" (a cada 4-6 dias, até a recuperação completa). Os arbustos mortos devem ser desenterrados e queimados longe da cabana de verão. E trate a terra com uma solução de vitríolo. Durante o período de tratamento, recomenda-se que as plantas doentes sejam regadas com uma solução de manganês rosa pálido. A variedade F1 de oídio é resistente ao oídio e à cladosporiose.
Recursos de colheita e armazenamento
O período de frutificação dos arrepios começa um mês e meio após o plantio. A colheita é realizada durante todo o período de frutificação (meados de junho - final de agosto). Mas os pepinos Murashka F1 tendem a crescer demais, por isso é recomendável cortar frutas maduras pelo menos uma vez a cada 3-4 dias. Além disso, essa periodicidade contribui para o surgimento de novos ovários e um aumento no rendimento. Um arbusto dá 7,5-12 kg de frutas. Para manter as frutas frescas, a colheita é feita pela manhã. Pepinos serão frescos por cerca de 3 dias. Para aumentar o período de adequação, é necessário executar manipulações simples e observar as condições para selecionar frutas na aparência e na condição:
- Pepinos devem ser frescos. É aconselhável armazenar frutas no dia da colheita.
- As frutas devem ser limpas de sujeira, folhas e sempre secas.
- Todas as frutas devem estar intactas. O vegetal ferido apodrecerá com o tempo e infectará a podridão armazenada nas proximidades.
- Pepinos crescidos não são adequados para armazenamento.
A maneira mais fácil de armazenar é enviar pepinos para uma caixa de papelão. A temperaturas até + 20 ° C, mantêm a frescura durante 2-3 dias. Se isso não for suficiente, encha os pepinos com água, colocando-os verticalmente no recipiente. Abaixe-os com as hastes para baixo e despeje água fria 1-2 cm acima das frutas. A água precisa ser trocada a cada 1-2 dias. Pepinos permanecerão frescos por até três semanas. Bom armazenamento na geladeira.
Importante! Não guarde os pepinos na geladeira com frutas e vegetais frescos. Eles emitem etileno, o que contribui para substituir os pepinos.
Para fazer isso, embrulhe os pepinos com gaze ou guardanapos de papel, coloque-os em um saco plástico solto e coloque-os no compartimento de vegetais. Portanto, as frutas duram até duas semanas. Você não pode congelar pepinos no freezer ou armazenar perto dele - a baixas temperaturas, os frutos ficam cobertos de muco e ficam inutilizáveis.Com a escolha certa de uma variedade produtiva de pepinos, você pode saborear frutas frescas crocantes por quase um ano. O principal é proporcionar à cultura condições adequadas de cultivo, observando as regras da tecnologia agrícola recomendadas por jardineiros e criadores.