Todo mundo sabe dos benefícios do alho desde a primeira infância, porque, juntamente com a cebola, é considerado um excelente profilático durante os resfriados. Além disso, nossas avós também revelaram sua capacidade única de suportar os efeitos no corpo de patógenos e parasitas (incluindo vermes), de modo que a relevância de seu uso permanece alta hoje. Vamos aprender mais sobre esta planta perfumada e considerar várias maneiras de colhê-la para o inverno.
O efeito do alho no corpo humano
O alho tem todo um conjunto de propriedades úteis, e praticamente não há diferença. Estamos falando de um produto fresco ou enlatado, de acordo com todas as regras. Segundo alguns relatos, os cravo-da-índia perfumados desta planta combatem com sucesso, mesmo com cólera e febre tifóide, e tudo graças aos fitonídeos presentes neles. Para garantir a relevância desse produto em sua mesa, vale a pena aprender sobre todas as suas propriedades úteis e levar em consideração possíveis contra-indicações de uso.
Benefício
Poucas pessoas sabem, mas o alho é um produto muito nutritivo que contém 100 gramas de 149 kcal, 31 gramas de carboidratos, 6,4 gramas de proteína e 0,4 grama de gordura. Além disso, contém componentes minerais (em particular, potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, iodo, zinco), vitaminas B, C, P, D, além de compostos de enxofre, óleos essenciais e voláteis.
- Juntamente com outros componentes do alho, esses elementos têm um efeito benéfico em vários órgãos e sistemas do corpo humano, expressando sua influência em:
- luta bem sucedida contra patógenos da febre tifóide, disenteria, estafilococo;
- atividade antitumoral (em particular, impedindo o desenvolvimento de câncer de próstata em homens);
- redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue;
- prevenção de coagulação sanguínea e trombose;
- eliminação dos efeitos de condições estressantes;
- melhorar a condição da garganta e a retomada da voz, o que é especialmente importante para asma pulmonar e paralisia parcial da face;
- normalização do funcionamento das articulações, baço, trato gastrointestinal;
- efeitos antimicrobianos, antiespasmódicos e diuréticos.
Você sabe Como cultura, o alho começou a crescer há 5.000 anos e, antes disso, crescia apenas em natureza aberta.
Prejudicar
O alho só pode prejudicar se uma pessoa ignorar contra-indicações ao seu uso. Apesar do fato de não haver muitos deles, é impossível ignorar esses recursos.
- Antes de tudo, as pessoas devem evitar comer plantas:
- sofrendo de insuficiência renal e outros problemas com este corpo;
- tendo problemas no aparelho digestivo, em particular úlceras, gastrite e colelitíase;
- propenso a manifestações alérgicas (especialmente se uma alergia ao alho já se manifestou).
Características da escolha dos produtos para a receita
Se você decidir preservar o alho para o inverno, primeiro escolha o ingrediente principal - cabeças suculentas e frescas. Um produto macio sem aroma pronunciado geralmente não é adequado para cozinhar e, quando preservado, pode mudar de cor para azul ou verde. Isso também se aplica a variedades de alho vermelho, embora esse recurso não afete as propriedades benéficas das cabeças.Para facilitar a limpeza de grandes cabeças de alho, é aconselhável escaldá-las, mergulhando-as em água fervente por 20 segundos e depois esfriando-as com frio. Também preste atenção nos pratos em que a marinada será preparada. O melhor é uma panela de teflon, vidro ou cerâmica, enquanto no alho de cobre fica verde ou azul.
Como Fazer Alho em Conserva
Se você não levar em consideração a ampla lista de ingredientes possíveis para a preparação de alho em conserva para o inverno, então pelo método de criação, todas essas preparações podem ser divididas em dois grupos: preservação de dentes de alho e cabeças inteiras. Ambas as opções têm suas vantagens, por isso, oferecemos duas receitas.
Importante! Para obter uma colheita saudável de alho vermelho, você deve escolher receitas para conservação com beterraba.
Receita 1 (cabeças)
Para colher alho inteiro, você precisará primeiro de cabeças de alho grandes ou médias, especiarias, vinagre de maçã, vagem de colorau e certas ervas. A lista completa de produtos necessários, neste caso, terá a seguinte aparência:
- jovens cabeças de alho na “perna” - 1300 g;
- pimenta - 1 vagem;
- guarda-chuvas de endro - 1 ramo;
- folhas de rábano - 1-2 peças;
- mordida de maçã - 100 ml;
- folhas de groselha e cereja - 3-4 folhas;
- pimenta da Jamaica preta, pimenta, coentro e cravo - 10 cada.
- Descasque o alho removendo a pele superior e cortando as antenas inferiores (você pode cortá-las sob a própria cabeça).
- Prepare uma salmoura: 2 colheres de sopa cheias e 1 litro de água fervente. colheres de sopa de sal e uma mesma colher de açúcar, pimenta do reino, coentro e outras especiarias cozidas que você só precisa derramar em água fervente. Deixe ferver a mistura resultante e não retire do fogão por 5-10 minutos.
- Encha a jarra com alho e ervas. Primeiro, coloque um pedaço de raiz-forte no fundo do frasco esterilizado e, em cima dele, coloque o alho em uma ordem aleatória (não deixe de espiar). Cada camada de alho deve ser alternada com guarda-chuvas de endro, folhas de cereja e groselha, fatias de pimenta picada, enchendo a jarra até o topo.
- Despeje água fervente sobre o alho e deixe descansar por 5 minutos. Após o tempo especificado, drene a água fervente.
- Despeje o vinagre de maçã em uma jarra e encha com salmoura fervendo até o topo.
- Enrole o frasco com uma tampa de metal esterilizada ou feche o nylon cozido no vapor. Após o resfriamento, o recipiente pode ser removido para a despensa.
Vídeo: como conservar as cabeças de alho no inverno
Receita 2 (cravo)
A preservação do alho com os dentes leva um pouco mais do que a colheita com a cabeça, mas na maioria das vezes isso se deve apenas a um aumento no tempo de limpeza da planta. Além das pontas de alho descascadas (tome 350 g, o que será suficiente para um frasco de meio litro), você precisará de:
- água pura - 250 ml;
- guarda-chuva de endro - 1 peça;
- folha de louro - 1 peça;
- pimenta preta - 5 ervilhas;
- cravo - 1 peça;
- açúcar - 1 colher de sopa. uma colher;
- sal - ½ colher de sopa. colheres;
- vinagre (9%) - 3 colheres de sopa. colheres de sopa ou 35 ml.
Você sabe O forte cheiro de alho serviu como a principal razão para dar à planta poderes sobrenaturais. Por exemplo, na mitologia dos antigos eslavos, era considerado uma forte guarda contra vampiros e muitos demônios.
O processo de decapagem, neste caso, não difere no aumento da complexidade; o principal é aderir à preparação de todas as tarefas:
- Primeiro, lave bem os dentes de alho e deixe a água escorrer.
- Esterilize o frasco preparado com uma tampa.
- Coloque os dentes de alho em uma tigela de vidro.
- Prepare a salmoura (despeje água na panela, adicione sal, açúcar, guarda-chuvas de endro, temperos e coloque no fogão; depois de ferver a mistura, adicione vinagre).
- Despeje o alho com picles, coloque a folha de louro e o endro cozido por cima, enrole com uma tampa de metal.
- Vire o frasco de cabeça para baixo e envolva-o com uma toalha.
- Depois que a salmoura esfria completamente, você pode colocar a lata na geladeira.
Vídeo: como conservar alho com cravo para o inverno
Regras para armazenar espaços em branco
O alho em conserva será totalmente preparado antes de 15 a 30 dias a partir da data de preservação, portanto, é recomendável coletar uma amostra da sua criação após 1 a 1,5 meses. As latas fechadas e esterilizadas podem ser armazenadas em condições ambientes, mas apenas em locais escuros e secos (por exemplo, em uma despensa), mas é melhor manter os recipientes abertos na geladeira.A uma temperatura alta na sala e a preservação fechada é levada para o porão, especialmente se os frascos não forem fervidos adicionalmente, e o alho for simplesmente coberto com óleo ou marinada. O prazo de validade desse produto é de cerca de três meses, embora haja casos em que a peça de trabalho é bem preservada por até seis meses.
Importante! Não permita o congelamento agudo dos selos. O resfriamento lento dos frascos evita a deterioração e a fermentação de seu conteúdo.
Dicas adicionais
O sucesso de qualquer empresa depende das sutilezas e nuances da execução de todas as ações; portanto, mesmo uma tarefa tão simples como preservar o alho tem algumas características importantes:
- Para melhorar o sabor do produto acabado e facilitar sua limpeza, é aconselhável mergulhar os dentes preparados por várias horas em água morna, o que ajudará a amolecer a casca.
- Para preservação, é aconselhável escolher jarros pequenos, porque se o lanche for muito picante, muitas vezes você não desejará usá-lo.
- Dentes separados são preparados mais rapidamente que cabeças inteiras, o que afeta significativamente a vida útil mínima da peça antes de ser usada.
- Ao escolher os produtos, vale a pena dar preferência a espécimes cultivados em canteiros, pois o alho da loja escurece rapidamente quando enlatados.
- A esterilização de latas é um pré-requisito ao se preparar para um rolo, mas não é necessário processá-las com água fervente ou vapor: um forno de microondas ajudará a acelerar o processo.
- É melhor não esterilizar latas de alho enroladas ou executar esse procedimento por um tempo relativamente curto, para que os componentes do recipiente não percam seu sabor e aroma.
- Para dar à preservação uma aparência interessante e original, você pode adicionar suco de beterraba à jarra e, quanto mais, mais saturada será a cor do produto final.
Alho em conserva é uma ótima opção para focas para jovens donas de casa que ainda não foram conservadas. A simplicidade de todas as ações e um bom resultado final serão um grande começo no caminho da preservação de vegetais e frutas para o inverno.