Tomate "Bobcat f1" - uma variedade popular que pode ser encontrada em áreas de muitos jardineiros. O cultivo deste tipo de tomate requer cuidados regulares e adequados. Se você decidir plantar o tomate Bobcat f1 em seu jardim, é importante entender todos os meandros de seu conteúdo com antecedência.
Você sabe A variedade "Bobcat f1" refere-se ao híbrido e foi criada por seleção. Seus criadores foram agrônomos da Holanda.
Descrição da nota
A variedade considerada de tomate possui características próprias:
- um arbusto de tomate pode crescer até 1,2 m e pertence à categoria de determinantes, ou seja, cresce ativamente até que a fruta endureça;
- seu cultivo é possível tanto em território aberto quanto em estufa;
- com 1 sq. m parcela em condições favoráveis, você pode coletar 3-4 kg de colheita;
- os frutos amadurecem tarde em comparação com outras variedades;
- a cor dos tomates maduros é uniforme, sem manchas e respingos;
- Os frutos “Bobcat f1” se distinguem pela cor vermelha brilhante;
- o tomate tem a forma de uma esfera achatada;
- as paredes do feto são levemente nervuradas;
- a pele dos tomates é fina o suficiente, mas é durável e não racha;
- os frutos se distinguem pelo bom gosto;
- o peso de um tomate não é superior a 250-300 g.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens da variedade incluem o seguinte:
- As vantagens da variedade incluem o seguinte:
- despretensiosidade de umidade e temperatura relativamente baixas;
- armazenamento de longo prazo;
- integridade dos frutos, falta de rachaduras;
- imunidade à maioria das doenças e pragas;
- colheita grande;
- falta de problemas de transporte;
- peso e tamanho constantes quando maduros.
Você sabe Na Rússia, esta espécie foi registrada em 2008.
- Os especialistas também destacam várias deficiências do "Bobcat", entre as quais:
- Os especialistas também destacam várias deficiências do "Bobcat", entre as quais:
- amadurecimento tardio;
- restrições regionais ao cultivo;
- a necessidade de visitas frequentes aos leitos para atendimento.
Mudas de crescimento próprio
Para cultivar mudas de tomate Bobcat, é necessário comprar sementes, assim como solo e recipientes adequados. O desembarque deve ser realizado de acordo com um determinado esquema e, no futuro, é necessário o devido cuidado, que inclui fertilizantes, mergulho e endurecimento.
Momento ideal para a semeadura
Para determinar o melhor momento para semear, é necessário determinar a data estimada do plantio de mudas no solo - é necessário semear tomates 65 dias antes desse dia. A data ideal de semeadura é março.
Importante! Devido ao amadurecimento tardio nas regiões do norte, o Bobcat F1 é indesejável para crescer.
Solo
Para mudas da variedade "Bobcat F1" é necessário o uso de solo especial. O substrato pronto pode ser adquirido em uma loja especializada. Você também pode cozinhá-lo. Para fazer isso, você precisa pegar a quantidade certa de solo da horta e tratá-la com calor queimando no forno.
Em seguida, o solo é desinfetado com uma solução de manganês, após o que é deixado secar ao ar fresco. Enquanto isso, você precisa preparar o húmus e misturar com o solo já seco.
Capacidade de crescimento
Para o cultivo, é necessário preparar recipientes.
Pode ser:
- panelas;
- caixas;
- cassetes.
Você também deve preparar os copos, onde após o aparecimento dos brotos eles precisam ser plantados.
Preparação de sementes
Como o Bobcat é uma variedade híbrida de criação seletiva, as sementes não precisam ser processadas. Eles devem ser usados na forma em que são vendidos em embalagens.
Semeando sementes
Quando todos os materiais estiverem preparados, você poderá começar a semear.
Para obter um bom resultado, você deve executar as seguintes etapas:
- Encha os recipientes com o solo preparado.
- No chão, faça pequenos sulcos de até 1 cm de profundidade, a distância entre eles deve ser de cerca de 2-4 cm.
- Espalhe as sementes em cada sulco, mantendo uma distância de 1-3 cm entre elas.
- Polvilhe as sementes por cima do solo e umedeça com água em spray.
- Cubra todos os recipientes com papel alumínio.
Cuidados com mudas
Antes de os primeiros brotos de mudas aparecerem, é necessário realizar os cuidados certos: Para armazenar os recipientes, é necessário escolher um local quente em que seja mantida uma temperatura constante de 25 a 30 ° C. Como o calor natural ainda não é suficiente em março, é melhor escolher um local próximo à bateria. Ao mesmo tempo, a ausência de iluminação total não deve ser permitida. Se não houver luz do dia suficiente, você pode usar luz artificial na forma de uma lâmpada.
As culturas devem ser inspecionadas todos os dias quanto à umidade do solo. É necessário aderir à média de ouro na rega: o solo, muito saturado com a umidade, deve ser seco removendo o filme e, com uma secura excessiva, é necessário umedecê-lo.
Importante! Se as mudas forem mantidas no recipiente, o tomate produzirá menos rendimento.
Após 10 a 12 dias, os brotos aparecerão. O filme pode ser removido por 12 a 14 dias. Em seguida, as mudas precisam ser transplantadas em copos, fertilizando com fertilizantes à base de potássio. Antes de plantar no solo, o tomate deve ser regado à medida que o substrato seca. Nesta fase, a iluminação é tão importante quanto durante a semeadura; portanto, os copos com brotos devem ser mantidos em uma sala bem iluminada e quente.
Endurecimento de mudas
O endurecimento deve começar cerca de 2 semanas antes dos arbustos serem plantados em solo aberto. O procedimento deve ser regular e diário. Na primeira semana, copos com mudas são retirados para a sombra. Você precisa começar a partir de 1 hora por dia e adicionar de 1 a 1,5 horas por dia.
A partir da segunda semana, brotos mais fortes são preparados para a exposição à luz solar: para isso, são levados para a rua e deixados ao sol.
Plantio de mudas em local permanente
O período exato de plantio ideal pode ser determinado no momento em que um pincel de flores aparece nas mudas. Isso geralmente ocorre em sessões com 45 dias de idade. A partir deste dia, outros 14 dias deverão ser contados. No final, você pode começar a pousar.
Vídeo: Como plantar tomates
Você precisa plantar mudas em solo bem aquecido pelo sol. Antes do plantio, o solo em doses moderadas é alimentado com composto ou cinza. Em seguida, é desinfetado com sulfato de cobre.
Agora você pode iniciar o pouso, realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Para 1 quadrado. cavar 4-5 furos em um padrão quadriculado. Como a variedade de tomate "Bobcat f1" possui um sistema de rizoma ramificado, a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 50 cm.
- Despeje bastante água nos caroços.
- Remova as mudas dos recipientes sem remover o substrato das raízes.
- Coloque as mudas com o pedaço de terra nos buracos, aprofundando-as ao mesmo tempo em 2-3 cm no centro.
- Encha os caroços com o solo.
Cuidado ao ar livre
Quando as mudas são transferidas para o campo aberto, elas precisam continuar a organizar os cuidados adequados. Consiste em regar regularmente, fertilizar com fertilizantes, beliscar, cuidar do solo, amarrar e formar um arbusto, além de prevenir doenças e pragas.
Veja como se livrar de pragas em tomates, como lagartas e mosquitos.
Rega
Os tomates Bobcat f1 precisam ser regados uma vez a cada 3-4 dias. A variedade pode tolerar com sucesso o calor e a seca, mas é melhor não permitir que o solo seque.
Para umedecer o solo, é necessário regar a raiz, evitando a entrada de água nos topos.
Top vestir
Não se esqueça da cobertura: a frequência ideal é de 1 vez em 2 semanas. Se necessário, pode ser reduzido para 1 vez por mês, não sendo recomendada a alimentação menos frequente "Bobcat". Os procedimentos são melhor executados à noite, depois que o calor diminui.
Para a variedade descrita, é adequada uma solução com fósforo, potássio e nitrogênio na composição. Jardineiros experientes aconselham usar proporcionalmente menos nitrogênio do que outros componentes durante a preparação.
Outro meio necessário para a fertilização é o adubo com magnésio, sendo utilizado boro na forma de uma solução de ácido bórico (10 g de substância por 10 l de água) durante a floração para pulverizar os topos.
Stepson
Pasynkovka é um ponto importante na questão de como formar o tomate "Bobcat f1". Os enteados devem ser removidos regularmente. É aconselhável que eles não cresçam mais do que 4 cm. Para livrar o arbusto do enteado, você deve agarrá-lo com os dedos e quebrá-lo para o lado, após o qual o galho desnecessário pode sair facilmente do caule principal. Se não se presta a tal manipulação, você pode usar uma faca ou tesoura de jardim.
Cuidado do solo
O solo em que os tomates crescem também precisa de cuidados adequados. Graças a isso, os arbustos crescerão melhor.
A lista de trabalhos com o solo inclui:
- afrouxamento regular;
- livrar-se das ervas daninhas como elas aparecem;
- amontoar (três vezes durante a estação de crescimento e maturação dos tomates);
- cobertura morta (grama, composto, palha ou outros materiais).
Bush amarrando
Depois que as mudas crescem, elas precisam ser amarradas.
Existem 2 tipos de vinculação:
- vertical - um bastão de 1 metro de comprimento é empurrado próximo ao arbusto e um arbusto é amarrado a ele;
- horizontal - Uma treliça está sendo construída perto do canteiro, adaptada para amarrar um tomate.
Essa manipulação deve ser realizada necessariamente, independentemente do tipo escolhido. Um arbusto amarrado crescerá uniformemente e não quebrará com o peso da colheita.
Tratamento preventivo
A vantagem do "Bobcat" é sua imunidade à maioria das doenças. Não é necessário tratar a planta contra a praga tardia, mosaicos e outras doenças. A melhor prevenção é o cuidado regular na forma de fertilizantes, rega e trabalho com o solo, porém, para a variedade em questão, a mosca branca, um inseto que se deposita nas folhas e suga seus sucos, é perigosa. A praga pode ser tratada com a ferramenta Confidor, popular entre os jardineiros.
Colheita
A colheita é necessária quando os frutos ficam completamente maduros. Isso é evidenciado pela cor vermelha brilhante dos tomates, bem como pela densidade e consistência ao toque. Com 1 sq. m geralmente colhem até 3-4 kg de colheita. Sob as condições e os cuidados mais favoráveis, você pode receber até 8 kg da mesma área.
Os tomates Bobcat f1 são uma excelente escolha, tanto para o cultivo em seu próprio objetivo quanto para a venda de produtos. A falta de pretensão de sair, a resistência a doenças, a universalidade na aplicação e as qualidades de alto sabor fazem com que esse grau seja especialmente bom para qualquer jardineiro.